PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sábado, 21 de dezembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) É REFERENCIA PARA OUTROS MUNICÍPIOS

GOE e Núcleo de Treinamento Operacional fizeram demonstração de Controle de Distúrbios Civis e Defesa Pessoal para a Guarda Municipal de Acaraú
Demonstração de técnica, com uso seletivo e progressivo da força. Assim foi a apresentação feita pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) para uma turma de 15 cursistas da Guarda Municipal de Acaraú, na manhã desta quinta-feira, 28, na sede da  GMF. Atuaram nesse dia, o Grupo de Operações Especiais (GOE), ligado à Coordenadoria de Grupamentos Especializados, e o Núcleo de Treinamento Operacional, ligado à Coordenadoria de Capacitação Permanente.
Houve uma apresentação de Defesa Pessoal Feminina, com  demonstrações de como fazer uso seletivo da força para se defender ou controlar alguém que agarre o pulso, tente estrangular por trás com uma gravata, dê um tapa no rosto, pronuncie agressões verbais, estrangule pela frente ou brigue com outra pessoa. Quem comandou a apresentação foi a responsável pelo Núcleo de Treinamento Operacional, guarda Denice Braga. As guardas municipais que participaram da apresentação usaram a tonfa (cassetete) e técnicas de artes marcais para imobilização dos pretensos agressores, aprendidos em cursos realizados rotineiramente pela Guarda Municipal de Fortaleza.
O Grupo de Operações Especiais (GOE), comandado pelo inspetor Valdeci da Silva, apresentou as formações mais comuns nas técnicas de Controle de Distúrbios Civis. Primeiro, organizados em duas colunas, equipados com escudos e capacetes. Depois, com a formação em linha, que é aberta. Em seguida, com a formação em guarda, que visa à defesa da tropa. Na sequência, foi feita a demonstração da guarda baixa emassada, que protege totalmente a tropa de objetos arremessados contra ela. Logo, foi feita a formação em cunha e em cunha à direita, com o objetivo de direcionar a manifestação para onde ela deve ir. No final, houve uma simulação de cocos jogados contra a formação e foi jogada uma bomba de efeito moral para mostrar como a manifestação é controlada. Os guardas de Acaraú ainda puderam ver e sentir os efeitos do gás lacrimogênio.
O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, Antônio Azevedo Vieira Filho, ressaltou a importância da Guarda Municipal de Fortaleza estar preparada para atender com treinamento as guardas de outros municípios. “Quero agradecer a participação do GOE e do Núcleo de Treinamento Operacional, ressaltando que nós desejamos guardas municipais fortes não apenas na Capital cearense, mas em todas as cidades”, disse.
Já o coronel Jeusson, diretor da Guarda Municipal de Acaraú e secretário interino de Segurança Pública do município, agradeceu a oportunidade de aprendizado para o seu efetivo e destacou a importância da existência das guardas municipais. “São para proteger os direitos de todos”, explicou.

0 Comentários: