PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

domingo, 31 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) PRENDE AUTOR DE FURTO NO BAIRRO MARINGÁ



Por volta das 14 horas desta sexta-feira, dia 29/03, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro ao realizar rondas nas proximidades do Mercado Arnaldo Vieira no Alto da Maravilha, observou dois indivíduos em atitudes suspeitas. Ao avistarem a viatura jogaram ao chão um aparelho de DVD da marca Lennox, uma máquina de cortar cabelo da marca Vicini, uma calça da marca Ellus, uma bermuda da marca Maremoto, além da quantia de R$ 79,00 (setenta e nove reais). Foi detido à pessoa de Breno da Silva, de 18 anos, que assumiu ter furtado uma residência no bairro da Maringá. Quem sentir por falta deste material, procurar a delegacia de polícia em Juazeiro.

Fonte: Blog do Geraldo José

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) DETÉM MULHERES QUE BRIGAVAM POR CAUSA DE HOMEM



Tarde de sábado (30/03) na Central de Abastecimento: Durante uma discussão por causa de ciúmes do marido, a Sra. Tãnia Lopes nascimento, 42 anos, natural de Canavieiras/BA, residente em Itapetinga no Conjunto Habitacional Habitar Brasil, bairro Américo Nogueira, entrou em vias de fato com a Sra. Eunice Pereira dos Santos, 48 anos, a qual é andarilha e não tem endereço fixo, e mordeu sem piedade, o braço direito e os lábios da mulher, causando lesões com sangramento.
A agressora foi detida pela Guarda Municipal de Itapetinga através da guarnição composta pelos GMs Marciano, Venilson e Adriano, que a colocou na viatura S-10 e permaneceu esperando pela liberação da vitima. A Guarda Municipal acionou o SAMU 192, que chegou rapidamente e prestou socorro à vitima, encaminhando-a ao Hospital Cristo Redentor (HCR), onde foi suturada e em seguida liberada.
Na sequencia a Guarda Municipal conduziu a vitima e a agressora para o plantão do Complexo Policial, deixando a dupla a disposição da delegada Dra. Ana Cristina, que vai adotar procedimento de praxe.

Fonte: http://guardasmunicipaisnamidia.blogspot.com.br/2013/03/gm-de-itapetingamulheres-brigam-por.html

sábado, 30 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO JACUÍPE (BA) TEM PELA PRIMEIRA VEZ UM COMANDANTE DE CARREIRA


Marcelo Castro, novo comandante da GM de São José do Jacuipe/BA

Mais uma Guarda Municipal na Bahia ganha um agente de carreira para assumir o comando, agora desta vez no município de São José do Jacuipe, que fica a 330 km de Salvador. O GM Marcelo Castro nesta nova gestão municipal foi nomeado para assumir o comando da Guarda Municipal de São José do Jacuipe e vem para somar bastante para fazer um grande diferencial no município através das ações desenvolvidas pela corporação. Cada vez mais as guardas municipais vêm evoluindo e o comando de carreira e um dos pontos mais importantes para a formação da identidade dessa instituição.
Parabéns ao GM Marcelo Castro pela conquista e que sirva de exemplo para outros municípios da região.

Texto: GM Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM
Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) EM AÇÃO EM DIVERSAS OCORRÊNCIAS NO DIA 28/03



As 18:00 horas na rodovia BR-330 próximo ao parque do vaqueiro deixou três homens feridos com varias escoriações pelo corpo. Segundo informações as duas motocicletas se chocaram de frente após um dos condutores perde o controle de direção.
O condutor da motocicleta de placa não anotada, Jorge Vitor dos Santos, 46 anos, e seu filho Jones Vitor dos Santos, 21 anos, ambos ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital Nossa Senhora de Fátima com entrada ás 19:06hs e sendo transferido a unidade hospitalar em Jequié.
Já o senhor Fábio Braga de Souza, 35 anos, morador de Vila Temão ficou caído por alguns minutos sendo também encaminhado ao Hospital da cidade mais liberado em seguida. A polícia esteve no local e registrou a ocorrência. No hospital os acidentados quase entraram em vias de fato, a Guarda Municipal que estava fazendo ronda foi acionada e ao chegar no local os acidentados foram transferidos para o hospital Prado  Valadares em Jequié. As 1:30 horas da manhã de sexta (29), um jovem visivelmente embriagado adentrou no hospital gritando, o medico de plantão examinou o homem que estava todo arranhado e cheio de terra nas costas, segundo o homem identificado apenas como passarinho, um cachorro avia lhe mordido nas nádegas, passarinho foi liberado mas, não queria sair do hospital, exaltado ele começou a ameaçar a enfermeira dizendo que ela ia perder o emprego e colocando o dedo no rosto da profissional de saúde, o desacato não parou por ai os Guardas Municipais chegaram para conter os ânimos do homem e também foram desacatados, passarinho só deixou o local quando os GMs usaram a força para tira-lo do local. Já era 2:40  horas da manhã de sexta (29), uma mulher entrou em uma residência na rua coronel João Borges dizendo que o seu companheiro teria o agredido e cortado suas roupas e seu celular com um facão, moradores acionaram a GM que estava na praça da feira para tirar a mulher de sua casa. A mulher gritava e chorava e não falava claramente, segundo informações ela estava bebendo com o seu companheiro quando os dois se desentenderam. A mulher não quis registrar queixa na delegacia e Guarda Municipal conduziu a mulher para o Pelotão da Polícia Militar, agitada ela opinou também em não conversar com os policiais, populares levou a mulher e entregou em sua residência na rua Beira Rio.

Fonte: Blog Tocooliver

sexta-feira, 29 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA) SOCORRE GAROTA QUE TENTOU SUICÍDIO NA SERRA DA SANTA CRUZ

Foto arquivo Portal JV - Guarda Municipal de Jeremoabo/BA

Semana Santa, sexta-feira da Paixão. Como em todos os anos, centenas de pessoas dirigem-se para visitar à Serra da santa Cruz do Cavaleiro em Jeremoabo, algo que já é tradição. As pessoas sobem e descem numa movimentação contínua que lotam a estrada íngreme e escorregadia de pedras soltas que levam ao topo da Serra e onde possui uma pequena Capela construída. Lá em cima confraternizam-se, batem papo, reveem amigos e ficam a deliciarem-se com a bela vista de nossa cidade e de nosso município, levando as visões bem mais além, lá no horizonte, onde é capaz de se ver um pouco do Rio vaza Barris, o Estádio, o Parque de Exposições, e toda a cidade de Jeremoabo. Eis que a menor J. D. de S, de 14 anos, residente no Povoado Pedregulho e visivelmente em estado de embriaguez, tentou de forma inusitada pular de uma altura de aproximadamente 60 metros, e por pouco não o fez graças a ação rápida e com êxito dos bravos GM´s Marcelo Lima, Heraldo Santana, Vinicius, Cícero, Damião Souza, Edvaldo Dantas, Supervisor Jader Oliveira e pelo Comandante GM Alex Oliveira. Após o resgate, a guarnição comandada pelo Comandante GM Alex Oliveira, conduziu a garota até a Capelinha do Vaqueiro para aguardar o SAMU, que já tinha sido acionado pelo comandante. Parabéns a Guarda Municipal de Jeremoabo por essa grande demonstração de coragem ao resgatar a munícipe em questão.

Assista o vídeo da ocorrência
http://www.facebook.com/video/video.php?v=2959939933263

Fonte: GM Adilson de Melo – Guarda Municipal de Jeremoabo/BA  

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA): AÇÕES AJUDA A MANTER A ORDEM PÚBLICA


Facas e demais objetos apreendidos pela Guarda Municipal de Juazeiro em suas rondas diárias.
A Guarda Municipal de Juazeiro (BA) vem desenvolvendo um trabalho de ronda diária com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, prostituição, alcoolismo e permanência de usuários nos pontos principais da cidade.
As ações de repreensão fazem com que moradores e comerciantes tenham uma maior segurança e olhar diferenciado a estes profissionais.
Duas equipes se revezam a cada doze horas mantendo a ordem em pontos como: Escolas, Arco da Ponte, a Orla Nova (Casarão) e a parte baixa das barquinhas. Com a efetuação de várias abordagens no período da noite, somente neste mês foram apreendidas 13 armas brancas e aproximadamente 2 quilos de cachimbo de crack. “Prestamos atenção no modo de agir das pessoas. Pois se há algo errado, logo ficam nervosas e tentam disfarçar olhando para cima ou mexendo nos bolsos. No caso de ocorrência, nós registramos e encaminhamos o suspeito”, diz o Comandante Elias Rodrigues.
Com a ação rotineira da Guarda Municipal o tráfico de drogas é dificultado e os usuários perdem o costume de utilizar espaços públicos para tal ato. Segundo o comandante Elias, sabe-se que o problema dos dependentes não é por inteiro resolvido, mas que a coorporação tem contribuído para diminuição dos atos ilícitos, como o trabalho realizado em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através da manutenção de iluminação, poda das árvores e matagal. “O trabalho social no arco da ponte também é uma das atividades que inibem esses usuários. Se o espaço público é bem utilizado, bem iluminado e sem sombreamento de mato e nem árvore, eles não ficam”, completa o comandante.
Abigail Gomes tem um Box como ponto de restaurante e lanchonete no Arco da Ponte há 10 anos e só agora se sente mais segura. “Antes aqui era uma sujeira, um mau cheiro, cheio de dejetos, e, além disso, morria de medo de vir abrir pela manhã o Box porque alguns até dormiam aqui. Agora está bem melhor. Nesse último mês está mais limpo e mais seguro também. Nos últimos dias não vi mais nenhum estranho nesta área”, conta a comerciante.
O comandante ainda explicou o trabalho da Guarda Municipal. “Não só é de prevenir, mas principalmente de repreender e conduzir aquele que possa vir afetar a rotina da população. Nós cuidamos do espaço público, mas também nos importamos com as pessoas que o ocupam. A guarda municipal cuida de pessoas mais do que de espaços. Afinal a vida é mais importante”, coloca o Comandante Elias Rodrigues.

Fonte: http://www.policiaeviola.jornalfolhadoestado.com/noticias/113/guarda-municipal-de-juazeiro-ba-acoes-ajuda-a-manter-a-ordem-publica-/

GUARDA MUNICIPAL DE BARREIRAS (BA) REALIZA AÇÃO EDUCATIVA NA FEIRA LIVRE


Uma ação educativa envolvendo a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito aconteceu na manhã de sábado, dia 23/03, nas imediações do Centro de Abastecimento de Barreiras na Feira livre.
A operação foi coordenada pelo Comandante da Guarda, Marcelo Feitosa e teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos, de prevenção e orientação aos condutores de veículos da cidade, sobre estacionamento proibido nas proximidades da feira e o ordenamento do trânsito no horário de maior fluxo de pedestres.
A operação serviu também para coibir o comércio ilegal de produtos nas calçadas. “Iniciamos um trabalho de ordenamento na feira em janeiro e até agora temos vistos bons resultados. A Guarda esta a disposição da sociedade para contribuir nesse processo e teremos sempre ações preventivas e educativas aqui na feira livre”, disse o Comandante Marcelo.
Segundo informações do comando da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, essa medida será permanente aos sábados, auxiliando os condutores nos estacionamentos e prevenindo incidentes.

Fonte: http://www.muraldooeste.com/2013/03/barreiras-guarda-municipal-realiza-acao.html

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) PRENDE MAIS UMA PESSOA COM DROGAS NOS ARCOS DA PONTE


Nesta segunda-feira (25) por volta das 00h30 uma guarnição da Guarda Municipal ao realizar rondas nos Arcos da Ponte, encontrou em poder de uma pessoa que se diz chamar Josemar dias de Araújo, 09 (nove) pedras de uma substância supostamente CRACK, e a quantia de R$ 160. 
Os agentes da Guarda conduziram a delegacia para as medidas cabíveis.
O tráfico de drogas nos arcos da ponte tem sido muito comum.

Fonte: http://www.franciscoevangelista.com/2013/03/guarda-municipal-de-juazeiro-prende.html

GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS (BA) SOLICITA APOIO DA FEBAGUAM, DO MINISTERIO PÚBLICO DO TRABALHO, DO LEGISLATIVO MUNICIPAL E DA SOCIEDADE


A Guarda Civil Municipal de Ilhéus vem passando por um momento bastante complicado; a  instituição não tem mais representante, pois o presidente do SINDIGUARDAS-BA Pedro de Oliveira, tendo a Força Sindical como central sindical,  assumiu um cargo na prefeitura e está sendo remunerado com FG ( Função Gratificada ). Os Guardas Municipais estão decepcionados, buscando outras alternativas e vem encarecidamente solicitar o apoio da FEBAGUAM ( Federação Baiana de Guardas Municipais ), do MINISTERIO PÚBLICO DO TRABALHO, do LEGISLATIVO e da sociedade através dessa postagem, já que a instituição encontra-se sem sindicato para representá-la.
Os motivos da indignação são vários, dentre eles estão:

* FALTA DE PAGAMENTO DO SALARIO DE DEZEMBRO E PARTE DO DECIMO TERCEIRO;
* O NÃO PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS E ADICIONAIS NOTURNO FEITAS NO MÊS DE JANEIRO;
* O NÃO CUMPRIMENTO DA LEI  FEDERAL Nº 12.740 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2012 ( Presidência da República
Lei nº 12.740, de 8 de dezembro DE 2012

Altera o art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto- Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de redefinir os critérios para caracterização das atividades ou operações perigosas, e revoga a Lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985.

A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º - O art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar com as seguintes alterações: 

"Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:
I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.
.........................................................................................................

§ 3º - Serão descontados ou compensados do adicional outros da mesma natureza eventualmente já concedidos ao vigilante por meio de acordo coletivo." (NR)

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Fica revogada a Lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985. 

Brasília, 8 de dezembro de 2012. 
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Carlos Daudt Brizola )
* AMEAÇAS PSCOLÓGICAS A TODO MOMENTO POR PARTE DO SECRETARIO DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO;
* FALTA DE EPI PARA TRABALHAR NAS RUAS;
* CONTINGENTE REDUZIDO, POIS UM SÓ GUARDA MUNICIPAL TEM QUE EXPOR SUA VIDA EM LOCAIS HOSTIS PARA SATISFAZER COMANDANTE E SECRETÁRIO, AS VEZES SOB AMEAÇAS DE PUNIÇÕES.
E os nossos sindicatos assiste a tudo isso de camarote sem nem tentar buscar uma solução.
Aproveito a oportunidade para chamar a atenção da sociedade, que se sensibilize com a situação, esses pais de família que saem para trabalhar como qualquer outro operário cidadão e precisa ser respeitado.   

Fonte: http://guardasmunicipaisnoticias.blogspot.com.br/

GUARDA MUNICIAL DE JUAZEIRO (BA) DETÉM TRAFICANTE



Na madrugada da última quinta-feira (21), uma guarnição da Guarda Municipal de Juazeiro (BA) realizava abordagens nos arcos da ponte, quando uma pessoa, ao avistar a equipe da Guarda, empreendeu fuga em uma moto C100 BIZ de cor preta.
A equipe da Guarda fez o acompanhamento conseguindo intercepitá-lo no pontilhão, próximo ao terminal de coletivos. Em poder da pessoa que se diz chamar Rômulo Thiago dos S. Silva, de 21 anos de idade, foi encontrado uma trouxinha contendo 18 (dezoito) pedras de uma substância supostamente CRACK e a quantia de R$72. 
O homem detido disse que a droga não era sua e sim de uma pessoa que se encontrava nas proximidades, depois de realizar buscas, foi localizado a pessoa que se diz chamar André sos Santos Medeiros de 24 anos de idade. Ambos foram conduzidos a delegacia para as medidas cabíveis.

Fonte: http://www.franciscoevangelista.com/2013/03/traficantes-sao-detidos-pela-guarda.html

GUARDA MUNICIPAL DE MANAUS (AM), PM E BOMBEIROS SIMULAM SALVAMENTO NA PRAIA DE PONTA NEGRA


Cinco dias após terem assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Praia da Ponta Negra, em Manaus, representantes dos órgãos envolvidos estiveram no local na terça-feira (26), para a simulação de medidas de segurança. Participaram da operação o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A medida é uma das ações que precedem a reabertura da praia, que ainda não possui data definida.
Segundo a coordenadora da Comissão Especial do Ministério Público Estadual (MPE-AM), Jussara Pordeus, a simulação é importante para evitar que, após a reabertura, caso haja algum incidente, não ocorra improvisação nessas medidas que serão adotadas no local.
Ao longo dos 600 metros da faixa de areia, um aparato de equipamentos estava disposto, seguindo ao acordo pré-estabelecido no TAC, como cadeirões para salva-vidas, placas de instruções para banhistas, bóias delimitando a área segura para o banho, além do material usado para o atendimento como quadriciclo, ambulancha e jet-ski.
A coordenadora da Comissão Especial disse que, para a ocasião, alguns equipamentos foram substituídos porque ainda não foram adquiridos pela Prefeitura.
“Nem todos os equipamentos foram fornecidos porque não existiam para pronta-entrega e outros, como os catamarães, é preciso mandar fazer. Então pedimos para substituir alguns que fossem necessários para esse exercício de integração”, explicou Jussara.
Rui Abrahim, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou que a equipe, formada por três técnicos de enfermagem supervisionados por um enfermeiro, será alocada num posto que está sendo montado abaixo do anfiteatro e o atendimento se dará conforme o horário de funcionamento da praia.
“O primeiro atendimento será dado pelos bombeiros na praia, que irá conduzir o paciente ao posto e lá, de acordo com a gravidade, a gente evacua o doente através de uma ambulância, ou não”, disse Abrahim ressaltando que, pelo fato do Samu atender toda a cidade, a ambulância que ficará disposta no local será da SOS Vida e que, conforme cada quadro, verá a necessidade de acionar os veículos do Samu.
Simulação
Cerca de 90 servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal atuaram juntos em dois casos de simulação de afogamento na praia da Ponta Negra.
As simulações se diferenciaram no modo de como a vítima era socorrida pelos bombeiros num primeiro momento.
Na primeira simulação, a corporação utilizou o ‘pranchão’ para se deslocar até o afogado e socorrê-la, trazendo à margem para os primeiros atendimentos, como a reanimação. A partir daí, o condutor do quadriciclo era o responsável por levá-la até o calçadão onde a ambulância fazia o percurso até o ponto de atendimento.
Para a mesma situação, na segunda simulação, foi usado o jet-ski.
Em ambos os casos, Jussara viu a necessidade do trabalho integrado, visto que no momento de trazer a vítima para a margem para os primeiros-socorros, há a necessidade da PM e Guarda Municipal isolarem a área, dispersando os curiosos.
Após as duas atividades, a coordenadora do MPE-AM, afirmou que irá se reunir com a comissão e apontar algumas recomendações ao município e ao Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb).
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Dinanci Almeida, disse que, após a reabertura da praia, a equipe será formada por cerca de 20 homens durante a semana, mas que, durante os finais de semana, esse número pode chegar a 50, mas acredita que não haverá mais mortes no local.
“Com as campanhas educativas e com a educação da população, a tendência é nós não registrarmos nenhum óbito após a reabertura da Ponta Negra”, disse o tenente-coronel.
PM e Samu
Após a simulação, levantou-se uma discussão sobre os pontos fixos de atendimento e triagem da Polícia Militar e do Samu.
Ambos, em outras ocasiões, utilizavam o mesmo espaço, um dos camarins abaixo do anfiteatro, para prestarem seus serviços.
Se o ponto ficar em definitivo com a equipe médica, o Major Luiz Carlos Saunier, da PM, acredita que uma readequação do entorno do anfiteatro deverá ser analisada e que, o uso de contêineres para a corporação seja a melhor alternativa.
O major também informou que, o número de efetivo na praia, após sua reabertura, será 30, divididos em três turnos.

