A Prefeitura de São Paulo vai
formar 2,5 mil agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) até o fim deste ano
para fiscalizar o trânsito e aplicar multas, afirmou o secretário
municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto.
Com
a medida, que tem respaldo em lei federal (13.022/14) sancionada pela presidente
Dilma Rousseff neste mês, o número de fiscais da Prefeitura para punir
infrações vai dobrar - 5 mil.
Atualmente, a
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dispõe de cerca de 1,85 mil
marronzinhos. Além deles, quase 700 técnicos da São Paulo Transporte (SPTrans)
são responsáveis por ajudar na inspeção de terminais, faixas e corredores
exclusivos de ônibus (2,5 mil agentes no total). Considerando 1,5 mil policiais
militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), o aumento será de
mais de 60%.
O trabalho dos
guardas-civis deve ser complementar ao da CET, mas não vai ficar
restrito à fiscalização de ciclovias, disse Porto. "Durante uma proteção
escolar, por exemplo, um guarda pode identificar uma infração. Primeiro, ele
deve orientar o condutor. Só depois, aplicar a multa", afirmou o
secretário.
Para que possam
exercer a função de agentes de trânsito, os guardas-civis precisam passar por
um curso inicial de 40 horas com a CET, além de uma semana de aulas de
reciclagem por ano.
Segundo o
secretário, o treinamento da primeira turma, formada por 200 guardas-civis, vai
começar em setembro. "A ideia é termos um grande contingente já no início
do próximo ano", disse. O cronograma do curso de formação foi discutido
com a CET nesta semana, mas ainda faltam detalhes logísticos, como a definição
do local das aulas.
Formação
O número de agentes que devem passar pelo curso
representa quase 40% do contingente da GCM - hoje são 6.380 guardas. Nem todos
deverão ser inseridos imediatamente na fiscalização de trânsito.
O intuito da Prefeitura é implementar o projeto
gradualmente, tendo como ponto de partida as ciclovias do centro. Do total de
guardas que vão ser capacitados, 1,2 mil devem ficar responsáveis por fazer
rondas de bicicleta.
Além de trabalhar para garantir a segurança dos
ciclistas, a GCM teria o papel de combater as irregularidades e o desrespeito
dos motoristas. "O número de infrações de trânsito tem crescido a cada
ano. Há uma demanda para que a GCM possa multar", disse Porto.
Fonte:
O Estado de São de Paulo
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