Nos últimos dias 17 e 18 a
Guarda Municipal foi acionada pelo corpo docente da Escola Municipal Luis
Eduardo Magalhães para atender ocorrências de ameaça e agressão de alguns
alunos a vice Diretora, esta é a segunda vez que a Guarda é chamada
para atender a mesma ocorrência, sendo necessário a retiradas de quatro
alunos, ontem dia (18) a Guarda foi chamada que jovens Estevam aguarda a saída
de um dos alunos para ter um “acerto de contas” , com todos estes acontecimento
o Comando da Guarda Municipal designou a patrulha Alfa do GOE para juntamente
com o Conselho Tutelar realizar uma abordagem educativa em todas as saldas,
afim de mostrar aos jovens a responsabilidade e o papel de cada um no
processo da Cidadania.
Em seguida a Patrulha do GOE
juntamente com o Conselho Tutelar realizou visitas as casas dos alunos
envolvidos em conflitos, afim de informar aos pais e responsáveis sobre os
fatos ocorridos. Com as rondas nas escolas a Guarda Municipal pode trazer à paz
a comunidade escolar.
É importante refletirmos a diferença entre
agressividade, crime e violência.
A agressividade é o comportamento adaptativo
intenso, ou seja , o indivíduo que é vítima de violência constante têm
dificuldade de se relacionar com o próximo e de estabelecer limites porque
estes às vezes não foram construídos no âmbito familiar. O sujeito agressivo
tem atitudes agressivas para se defender e não é tido como violento. Ele possui
"os padrões de educação contrários às normas de convivência e respeito
para com o outro ." ABRAMOVAY ; RUA ( 2002) A construção da paz vem se
apresentando em diversas áreas e mostra que o impulso agressivo é tão inerente
à natureza humana quanto o impulso amoroso; portanto é necessária a canalização
daquele para fins construtivos, ou seja, a indignação é aceita porém deve ser
utilizada de uma maneira produtiva.
O crime é uma tipificação social e portanto
definido socialmente é uma rotulação atribuída a alguém que fez o que reprovamos.
" Não reprovamos o ato porque é criminoso. É criminoso porque o
reprovamos"(Émile Durkheim).
Violência pode ser também “uma reação conseqüente a
um sentimento de ameaça ou de falência da capacidade psíquica em suportar o
conjunto de pressões internas e externas a que está submetida” LEVISKY (1995)
apud DIAS;ZENAIDE(2003)
Tipos de violência
A violência que as crianças e os adolescentes
exercem , é antes de tudo, a que seu meio exerce sobre eles COLOMBIER et
al.(1989). A criança reflete na escola as frustrações do seu dia-a- dia.
É neste contexto que destacamos os tipos de violência
praticados dentro da escola.
· Violência
contra o patrimônio - é a violência praticada contra a parte física da escola.
"É contra a própria construção que se voltam os pré-adolescentes e os
adolescentes, obrigados que são a passar neste local oito ou nove horas por
dia." COLOMBIER et al.(1989)
· Violência
doméstica - é a violência praticada por familiares ou pessoas ligadas
diretamente ao convívio diário do adolescente.
· Violência
simbólica - É a violência que a escola exerce sobre o aluno quando o anula da
capacidade de pensar e o torna um ser capaz somente de reproduzir. " A
violência simbólica é a mais difícil de ser percebida ... porque é exercida
pela sociedade quando esta não é capaz de encaminhar seus jovens ao mercado de
trabalho, quando não lhes oferece oportunidades para o desenvolvimento da
criatividade e de atividades de lazer; quando as escolas impõem conteúdos
destituídos de interesse e de significado para a vida dos alunos; ou quando os
professores se recusam a proporcionar explicações suficientes , abandonando os
estudantes à sua própria sorte , desvalorizando-os com palavras e atitudes de
desmerecimento". (ABRAMOVAY ; RUA , 2002, p.335) a violência simbólica
também pode ser contra o professor quando este é agredido em seu trabalho pela
indiferença e desinteresse do aluno. ABRAMOVAY ; RUA ( 2002)
· Violência
física - "Brigar , bater, matar, suicidar, estuprar, roubar, assaltar,
tiroteio, espancar, pancadaria, neguinho sangrando, Ter guerra com alguém,
andar armado e, também participar das atividades das guangues " ABRAMOVAY
et al. (1999)
Os fatores que
levam os jovens a praticar atos violentos
São inúmeros os fatores que podem levar uma criança
ou um adolescente a um ato delitivo, a seguir, abordaremos os que acreditamos
serem os mais relevantes.
A desigualdade social é um dos fatores que levam um
jovem a cometer atos violentos. A situação de carência absoluta de condições
básicas de sobrevivência tende a embrutecer os indivíduos, assim, a pobreza
seria geradora de personalidades desruptivas. "A partir desse ... de estar
numa posição secundária na sociedade e de possuir menos possibilidades de
trabalho, estudo e consumo, porque além de serem pobres se sentem maltratados,
vistos como diferentes e inferiores. Por essa razão, as percepções que têm sobre
os jovens endinheirados são muito violentas e repletas de ódio..."
ABRAMOVAY et al. (1999) é uma forma de castigar à sociedade que não lhe dá
oportunidades.
A influência de grupos de referência de valores,
crenças e formas de comportamento seria também uma motivação do jovem para
cometer crimes.
"o motivo pelo qual os jovens...aderem às
gangues é a busca de respostas para suas necessidades humanas básicas, como o
sentimento de pertencimento, uma maior identidade, auto-estima e proteção, e a
gangue parece ser uma solução para os seus problemas a curto prazo"
ABRAMOVAY et al. (1999), assim, o infrator se sente protegido por um grupo no
qual tem confiança. " Valores como solidariedade, humildade,
companheirismo, respeito, tolerância são pouco estimulados nas práticas de
convivência social, quer seja na família, na escola, no trabalho ou em locais
de lazer. A inexistência dessas práticas dão lugar ao individualismo, à lei do
mais forte, à necessidade de se levar vantagem em tudo, e daí a brutalidade e a
intolerância", (MONTEIRO,2003) a influência das guangues que se aliam ao
fracasso da família e da escola. A educação tolerante e permissiva não leva a
ética na família. Os pais educam seus filhos e estes crescem achando que podem
tudo.
É dentro das guangues ou das quadrilhas como se
refere Alba Zaluar que os jovens provam sua audácia , desafiam o medo da morte
e da prisão. É uma subcultura criminosa marcada pela atuação masculina(ZALUAR,
1992, p.27).
O indivíduo enfrenta uma grande oferta de
oportunidades: o uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas, uso da arma de fogo
aliada a inexistência do controle da polícia , da família e comunidade tornam o
indivíduo motivado a concluir o ato delitivo. " Carências afetivas e
causas sócio-econômicas ou culturais certamente aí se misturam, para desembocar
nestas atitudes" . (COLOMBIER,1989,p.35) . " A Disponibilidade de
armas de fogo e as mudanças que isso impõe às comunidades conflituosas,
contribuindo para o aumento do caráter mortal dos conflitos nas escolas "
ABRAMOVAY ; RUA
( 2002, p.73) " a falta de policiamento agrava
a situação na medida em que a polícia pode ser sinônimo de segurança e
ordem" ABRAMOVAY ; RUA ( 2002, p.337)
Fonte do artigo citado nesta materia:
Fonte: Guarda Municipal de Maragojipe/BA
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