PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS DE BERTIOGA (SP) GANHAM O DIREITO DE ANDAR ARMADOS

Apesar da recente edição da lei federal que dispôs sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, autorizando os seus membros a portarem armas de fogo, um grupo de 60 servidores de Bertioga garantiu na Justiça o direito de já atuarem armados.

Guardas poderão usar armas de sua propriedade

Na segunda-feira (6), por decisão unânime, a 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu a esses 60 guardas habeas corpus para que possam portar as armas de sua propriedade, quando em atividade ou no trajeto de casa ao serviço e vice-versa.
O habeas corpus tem natureza preventiva, porque tem por objetivo evitar eventual prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma, destacaram os advogados Armando de Mattos Júnior e Gabriel Dondon Salum da Silva Sant’Anna, que representam o grupo de guardas.
Para justificar a necessidade de os clientes andarem armados, Mattos e Salum informaram que a Guarda Civil de Bertioga é frequentemente acionada pela população para prevenir e reprimir crimes em geral, suprindo a carência de efetivo das polícias Civil e Militar no município.
Ainda conforme os advogados, que impetraram o habeas corpus em setembro de 2012 no Foro Distrital de Bertioga, a necessidade de os guardas atuarem armados é ainda maior nos finais de semana e feriados, quando o afluxo de turistas aumenta a demanda de delitos.
Porém, em primeira instância, a Justiça negou o habeas corpus, motivando Mattos e Salum a recorrerem ao TJ-SP. Reanalisando o pedido dos guardas, os desembargadores Almeida Sampaio, Francisco Orlando e Diniz Fernando modificaram a decisão de primeiro grau, autorizando-os a andarem armados.
Para isso, além dos riscos inerentes à atividade de guarda municipal, os desembargadores levaram em conta os fatos de os requerentes pleitearem o porte de armas de sua propriedade, sem gerar ônus à Administração Municipal, e de estarem capacitados para usá-las, conforme as exigências da legislação.

Licitação de pistolas

Secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga, o coronel reformado da Polícia Militar, Eduardo Silveira Bello, avaliou nesta quarta-feira (8) como “excelente” a decisão do TJ-SP. Segundo ele, os guardas beneficiados pelo habeas corpus poderão somar de modo mais efetivo as suas forças com as dos policiais civis e militares do município.
Apesar de não ainda ter tido acesso ao acórdão (decisão de segunda instância), o secretário Bello comentou que a Prefeitura não criará qualquer tipo de embaraço à atuação dos guardas amparados pelo habeas corpus, porque “decisão judicial é para ser cumprida”.
O titular da pasta adiantou que é intenção do Poder Público municipal armar a corporação sob o seu comando, tendo em vista autorização nesse sentido prevista pela Lei 13.022, em vigor desde o último dia 8 de agosto.
“Em janeiro de 2015 deve chegar um lote de armas para os guardas que fizeram curso e foram aprovados. São pistolas calibre 380, cuja marca ainda não está definida porque dependemos da conclusão do processo licitatório”, revelou o secretário.

Segundo ele, a Guarda Civil conta com um efetivo de 89 integrantes, dos quais 56 receberão as pistolas adquiridas pela Administração, por exercerem função operacional.

0 Comentários: