PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SENADO APROVA BOLSA-FORMAÇÃO PARA AGENTES DE TRÂNSITO E GUARDAS MUNICIPAIS

O Plenário do Senado aprovou nesta terça (2/09) a inclusão dos agentes de trânsito e dosguardas civis municipais como beneficiários do projeto Bolsa-Formação. A medida está prevista no Projeto de Lei da Câmara 92/2013, que agora segue para sanção presidencial.
O Bolsa-Formação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem a finalidade de qualificação profissional dos profissionais de segurança pública e justiça criminal. O público alvo são os policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários, agentes carcerários e peritos eguardas municipais.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que incluir os agentes de trânsito e os guardas civis municipais como beneficiários do programa representa melhoria à segurança pública. Para ele, esses agentes também lidam com situação de bastante estresse, como sequestros-relâmpago, portes ilegais de armas de fogo e veículos roubados.

- Essa é, portanto, uma lei meritória, pois contribui para o aperfeiçoamento técnico dos que zelam diligentemente pela segurança pública - declarou Renan.

O Bolsa-Formação é pago a profissionais da segurança pública que nos últimos cinco anos não foram responsabilizados ou condenados pela prática de infração administrativa grave. A contrapartida da bolsa, a ser dada pelo ente federativo onde atuam os agentes, deve vir de ações como investimentos em polícia comunitária, garantia do pagamento de um piso mensal aos agentes, comprometimento com as diretrizes do Pronasci, entre outras.

Fonte: Agência Senado

3 Comentários:

Unknown disse...

Na pratica o que que muda? Não será obrigatório o município fazer convenio junto ao Pronasci? Pois na minha cidade não somos contemplados com o bolsa formação porque o município não tem convenio com o Pronasci.

FEBAGUAM disse...

Calma Manuela, ainda vai se sancionado este projeto de lei. Além disso a vários anos a bolsa formação esta suspensa e ninguém esta recebendo. Agora após a sanção presidencial vai ser criado novos critérios para que possamos ter o direito de receber este valor, vamos aguardar primeiro para ver quais serão todos os critérios para o guarda municipal possa ter a possibilidade de receber a bolsa formação.

APRENDENDO GOTA A GOTA disse...

O guarda municipal tem um papel de suma importância na segurança pública, esses heróis tem q ter tratamento isonômico.