PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) COMEMORA 4 ANOS NO DESFILE DE 2 DE JULHO EM HOMENAGEM A INDEPENDÊNCIA DA BAHIA






Há quatro anos, em 2 de julho de 2008, 90 Guardas Municipais do Salvador foram apresentados à população soteropolitana, no Desfile Cívico da Independência da Bahia. Neste ano, 194 agentes estão envolvidos no evento, desempenhando funções diversas, dentre as quais a proteção ao patrimônio público, a representação institucional no próprio desfile, e escolta dos carros e do caboclo. A data marca, simbolicamente, o aniversário da GMS, que, ao longo desse tempo, vem conquistando o respeito e a confiança dos cidadãos e visitantes da primeira capital do Brasil. "Naquele momento, fomos convocados para inaugurar uma corporação que atraía olhares curiosos de milhares de pessoas. Após quatro anos, nos tornamos fundamentais em nossa cidade", afirma Carlos Damasceno, hoje Gerente de Operações da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev).

Em evolução, a instituição demonstra solidez ao final de seu primeiro quadriênio. São 1.312 agentes nas praças, parques, prédios públicos, monumentos, postos de saúde, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), festas tradicionais e eventos cívicos. Além do efetivo patrimonial, a Guarda Municipal do Salvador tornou-se parte integrante em operações e atividades diversas, promovidas por órgãos públicos, tais como: vídeomonitoramento de câmeras instaladas em diversos pontos da cidade para garantia da segurança em parceria com a Polícia Militar- BA; Combate à Poluição Sonora (Sucom), Choque de Ordem e Faxinaço (SESP, Setin e Setad), Ruas de Lazer (Secult), Operação Chuva (Codesal), e os Mutirões Contra a Dengue (SMS).

Outra grande conquista da corporação foi a formação e capacitação de outros grupamentos para melhor servir à capital baiana. O Núcleo de Projetos Especiais (Nupe) desenvolve ações pedagógicas, campanhas e atividades preventivas através da educação; a Banda de Música (BMGM) é formada por agentes que promovem o bem estar e o bom convívio social em eventos de aproximação com as comunidades; o Grupamento de Operações Especiais (GOE) atua em situações de contenção e gerenciamento de crise, e na prontidão em diversos eventos municipais para garantir a ordem pública; o Grupamento Rondas da Capital (Rondac), formado pelos agentes em viaturas e o Grupamento Especial de Motociclistas (GEM), auxilia no ordenamento e fluidez do trânsito em apoio à Transalvador, além de estarem sempre atentos ao que ocorre nas ruas de Salvador, por serem altamente acionados pela população; e o Grupamento de Operações com Cães (GOC), que conta com agentes especializados em socorro e resgates em deslizamentos de terra, alagamentos e desmoronamento de casas. Além disso, a Guarda Municipal do Salvador tem preparado seus agentes para o apoio turístico no Centro Histórico de Salvador (CHS). São 360 horas, ao longo de dois anos, com módulos como Língua Inglesa e Espanhola; Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade, Direitos Humanos e Política da Paz; Relações Internacionais e Diplomacia; Escolta e Acompanhamento de Autoridades; dentre outros. "Em apenas quatro anos, as perspectivas são as melhores, estamos cada vez mais próximos do cidadão e eficientes no cumprimento de funções tão variadas", afirma Sergio Raykil, gestor da Susprev. "Não podemos esquecer também da valorização e proteção do meio ambiente, pois 30 agentes nossos foram recentemente diplomados em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Livre das Dunas (Unidunas). É um aniversário com muitas conquistas a comemorar", conclui.
Fonte: ASCOM/SUSPREV