PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sábado, 6 de setembro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) INTENSIFICA AÇÕES CONTRA O VANDALISMO

Com o objetivo de enquadrar os infratores na Lei Municipal nº 8645, que institui sanções administrativas para os atos de vandalismo, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) apresentou algumas ações integradas que visam, através do monitoramento eletrônico e presencial, identificar, inibir e responsabilizar os vândalos pela destruição dos bens públicos.
Recentemente lançada pelo Prefeito ACM Neto, a Lei prevê a pessoas física ou jurídica, que cometerem atos de vandalismo, processo administrativo a ser instaurado no âmbito da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). “Aqueles que forem flagrados furtando ou utilizando materiais de uso público, a exemplo dos fios de iluminação pública, bocas de lobo, hidrômetros ou qualquer material público municipal, responderão de acordo com a lei”, pontuou o Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Peterson Portinho.
 
Principais ações

A GCM utilizará recursos de monitoramento eletrônico 24 horas, inicialmente em algumas praças, além de intensificar o patrulhamento motorizado, através de motos e carros, e desenvolver ações com a presença de cães de guarda e proteção do Grupamento de Operações com Cães (GOC). O planejamento da GCM prevê ainda a elaboração de um planejamento de segurança para eventos realizados nos espaços públicos municipais.
Segundo o Supervisor de Operações, Ubirajara Azevedo, as ações dos vândalos ocorrem principalmente nos finais de semana, no período da madrugada. “As depredações são praticadas basicamente por jovens e estão relacionadas à falta de educação e civilidade das pessoas, já os furtos são praticados por dependente químicos, que no intuito de conseguir comprar entorpecentes, não medem esforços para furtar material público”, afirmou.
Para o Superintendente Peterson Portinho, as ações são bastante eficientes, mas a população precisa colaborar. “Apesar do pouco efetivo que temos nas ruas, pois ainda temos a maior parte dos nossos agentes presentes em prédios públicos, estamos aumentando ações presenciais e ampliando a utilização de equipamentos tecnológicos, porém não podemos estar presentes em todas as esquinas. Logo a população tem papel fundamental para contribuir através das denúncias, pelo número 156, ou acionamento de agentes nas ruas, ao flagrarem qualquer ato de vandalismo”, finalizou Portinho.
Dentre outros espaços públicos, a GCM já atua 24 horas nas praças do Campo Grande e Irmã Dulce, e já se prepara para monitorar pelo mesmo período a praça Ana Lúcia Magalhães, no Bairro da Pituba.
No mês passado, a GCM conduziu dois funcionários do metrô à Delegacia por pichação. Além da multa administrativa de R$ 1.000,00 (hum mil reais) a R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), o crime de dano ao patrimônio está previsto no código penal e prevê pena de um a seis meses de prisão.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

0 Comentários: