PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 29 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE MANAUS (AM), PM E BOMBEIROS SIMULAM SALVAMENTO NA PRAIA DE PONTA NEGRA


Cinco dias após terem assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Praia da Ponta Negra, em Manaus, representantes dos órgãos envolvidos estiveram no local na terça-feira (26), para a simulação de medidas de segurança. Participaram da operação o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A medida é uma das ações que precedem a reabertura da praia, que ainda não possui data definida.
Segundo a coordenadora da Comissão Especial do Ministério Público Estadual (MPE-AM), Jussara Pordeus, a simulação é importante para evitar que, após a reabertura, caso haja algum incidente, não ocorra improvisação nessas medidas que serão adotadas no local.
Ao longo dos 600 metros da faixa de areia, um aparato de equipamentos estava disposto, seguindo ao acordo pré-estabelecido no TAC, como cadeirões para salva-vidas, placas de instruções para banhistas, bóias delimitando a área segura para o banho, além do material usado para o atendimento como quadriciclo, ambulancha e jet-ski.
A coordenadora da Comissão Especial disse que, para a ocasião, alguns equipamentos foram substituídos porque ainda não foram adquiridos pela Prefeitura.
“Nem todos os equipamentos foram fornecidos porque não existiam para pronta-entrega e outros, como os catamarães, é preciso mandar fazer. Então pedimos para substituir alguns que fossem necessários para esse exercício de integração”, explicou Jussara.
Rui Abrahim, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que a equipe, formada por três técnicos de enfermagem supervisionados por um enfermeiro, será alocada num posto que está sendo montado abaixo do anfiteatro e o atendimento se dará conforme o horário de funcionamento da praia.
“O primeiro atendimento será dado pelos bombeiros na praia, que irá conduzir o paciente ao posto e lá, de acordo com a gravidade, a gente evacua o doente através de uma ambulância, ou não”, disse Abrahim ressaltando que, pelo fato do Samu atender toda a cidade, a ambulância que ficará disposta no local será da SOS Vida e que, conforme cada quadro, verá a necessidade de acionar os veículos do Samu.
Simulação
Cerca de 90 servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal atuaram juntos em dois casos de simulação de afogamento na praia da Ponta Negra.
As simulações se diferenciaram no modo de como a vítima era socorrida pelos bombeiros num primeiro momento.
Na primeira simulação, a corporação utilizou o ‘pranchão’ para se deslocar até o afogado e socorrê-la, trazendo à margem para os primeiros atendimentos, como a reanimação. A partir daí, o condutor do quadriciclo era o responsável por levá-la até o calçadão onde a ambulância fazia o percurso até o ponto de atendimento.
Para a mesma situação, na segunda simulação, foi usado o jet-ski.
Em ambos os casos, Jussara viu a necessidade do trabalho integrado, visto que no momento de trazer a vítima para a margem para os primeiros-socorros, há a necessidade da PM e Guarda Municipal isolarem a área, dispersando os curiosos.
Após as duas atividades, a coordenadora do MPE-AM, afirmou que irá se reunir com a comissão e apontar algumas recomendações ao município e ao Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Dinanci Almeida, disse que, após a reabertura da praia, a equipe será formada por cerca de 20 homens durante a semana, mas que, durante os finais de semana, esse número pode chegar a 50, mas acredita que não haverá mais mortes no local.
“Com as campanhas educativas e com a educação da população, a tendência é nós não registrarmos nenhum óbito após a reabertura da Ponta Negra”, disse o tenente-coronel.
PM e Samu
Após a simulação, levantou-se uma discussão sobre os pontos fixos de atendimento e triagem da Polícia Militar e do Samu.
Ambos, em outras ocasiões, utilizavam o mesmo espaço, um dos camarins abaixo do anfiteatro, para prestarem seus serviços.
Se o ponto ficar em definitivo com a equipe médica, o Major Luiz Carlos Saunier, da PM, acredita que uma readequação do entorno do anfiteatro deverá ser analisada e que, o uso de contêineres para a corporação seja a melhor alternativa.
O major também informou que, o número de efetivo na praia, após sua reabertura, será 30, divididos em três turnos.

Publicado: DIÁRIO GCM GUILHERME

0 Comentários: