PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) SE ENCONTRA COM VEREADORES ELEITOS E EXPÕE DIFICULDADES



Teixeira de Freitas – Na última quarta-feira (14), a Guarda Municipal (GM) de Teixeira de Freitas se reuniu com os vereadores eleitos para deixa-los cientes das principais demandas da categoria, bem como acerca da necessária atuação da Câmara Municipal para regulamentação da guarda.
De acordo com informações do subcomandante da GM, Lucas Alves, os próprios guardas municipais manifestaram-se quanto à convocação da Câmara eleita, justificados pela necessidade de participar-lhes, por exemplo, a precisão da criação de um estatuto, e, antes disso, a própria criação da função guarda municipal, haja vista que, legalmente, inda são reconhecidos como vigias.
“No papel nós somos vigias e isso nos incomoda porque nos sentimos e fomos preparados para assumirmos o nosso papel, assim como a Constituição Brasileira prevê, nós queremos assumir essa responsabilidade porque, afinal de contas, estamos preparados para isso, não vemos porque não sermos de fato, se já estamos exercendo nossa função de guardas municipais”, comentou Alves.
Foram também apresentadas outras reivindicações da categoria que visa melhorias como melhores condições de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados, e a estrutura necessária para que o serviço possa ser prestado à comunidade da melhor maneira possível.
Alves continuou explicando: “Nós precisamos que seja criada uma lei, ou reformulada a Lei Orgânica do município. Eu não sei qual o melhor caminho para isso, extinguir o cargo de vigia, ou manter os dois, eu só sei o seguinte: o papel da Câmara agora é assim que receber do Executivo, porque ao que nos consta isso ainda não aconteceu, esta demanda e atender favoravelmente, é isso que nós estamos pedindo ao Legislativo, que atenda, que aprove uma lei que nos garanta os nossos direitos e regulamente a Guarda Municipal”.
Recentemente, a Guarda Municipal esteve em meio à polêmica do desguarnecimento das escolas municipais, o que, contudo, foi explicado também, não ocorreu, mas sim, que a escala se alterou, haja vista que os guardas trabalhavam quase 24 dias por mês, o que foi retificado.
“Nós tivemos uma discussão, um planejamento, o secretário de Segurança desenvolveu essa discussão muito antes da formação da guarda acontecer, então a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Planejamento do município, todas essas eram secretarias que conheciam essa mudança, sabiam que isso ia acontecer, há mais de um ano isso já é discutido, e planejou-se que a Guarda Municipal ia entrar atuando com a ronda escolar, o que tem sido feito por nossos servidores dia e noite, nós temos entendido que o que se tentou foi implantar na população uma sensação de insegurança, de impotência, de que a partir de agora o patrimônio público estaria desguarnecido, mas na verdade não. A prova disso é que as escolas a partir de agora passam a ser monitoradas, e a Guarda Municipal dará esse suporte”, ele ainda complementou afirmando que os “nossos servidores continuam trabalhando, mas a questão é que agora eles tem uma folga maior, uma escala mais condizente com o trabalho que exercem”.
A avaliação feita pelo presidente da Associação dos Vigias e Guardas Municipais de Teixeira de Freitas, Gilberto José dos Santos, foi de que o encontro foi extremamente válido, e que, o primeiro passo para sanar as dificuldades é conhecê-las, o que foi proporcionado aos vereadores eleitos.

Fonte: http://adf.ly/FFlHl

0 Comentários: