Assessoria Cismel e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Apucarana
O convênio para reestruturação e modernização das corporações, firmado em 2010, é no valor aproximado de R$6 milhões. As licitações foram aprovadas em janeiro desse ano e os recursos fazem parte do Programa de Segurança Pública para o Brasil e do Programa de Segurança Pública com Cidadania PRONASCI), do Ministério da Justiça.
Serão entregues 7 mini-vans Meriva, 9 utilitários Blazers, 7 camionetes Rangers, 8 veículos Astras; além de 325 algemas, 525 bastões tipo tonfa (catete), 8 decibelímetros (medidores de som), 3 etilômetros (o popular “bafômetro”), 4 computadores e 2 tevês de 42 polegadas, entre outros equipamentos.
O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), vai receber as chaves de 7 viaturas (2 camionetas, 2 pick up, 2 carros e 1 mini-van), além de 4 bafômetros comuns e um digital com impressora, 2 decibelímetros, uniformes, algemas e outros acessórios para a Guarda. Em breve também devem ser licitados para o município 6 motocicletas, além de novas câmeras e equipamentos para o videomonitoramento em 27 novos pontos da cidade.
Taser – Também está próximo de ser concluído o processo de aquisição de armas não letais de eletrochoque, mundialmente conhecidas como “taser”, para os agentes apucaranenses da Guarda Municipal. Bastante burocrático, os trâmites de importação do equipamento estão todos a cargo da empresa Seguritec Desenvolvimento e Tecnologia em Segurança Ltda, de Porto Alegre, representante brasileira da fabricante americana. Com o investimento de R$60 mil, com recursos próprios, serão adquiridos 11 kits que, além da taser, incluem as munições e o curso de formação do agente.