PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) RECEBE PISTOLAS DE CHOQUE E TUBOS DE GÁS DE PIMENTA

A Guarda Municipal de Feira de Santana recebeu, do governo federal, dentro do programa “Crack, é possível vencer”, equipamentos de segurança que serão usados nas incursões conjuntas com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, no sentido de prevenir o uso desta e outras droga. São 50 pistolas que disparam descargas elétricas, mais 300 frascos de spray de pimenta.
O programa na cidade ainda vai ser contemplado com dois microônibus – ambos serão equipados para ser usados em ações de videomonitoramento móvel, e a mesma quantidade de motocicletas – já recebeu dois veículos modelo Voyage.
Os equipamentos, definidos como de defesa pelo secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, vão dar suporte aos guardas e que apenas serão usados quando os argumentos não mais surtirem efeitos. Mauro Moraes disse que os guardas foram devidamente treinados para usar, em absoluta necessidade, os equipamentos.
Ele salienta que a tendência mundial é o uso de armas não letais por parte da segurança pública. “A tropa devidamente treinada controla situações adversas apenas com o uso destes equipamentos, que não ferem”. Um dispositivo mostra quantas vezes a pistola foi acionada, detalhe que impede o seu uso indiscriminado.
Dotadas com mira laser, as pistolas de choque, nome popular para dispositivo elétrico de incapacidade, podem atingir o alvo de seis a oito metros – foram doados 350 cartuchos, sendo que 200 foram para treinamento da tropa. O spray, em gel e gás, bem como as pistolas, diz o secretário, apenas serão acionadas em casos extremos.


Fonte: Rota Policial

0 Comentários: