A Guarda Municipal de Jacobina (BA), localizada na região da chapada diamantina, a 360 km de Salvador, completou nesta última terça-feira, 24/07, mais um ano de vida, com isso são 45 anos de história servindo a sociedade jacobinense. A GMJ foi criada em 24 de julho de 1967, pelo então prefeito o Sr. Gilberto Prado Alves, o “Zuquinha”.
São muitos anos de luta, atualmente a Guarda Municipal de Jacobina vem elevando cada vez mais o nível de conhecimento profissional e capacitação, com cursos constantes, como o mais recente deles, o curso de Direitos Humanos, realizado durante todo o mês de junho de 2012. A GMJ também possui:
· Instrutor de armamento e tiro próprio;
· Área de treinamento com estande de tiro;
· Equipamentos de proteção individual e coletiva (capacetes, cintos de guarnição completo, escudo para controle de distúrbio civil, etc.) de última geração;
· Sistema de rádio-comunicação;
· Número 153 para atendimento ao público (número nacional exclusivo destinado as Guardas Municipais);
· Armas próprias da instituição;
· Comando de carreira próprio exercido por um Guarda Municipal efetivo da instituição;
· Treinamento constante em diversas áreas (Curso de Comando de Guardas, Procedimentos Operacionais Padrão, Normas Gerais de Atuação, Defesa Pessoal, etc.);
· Instalações e sede própria;
Esta também protocolando até sexta-feira, 27/07, a documentação para a assinatura do porte de armas de fogo com a Polícia Federal e também estará recebendo novas viaturas para aumentar a efetivação e as ações da Guarda Municipal em diversos cantos do município.
Parabéns a Guarda Municipal de Jacobina e a todos os seus integrantes que vestem essa farda azul marinho com orgulho e fortalecem cada vez mais as Guardas Municipais do Brasil, sendo um grande exemplo a ser seguido.
Fonte: FEBAGUAM