PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Especialistas discutem segurança em Salvador


Por ASCOM SUSPREV – 20-09-11
      Hoje (20) e amanhã (21), no Hotel Fiesta, profissionais da área de segurança participam do Seminário sobre Políticas e Estratégias de Enfrentamento ao Crime Organizado: Saberes e Práticas. O evento é uma realização conjunta do Programa de Estudos, Pesquisa e Formação em Políticas e Gestão de Segurança Pública – PROGESP/Escola de Administração da UFBA e alunos do IV Curso de Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública da Rede Nacional de Altos Estudos de Segurança Pública – RENAESP. A proposta é aprofundar a análise sobre a violência, discutindo políticas e estratégias de enfrentamento do crime organizado, no âmbito internacional, nacional e estadual, focando saberes e práticas com olhares múltiplos.

     Dentre os convidados para compor a mesa estão: Hélio Jorge, delegado chefe da Polícia Civil; Josefison Silva – Escola de Magistrados da Bahia; Fabiano Coppieters, assessor chefe da Guarda Municipal do Salvador; Fred Pitta Lima, Juiz de Direito; Fabiola Meneses - Defensoria Pública; Leonardo Rodrigues – Polícia Federal; Silvia Maria Pitanga – ACADEPOL; Iracema de Jesus – Corregedora da Polícia Civil; além da coordenadora do seminário, Profª. Drª Ivone Costa -PROGESP/Escola de Administração da UFBA, que ressaltou a preocupação com o aumento da violência. “Na cultura da violência, o erro é pago com a vida”.

    A estudante Virginia Garcez, que desenvolve trabalhos em educação e cultura da paz, faz especialização na UFBA em Segurança, Cidadania e Direitos Humanos. Atenta aos altos índices de violência, ela afirma que “temos que mudar o nosso comportamento de cultura de guerra pela cultura da paz, através do resgate dos grandes valores humanos como amor e compaixão”. De acordo com especialistas, cinco métodos se destacam para resolver a violência com a cultura da paz: viver em paz; resgatar grandes valores da humanidade; mediar conflitos e resolução de problemas, praticar a comunicação não violenta e terapia comunitária.

    Estudantes da Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública, os Guardas Municipais Ademir Vilas Boas, Luciene Tavares, Benedito Neto e André Valadares tiveram atuação destacável no processo de aprendizado. “Através dos conhecimentos adquiridos em sala de aula podemos reunir os Guardas e discutir a violência e encontrar maneiras de combate. Podemos também discutir o assunto com grupos sociais e comunidades sempre com a certeza de diminuir os casos de violência”, afirmou Benedito Neto.