Os primeiros anos
de vida de uma pessoa são decisivos para a gênese de sua futura
personalidade. Essa formação se dá ao nascimento, período que a partir da
relação da criança com os pais, pessoas próximas, objetos e meio ambiente, são
delineadas as principais características psíquicas.
Estudos vão
confirmar que estas relações devem suprir todas as necessidades físicas e
psicológicas da criança, onde a não satisfação das mesmas, podem causar sérios
prejuízos à formação da personalidade. Daí a importância de algumas
instituições comprometidas com a construção de uma sociedade mais pacífica,
executar como meio de prevenir um desgaste nos valores morais e éticos,
atividades de aconselhamento para o corpo infantil.
Guiados por essa
estimativa, a Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, através do projeto O
GUARDA VAI À ESCOLA, executado pelo seu Grupo de Cultura e Prevenção, tem
levado às crianças matriculadas em escolas e creches do município,
apresentações lúdicas com aconselhamentos acerca do relacionamento com o meio
em que se vive.
Com quase três
anos de criado, o Grupo é formado atualmente pelos GM's Jorge Freitas, Gildo
Amando e Josinaldo Cruz, e é parte das atribuições da Guarda Municipal de
Teixeira de Freitas, com o intuito em estreitar a relação dos agentes de
segurança com a comunidade e formar uma consciência de paz, cooperativista e
social, por ser uma realidade a carência destes valores, outrora aplicada no
seio da família.
"Sabemos que
o caos social vivenciado em nosso tempo, dentre outros fatores, é nada mais que
o resultado de uma falta de compromisso da família enquanto formadores da
sociedade, que vem aos poucos se isentando em resolver certos conflitos de
convivência, atribuindo essa tarefa para os educadores escolares. É
da família a responsabilidade de fornecer valores Éticos e Morais para que os
mesmos sejam transmitidos nos ambientes em que estejam inserido, seja na
escola, roda de amigos, trabalhos, etc." - Disse o Guarda Municipal
Josinaldo Cruz, colaborador pedagógico do GCP e conclui: “Estamos tentando,
junto com o corpo docente, passar para essas crianças a importância desses
valores, principalmente no momento em que elas sentem a necessidade de
experimenta-los, para que se sintam capazes de reproduzi-los no futuro”.
Neste ano a
proposta é incluir a essas atividades os temas já trabalhados nos ambientes
escolares, denominados TEMAS TRANSVERSAIS, atrelados com a realidade de cada
comunidade.
0 Comentários:
Postar um comentário