Curitiba, capital do Paraná é referencia
mundial em projetos ambientais, nesta quarta-feira, 19/02, apresentou 13
veículos elétricos que serão usados pela Guarda Municipal e outros órgãos da
prefeitura, em uma iniciativa para reduzir emissões poluentes. A iniciativa, a
primeira deste tipo no país, transforma Curitiba na cidade com mais carros
elétricos para serviço público no Brasil.
O projeto “Curitiba Eco-Elétrico” conta com a
parceria do fabricante francês Renault, que cedeu dez dos veículos, e da
central hidroelétrica de Itaipu que doou três microônibus. A iniciativa também
prevê a instalação de postos de abastecimento para veículos elétricos e assinatura
de um acordo entre a prefeitura, o fabricante francês e a hidroelétrica para
desenvolver tecnologias de mobilidade elétrica.
Para o prefeito, Gustavo Freut, o projeto
representa ‘o desenvolvimento de tecnologia em Curitiba; trabalhar com emissão
zero; cumprir metas ambientais e aproveitar essa tecnologia principalmente na
mobilidade”.
Freut acrescentou, em declarações aos
jornalistas, que a introdução destes carros quer contribuir para “uma mudança
de comportamento da sociedade, que é um processo permanente”. Segundo o
prefeito, essa mudança se consegue “com a utilização de energias alternativas e
com estacionamentos para bicicletas”.
O diretor-geral de Itaipu no Brasil, Jorge
Samek, disse à agência Efe que a energia elétrica “é mais limpa, mais
eficiente, e muito mais barata em comparação com a empregada nos carros, como a
gasolina”.
Samek também se referiu ao carro elétrico
como “o depósito compulsório perfeito entre a necessidade de dar emprego as
pessoas e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”.
O responsável da hidroelétrica disse que
Curitiba “é uma cidade referencia em planejamento urbano, em mobilidade e em
preservação ambiental”, o que, para ele, “fecha perfeitamente o círculo”. Itaipu
pesquisa essa tecnologia desde 2006 e desenvolvei até agora 80 protótipos de
veículos com motor 100% elétrico.
Curitiba, considerada pela ONU como modelo em
planejamento urbano e projetos ecológicos, foi o berço do sistea de transportes
com ônibus articulados por vias exclusivas, atualmente utilizado em cidades
como Rio de Janeiro, Santiago e Bogotá.
Fonte: http://www.terra.com.br
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