PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Embasamentos jurídicos para aplicação da gratificação de periculosidade para os Guardas Municipais

Embasamentos jurídicos para aplicação da gratificação de periculosidade para os Guardas Municipais

Resumo:

Dicas para as guardas municipais que ainda estão sem receber e estão buscando informações para poderem brigar plena aplicação desta gratificação em sua GCM.

Palavras-chaves: Gratificação, Periculosidade, Guarda Municipal

Introdução

A atividade de guarda municipal é classificada como uma função de risco, logo obrigatoriamente todos esses servidores devem receber a gratificação pelo risco do desempenho desta atividade, na qual coloca suas vidas em risco pois ao exercer essa função acabam expostos a todo e qualquer tipo de violência, seja esta física ou psicológica. E para compensar esse risco desta atividade este trabalhador faz jus ao recebimento da gratificação de periculosidade.

Dicas jurídicas para buscar a aplicação da gratificação de periculosidade aos Guardas Civis Municipais

É importante que se busque amarrar juridicamente o recebimento desta gratificação pelos agentes da Guarda Municipal, inclusive definindo o percentual a ser aplicado, que deve ser de no mínimo de 30% (trinta por cento) do salário base do servidor da Guarda Municipal, onde se município também quiser pode pagar um valor maior que o mínimo de 30%.
Muitas vezes a previsão desta gratificação já se encontra no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, bastando apenas o pagamento deste valor, pode-se também amarrar mais ainda está questão com um projeto de lei para ser apreciado e votado pelos vereadores ditando o percentual a ser pago aos GCM.
O pagamento desta gratificação é atrelado a função de guarda municipal e não ao posto de serviço ou ao horário que o mesmo trabalhe, podendo o agente tanto trabalhar nas ruas em patrulhamento a pé, patrulhamento motorizado ou mesmo esta atuando na segurança das instalações públicas municipais, todos têm direito ao recebimento desta gratificação.
Para facilitar e dar mais embasamentos jurídicos na luta para a obtenção desta gratificação listamos alguns links para consulta dos guardas municipais, abaixo listados:


Com essas informações é possível se elaborar e mostrar justificativas com um mínimo de jurisprudências para esta contextualizando para o pagamento da gratificação de periculosidade aos agentes da Guarda Municipal, que não deixa de ser uma valorização dos mesmos por desempenharem uma profissão de risco, onde também ocorrem muitas ameaças contra os mesmos, ataques contra suas vidas e assassinatos destes agentes justamente por estar fazendo uma atividade de segurança pública com o intuito de levar mais tranquilidade a população.

Conclusão

O recebimento da gratificação de periculosidade é direito do trabalhador que é servidor da carreira de Guarda Municipal, o mesmo deve receber esta gratificação pelo fato de desempenhar uma atividade que o expõe a sua própria vida para a proteção e segurança tanto do patrimônio público, dos serviços públicos assim como da população, podendo sofrer tanto a violência física como psicológica.

Referências

BEZERRA, David Batista. Adicional de periculosidade no labor de Guardas Municipais. Disponível em <http://febaguam.blogspot.com.br/2016/03/adicional-de-periculosidade-no-labor-de_3.html?m=1>. Acesso em 22 mar 2017.

MACIEL, Mauricio. Adicional por periculosidade pode ser solicitado pelos Guardas Municipais. Disponível em <http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2013/01/07012012-adicional-por-periculosidade.html?m=1>. Acesso em 22 mar 2017.

Sobre o autor
GCM Alan Santos Braga
Guarda Civil Municipal de Salvador / BA

Autor de diversos artigos e dos livros “Desvendando as Guardas Civis Municipais”, Guarda Municipal e a Proteção do Meio Ambiente” e “Guarda Municipal e a Ronda Escolar”.

0 Comentários: