PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 30 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) EVITA ASSALTO, LINCHAMENTO E PRENDE ACUSADO


Guarda Municipal de Aracaju (G.M.A.), através da ronda 02, prendeu na noite desta segunda-feira, 29, Gilmar Nascimento Santos acusado de tentar assaltar uma empresa na Avenida Barão de Maruim.
Os Guardas faziam ronda próximo a  Escola Municipal Jaime Araújo, situada provisoriamente na AV. Barão de Maruim, quando foram alertados por uma estudante que disse haver algo estranho acontecendo na Maracar consórcios da Avenida Barão de Maruim, os GMs se deslocaram até o local e lá flagraram Gilmar espancando um idoso que é vendedor da empresa. Ao avistar os Guardas Gilmar tentou escapar pelo buraco do ar-condicionado, na tentativa de fuga ele caiu de uma altura considerável e teve vários ferimentos. 
Populares ao ver a situação do funcionário todo ensanguentado começaram a bater no acusado, fato que só não foi agravado devido a ação rápida dos Guardas Municipais que retiraram rapidamente Gilmar do local. A vítima e o ladão foram conduzidos pelo SAMU para a urgência médica, para logo então Gilmar ser conduzido para a delegacia plantonista onde foi autuado em flagrante pelos crimes praticados.

Fonte: Coisas de Socorro

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) RECEBE NOVOS MATERIAIS DE TRABALHO



A Guarda Municipal de Jitaúna foi contemplada na tarde de hoje (29), com fardas, coturnos, sinto de guarnição, tonfa, porta tonfa, gorro, tease, spray de pimenta, algemas e uma viatura, e em breve duas motos e um alojamento que já está sendo reformando. A GM vem evoluindo a cada dia, além dos acessórios cursos e treinamentos vem sendo tomado.



Fontes Tocooliver e Guarda Municipal 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) FLAGRAM PRATICA DE MOTOCROSS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL



Em ronda de rotina no Parque das Dunas, guardas municipais flagraram motociclistas praticando motocross dentro do Parque das Dunas, se caracterizando em um crime ambiental, pois o parque é uma APA (Área de Preservação Ambiental). Os motociclistas form advertidos e encaminhados até a sede do Parque das Dunas para conhecer mais sobre o local e passarem por uma aula de educação ambiental com os GM´s Nogueira e Do Carmo. Os mesmos relataram que não sabiam que a área se tratava de uma APA. Após a aula de educação ambiental os motociclistas se tornaram parceiros do Parque das Dunas e se dispuseram a orientar outros colegas a respeito do local.
Veja o vídeo da ocorrência no link: http://www.facebook.com/photo.php?v=527687530610919

Fonte: GM Do Carmo – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) RECUPERA MOTOCICLETA ABANDONADA NA BA 263



Na manhã desta segunda-feira (29/04), a guarnição da Guarda Municipal de Itapetinga, composta pelos GM´s Marcelo, João Henrique e Acácio, foi acionada por um motorista da Viação Itapetinga, dando conta que ao passar pela Rodovia Itororó/Itapetinga, BA – 263, nas proximidades da tão conhecida “Ladeira da Peroba”,  avistou um individuo abandonando no local uma motocicleta e adentrou o matagal com um capacete na mão.
Os GM´s se deslocaram com intuito de localizar o veículo e averiguar o que havia ocorrido em Itapetinga/BA, estava com a chave ma ignição e com o tanque abastecido.
A motocicleta foi removida e apresentada pela GCM no plantão do Complexo Policial de Itapetinga. O proprietário pode procurar a Delegacia munido de documento do veículo para recebê-lo. A Polícia Civil vai esclarecer os fatos depois de ouvir a suposta vítima.

Fonte: Itapetinga Na Mídia.com 

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) DETÉM MENOR QUE ATIROU EM PROFESSOR COM DROGAS


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) através da ronda operacional 03, apreendeu neste sábado, 27, dois menores portando maconha na Orlinha do Bairro Industrial na capital sergipana, os Guardas faziam ronda na localidade quando se depararam com os dois jovens em atitude suspeita, ao fazer a abordagem e após a verificação foi encontrado com os mesmos uma quantidade de maconha. Diante dos fatos os GMs resolveram conduzir os rapazes para a delegacia plantonista para que as providências fossem tomadas.
Ao chegar na DEPLAN após checar os dados doS dois envolvidos, foi constatado que um dos acusados, o menor de idade de iniciais C.A. foi o autor do disparo que vitimou o professor do colégio Augusto Ferraz, informação que foi confirmada pelo próprio C.A..

Por Robson Bispo
Fonte: http://www.coisasdesocorro.net

GUARDAS MUNICIPAIS SOFREM ACIDENTE NO ENTROCAMENTO DA BR 116 E BR 242


GM Alan Braga (à esquerda) e GM Samuel Rodrigues (à direita)

No último sábado, dia 27/04, os GM´s Alan Braga e Samuel Rodrigues, da Guarda Municipal de Salvador, instrutores da FEBAGUAM, sofreram um grave acidente no entroncamento das BR 116 e BR 242, ao estarem retornando do curso de capacitação realizado para a Guarda Municipal de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. Os guardas municipais estavam em um corsa hatch, dirigido por Samuel Rodrigues, que estavam retornando a noite, não chovia no momento, porém ao entrar em uma curva, um homem em uma bicicleta estava na faixa onde o carro seguia, e ao desviar do mesmo o carro deslizou na pista, dando uma volta de 360º, batendo em um meio fio e descendo um declive de quase um metro onde chegou a capotar duas vezes.
Apesar de o veículo ter ficado bastante danificado, os dois GM´s nada tiveram, sendo resgatados pelos guardas municipais de Itaberaba no posto da Polícia Rodoviária Federal do município de Milagres, e voltando de ônibus para Salvador.

Fonte: Alan Braga – Secretário do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM

3º ENCONTRO DE GUARDAS MUNICIPAIS, ASSOCIAÇÕES DE GCM´S E LIDERANÇAS




A FEBAGUAM juntamente com a Associação dos Guardas Municipais de Feira de Santana, promoverá no dia 17 de maio o 3º ENCONTRO DE GUARDAS MUNICIPAIS, ASSOCIAÇÕES DE GCM´S E LIDERANÇAS DO ESTADO DA BAHIA, que será realizado no auditório da SEPREV, no período das 8:30 às 16hs, na cidade de Feira de Santana.
Oportuno lembrar que pode estar presentes todos os comandantes de Guardas Municipais de carreira, representantes de associações de guardas municipais e também todos os guardas da Bahia que possam representar seus municípios. Este encontro também contará com a Fundação ADM da Universidade Federal da Bahia/UFBA e também com o  Sr. Mauro de Oliveira Moraes, atual secretário da Seprev.

Local:
Auditório da SEPREV
Rua Castro Alves, 1038 – Centro – Feira de Santana/BA
Telefones para contato:
(75) 3233-0416 - SEPREV
(75) 9135-5652 – GCM Jucemir Araújo

Fonte: Alan Braga – Secretário do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) PARTICIPA DE CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS E COMBATE A INCÊNDIO



Visando a melhoria dos serviços prestados a população do município de Jitaúna, a Guarda Municipal, participou do curso de primeiros socorros e combate a incêndios.
Esta qualificação profissional ajuda a valorizar os integrantes desta corporação deixando aptos a atender melhor a sociedade, podendo agir melhor em situações de incêndios em locais residenciais, nas matas e também podendo socorrer as pessoas da melhor forma possível até a chegada de uma unidade especializada de saúde, estabilizando e preservando a vida.
O curso foi promovido pelo Sargento Del Giudice do Corpo de Bombeiros, realizado no último sábado, dia 27/04, na cidade de Jitaúna.


Fotos: GM Elenilson – Guarda Municipal de Jitaúna/BA
Texto por Alan Braga

GUARDA MUNICIPAL DE ITABERABA (BA) RECEBE CURSO DE CAPACITAÇÃO


       A Guarda Municipal de Itaberaba, a 276 km de Salvador, recebeu durante os dias 22 a 30 de abril a capacitação de aperfeiçoamento, promovido pela FEBAGUAM. Participaram do curso 56 guardas municipais e 6 agentes de trânsito, onde receberam aulas sobre legislação e atuação da guarda municipal; relações humanas; polícia comunitária; procedimentos operacionais; ordem unida; educação física; defesa pessoal; abordagem, imobilização e condução; equipamentos de baixa letalidade; grupos vulneráveis.
Participaram desta capacitação, os instrutores GM´s Alan Braga e Samuel Rodrigues, da GM de Salvador e o GM Nelson Querino, da Guarda Municipal de Maragojipe. Os alunos integrantes da Guarda Municipal de Itaberaba que participaram do curso tiveram grande desempenho, participando e interagindo bastante em todas as aulas com os instrutores que realizam esta formação.
A gestão municipal pretende organizar e valorizar a GM de Itaberaba e o começo disso foi este curso de capacitação, sendo previsto também a aquisição de fardamento para todos os integrantes, assim como EPI´s, viaturas, desenvolvimento de projetos educacionais e aplicação operacional na GM nas ruas da cidade par promover a ordem pública e a proteção preventiva da população local.

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE PINDOBAÇU (BA) DETÉM MULHER ACUSADA DE AGREDIR SECRETÁRIA DE COLÉGIO ESTADUAL



A viatura da Guarda Municipal de Pindobaçu, foi solicitada para comparecer no colégio estadual por volta das 14hs30min da sexta-feira, dia 26/04. Chegando ao local solicitado a Guarda Municipal se deparou com a acusada, Sra. Elia Martins, que já se encontrava imobilizada pelas pessoas que estavam no local, a mesma esta sendo acusada de entrar no estabelecimento de ensino para agredir a Sra. Solange, a secretária do colégio estadual. Fazendo todos os procedimentos legais, os GCM´s Barbosa e Sena, foi constatado que a acusada se encontrava com um estilete e uma faca, sendo detida e conduzida a delegacia para os demais procedimentos judiciais.

Fonte: Cristiano Barbosa – Guarda Civil Municipal de Pindobaçu/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA): PREFEITURA PROMOVE A CAPACITAÇÃO PARA GCM


“Precisamos ter segurança para oferecer segurança à comunidade”é a justificativa do guarda civil municipal Jairo Nunes para ainclusão do treinamento especializado em “Armas e Tiros” na formação da corporação. Jairo é um dos 19 homens do efetivo da Guarda Civil Municipal de Itabuna que participou de um curso de 476 horas, em Lauro de Freitas, dos dias 7 a 13 deste mês, com o objetivo de legalização do porte de arma da guarda municipal,liberado pela Lei 10.826, de 2003.
As aulas foram ministradas por 12 professores do Centro de Formação de Segurança e Vigilância autorizadas pelo Ministério da Justiça e organizadas em parceria com a Guarda Municipal de Salvador, Polícia Federal e Academia de Polícia Civil da Bahia. Os guardas aprenderam a manusear armamentos, receberam orientações de primeiros socorros, abordagem correta e ação e reação.
A formatura da primeira turma está prevista para o mês de maio, pois há a necessidade de organização da documentação para encaminhar a Polícia Federal, que liberará o Certificado de Registro de Arma de Fogo – CRAF para portar pistola 380, revólver calibre 38 e espingarda calibre 12, isso deve acontecer em até 30 dias. Mais 200guardas do efetivo devem fazer o curso ainda este ano, segundo a secretária de Administração Mariana Alcântara.Os professores serão contratados para vir a Itabuna oferecer o treinamento e garantir que todos possam ser capacitados.
O GCM Valdir Francisco, que também participou do curso, elogiou o prefeito Claudevane Leite que deu um passo importante apoiando com investimento total do Município a segurança pública. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Roberto Góes, o uso das armas é para patrulhamento preventivo e segurança dos própriosguardas. “O combate e a repressão ficam por conta da polícia” disse. Itabuna é uma das primeiras cidades daBahia que começa a organizar a capacitação da Guarda Civil.
Nova capacitação será realizada para o efetivo, dos dias de 22 a 27 de maio, quando assistirão aulas de educaçãopara o trânsito urbano, em curso da Diretoria Especializada para o Trânsito, da Secretaria de Transporte e Trânsito – Settran.

Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva
Fotos: Gabriel de Oliveira

Fonte: http://www.itabuna.ba.gov.br

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) APREENDE HAXIXE E MACONHA EM PRAÇAS DA ZONA SUL


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) tem reforçado o patrulhamento nas praças de Aracaju, prova disso foi o trabalho realizado na ultima quinta-feira, onde após rondas em diversas localidades da zona sul da capital sergipana, a Ronda 05 apreende varias substancias psicotrópicas que seriam usadas nesses locais, entre elas "maconha" e "haxixe". 
O detalhe é que enquanto a população fica privada de utilizar os espaços públicos os infratores tomam conta e em muitos casos intimidam a população de frequentar os locais de lazer, a ação da G.M.A. faz parte da nova politica adotada com relação ao combate e prevenção ao uso e tráfico de drogas na capital.

Fonte: Coisas de Socorro

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) NA LUTA PELO REAJUSTE SALARIAL


Na última quarta, vinte quatro (24), é dia da Guarda Municipal de Tucano fez a diferença fazendo valer os direitos, é claro que partindo dos conceitos democracia e diplomáticos, e que a conversa é o melhor caminho para resolver o reajuste salarial. 
A polêmica que desvirtuou o “Estatuto Guarda Municipal de Tucano”, que é legítima responsabilidade do Poder Executivo rumo de sancionar o projeto, no qual o Poder legislativo, em Assembléia Geral na Câmara de Vereadores ocorrido no dia 30 de maio de 2012, como informação publicada site local (tucanobr) http://www.tucanobr.com/publicacao.asp?id=640  confirma a aprovação do poder legislativo que se deu o nome a “GUARDA CIVIL MUNICIPAL MAIS VALORIZADA”.
O auditório do Plenário Gildásio Penedo ficou lotado, muito embora o projeto além de organização da corporação como também abranger o Plano de Carreira e a Gratificação de Risco de Vida da Guarda Civil Municipal de Tucano (GCMT), com o intuito de regularizar a situação e o serviço prestado pela instituição.Houve grande perca nos salários da corporação.
Desta forma todos os integrantes existem grandes expectativas do o bom senso do atual chefe do Pode Executivo para a valorização dos integrantes da Guarda Municipal de Tucano.

Por José Richard
Inspetor da Guarda  municipal de Tucano

Fonte: http://gmtucanoba.blogspot.com.br

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPETINGA (BA) RECEBE NOVAS PISTOLAS TASER X26



A Guarda Civil Municipal de Itapetinga, sudoeste da Bahia, recebe novas Pistolas Taser, o modelo X26, que supera o modelo anterior Taser M26, com uma série de inovações que vão facilitar o seu uso e manipulação. O Comandante da GCM de Itapetinga, GM Givaldo Viana, acompanhado dos GMs Márcio Caetano, e Hércules Ferreira, esteve em Brasília-DF, no escritório da DIMENSÃO COMEX, empresa que representa a TASER no Brasil, para receber os equipamentos. 
A GCM de Itapetinga recebeu 20 novas Pistolas Taser X26, para substituir 20 pistolas M26, que apresentaram alguns problemas com relação aos carregadores recarregáveis. No mês de maio, a GCM vai receber cinco (05) pistolas TASER, modelo X2, com câmera digital integrada que vai registrar toda a operação.
Vale ressaltar que as pistolas modelo M26 que apresentaram problema, serão entregues ao EXÉRCITO BRASILEIRO para destruição das mesmas, segundo o comandante da GCM, GM Givaldo Viana. O treinamento está previsto para sexta-feira (25/04), nos dois turnos (Manhã e Tarde), e será ministrado pelo Instrutor da Taser, Sr. Alberto Marques, na Câmara de Vereadores de Itapetinga.
A Taser X26 é o modelo recentemente lançado. Desenvolvido com tecnologia digital, é uma arma muito eficiente e moderna, que apresenta algumas inovações tecnológicas em relação à Taser M26. Este modelo apresenta um visor digital que mostra a quantidade de disparos que faltam para encerrar a carga do carregador, que é de cerca de 400 disparos. 
No entanto, este carregador não é recarregável como na M26. Exaurida a carga, o carregador deve ser trocado. A TASER X26 ainda tem um sistema acoplado de mira laser e lanterna, que permite sua utilização em operações noturnas. 

GUARDA MUNICIPAL DE PETROLINA (PE) COMEMORA 19 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À COMUNIDADE



Em clima de festa, a Guarda Municipal de Petrolina celebrou sexta (26), o aniversário de 19 anos da corporação. Para comemorar a data, a Secretaria de Segurança Cidadã organizou um culto ecumênico, café da manhã, recreação e almoço para os profissionais que fazem parte do órgão.
Parte da comemoração aconteceu no Sest/Senat, com o culto ecumênico e café da manhã. Parabenizando a corporação, a secretária de Administração do município, Andreia Gomes, disse que o momento é de gratidão pelo serviço da Guarda. “Aproveito para parabenizar toda a equipe e agradecer pelos 19 anos de proteção prestada à comunidade petrolinense”,pontuou.
Após o culto, os guardas e suas famílias tiveram um momento de lazer no clube do Sindsemp. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, a oportunidade além da comemoração, teve como objetivo possibilitar uma reflexão reflexões sobre a função da Guarda Municipal.
Criada em 27 de abril de 1994, a Guarda Municipal, ao longo dos anos, mantém a ordem nos equipamentos públicos como parques, praças. Além disso, a corporação protege o patrimônio público, fiscaliza serviços em diversos logradouros, contribui com órgãos de segurança pública e desempenha funções de bem estar social. Hoje, a Guarda conta com sede própria e 137 integrantes, sendo 17 mulheres.

Fonte: Blog do Geraldo José

GUARDA MUNICIPAL DE INDAIATUBA (SP): PREFEITURA REALIZA PREGÃO PARA ADQUIRIR PISTOLAS PARA A GM



A Prefeitura de Indaiatuba promoveu nesta quinta-feira (18), licitação para compra de 35 pistolas, semiautomáticas, calibre 380 para uso da Guarda Municipal. Os envelopes devem ser entregues na sala de reunião do Departamento de Licitações, no paço municipal, às 14h. O edital está disponível gratuitamente no site www.indaiatuba.sp.gov.br.

GUARDA MUNICIPAL DE CONDE (PB) PARTICIPA DE CURSO DE FORMAÇÃO DE PILOTAGEM AVANÇADA


A guarda Municipal de Conde- PB participou de um curso avançado de motocicleta em Recife- PB no CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) juntamente com as guardas de João Pessoa e Bayeux nos dias17, 18 e 19 de Abril de 2013.
O curso teve a duração de 24 horas dividido em três dias, quarta, quinta e sexta-feira, sob as instruções dos instrutores Eduardo Ferreira e Bernardo Medeiros.
Vinte e cinco homens participaram do curso, sendo dez da cidade de Conde, dez de João Pessoa e cinco de Bayeux.
O curso de motocicleta avançado visou a formação técnica para condutores fora de estrada, o chamado “Off Road”, usando motos de 150 cc, os pilotos usaram as motos em terrenos diversos, com aclive, declive, e em áreas acentuadas com areia e lama.
Os pilotos também conduziram motocicletas com cilindradas a partir de 150 CC à 300 CC, como é o caso da moto CB300XLR 300, na pista asfaltada de treinamento da Honda, o chamado “Off Road”.
Para o secretário municipal de segurança de Conde- PB, Wandrergir Rocha, que esteve pessoalmente vendo as ministrações das aulas no CETH, este tipo de treinamento é de grande importância para os guardas de Conde, pois eles trabalham em áreas com terrenos muito acidentados, com muitas trilhas, e é preciso uma capacitação deste nível para que os condutores tenham conhecimentos de técnicas de condução em terrenos adversos.
O instrutor da RONDA, Eduardo Ferreira, falou que a intenção do curso é capacitar os condutores na parte técnica de pilotagem, revelando que o curso é aberto para todos os níveis da sociedade, é gratuito e é oferecido diariamente.
“A nossa intenção é melhorar cada vez mais a parte técnica dos motociclistas para ver se minimiza a quantidade de acidentes com motocicletas, o que vem atormentando no trânsito, porque nós da empresa nos preocupamos bastante com isso ai. O nosso intuito não é só vender moto, é fazer com que as pessoas se capacitem cada vez mais” Reforçou Eduardo.
Eduardo falou ainda que existem dois centros de formação da Honda em todo o País, um fica em Indaiatuba, no interior de São Paulo, e o outro é este de Recife- PE, e que o curso fundamental pode ser feito por qualquer pessoa da sociedade, e o avançado, só pode ser ministrado para órgãos públicos em categorias, como é o caso da guarda municipal, policia militar, SAMU, etc.
O inspetor Delfino, da guarda municipal de Bayeux- PB falou que este curso é muito importante devido as áreas de mata da região da cidade, onde as guarnições também fazem patrulhamento, em destaque, para o patrulhamento escolar.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SINDGUARVIMOB CONVOCA GUARDAS MUNICIPAIS DO OESTE BAIANO



EDITAL DE CONVOCAÇÃO

          Por este instrumento, o SINDGUAVIMOB – Sindicato dos Guardas e Vigilantes Municipais do Oeste Baiano, convoca todos os Sócios Efetivos para a Assembleia Geral das Eleições Sindicais, a realizar-se no dia 12 de maio de 2013 (Domingo), ás 09:30h, no Colégio Estadual Mimoso do Oeste “CEMO”, localizado à Rua Paraná, nº 400, fundos da Maternidade Gileno de Sá no Centro de Luís Eduardo Magalhães, com a seguinte programação:
     * Das 09:30h às 12:00h: Eleições para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal;
     * A partir das 12:00h: Apuração dos votos e posse dos Eleitos.
          E indica os nomes dos seguintes sócios para compor a Comissão Eleitoral:
01 – Ademilton Oliveira de Melo
02 – Robério Pereira de Brito
03 – Arlete Badia da Silva
Obs.: As eleições que se refere este Edital terão regimento próprio, conforme Estatuto Social da Entidade.

Luís Eduardo Magalhães – Bahia, 18 de Abril de 2013.



JOÃO BATISTA ALVES FRANÇA FILHO
PRESIDENTE DO SINDGUARVIMOB

terça-feira, 23 de abril de 2013

GUARDA MUNIICPAL DE SALVADOR (BA) GUIA TURISTA ESPANHOL NO PARQUE DAS DUNAS


A chuva não foi suficiente para impedir a trilha de sábado (20/04) do Parque das Dunas. Um turista espanhol teve a oportunidade de conhecer o ecossistema de dunas, lagoas e restinga do Abaeté.
Juan Antonio é engenheiro e visita Salvador a passeio, aproveitou para participar de uma trilha interpretativa no Parque das Dunas. “Foi muito interessante, gostaria de vir em agosto, quando as lagoas estiverem cheias”, comentou o turista. Quando passava em frente ao Parque, percebeu uma movimentação de crianças, que se preparavam para uma trilha no local. Foi quando resolveu investigar o que acontecia ali e agendou um passeio.
O Guarda Municipal Do Carmo guiou o turista no percurso que aconteceu das 8h às 10h30.

Por Felipe Santana

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) PROMOVE DEBATE SOBRE O TRATO COM USUÁRIOS DE DROGAS


A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), através da Secretaria de Defesa Social, promoveu na noite desta segunda-feira, 22, em sua sede o primeiro de um cilco de debates sobre o trato do agente de segurança com o usuário de crack e outras drogas. Na ocasião o agente de policia civil Givaldo Nascimento, especialista no assunto, explanou sobre os diversos tipos de drogas demonstrando a importância do trato adequando com os usuários, relatando ser a família o principal fator de combate ao que ele classificou de epidemia. 
Estiveram presentes na palestra a secretária Georlize Teles o diretor da G.M.A. Cel. Enilson e o (GM) Gilmário da Cruz, diretor da Guarda Municipal de Estância, além de diversos GMs de Aracaju. Todos os presentes receberão os certificados de participação no cilco de palestras.

Fonte: Coisa de Socorro

sábado, 20 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JACOBINA (BA) CONDUZ HOMEM APÓS AMEAÇA DE MORTE


Guardas municipais de Jacobina, no dia 18/04, realizaram a condução de Michel Teles Santos Jatobá, morador do bairro da Caeira, em Jacobina até a delegacia da cidade.  Segundo informações dos guardas municipais, Michel teria ameaçado de morte funcionários do CAPS AD localizado no Condomínio Motinha, pelo fato de não ter encontrado no local medicamentos nem médico na unidade. Amedrontados com a reação do paciente, os profissionais de saúde acionaram a Guarda Municipal que ao chegar no CAPS não encontraram mais o acusado. Após rondas na cidade os GM's localizaram Michel que estava no bairro da Caeira. Ele foi conduzido até a delegacia da cidade onde foi constatado pelos policiais civis que o conduzido possui passagem pela polícia na capital do estado.

GUARDA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS (BA): JOVEM É CONDENADO POR AMEAÇAR GM´S


Marcelo Novais vai ter que pagar multa de um salário mínimo por ameaçar guardas municipais.
Acusado de ameaçar e desacatar três agentes da Guarda Municipal de Eunápolis em março deste ano, Marcelo Augusto Souza Novais, 18 anos, foi condenado a pagar uma multa equivalente a um salário mínimo.
Na audiência de conciliação, realizada na tarde da última sexta-feira (12), no Juizado Especial Criminal, ficou decidido que o valor de R$ 678 deve ser repassado a uma instituição de caridade.
Presentes na audiência, os guardas Agneildo Cardoso Rodrigues, Florisvaldo Vitório dos Santos Júnior e Paulo Ferreira Lopes afirmaram que Marcelo os ameaçou de morte depois de ser advertido por destruir o patrimônio público.
Na ocasião um popular gravou um vídeo em que os guardas municipais supostamente aparecem agredindo Marcelo Novais na Praça da Matriz, no centro da cidade.
Mas os servidores públicos municipais alegam que realizavam apenas revista pessoal no jovem depois de serem ameaçados de morte.
Marcelo e seu advogado aceitaram a proposta de transação penal, mas o jovem foi advertido que só poderá ter esse benefício uma vez a cada cinco anos.
Além disso, em caso de descumprimento do acordo, o processo seguirá em curso normal, com oferecimento de denúncia pelo Ministério Público.
O acusado - que já tinha passagem pela polícia por suspeita de assalto, depois de ser flagrado com um revólver de brinquedo, não foi encontrado pela reportagem para falar sobre a condenação.

Fonte: Radar 64

GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA (GO) E POLÍCIA INICIAM AÇÃO CONTRA MORTES DE MORADORES DE RUA


Força tarefa também vai combate o tráfico de drogas nas ruas da capital. Desde agosto, 29 pessoas em situação de rua morreram na Grande Goiânia

A Polícia Civil, a Superintendência de Polícia Judiciária e a Guarda Municipal de Goiânia começaram uma força-tarefa para evitar a morte de novos moradores de rua, em Goiânia, na noite de quarta-feira (17). Para isso, será reforçado o combate ao tráfico de drogas, que, conforme as autoridades goianas, é o principal motivo dos assassinatos. A Grande Goiânia registrou 29 mortes de moradores de rua nos últimos oito meses, segundo a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios
Na primeira noite da ação, um traficante de 21 anos foi preso em flagrante. Segundo o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Odair José, ele é morador de rua e vende drogas na Praça do Trabalhador. O rapaz era monitorado há duas semanas pelos policiais. Com ele foram apreendidas pedras de crack, dinheiro e facas. O homem estava vendendo entorpecentes para um adolescente de 15 anos e uma mulher, que também foram detidos e levados para a Denarc.
“Ele é um traficante em situação de rua. Assim, ele fica mais exposto. Se fica devendo outro traficante, fica muito mais fácil de ele ser morto porque não tem um teto”, argumenta Odair José.

Ação

A operação mobilizou seis delegados, seis agentes de polícia e mais de 25 policiais. O grupo atuou no Centro de Goiânia, onde foi registrado o maior número de mortes de moradores de rua, 9 assassinatos. No entanto, as equipes vão passar por outros 24 pontos da capital que concentram pessoas nessa situação.
Segundo a Polícia Civil, a operação deve ser feita durante um mês. Nesse período, os investigadores querem pegar os dados cadastrais de pelo menos 30 moradores de rua a cada turno de trabalho.
“Queremos saber quem é este morador, há quanto tempo ele está na rua, de onde ele vem, qual a relação parental, quem seria o traficante fornecedor”, informou o delegado Carlos Caetano, da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios. Para ele, a ação também pode ajudar em inquéritos. “Isso vai facilitar futuras investigações e até a dos crimes que já ocorreram”, declarou.

Fonte: http://g1.globo.com

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) FARÁ A SEGURANÇA DE MARIA DA PENHA DURANTE SUA VISITA A CIDADE



A cidade de Serrinha vai receber no próximo dia 29 de abril a farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, de 67 anos, marco recente mais importante da história das lutas feministas brasileiras. A Guarda Civil de Serrinha estará fazendo a sua segurança durante todo o seu período de estadia na cidade. Para a ocasião, a GCM já selecionou e preparou todo o pessoal necessário para a ação, e com demais prepostos que ficarão de pronto emprego caso existe a necessidade de reforço na segurança.
Na ocasião, ela fará uma palestra para contar a própria história e falar sobre a Lei nº 11.340 que leva seu nome e defende o direito de mulheres agredidas pelos companheiros.
O evento que foi articulado por Alex da Saúde (PP) com o apoio da prefeitura municipal de Serrinha, acontecerá no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), às 19h.
Segundo ele, é a primeira vez que ela vem à Bahia para um evento institucional. "Estou muito orgulhoso em conseguir trazer para nossa cidade (Serrinha) o maior símbolo da defesa dos direitos da mulher. Esse será um momento de aconselhamento principalmente para as mulheres que vivem em situação de violência", enfatizou. 
História - Em 1983, enquanto dormia, recebeu um tiro do então marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, que a deixou paraplégica. Depois de se recuperar, foi mantida em cárcere privado, sofreu outras agressões e nova tentativa de assassinato, também pelo marido, por eletrocussão. Procurou a Justiça e conseguiu deixar a casa, com as três filhas.
Depois de um longo processo de luta, em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 11.340, conhecida por Lei Maria da Penha, que coíbe a violência doméstica contra mulheres.
Todo o processo começou no Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (Cejil) e no Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem). Os dois órgãos e Maria da Penha formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o então marido dela, o colombiano Heredia Viveiros. Paralelamente, houve um grande debate após apresentação de proposta feita por um consórcio de ONGs (Advocacy, Agende, Cepia, CFEMEA, Cladem/Ipê e Themis), que ganhou grande repercussão internacional e colocou as autoridades do País em cheque.
A discussão então chegou ao governo federal, coordenada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Formou-se um grupo de trabalho formado por representantes de diversos ministérios, responsáveis pela elaboração de um projeto de lei, encaminhado ao Congresso Nacional.
Antes da sanção da lei, em 2005, foram realizadas muitas audiências públicas para preparar o texto que criasse mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
Também foi sugerida a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; além da alteração do Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal. A Lei Maria da Penha entrou finalmente em vigor.
Nove anos depois da segunda tentativa de assassinato, Heredia foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso por dois anos. Está livre desde 2002. Hoje vive em Natal (RN).

Fonte: Redação Portal Clériston Silva PCS

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) PRENDE DETENTO EM CONDICIONAL POR AGRESSÃO E DESACATO


Foi detido, no final da manhã desta quinta-feira, 18/04, em um bar localizado no Mercado Municipal, por uma guarnição da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, o Sr. Dalci Gomes dos Santos, 38 anos.
Denunciado por ter agredido uma mulher, o meliante alterou a voz e com frases de baixo calão, desacatou um dos guardas municipais, o ameaçando de morte.
O acusado estava em liberdade provisória e responde por roubo e porte ilegal de armas em Linhares no Espírito Santo, mas de acordo com ele seu processo foi transferido para Itamaraju, sua cidade natal.

Fonte: Ascom – Guarda Civil Municipal de Teixeira de Freitas/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ITAMBÉ (BA), POLÍCIAS CIVIL E MILITAR EM AÇÃO CONJUNTA PRENDEM SUSPEITOS DE ESTELIONATO



Por volta das 14:00h de ontem (19/04), A Polícia recebeu informação de que nas imediações do Banco do Brasil, havia 2 homens e uma mulher com atitudes suspeitas. Imediatamente o Investigador Paulo Rucas e o Guarda Civil Municipal Divanildo Dias para averiguar a informação. Logo tomaram conhecimento que um suspeito estava dentro do Banco, possivelmente abrindo uma conta corrente. Do lado de fora estariam o segundo suspeito e uma mulher.
Diante do possível perigo eminente na abordagem e cumprindo as normas de segurança, Paulo Rucas, solicitou apoio da Polícia Militar, e logo chegou à guarnição do SD PM João Roque. Na ação conjunta foi abordado o casal que estava em frente o Banco, que logo, informaram que estariam em campainha de um homem chamado Hebert, e o mesmo estaria dentro do Banco.
Os policiais e a guarda municipal abordaram o principal suspeito que saia do Banco do Brasil com 03 (três) folhas tamanho ofício contendo 04 (quatro) talonários cada, totalizando 12 (doze) folhas de cheques. Ao exigir a identificação, o suspeito respondeu que se chamava Pedro Silva Brasil, nome que constava nos documentos bancários, de sua posse.
Os agentes de segurança pública percebendo que se tratava fraude contra o Banco do Brasil, conduziu todos para a DEPOL, para averiguar os fatos, e logo se descobriu que o suspeito se chamava hebert Dias Viana. Segundo o Investigador, Hebert informou que veio a Itambé juntamente com seus amigos com único intuito em fraudar o Banco do Brasil. Também segundo Paulo Rucas, Lucas é velho conhecido da delegacia de vitória da Conquista com mais de 30 passagens por diversos crimes.
O delegado Dr. Darci Cardoso, solicitou do Banco cópias dos documentos apresentados pelo suspeito, e todos estavam em nome Pedro Silva Brasil, confirmando assim as suspeitas de estelionato.
Com os suspeitos foram encontrados documentos de uma motocicleta HONDA / CG 125 FAN KS - NZF6029 - 2011/2011 – PRETA e cartões de vários bancos.

Fonte: Itambé Popular.com

Retificado em: 26/04/2012

GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) REALIZA O 2º ACTO


Na tarde do dia 18 de abril do presente ano, a Guarda Civil Municipal de Mossoró realizou o 2º ACTO - Alinhamento de Conduta e Tática Operacional, evento este que acontece uma vez por mês com todo o seu efetivo, no auditório da Biblioteca Ney Pontes, com o objetivo de discutir e analisar situações do cotidiano, como também postura, capacitação continuada através de palestras e reivindicações do efetivo em geral, como forma de maximizar os acertos e minimizar os erros.  
Após o primeiro momento, às 16 horas, o Promotor da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, Dr. Olegário Gurgel Ferreira Gomes, abordou aspectos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), após o qual todo o efetivo presente participou e tirou suas dúvidas, deu suas sugestões e fez perguntas com relação a situações vivenciadas pelos profissionais da GCM quando em atuação. "Fico muito feliz e lisonjeado em saber que a Guarda Municipal de Mossoró tem essa visão de futuro, visão de uma Guarda Cidadã, de proteção a família, lutando e defendendo o direito de todos, em especial o direito da criança e do Adolescente", frisou o Dr. Olegário.  
Vale salientar que a Guarda Municipal de  Mossoró realiza um trabalho de cunho preventivo em conjunto com os Agentes de Proteção ao menor cujo objetivo é amenizar a situação de vulnerabilidade em que se encontram os jovens de nossa cidade. 
Para finalizar, o Comandante da Guarda Municipal de Mossoró, Edward Smith, agradeceu a presença do Promotor de Justiça, Dr. Olegário Gurgel Ferreira Gomes, os Agentes de Proteção ao menor e em especial, a todos os Guardas Civis Municipais de Mossoró.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) DETÉM CASAL QUE PRATICAVA SEXO NO MERCADO MUNICIPAL


Guarda Municipal apresenta na 15° COORPIN casal que praticava sexo no Mercado Municipal de Serrinha

A Guarda Municipal de Serrinha apresentou no último dia 16/04 na 15° COORPIN através dos GCM´s Santiago e Freitas um casal que estavam praticando sexo no interior do banheiro do Mercado Municipal. Foi apresentado o Sr. Valdomiro Miranda Pimentel residente na Av. Manoel Novais no Bairro da Rodagem e a Sra. Joelma Souza dos Santos residente na Fazenda Ipueira município de Barrocas. A denuncia foi feita por alguns proprietários dos boxes que ficam no Mercado Municipal ao zelador o Sr. José da Silva que ao confirmar a denuncia acionou a Guarda Municipal.
Joelma estava de posse do capacete de Valdomiro dizendo que só devolveria após receber pelo o programa feito um valor de R$ 20.00. Valdomiro além de praticar o ato sexual quebrou a porta do banheiro, os agentes da Guarda Municipal chegaram ao local e ao abordarem o casal eles confirmaram o ato, e foram encaminhados à DEPOL para registros de ocorrência e serem tomadas as devidas providencias.

Fonte: Ascom - Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA