PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE MAUÁ (SP) SUBSTITUIRÁ OS OBSOLETOS REVÓLVERES 38 POR PISTOLAS 380

A Guarda Civil Municipal de Mauá substituirá os atuais revolveres calibre 380 usados atualmente pelos integrantes da corporação por pistolas automáticas 380 a partir de janeiro do próximo ano.
O motivo, segundo explicou o secretario municipal de Segurança Urbana, Carlos Wilson Tomaz, é oferecer ao guarda uma arma de resposta mais ágil e rápida nas ruas. Com a troca, Mauá seria a primeira GCM da região a abandoar o uso do revólver 38.
Os valores que serão gastos, no entanto, ainda não foram revelados. Para iniciar o orçamento e a compra, a Prefeitura espera pela autorização do Exército.
Ainda assim, mesmo com o alvará em mãos, a troca ocorrerá de forma gradativa. “Não temos potencial de investimento para fazer isso já de forma 100% (a substituição)”, justificou Tomaz.
A preparação dos guardas à nova arma, no entanto, já foi iniciada. Eles já realizaram o curso prático de tiro e, no começo da última semana, o Executivo anunciou através do Diário Oficial local a contração por R$ 28 mil de um instituto psicotécnico para fazer a avaliação psicológica necessária para a renovação por dois anos do porte de arma dos integrantes da corporação.
“Faz parte de um acordo do município com a Polícia Federal”, explicou o secretario. “Deveríamos credenciar profissionais para não gastarmos com essas despesas, mas não contamos com eles em nossa rede”, completou.
A nova arma é apenas uma das novas medidas da Pasta nos assuntos relacionados à Guarda Civil Municipal.
Também a partir de janeiro será disponibilizado um novo fardamento para a corporação, apresentado durante a comemoração dos 46 anos da Guarda, na última quinta-feira, na Câmara Municipal da cidade.
Além disso, através de parceria com o Ministério da Justiça e seu programa Crack, É Possível Vencer, a Guarda mauaense receberá 50 tasers eletrônicos.
“É uma alternativa não letal que será disponibilizada para o guarda em uma eventualidade”, disse Tomaz.
Após licitação, a Prefeitura também já assinou contrato para a aquisição de dez novos carros, oito motos, dois veículos de grande porte e duas bases móveis que passarão a ser utilizadas na cidade a partir de janeiro.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

0 Comentários: