PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 10 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) APRESENTA CENTRAL DE VIDEOMONITORAMENTO





O sistema de videomonitoramento, com inauguração prevista para dezembro do ano passado, será apresentado hoje, na sede da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Durante 24 horas, um total de 24 câmeras irá monitorar praças e calçadões que fazem parte do patrimônio histórico do Centro da Capital. O evento também irá comemorar os 53 anos da Guarda Municipal de Fortaleza.
As câmeras estarão nas praças do Ferreira, Coração de Jesus, dos Leões, José de Alencar, Lagoinha, do Carmo, Passeio Público, do Mercado Central, da Estação, do Banco do Nordeste, da Bandeira, Cidade da Criança, Palácio do Bispo e nos calçadões das Ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.
A Prefeitura investiu cerca de R$ 800 mil na aquisição dos equipamentos de vídeo e na montagem da sala de monitores que irão transmitir o que é captado nas ruas. Todas as câmeras produzem imagens em alta resolução, são resistentes a longos períodos de sol e de chuva e a disparos de arma de fogo.
De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Arimá Rocha, 20 homens estarão disponíveis para trabalhar no projeto. "Eles irão se dividir em grupos de quatro guardas na central, e três fazendo rondas nas praças monitoradas em motocicletas. Caso algum operador de vídeo perceba algo estranho, desloca o guarda motorizado para o local", explicou.
No caso de ocorrências graves, a central tem ligação direta com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Polícia Militar, pelo projeto Comunicação Integrada. "Nosso trabalho será parceiro. Eu, inclusive, já me comprometi com o secretário de Segurança do Estado, Francisco Bezerra, a ceder nossas imagens para o sistema deles também", disse Arimá.

Interação

O monitoramento é online, mas não é participativo. Diferentemente do sistema da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que permite que o cidadão denuncie, por meio de um botão nos postes, alguma atitude suspeita, as câmeras instaladas pela Prefeitura. Somente o que for percebido pelos guardas será atendido.
O sistema de videomonitoramento da STDS ainda é subutilizado em Fortaleza. Muitas pessoas afirmam desconhecer a serventia do botão nos postes e têm dificuldades em acreditar no pronto atendimento pela Polícia Militar. Uma campanha de divulgação, que inclui placas avisando do botão e sua utilidade, está sendo licitada, mas não há previsão de quando estará em prática.
O sistema é acionado, principalmente, para denunciar pessoas em atitude suspeitas, acidentes de trânsito e consumo de entorpecentes. Até agora, um total de 86 câmeras é usado, mas, assim como a campanha de divulgação, mais 100 câmeras estão sendo licitadas, sem prazo para liberação.
A supervisora de telemarketing Raphaela Fernandes, 27, acredita que a instalação das câmeras nas praças evita a depredação do patrimônio, podendo servir, inclusive, para impedir assaltos. Porém, ela reconhece que as pessoas não sabem como lidar com o serviço já colocado pelo Governo. "A intenção inicial do Estado, ao colocar essas câmeras, serve para que eles provem que funcionam e mudem o pensamento da população".
A assistente comercial Nathalia Parente, 27, considera essa uma boa iniciativa, e acredita que, embora não seja possível deter os infratores em flagrante, as imagens podem ajudar a identificá-los depois. "De certa forma, acho que será eficaz", diz

FIQUE POR DENTRO
Equipamentos são prometidos há quatro anos

Desde 2008, a Prefeitura de Fortaleza promete a instalação de 24 câmeras para guardar o Centro da Cidade. Naquela ocasião, o Poder Executivo chegou a informar que a colocação dos equipamentos seria feita de maneira a encaixar, posteriormente, novas câmeras em outros locais.
Conforme dados publicados, inclusive, no site institucional do Município, cerca de R$ 900 mil seriam liberados do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o serviço, verba que iria, também, para o Observatório da Violência, voltado destinado à construção de uma cartografia da violência na cidade de Fortaleza.
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/07/cameras-para-o-centro-de-fortaleza.html