PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

LADRÕES ARROMBAM ESCOLA E ATIRAM EM GUARDAS MUNICIPAIS DE PACAJUS (CE)

Na noite do dia 22 de fevereiro, na região metropolitana de Fortaleza, na cidade de Pacajus, a 48 km de distância da capital cearence, uma guarnição da Guarda Municipal foi recebida a tiros por meliantes que arrombaram a Escola Municipal Francisco da Silva Filho, localizado no bairro Banguê I. Os bandidos conseguiram furtar vários objetos do local. A Guarda Municipal ao ser informada do arrombamento se dirigiram até o local e foram surpreendidos por bandidos que atiraram contra os guardas e por pouco um dos tiros não atingiu um dos agentes.



Fonte: Programa Ponto A Ponto Na TV

INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PRESTA SOCORRO RAPIDO EM ACIDENTE COM MOTOCICLISTA

Integrantes do GEM da Guarda Municipal de Salvador agem rápido em acidente com vitima.

Na madrugada de hoje, 28 de fevereiro, ao retornarem da operação Lei Seca, que também esta sendo realizada durante o período de carnaval, trafegando pela Avenida San Martins um motociclista foi atingido por um taxi que transitava em alta velocidade, o Grupamento Especial de Motociclistas – GEM da Guarda Municipal de Salvador fez a intervenção sinalizando a via e socorrendo a vitima rapidamente. Mais uma grande ação dos agentes da Guarda Municipal de Salvador em pró da comunidade e principalmente para resguardar a vida de todos os cidadãos, o maior bem que existe.



Com informações e fotos do GEM


Fonte: FEBAGUAM

PREFEITA NÃO COMPARECE A ASSEMBLÉIA E GUARDAS MUNICIPAIS DE MARAGOJIPE (BA) DECIDEM QUE NÃO VÃO ATUAR DURANTE O CARNAVAL 2014

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Maragojipe (SIFUPREMA), Associação dos Guardas Municipais e Escolares de Maragojipe e a Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (FEBAGUAM), realizaram uma Assembleia com os Guardas Municipais de Maragojipe na qual a Prefeita  Vera Lucia  foi convidada para participar, o objetivo era  chegar a um acordo sobre o Estatuto da Guarda Municipal e o pagamento dos 30% Gratificação de periculosidade, sem comparecer e nem mandar nenhum representante a Prefeita Vera Lucia ignorou o pedido dos Guardas Municipais, o que deixou a categoria decepcionada, porém a maior decepção foi anunciada durante a assembleia, em que o Presidente do SIFUPREMA anunciou aos Guardas que  a Prefeita de Maragojipe havia encaminhando um "Projeto de Lei"  para Câmara de Vereadores de Maragojipe, sem discutir com a categoria, ou seja não se sabe nada sobre o conteúdo  do projeto encaminhado, sendo assim os Guardas Municipais e Escolares decidiram que durante o Carnaval de 2014 atuaram  na proteção dos Bens apenas nas instalações (prédios públicos), não vão realizar as atividades externas (patrulhamento em eventos), haja vista que não existe nenhuma legislação que determine quais são as suas atribuições. A Guarda Municipal esta unida e determinada em busca de melhores condições de trabalho.


Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) VAI AUXILIAR A POLÍCIA MILITAR DURANTE O PERÍODO DE CARNAVAL

Na tarde desta quarta-feira (26/02), na sede do Quartel da 8ª CIPM, situada na Nova Itapetinga, o Major PM Ferreira Lopes e o Capitão PM Melo se reuniram com o Comandante da Guarda Civil Municipal de Itapetinga, GM Givaldo Viana, com intuito de firmarem uma parceria de resultados durante o período de carnaval, principalmente por causa do deslocamento de policiais de todas as Unidades da PM na Bahia (BPMs e CIPMs), para reforçar o policiamento em cidades que festejam o carnaval.
Comando-PM-577x400 “A participação da Guarda Municipal de Itapetinga será de fundamental importância nesse trabalho conjunto com a Polícia Militar, pois os nossos GMs vão nos auxiliar no Setor de Operações, tanto no atendimento ao público na Central de Rádio Patrulha, quanto no Patrulhamento Ostensivo na cidade”.
Estaremos empregando o nosso efetivo com duas viaturas da 8ª CIPM e contaremos com o reforço do efetivo da GM e duas viaturas padronizadas da instituição.
A nossa preocupação é não deixar a população desassistida, sem a presença da PM nas ruas. Todos os comandantes de Companhias Independentes e Batalhões da Polícia Militar da Bahia recebem do Comando Geral um ofício solicitando reforço de efetivo que são distribuídos para os municípios que realizam festa de carnaval. “Itapetinga como acontece todos os anos, também sofre uma baixa no efetivo esse período do ano, mas nunca deixou a cidade sem policiamento”, garantiu o Major PM Ferreira Lopes.
Já o comandante da Guarda Municipal de Itapetinga, GM Givaldo Viana, disse que a tropa está apta a contribuir de forma positiva com o trabalho em parceria com a Polícia Militar, pois a instituição sempre procurou desenvolver ações integradas com os órgãos de segurança pública do município.


Fonte: O Camacanzinho

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) É BALEADO NA PERNA DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO EM HOSPITAL

Guarda Municipal foi baleado na perna em assalto em hospital em Fortaleza. Guarda entrou em luta corporal contra suspeito. Foto: Daniel Queiroz

O guarda municipal baleado em uma tentativa de assalto na tarde desta quinta-feira (27) em Fortaleza usava uma arma de fogo em serviço. De acordo com a polícia três homens invadiram o hospital para tentar roubar a arma do agente, houve troca de tiros e o inspetor da Guarda Municipal foi baleado na perna.

Saiba mais

De acordo com a polícia três homens invadiram o hospital para tentar roubar a arma do agente, houve troca de tiros e o inspetor da Guarda Municipal foi baleado na perna.
Segundo a polícia, por volta das 13h uma agente da Guarda Municipal entra no hospital com um dos suspeitos. Ela havia sido rendida poucos minutos antes, na porta do hospital. Os dois entram em uma sala e minutos depois, o homem sai brigando com outro agente. Ele atira contra o inspetor José Ribamar Gomes de Oliveira, que também estava armado.
Tudo aconteceu na frente de pacientes e funcionários do hospital, que tentam se proteger dos disparos. Baleado na perna, o inspetor Ribamar foi socorrido no próprio hospital. De acordo com testemunhas o homem fugiu com outros dois suspeitos.
De acordo com a polícia, os homens já chegaram no Hospital Gonzaguinha  perguntando pelo inspetor. O objetivo seria roubar a arma do agente que, mesmo não tendo autorização para portar arma de fogo, estava com um revólver quando foi abordado pelos suspeitos.  “Conclui-se [com a investigação] é de que o objetivo da ação criminosa era tomar a arma do inspetor. Foi [uma ação] premeditada, pois ele renderam uma guarda municipal”, afirma o  major Teófilo.
O diretor da Guada Municipal, Antônio Azevedo, tem outra versão sobre a motivação. “Houve uma desavença entre um flanelinha que trabalha aqui em frente com um usuário de drogas e o inspetor foi chamado para intervir. Fez a intervenção e no início da tarde três homens entraram no hospital para atirar no inspetor. O motivo da desavença não foi uma arma, como estão supondo. Uma arma foi arrecada no local, mas não sabemos a quem pertence”, diz.

Insegurança

Este  foi o terceiro  caso de violência registrado dentro de hospitais públicos de Fortaleza, no último mês. Nas semana passada, homens entraram no Hospital Frotinha de Parangaba e atiraram em quatro pessoas. O alvo era uma paciente que havia sido internado com um tiro no pescoço. O coordenador dos Hospitais e Unidades Especializadas da Secretaria de Saúde do Município, Francisco Alencar, diz que é preciso aumentar a segurança nas unidades. “A gente está vendo a possibilidade de ampliar a segurança dos hospitais com a contratação de empresa especializada para garantir o bom funcionamento do hospital e a segurança das pessoas”, diz.

Fonte: G1 Ceará

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SUPERINTENDENTE DA PF MINISTRA PALESTRA SOBRE CONCESSÃO DE PORTE DE ARMAS PARA GUARDAS MUNICIPAIS EM FEIRA DE SANTANA (BA)

Superintendente Regional José Rita Martins Lara e o GCM de Feira de Santana Jucemir Araújo coordenador do evento em Feira de Santana
O Superintendente Regional da Policia Federal, José Rita Martins Lara, esteve em Feira de Santana a convite do Secretario Municipal de Prevenção a Violência, Mauro Moraes, nesta quarta-feira (26), em um encontro com Guardas Municipais de varias cidades do Estado. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo foi conversar com guardas municipais do entendimento da Policia Federal sobre a importância da formação legal das Guardas Municipais.
“Feira de Santana está de parabéns, já tem quase 200 homens da Guarda e nós estamos auxiliando Feira para que seja legalizado  o porte de armas para alguns desses membros da Guarda Municipal, também trazer  nossa mensagem, de que a importância para nós da formação dessa Guarda, do preparo do homem da Guarda Municipal”, revelou Rita.
O superintendente fez uma revelação surpreendente sobre o papal do guarda municipal na sociedade.
“O homem guarda municipal, é por muita vezes muito mais que o policial e o primeiro juiz da causa, por isso é que para nós a Guarda Municipal tem que está preparada, fazer com que o homem possa atuar em qualquer fato que ocorra na cidade, que seja criminoso ou do que seja da necessidade da população”, disse Lara.
Sobre o porte de armas:
“A Guarda Municipal representa o poder público e para segurança dela é que nós estamos concedendo o porte de armas,  nós queremos que esse guarda tenha o poder de uma ferramenta que lhe dá garantia para exercer sua atividade, é isso que queremos”, afirmou Drº José.
Em relação a função da Guarda ele lembra.
“A  guarda não é policia, o guarda não é um policial, nós já temos  a Policia Militar que é a policia ostensiva, a preocupação da Policia Federal em armar  algumas equipes da Guarda Municipal por exercício de suas atividades necessita dessa ferramenta que é a arma. Não é ideia da Policia Federal armar toda a Guarda, mas o guarda é a pessoa que está representado o Estado mais próximo do cidadão. É muito mais importante para a policia que esse guarda seja preparado psicologicamente para atuar  sem armas na conversa e no apoio ao cidadão”, aponta.
No evento compareceram Guardas de diversas cidades e inclusive de Pernambuco, marcaram presença, além da de Feira de Santana,  Utinga, Maragojipe, Lauro de Freitas, Santo Estevão, Irará, Santo Antonio de Jesus, Pindobaçu, Jequié, Pojuca, Tucano, Santa Barbara, Alagoinhas,  Serrinha, Campo Formoso, Pindobaçu, Teixeira de Freitas, Araci, São Gabriel, Amélia Rodrigues, São Gonçalo e Petrolina (Pernambuco).



Fonte: Rota da Informação

SUSPEITO DE ATIRAR EM GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE (MG) É PRESO E DIZ QUE “JOGARIA BOLA DE GUDE COM A CABEÇA DO OFICIAL”

O suspeito de ter atirado em guarda municipal e enfermeira na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Primeiro de Maio, na região norte de Belo Horizonte, foi preso.
Rafael Maciel Corrêa, de 26 anos, o "Sinistro", foi detido durante atendimento de ocorrência de roubo de veículo no final da noite dessa quarta-feira (26).
Corrêa foi denunciado por mulher flagrada em atitude suspeita perto de carro no bairro Jardim Vitória, na região nordeste da capital mineira. Ao ser questionada sobre a origem do veículo, a suspeita confessou que ele havia sido roubado no bairro Heliópolis, lado norte, e que era usado na prática de assaltos por ela, Corrêa e outros dois homens.
Por meio de informações da denunciante, o suspeito e os comparsas foram encontrados na rua Pedro Augusto Santiago com outro carro roubado.
O quarteto foi detido em flagrante e, ao ser questionado sobre a tentativa de homicídio na UPA, Corrêa negou, mas confessou que foi até à unidade de saúde no mesmo dia da dupla tentativa de homicídio para visitar o filha, que estava internado.

— Eu fui lá ver minha filha. Minha filha estava internada sô. Aí, o cara me deu um tiro quando eu estava entrando lá. Eu nem vi quem deu tiro não. Estão acusando eu.

Ele ainda afirmou que, se fosse ele quem tivesse atirado no oficial, teria o atingido no rosto e "jogado bolinha de gude com a cabeça da vítima".
Os detidos, que já tinham várias passagens pela polícia, foram encaminhados ao CIA-BH (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional), onde pareceram não importar com a prisão e até deram gargalhadas.


Fonte: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/02/suspeito-de-atirar-em-guarda-de-upa-e.html

GUARDA MUNICIPAL DE LICINIO DE ALMEIDA (BA) RECUPERA MOTO EM RIBANCEIRA DA SERRA DO ESPINHAÇO

Na manhã do dia 26 de fevereiro a Guarda Municipal de Licinio de Almeida atendendo a solicitação do delegado de policia Dr. Marcos Pichimell, onde chegou a informação que na Serra do Espinhaço algumas pessoas que ali trafegavam avistaram uma motocicleta jogada em uma ribanceira, possivelmente fruto de roubo, uma vez que a mesma estavam sem rodas, escapamento, placa e sem nenhuma numeração que pudesse identificar a mesma. Quando a guarnição da guarda municipal chegou ao local foram informados que desde segunda-feira, dia 24, a referida motocicleta se encontrava lá. Devido a dificuldade do terreno acidentado foi necessário utilizar a técnica de rapel para retirar a motocicleta.
A Guarda Municipal agradece o apoio prestado pela Best Intermodal e a Eco Tur Turismo de Licinio de Almeida na qual ajudaram a poder resgatar esta moto que estava na ribanceira com seus equipamentos e pessoal.



Fonte: Guarda Municipal de Licinio de Almeida/BA

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) DÁ DICA SOBRE O PERÍODO DE CARNAVAL QUE EXIGE CUIDADOS CONTRA ARROMBAMENTOS

É comum no período dos feriados acontecerem alguns registros de arrombamento às residências. Os bandidos aproveitam os descuidos dos moradores e cometem o delito. Para dar mais tranqüilidade àqueles que querem viajar e vão deixar a casa sozinha, vale lembrar algumas precauções.
De acordo com a Guarda Municipal, ocorrências como essas acontecem quando as residências estão em lugares ermos. “Às vezes a falta de cuidados básicos contribui para o aumento de furtos a residências. O alarme é um sistema bastante eficaz”, revela.
Deixar a luz acesa ou apagada quando se sai de casa é outro fator que contribui para os furtos a residências. “A questão da iluminação facilita a percepção do bandido, porque ele passa várias vezes na frente da casa e percebe que não tem ninguém se a luz ficar sempre acesa ou apagada”.
A maior recomendação é sempre deixar alguém na residência enquanto o morador estiver fora de casa. 
Vale ressaltar que é importante não dar informações a ninguém sobre viagens e o período de ausência principalmente em redes sociais. Os vizinhos também podem elaborar um esquema especial de segurança que pode contribuir para dificultar a ação de bandidos. 
Entre os cuidados básicos estão: deixar as chaves com parente ou amigo, de preferência que não more no local; fechar registros de água e gás e desligar o quadro geral de luz. Também não se esqueça de trancar portas e janelas e suspender a entrega de jornais e revistas.


Fonte: Tocooliver

ÁUDIO MOSTRA DESESPERO DE COLEGAS DA GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE (MG) BALEADO EM POSTO DE SAÚDE

O crime cometido contra o guarda municipal Leanderson Leonardo de Souza, de 32 anos, revelou momentos de tensão entre os colegas. O oficial foi baleado três vezes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Primeiro de Maio, região norte de Belo Horizonte.



Fonte: O Cão de Guarda Notícias

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE UAUÁ (BA) ATUA NA VISITA DO GOVERNADOR

A Guarda Municipal de Uauá, disponibilizou vinte (20) agentes do seu efetivo para contribuir com a segurança do evento destinado a receber o Governador do estado, que a oportunidade veio assinar a ordem de serviço do asfaltamento da BR 235, trecho Uauá/Pinhões. 
As Guarnições atuaram organizando o trânsito na cidade e controlando as movimentações no aeroporto da cidade, mesmo sendo tratada como uma categoria que deve apenas vigiar o patrimônio público a nossa corporação sempre que atua mostrando que pretende evoluir, firmando bases inovadoras no cenário da segurança pública, buscando sempre desenvolver um bom trabalho.



Fonte: Milton Rodrigues – Guarda Municipal de Uauá/BA

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GUARDAS MUNICIPAIS DE SANTANA (BA) ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os guardas municipais de Santana, na região Oeste da Bahia, entraram em greve nesta terça feira (25) por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Guardas e Vigilantes Municipais do Oeste Baiano (SINDGUARVIMOB), o movimento teve 100% de adesão. Atualmente, a cidade dispõe de 36 agentes.
De acordo com o presidente do sindicato, César Paiva, a categoria pede reparação salarial, periculosidade,  novo fardamento, equipamento de proteção individual, concurso para guarda municipal. "Há mais de 180 dias estamos tentando, sem sucesso, um diálogo com o prefeito de Santana. Então iniciaremos oficialmente amanhã a greve com 100% de adesão", afirmou.
Nesta terça, os cerca de 36 guardas se reúnem no pátio da Prefeitura em forma de protesto. "Os guardas ficaram perfilados para pressionar o prefeito. Amanhã (terça) eles vão fazer alguns atos públicos, com fechamento de vias, caso não haja avanço nas negociações com o prefeito", afirma Paiva.


Fonte: Bocão do Oeste

GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE (MG) E ENFERMEIRA DENTRO DE POSTO DE SAÚDE

Alguns dias atrás publicamos a matéria "Prefeitura gasta R$ 500 mil em armas, mas guardas de BH não podem usar" onde divulgamos que a prefeitura de Belo Horizonte havia gastado uma fortuna com armamento para os patrulheiros, mas essas armas estão estocadas sem usar.
Nessa mesma matéria um homem que o chamarei de "EMBUSTEIRO" disse o seguinte sobre o trabalho da Guarda Municipal: “Não é o trabalho de ficar prendendo criminosos, de ficar reprimindo o tráfico de drogas, por exemplo. Arma de fogo é adequada para alguém, para um profissional que está em embate direto com o crime, principalmente, com o crime violento”. 
E agora? Qual o melhor adjetivo para esse imbecil? Caro colegas, não se trata de uma revolta. Uma revolta teria pouco efeito nesse enorme circo. Esse país é uma piada.

Vejam o vídeo e entendam:



Fonte: http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/02/guarda-municipal-e-enfermeira-sao.html

EQUIPES DO CREAS E DA GUARDA MUNICIPAL DE ITABERABA (BA) REALIZAM MAPEAMENTO DE PONTOS INCIDÊNCIA VULNERÁVEL


A equipe do Centro de Referencia e Assistência Social – CREAS com apoio da Guarda Municipal de Itaberaba/BA, realizaram na noite da última quinta-feira, 23/02, um mapeamento dos pontos críticos de incidência de vulnerabilidades nas ruas da cidade. Essa ação buscou aponta as principais áreas problemáticas e que necessitam de intervenções imediatas para que possam estar sanando os problemas sociais de responsabilidade do CREAS.


 Fonte: CREAS – Itaberaba/BA

AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL DE PIRITIBA (BA) PASSAM POR CAPACITAÇÃO DE ARMAMENTO E TIRO

O grupamento de unidade móvel da Guarda Municipal de Piritiba/BA passou no último sábado, 22/02, pelo Curso Técnico de Capacitação em Armamento e Tiro, tendo como o instrutor credenciado e autorizado pela Polícia Federal, o GM Almir Santos Lima, que é Guarda Municipal de Jacobina. Durante o treinamento foram abordados vários tópicos tais como, Uso Progressivo da Força, Empunhadura e Manuseio Correto, Legislação Atual Sobre Uso de Armas de Fogo por Guardas Municipais, Porte Pessoal e Institucional, Papel da Administração Pública no Emprego de Armas Letais, Lei 10.826/03, entre outros.
É a Guarda Municipal de Piritiba se atualizando para poder levar o que há de melhor para poder servir bem a nossa comunidade.



Fonte: Guarda Municipal de Piritiba/BA

CENTRO DE ABASTECIMENTO DE NAZARÉ (BA) É ATACADO A TIROS E GUARDAS MUNICIPAIS TEMEM POR SUAS VIDAS

Centro de abastecimento de Nazaré/BA foi atacado com vários disparos de arma de fogo. Guarda Municipal e vigia tiveram que se abrigar para não serem atingidos.

Na noite quarta-feira, dia 19 de fevereiro de 2014, por volta das 22hs30min, o Guarda Municipal Reginaldo Santos da Silva juntamente com um vigia, que foi contratado por feirantes para ajudar na segurança, faziam a segurança de toda extensão do novo espaço do Centro de Abastecimento Municipal faziam ronda em um dos galpões, quando escutaram vários disparos de arma de fogo na direção do patrimônio, os mesmos contam que tiveram que se abrigar em um local seguro para protegerem suas vidas, pois não possuem nenhum tipo de armamento, bem como proteção de colete balístico. O Guarda Municipal e o vigia não sabem informar os autores dos disparos que atingiram as paredes do Centro de Abastecimento Municipal.
Os guardas municipais ficam apreensivos com esses ataques juntamente por não possuírem os equipamentos de proteção adequados que deverias ser fornecidos pela Prefeitura


 Fonte: GM Geremias - Guarda Municipal de Nazaré/BA

HOMEM ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA)

Foto: Guarda Municipal Sollia

 

Duas tentativas de homicídio foram registradas na tarde de sábado (22) em Feira de Santana. Uma delas ocorreu na feirinha da Cidade Nova, quando Edilson Santos Rodrigues, 36 anos, residente na Rua Aeroporto, bairro George Américo, foi atingido por um golpe de faca nas costas.

O suspeito da tentativa de homicídio, Adriano Araújo da Silva, 25 anos, conhecido como ‘Conga’, foi preso em flagrante por uma equipe da Guarda Municipal de Feira de Santana, sob o comando do encarregado da guarnição GM, Antônio Filho. Segundo informações da Guarda Municipal, ele é morador do conjunto Cordeirópolis.

A outra tentativa de homicídio ocorreu na Rua Andaraí, bairro Jardim Cruzeiro. José Paulo Marques, 59 anos, foi vítima de três tiros, que atingiram as costas. Segundo a ocorrência policial, os autores dos disparos foram dois homens em uma motocicleta. 

As vítimas foram socorridas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde permanecem internadas.



Fonte: Acorda Cidade

sábado, 22 de fevereiro de 2014

VÍDEO MOSTRA EXECUÇÃO DE GUARDA MUNICIPAL EM SOROCABA (SP)

Imagens mostram o momento em que o guarda recebeu vários tiros.
Dois suspeitos do crime foram presos nesta quinta-feira (20).

Imagens da câmera do circuito de segurança de um supermercado do Parque São Bento, em Sorocaba (SP), mostram o momento em que um guarda civil municipal, que morava no bairro, mas trabalhava em Porto Feliz (SP), foi executado por dois criminosos (veja vídeo ao lado).
O crime aconteceu na noite do dia 14 de janeiro, mas as imagens foram divulgadas somente nesta quinta-feira (20) pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG), quando dois suspeitos de terem cometido o crime também foram apresentados. Danilio Ferreira dos Santos, de 27 anos, estava parado em frente ao supermercado, falando ao telefone, quando dois homens chegaram em uma moto, desceram e começaram a efetuar os disparos contra ele.
O GCM tentou correr dos criminosos, mas, por ter recebido vários tiros, caiu no chão. Antes de fugir de moto, os criminosos ainda levaram a arma da vítima, que caiu longe do corpo. Danilio chegou a ser socorrido no local, porém não resistiu aos ferimentos e morreu.


Investigações

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) apresentou na manhã desta quinta-feira (20) dois suspeitos de executar o guarda civil municipal. De acordo com o delegado da DIG, José Urban Filho, o crime é uma execução. "Esses crimonosos estavam entendendo que qualquer elemento que fizesse parte de uma força de segurança e morasse naquele bairro, seria considerado um freio inibidor para a prática de outros crimes", explica.
Os suspeitos, ambos de 21 anos, estão presos e foram apresentados à imprensa na manhã desta quinta-feira. Outro, de 28 anos, que seria o mandante do crime, ainda está foragido.


Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

PREFEITURA DE PINDOBAÇU (BA) REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA IMPLANTAÇÃO DO ARMAMENTO DA GUARDA MUNICIPAL

Fotos: Ascom – Prefeitura Municipal de Pindobaçu/BA.

Nesta sexta-feira (21) aconteceu uma audiência pública na cidade de Pindobaçu, para discutir implantação do armamento da Guarda Municipal de Pindobaçu e região. O evento contou com a participação de prepostos da Guarda Civil de Pindobaçu, Jacobina, Juazeiro, Cipó, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Petrolina/PE, Feira de Santana, Salvador e outras cidades, além de autoridades policias, poder judiciário, vereadores, empresários e demais membros da sociedade civil. Na tarde de quinta-feira (20), o Prefeito de Pindobaçu, Marlos André, esteve reunido com prepostos da Guarda Municipal da cidade de Petrolina-PE, da Guarda de Pindobaçu, representante da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, Sindicados dos Servidores Públicos Municipais de Pindobaçu e Federação Baiana dos Servidores Públicos Municipais – FESPUMEB, onde ouviu todas as explicações sobre a possibilidade da implantação possa viabilizar o armamento do efetivo municipal.
De acordo com o gestor, a proposta passará por uma ampla avaliação, pois já houveram casos de que Guardas Municipais foram atacados, sendo um deles recebendo uma facada na região abdominal e outro um golpe de foice em sua mão por meliantes, e a possibilidade do armamento traria mais segurança aos agentes da Guarda Municipal em suas ações, assim como para os cidadãos, sem falar que o distrito de Serra da Carnaiba, onde existe a presença de um grande número de mineradores que atuam na região, e vem apresentando um aumento preocupante no número de casos de violência local, na qual também justificaria uma tentativa de buscar a regularização deste projeto junto à polícia federal, que só é permitido para cidades acima de 50 mil habitantes. Disse ainda, que não medirá esforços para melhorar a segurança do município de Pindobaçu, uma vez que em tão pouco tempo, houve um grande avanço quando conseguiu junto ao governo estadual, uma viatura para a Polícia Militar, outra para Polícia Civil e uma para a Guarda municipal.
Além de equipar as guarnições, o gestor informou que vem lutando para melhorar o efetivo da Guarda Municipal, uma vez que Pindobaçu conta com vários distritos que precisa de uma maior segurança.








Por Alan Braga


Fonte: FEBAGUAM

FEBAGUAM DENÚNCIA DESCASO E ABANDONO DA GUARDA MUNICIPAL DE GAVIÃO (BA)

Sede da Guarda Municipal de Gavião/BA, fechada e abandonada.

A Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, esteve presente no município de Gavião no dia 18 de fevereiro para averiguar denuncias feita a entidade pelos guardas municipais. No local foram averiguadas diversas situações de descaso e assédio moral com o trabalhador e agente da Guarda Municipal como cálculos incorretos do adicional noturno, falta de recebimento do adicional de periculosidade, recebendo apenas um salário mínimo, haja vista que o agente da Guarda Municipal arisca a sua vida para proteção de toda a atividade pública municipal, assim como também na atuação de prevenção a violência em todo o município. Os mesmos também não possuem viaturas, nem sequer equipamentos de proteção individual como tonfas, algemas, spray de pimenta, armas de choque, nada, nem sequer um fardamento adequado, pois tem agentes que precisam comprar seu fardamento para se manter de uma forma apresentável. Na cidade também pudemos ver a sede da Guarda Municipal, localizada na Praça da Matriz, que se encontra fechada, sem uso, abandonada, que esta sem condições de uso por falta de manutenção do pequeno prédio, onde nem sequer os ratos querem ficar no local.
Engraçado que as gestões municipais alegam falta de verbas para se investir nas GCM´s, porém a uma tremenda falta de esforço para se fazer projetos para a serem encaminhados para a Secretaria nacional de Segurança Pública – SENASP, órgão federal do Ministério da Justiça, que somente no ano de 2013 disponibilizou para os municípios mais de 21 milhões de reais para que os municípios enviassem projetos para se investir e fortalecer as ações das Guardas Municipais na prevenção e diminuição dos índices de violência, onde na Bahia apenas 11 municípios encaminharam algum projeto, e em Gavião a gestão municipal desconhece totalmente estes recursos federais existentes, enquanto isso os guardas municipais são largados a própria sorte em Gavião.


Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE ITABERABA (BA) MOSTRA PROFISSIONALISMO DURANTE MANIFESTAÇÃO QUE TENTOU INVADIR PRÉDIO DA PREFEITURA

Guarda Municipal controla manifestação popular e mantém profissionalismo durante todo o protesto evitando agressões e depredação do patrimônio público.

Durante uma manifestação realizada por professores e alunos, ocorrida no dia 19 de fevereiro de 2014, no município de Itaberaba/BA, onde populares tentaram invadir o prédio da prefeitura, chegando a ocupar o estacionamento, agentes da Guarda Municipal de Itaberaba agiram de forma rápida e profissional isolando a área e controlando a manifestação, na qual populares protestavam contra a municipalização do Colégio Estadual João XXIII. A Guarda Municipal foi acionada para a manutenção da ordem em defesa do prédio da prefeitura para evitar a depredação do patrimônio público, e para evitar maiores problemas diante da manifestação popular, mostrando profissionalismo durante toda asua ação, fazendo o isolamento da área evitando a invasão e tumulto dentro do prédio da Prefeitura Municipal de Itaberaba/BA.


Texto por Alan Braga


Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) DETÉM HOMEM ACUSADO DE FURTO NO MERCADO MUNICIPAL

Guarda Civil Municipal de Serrinha apresenta na manhã desta sexta-feira (21/02) um homem de vulgo "Malhado" por ter praticado furto em uma barraca do interior do Mercado Municipal.
Rubenilton Sena da Silva, furtou um ventilador e uma extensão de energia da barraca da Sra. Joana, quando percebeu que fora furtada Dona Joana comunicou os Guardas Municipais, que saíram a procura do indivíduo encontrando-o no interior do Centro de Abastecimento já sem os produtos do furto. Quando interrogado "Malhado" confessou a autoria do furto e que já havia vendido os objetos.

Rubenilton Sena da Silva, vulgo "Malhado", detido pela GCM


Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

GUARDAS MUNICIPAIS DE MARAGOJIPE (BA) PODERÃO SUSPENDER SUAS ATIVIDADES DURANTE O CARNAVAL 2014

Aconteceu ontem (21), na sede da AGMEM (Associação dos Guardas Municipais e Escolares de Maragojipe) ás 19h00minhs uma Reunião com caráter de Urgência para discutir deliberações sobre o futuro da categoria, se fizeram presentes o Sr. Edmario Ferreira Presidente do SIFUPREMA (Sindicato dos Servidores Públicos da Prefeitura de Maragojipe) e o Sr. Nelson Querino Presidente da FEBAGUAM (Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais), o motivo dos descontentamentos dos Guardas Municipais de Maragojipe se dar por conta da falta de compromisso da Gestão com a Guarda Municipal, há mais de dois anos que a AGMEM e SIFUPREM vem discutindo a implantação do Estatuto da Guarda Municipal e o pagamento dos 30% da Gratificação de Periculosidade mais sem obter êxito, cansados de tantas protelações, ficou deliberado que no Grito de Carnaval a Guarda Municipal e Escolar irá desenvolver suas atividades "aquarteladas" (ficarão dentro da base da Guarda), não irão realizar o patrulhamento no trajeto da festa, na segunda feira o SIFUPREMA e AGMEM vão encaminhar documentação para o Ministério Publico informando da possibilidade de uma paralização de Advertência e Greve por tempo indeterminado.
Com um tom de indignação e insatisfação os Guardas Municipais desabafaram e vai para as ruas protestar contra o descaso e falta de compromisso com os Guarda Municipais, que deram seu grito de alerta, vale salientar que os servidores estão lutando para trabalhar de forma legal e receber o que lhe é de direto.


Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Maragojipe/BA

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) GARANTE SEGURANÇA EM JOGOS DO CAMPEONATO BAIANO

A Guarda Municipal de Teixeira de Freitas esteve na ultima quarta feira (19) contribuindo com a segurança no estádio Roberto Pereira (Robertão), onde aconteceu mais uma rodada do campeonato Baiano de Futebol, valido pela 12° rodada do Baianão.
O jogo era entre o time da casa, Serrano, que ocupa a terceira colocação do grupo 3, e o Jacuipense, quarto colocado do grupo 2, que consideravelmente levou muitos munícipes  ao estádio. 
Infelizmente o resultado não foi bem o que esperava a comunidade Teixeirense, pois os visitantes ganharam de virada por três a dois, porem o clima foi de calmaria, onde todos puderam se divertir em família com tranquilidade e segurança.
Desde a reforma do estádio de futebol Robertão, a Guarda Municipal esteve presente nos principais jogos do município, juntamente com a policia militar, tendo destaque na partida entre Vitória e Serrano, onde apesar de ter sido uma belíssima partida, mais uma vez, não levaram a melhor.



Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

GUARDA MUNICIPAL DE LICINIO DE ALMEIDA (BA) É ELOGIADA NO LEGISLATIVO MUNICIPAL PELAS SUAS ATUAÇÕES NA SOCIEDADE

Na primeira sessão do Legislativo Municipal, que aconteceu no dia 14 de fevereiro, na Câmara Municipal de Licinio de Almeida, o vereador Carlos André Alves de Souza (PT), presidente do legislativo, agradeceu a Guarda Municipal de Licinio de Almeida pelos serviços prestados ao nosso município, ele também parabeniza ao dizer que por onde ele anda ouve falar muito bem da Guarda Municipal e que na região é uma das mais organizadas e que busca sempre fazer um trabalho social buscando levar sempre a tranqüilidade e segurança a população liciniensse, tendo a frente o seu comandante Marivaldo Rosa.
O vereador Jackson Ribeiro (DEM) também agradeceu a Guarda Municipal pelo apoio que vem dando ao povoado de Jurema, sempre realizando rondas no intuito de manter a ordem uma vez que o povoado fica a 30 km da sede do município e precisa do apoio das forças de segurança.
A Guarda Municipal esta 24 horas a serviço da população, para qualquer eventualidade, atuando para juntamente com as demais forças de segurança para que a sociedade possa se sentir mais segura.


Fonte: Guarda Municipal de Licinio de Almeida/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) ATUARÁ DESARMADA DENTRO DO CIRCUITO DO CARNAVAL

Durante o Carnaval deste ano, os agentes da Guarda Municipal de Salvador não atuarão com armas de fogo nos circuitos da festa. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial do Município. Os profissionais foram autorizados para andar armada nas ruas da cidade desde o dia três de fevereiro. 
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Salvador, a medida foi tomada por haver uma grande concentração de pessoas nas ruas durante a festa. Serão mantidos os seguintes equipamentos: tonfa, algema e arma de baixa letalidade (de choque), já utilizados pelos agentes em anos anteriores.
A assessoria informou também os guardas trabalharão durante a festa em diversas frentes, auxiliando no ordenamento do comércio de rua à segurança na entrada e saída dos blocos, arquibancadas e camarotes municipais, além da preservação da integridade física dos servidores, na defesa dos cidadãos e do patrimônio público.


Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/guarda-municipal-atuara-desarmada-durante-carnaval/?cHash=6528d7fb0cabfa318d6a71b002f42178

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO (BA) FLAGRA ALUNO COM ARMA DE FOGO DENTRO DE ESCOLA

E. A., 13 anos, residente na Rua Nossa Senhora das Dores, foi apreendido depois de ser flagrado com uma arma dentro da escola municipal Georgina Alves da Silva, na manhã desta quarta-feira (19), no BTN 3.
O garoto é aluno da escola e a arma, uma espingarda de fabricação caseira estava dentro da mochila do estudante.
A diretora da unidade de ensino, notou que o aluno estava com um comportamento estranho. Desconfiada, ela resolveu verificar o que havia dentro da sua mochila. Enquanto abriam a bolsa, o menor saiu correndo da escola, mas uma guarnição da Guarda Municipal estava nas proximidades do local e acabou segurando o garoto.
A arma foi apreendida e o menor foi encaminhado para a Delegacia de Polícia para serem tomadas as providências cabíveis.


Fonte: Chico Sabe Tudo

BANDIDO EXISTE EM TODO LUGAR

Os últimos fatos ocorridos na cidade de Luís Eduardo Magalhães, que culminaram com a prisão do homicida e bandido conhecido por “Zoim”, nos deixaram bastantes orgulhos, sensação similar, tenho certeza que teve a grande maioria dos guardas municipais de nossa querida Cidade, formada por homens e mulheres de bem, heróis brasileiros que labutam  cotidianamente no anonimato, percebendo, muitas vezes, salários pífios. Sabemos, no entanto, que no seio das corporações, existem aqueles que não honram suas fardas, e que devem responder com os rigores da lei. Mas será que é só na guarda que existem bandidos? A nação assiste todos os dias, nas mais diversas mídias, o quanto a corrupção está impregnada em suas instituições. Basta ver o que acontece nos corredores do Congresso Nacional, local onde existe a maior concentração de corruptos por metro quadro neste país. Basta ver o que vem ocorrendo na Presidência da República, onde a Senhora Presidenta teve que afastar alguns de seus “colaboradores”, que exerciam cargos de Ministros, pela prática de um rol de atitudes que nos deixam enojados, isso sem falar no fanfarrão do LUPI.  E os que são flagrados em desvios de conduta no Poder Judiciário e no Ministério Público? Basta ouvir os relatos da Corregedora do CNJ, Ministra Eliana Calmon. Não podemos esquecer os atos indignos praticados por membros das mais diversas Igrejas, seja ela a Católica, sejam as Evangélicas. Será que não existem bandidos no seio dos empresários, dos comerciantes, dos profissionais da saúde, dos auditores fiscais, e em outras classes? E na política de Caruaru, diante dos últimos acontecimentos, será que só existem anjos e santos nos seus mais diversos escalões, merecendo até a visita de Bento VI para uma cerimônia de canonização coletiva? E na imprensa, principalmente na grande mídia, será que todos são de fato puritanos como se apresentam nas telas de TV em nossas casas? E na briga da GLOBO com a RECORD, será que só uma delas é a fonte de tudo quanto é puro?
Meus amigos vivemos no país aonde a corrupção vem da colônia. Infelizmente, está presente em todos os buracos e recantos. A coisa é muito grave, é endêmica. Basta ver quem dita às regras no Brasil: JOSÉ SARNEY, COLLOR DE MELO, JOSÉ DIRCEU, RENAN CALHEIROS, ANTÔNIOPALLOCI, DELÚBIO SOARES, entre outros, todos da mesma laia de bandidos do PCC. A única diferença são os ternos e gravatas. 
Mas, diante de tão grande abismo, acredito que nem tudo está perdido, até porque não estamos aqui para dizer que a coisa seja generalizada, e jamais acreditaremos nessa tese. Em todas as instituições existe a banda podre e a banda boa. Precisamos parar de achar que todo Juiz é ladrão, todo padre é pedófilo, todo pastor é tarado e todo guarda é bandido. Exemplos de boas práticas são dados todos os dias, pelos mais diversos profissionais, dos variados segmentos. Pena que isso nunca é visto, principalmente pela grande mídia, hipócrita, que aposta no quanto pior melhor. Esta aí o exemplo de como se deu a prisão do “NEM”.  Parabéns aos meus companheiros de farda da PM do Rio. Compartilho e me emocionei com o desabafo de vocês.
Exorto aos homens e mulheres de bem de nossa amada pátria a continuarem lutando e acreditando na mudança deste chão verde e amarelo, para que ele crie vergonha, e que seu povo tome consciência do poder que detém nas mãos.

Por João Batista, GM/LEM, cidadão brasileiro, residente na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, e mais do que nunca orgulhoso de ser um Guarda Municipal Luíseduardense.

Fonte: Bocão do Oeste