PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO (RN) E SINDGUARDAS REALIZAM SEMINÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL


Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte - SINDGUARDAS/RN realiza seminário no município de Santo Antonio/RN


O Seminário: Segurança Pública Municipal e Regulamentação das Guardas Municipais aconteceu no último dia 28/09, sexta-feira, na Câmara Municipal de Santo Antonio, município a 70 de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O objetivo é mostrar aos moradores, comerciantes, poder público, vereadores e entidades de classe, que os gestores municipais precisam e devem se preparar para assumir a responsabilidade com a segurança pública e não apenas recorrer aos Estados, que já estão com uma grande demanda e dificuldade de atender ao apelo popular que clama por mais segurança.
É de fundamental importância que haja investimentos nas Guardas Municipais (aquisição de viaturas, fardamento completo, equipamentos de proteção individual, equipamentos de comunicação e um local adequado para sua sede). Além disso, é preciso a valorização do profissional (Salários dignos, Adicional de Risco de Vida, Plano de Cargos, Carreira e Salários Próprio) para que as Guardas Municipais possam realizar o trabalho preventivo à violência contra os seres humanos e contra os animais, ao uso indevido de drogas, à prostituição infantil, ao patrimônio municipal e aos usuários dos serviços públicos do município.
A Guarda Municipal de Santo Antonio/RN, encontra-se totalmente abandonada, seus profissionais são concursados e não possuem sequer o fardamento para que sejam identificados pela população, além disso, o desvio de função também impede que a categoria possa ser valorizada.
É necessário a reestruturação da GM desse município para que a gestão possa ter acesso aos recursos federais (SENASP/FUNDO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA), realizar convênios, qualificar os profissionais caso contrário continuarão com perdas não apenas para os trabalhadores mais também para a população e para a própria prefeitura ao não demonstrar preocupação com a segurança dos munícipes.
A categoria de Guardas Municipais de forma organizada luta junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional pela aprovação dos Projetos de Lei nº 1.332/2003 que trata da Regulamentação do Art. 144 §8º da Constituição Federal no tocante às Guardas Municipais e do Projeto nº 330 que trata da Aposentadoria Especial e Integral. O texto aborda a forma de ingresso na instituição, o modelo de plano de cargos, carreira e salário específico, porte de arma e prisão especial.


Fonte: Margareth Vieira e Valdilon Silva – SINDGUARDAS/RN