Publicado: DIÁRIO GCM GUILHERME

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) MOBILIZA 87 GUARDA-VIDAS NO FERIADO DE PÁSCOA



O Pelotão de Salvamento Aquático (PSA) da Guarda Municipal de Fortaleza mobilizará 27 guardas-vidas extras neste feriado de Páscoa (sexta-feira, sábado e domingo), totalizando um efetivo de 87 agentes, que serão distribuídos nos sete postos de salvamento de banhistas (seis nas praias e um na Lagoa da Maraponga). O efetivo normal é de 60 guarda-vidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, e sábado, domingo e feriados, das 9h às 17h. Eles trabalham na prevenção e orientação dos banhistas.
O chefe do PSA, inspetor Helder Lima Luna, lembra que os guarda-vidas podem ser identificados pelo uniforme padronizado: sunga azul escuro, camiseta branca e boné azul e estão equipados com nadadeiras, flutuadores e um bote, usado para salvamento no Rio Ceará, no posto da Barra do Ceará.
“Eles ficam nas torres de três metros de altura, instaladas em cada posto, ou caminhando na praia orientando os banhistas”, disse.

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br

quinta-feira, 28 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS (BA) AJUDA A COMBATER INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA



Na tarde do dia 27 de fevereiro de 2013, a Guarda Municipal de Alagoinhas/BA, município que fica a km de Salvador, foi solicitada para ajudar ao Corpo de Bombeiros a combater as chamas em uma residência no bairro Nova Brasilia.
Graças à atuação conjunta do Corpo de Bombeiros e grupo de brigadistas da Guarda Municipal de Alagoinhas o fogo foi controlado, não havendo nenhuma vitima grave.

Texto: GM Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM
Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM (PA) PAGA O SEGUNDO MELHOR SALÁRIO DO BRASIL PARA A CATEGORIA


GM Ellen Margareth, comandante da Guarda Municipal de Belém dando entrevista

Causou alvoroço entre os concurseiros a remuneração que a Prefeitura Municipal de Belém paga ao seu guarda municipal em início de carreira: R$ 2.500 e uns trocados. Em entrevista concedida para o Canal Belém, da PMB, a comandante da corporação, advogada Ellen Margareth, lembrou que esta é a segunda maior remuneração do Brasil. O primeiro é o da Guarda Civil Metropolitana, de São Paulo. Além de ter o 2º melhor salário, a Guarda Municipal de Belém é a 5ª mais bem estruturada do País.búzios
A comandante reiterou a importância da realização dos dois concursos públicos em processo, que, juntos, oferecem 272 vagas para GM-01 (guarda operacional) e 20 vagas para GM-02 (guarda músico). “É mais do que urgente a realização desse certame para a Guarda, em abril próximo. É diferente do último concurso, realizado em 2009, que foi para atender o preenchimento de vacância deixada por aposentadoria, invalidez, óbito e outras demandas. Agora, a maior necessidade é aumento do efetivo”, justificou a titular da GMB.búzios
De acordo com Ellen Margareth, atualmente a GMB tem um efetivo de quase 900 homens. Com isso, temos um guarda para cada 15 mil habitantes. O ideal seria um agente para cada 300 munícipes. “As demandas cresceram em cima das atribuições da Guarda. Hoje, atendemos muito mais os órgãos da Prefeitura de Belém se comparado há 5 anos atrás. Estamos em todos os logradouros públicos, praças, instituições municipais. Numa melhor análise diria que a Guarda é a identidade do município”, explicou. Assim como as demandas aumentaram para a Guarda, a Prefeitura de Belém, nesses últimos 5 anos, também investiu muito mais na instituição. Melhores salários para o servidor, elevação da categoria funcional de Nível Fundamental para Médio, aquisição de novos veículos motorizados (carros e motos), material logístico, realização de concurso público, em 2009, após 13 anos de espera, convênios importantes com o Governo Federal, através do Senasp, parcerias com as Forças Armadas e órgãos da Segurança Pública do Estado do Pará. Enfim, houve um salto de qualidade significativa tanto no desempenho do trabalho como na valorização do guarda enquanto servidor público. O guarda passou a ter um comportamento mais presente na vida do povo belenense. Nesses 20 anos de existência da GMB, além de proteger bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, o guarda também assegura preventivamente e ostensivamente a vida dos munícipes desta cidade. “Com isso, a Guarda Municipal de Belém se tornou referência Nacional. Dentre as 900 guardas existentes, é a 5ª melhor do Brasil com o 2º melhor salário do país”, elogiou a comandante Ellen Margareth.

Fonte: SINDGUARDAS – MG

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPARICA (BA) COMBATE INCÊNDIO EM ÁREA DE BAMBUZAIS

         Um incêndio que começou na tarde de ontem e pôs em risco os bambuzais que ficam defronte da Fonte da Bica em Itaparica, foi debelada bravamente pela Guarda Municipal com o apoio de populares, que numa atitude firme iniciaram o combate as chamas que ameaçavam devastar os bambuzais. Acionada, a Embasa enviou um carro pipa que resfriou o local impedindo a propagação das chamas que teimavam em voltar acionadas pela força do vento que alimentavam os focos nos diversos braseiros que se espalhavam pelo local.

Fonte:  http://www.prefeituradeitaparica.com.br/?pg=noticia&id=433

GUARDA MUNICIPAL DE SERRA DOURADA (BA): MAIS UMA GM A SERVIÇO DA POPULAÇÃO



Bandeira da Guarda Municipal de Serra Dourada/BA


         Surge na Bahia mais uma Guarda Municipal, desta vez no município de Serra Dourada, na região oeste do estado, que passou por capacitação e conta com um efetivo de 30 guardas municipais. Mais um município baiano que institui a sua Guarda Municipal, mostrando que na Bahia o movimento vem crescendo aos poucos, se confirmando como um dos estados que mais possui municípios com GM´s no Brasil.



         Parabéns a esses nossos integrantes da nação azul marinho que vieram para somar e fortalecer a segurança pública no município de Serra Dourada!


Texto: Alan Braga - Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM
Fonte: FEBAGUAM 

quarta-feira, 27 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JAGUARARI (BA) AJUDA A COMBATER INCÊNDIO NA SERRA DA BANANEIRA


Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal, servidores de capina da Secretaria de Administração e do Corpo de Bombeiro de Senhor do Bonfim realizaram uma ação conjunta que mobilizou mais de vinte e cinco pessoas.
A Prefeitura disponibilizou pás, inchadas, facões, 03 bombas costal d’água de 20 litros e abafadores para fazer o aceiro e evitar que o fogo se alastrasse para outras propriedades.
O incêndio começou por volta das 15 horas de quinta-feira e segundo relatos de caçadores teria sido criminoso. Devido à estiagem, as chamas se alastraram rapidamente. As equipes só conseguiram controlar o fogo por volta das 13h30min de sábado (2).
O incêndio que destruiu cerca de dois mil metros de área foi considerado de grandes proporções e provocou danos nas áreas atingidas (Serra da Bananeira e Serra da Margarida), situadas próximas a serra do Bendó.
Segundo o chefe da Guarda Municipal, José Adalto Rodrigues, os danos não foram maiores, em virtude da ação rápida e ao trabalho incansável das equipes que atuaram no combate ao fogo. “O ocorrido mostrou a importância de Jaguarari hoje contar com uma equipe estruturada, com funcionários treinados e equipamentos adequados para dar uma resposta rápida e atender a população em situações de emergência”, disse.
Segundo José Adalto, fiscalizando e denunciando quaisquer incidentes com o uso indevido do fogo, a comunidade colabora para o combate efetivo das queimadas criminosas e ajuda a evitar degradação do meio ambiente.

Fonte: http://www.cmjaguarari.com.br/noticias/43/prefeitura-de-jaguarari-ajuda-a-combater-incendio-na-serra-da-bananeira.

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) ENCONTRA HOMEM MORTO EM RESIDÊNCIA


De acordo com informações da Guarda Municipal de Jacobina. o vigilante Ariosvaldo Martins de Jesus, mais conhecido como Miúdo, foi encontrado morto dentro de sua residência, na rua do Britador,  bairro do Leader. Segundo populares uma vizinha de Miúdo desconfiou da grande quantidade de moscas na janela da casa do vigilante e pediu a ajuda de outro vizinho para verificar o que estava acontecendo. Foi então que o homem entrou na casa pela porta dos fundos e encontrou o vigilante morto deitado em sua cama, fato ocorrido por volta das 17h50 desta terça feira, 12 de março 2013.
A Guarda Municipal foi acionada e fez o isolamento da casa  no aguardo da chegada dos peritos do DPT de Jacobina  para realização do levantamento cadavérico.
Pelo mau cheiro no local e o estado de gigantismo do corpo, acredita-se que ele esteja morto há pelo menos dois dias. Os vizinhos comentaram que ele foi visto pela última vez com vida no último domingo quando chegou da capital, onde tinha ido para fazer exames médicos.  
A causa da morte ainda a ser confirmada pode ter sido infarto, os amigos comentaram que ele sofria de pressão alta.
Miúdo era natural de Serrolândia, tinha 58 anos e morava sozinho na Rua do Britador nº 30, e trabalhava para a empresa MAP Serviços de Segurança no INSS de Jacobina. Vizinhos, amigos e colegas de trabalha lamentaram muito sua morte.

Fonte: Bahia Acontece

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PARTICIPA DE SIMULADO NA ARENA FONTE NOVA



   Em reunião realizada na sede da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), foram definidas questões relativas à atuação da Guarda Municipal do Salvador (GMS) nos grandes eventos que acontecerão na Capital Baiana. Nos próximos dias 02 e 07 de abril, os agentes da GMS responsáveis por 7 oficinas, estarão presentes no simulado de mesa, na Desenbahia e no Estádio da Fonte Nova, respectivamente. Sendo este último, como observadores da execução dos protocolos no jogo entre os times do Bahia e Vitória.

O jogo será utilizado como simulado para por em prática o que foi absorvido no ciclo de oficinas Temáticas da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil da Bahia, com intuito de consolidar os protocolos de segurança pública que são desenvolvidos pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos, coordenados pela Polícia Federal e vinculados à Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge- MJ), órgão que coordena as ações de segurança relativas à Copa das Confederações de  2013, à Copa do Mundo de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e a outros grandes eventos sediados no Brasil.
De acordo com o Subgerente Vagner Santos, a Guarda Municipal do Salvador estará participando ativamente do simulado. “Os diversos Supervisores que estão inseridos na ação, estão bastante otimistas para a atividade. A GMS tem se dedicado na preparação para os eventos e para a garantia da segurança da população”, concluiu Vagner.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE PINDOBAÇU (BA) GANHA O DIREITO E COMEÇAM A RECEBER O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE


Guarda Municipal de Pindobaçu/BA na formatura do curso de formação realizada em 2012

A Prefeitura Municipal de Pindobaçu/BA, que fica a 414 km de Salvador, começou a pagar o Adicional de Periculosidade ao efetivo da Guarda Municipal. Após apresentação de toda documentação legal pelos guardas municipais provando a legitimidade para o pagamento deste adicional na qual estes profissionais também fazem jus ao recebimento, o prefeito municipal Marlos Andre, decidiu pelo pagamento do mesmo.
Já a partir do pagamento do salário deste mês aos 49 guardas municipais de Pindobaçu já constará o pagamento do adicional no valor de 30% sofre o salário base dos agentes. Uma grande vitória destes agentes, isso ajuda a valorizar estes profissionais que se dedicam ao trabalho e que também ariscam as suas vidas em pró do maior bem que existe nos municípios, a vida humana. Parabéns ao Sr. Marlos Andre, prefeito do município de Pindobaçu, um ótimo exemplo que deve ser seguidos pelos demais gestores municipais onde as guardas municipais ainda não recebem esta gratificação importante para estes agentes.

Texto Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM
Fonte: FEBAGUAM 

GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA) PELA PRIMEIRA VEZ TEM UM COMANDANTE DE CARREIRA


GM Alexandro Oliveira, novo comandante da Guarda Municipal de Jeremoabo/BA


Pela primeira vez na história da Guarda Municipal de Jeremoabo, município que fica no nordeste baiano a 380 km de Salvador, tem um comando exercido por um guarda municipal de carreira. A GM de Jeremoabo sempre teve como comandante um policial militar da reserva, desta vez a prefeita deste município, a Sra. Anabel de Tista resolveu valorizar o seu efetivo, seguindo o exemplo do município vizinho de Coronel João Sá que colocou o GM Ivanilton no comando, e nomeou o GM Alexandro Oliveira, profissional concursado e de carreira, para comandar esta instituição. Um bom exemplo para ser seguido por todas as Guardas Municipais do Brasil que devem ter seus comandos exercido por profissionais de carreira da instituição.

Texto GM Alan Braga – Secretario do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM
Fonte: FEBAGUAM

terça-feira, 26 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO JACUÍPE (BA) E POLÍCIA CIVIL ATENDEM CHAMADO DE AFOGAMENTO



Na tarde de sexta-feira, 01 de março de 2013, os agentes receberam a informação de que um rapaz havia se afogado na região do povoado de Limeiro, município de São José do Jacuípe.
De posse dessa informação, o representante da Guarda Municipal e o preposto da Polícia Civil se deslocaram até o local indicado, e obteve a informação de que a vitima era o jovem José Carlos Santos do Carmo, 24 anos, estava com amigos quando em uma aguada, mergulhou e não retornou. Os amigos entraram na água e não conseguiram encontrar, foram pedir ajuda e após o mesmo foi encontrado no fundo do tanque já morto.
Segundo familiares, José Carlos era uma pessoa saudável. A Polícia Civil juntamente com a Guarda Municipal estiveram na localidade, realizando levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o departamento de Polícia Técnica em Jacobina.
O sepultamento do jovem ocorreu na tarde do sábado, 02 de março, no cemitério municipal, no distrito de Itatiaia, São José do Jacuípe.

Fonte: www.portaljacuipe.com.br

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) IMPEDE FURTO DE VEÍCULO NA PRAÇA DA MISERICÓRDIA



Na madrugada desta quarta-feira, dia 26/03, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro foi informada, através de uma ligação telefônica que dois indivíduos estavam tentando furtar um veículo na Praça Dr. José Ignácio da Silva, popular Praça da Misericórdia.
Chegando ao local, a equipe pegou os dois imputados com a “mão na massa”. Eles já estavam no interior do veículo Ford Ka vermelho e foram identificados como Luciano Feitosa dos Santos e Jeanderson Nascimento Barros. Ambos conduzidos à delegacia de polícia para as medidas cabíveis.

Fonte: Blog do Geraldo José

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA) E POLÍCIA CIVIL APREENDEM MOTO ROUBADA QUE ERA USADA PARA TRAFICAR DROGAS



Após investigação, o policial Paulo Rucas, obteve informações de que uma motocicleta Honda/CBX, placa JOI1644 vermelha, estaria efetuando transporte de drogas de Itambé para Ribeirão do Largo. 
O investigador saiu em diligência para averiguar o fato, com apoio dos GCMs Gilberto Leite, Divanildo Dias e José Antônio (Durex), na residência do suspeito, situada à Rua Jovelino Machado, Felipe Achy, onde encontraram a motocicleta em poder de Márcio Alves dos Santos, “Marcinho”. O suspeito, já com passagem por receptação, estaria de posse da motocicleta, e o mesmo já vinha sendo investigado por suposto envolvimento com o tráfico de entorpecentes e com outros crimes nesta cidade.
Os dados da moto estão com ocorrência de furto/roubo. Também foram encontrados no quarto e apreendidos em poder Márcio, 04 (quatro) cartuchos de munições intactas, calibre 12. Marcinho alegou que havia comprado à motocicleta de um indivíduo conhecido por ”Marcelo”, mas alegou desconhecer o paradeiro dele, e disse ter achado as munições em um terreno baldio, próximo a sua casa.  
O policial Paulo Rucas deu voz de prisão a Márcio, e o suspeito foi conduzido para DEPOL, juntamente com a motocicleta, as munições e 02 (dois) aparelhos celulares, Samsung. Os itens apreendidos estão na Delegacia de Polícia à disposição da justiça.

Fonte: DEPOL
via site Itambé Popular.com

segunda-feira, 25 de março de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE VÁRZEA DA ROÇA (BA), POLÍCIA CIVIL E MILITAR PRENDEM ACUSADO DE MATAR GAROTA EM CAMPINAS (SP)


O ARNALDOSILVARADIALSITA.COM em contato com a Delegacia de Várzea da Roça, obteve informações mais detalhadas sobre a prisão de Jovando Gomes de Jesus, acusado de matar a garota Bianca de Lara Rocha, de 14 anos, crime de grande repercussão na cidade de Campinhas, São Paulo.
A prisão do mesmo assim relatou Natanael, escrivão da delegacia, aconteceu por volta das 15h40 na casa de uma tia de Jovando, no Povoado de Aroeira, município de Mairi, mediante denúncias de populares que ajudaram a polícia a concretizar a operação com êxito. O escrivão informou ainda que o mesmo não resistiu a prisão.
Sobre o crime, o escrivão detalhou que Jovando confessa o crime, mas nega ter estuprado a garota.
A operação contou com as participações de Policiais Civis e Militares da Guarda Municipal de Várzea da Roça, que contribuíram bastante para o resultado positivo de todo trabalho, assim contou o escrivão.
O acusado está custodiado na Delegacia de Várzea da Roça, a disposição da Justiça de Campinas.

Fonte: http://www.blitztotal.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4478:denuncias-de-populares-levam-a-policia-de-varzea-da-roca-a-prender-acusado-de-matar-garota-em-campinhas-sp&catid=39:regional

GUARDA MUNICIPAL DE PIRITIBA (BA), POLÍCIA CIVIL E POLICIA MILITAR EM OPERAÇÃO "CAPIM GUINÉ" PÕE ONZE ATRÁS DAS GRADES


Piritiba: operação "Capim Guiné" põe onze atrás das grades.

Em coletiva de imprensa na 16ª COORPIN, o delegado Humberto Marino Jr e o Coordenador Élvio Brandão, apresentaram as pessoas presas durante a operação " Capim Guiné" realizada na cidade de Piritiba pela Polícia Civil com o importante apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.
Segundo Dr. Humberto, a operação é fruto de uma investigação de sete meses, desencadeada após um tripulo homicídio ocorrido em março de 2012.
Segundo o delegado a quadrilha desbaratada na operação realizada entre a madrugada de sexta e sábado, (08 e 09/03), tinha ramificações na capital do estado, de onde vinha a droga que abastecia Piritiba e cidades vizinhas. A operação deteve pessoas também em Salvador e Tapiramutá todas após expedição de mandados de prisão expedidos pela vara crime da justiça de Piritiba. Outras duas pessoas estão sendo procuradas.
O delegado disse que a quadrilha atuava há muito tempo na cidade e todos os seus componentes, mesmo os presos em outras cidades são da região, sendo Dona Ana Rita apontada por Dr. Humberto como a gerente do tráfico na cidade com o auxílio das duas filhas.
Dr Humberto enalteceu o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Piritiba e afirmou que o trabalho de combate ao tráfico na região continua, com o objetivo de coibir a prática na região e colocar  os responsáveis  atrás das grades.
Na foto da esquerda para a direta: Roberto Luiz Reis, o Rincón, 30 anos. Esdras de Araújo Machado, o Binho, de 25 anos, Jorge Fernandes Júnior, o Bola 7, de 27 anos, Luciano Araújo Lima, o Nego Nani, de 18 anos, Ana Rita Neto Jesus dos Santos, de 44 anos, Marcia Maria de Jesus, 37 anos, Ana Paula dos Santos Sampaio, de 18 anos e Aline Bezerra da Silva de 22 anos.

Fonte: http://varzeacidade.blogspot.com.br/2013/03/piritibaoperacao-capim-guine-poe-onze.html

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) EVITA INCÊNDIO EM SALA DE AULA




O grande feito é de responsabilidade de uma guarnição da Guarda Municipal, composta pelos GM´s Adelicio, Ferraz e Cheles em visita rotineira a Escola Municipal Recreio, situada no bairro Bela Vista.
Segundo informações, por volta das 10 hs da manhã quando faziam ronda pela escola, os GM´s se depararam com uma certa correria vindo de uma das salas, onde constataram que o ventilador estava pegando fogo.
Ao perceberem que não havia próximo ao local um extintor de incêndio, um dos guardas em providência repentina utilizaram-se do extintor da viatura, cessando assim o risco dos alunos de machucarem-se. Certificando que o perigo havia findado, os serviços voltaram em suas normalidades.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA