PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ITAPARICA (BA) RECEBE NOVA VIATURA

Para desenvolver suas atividades de ordem pública com mais agilidade, a Prefeitura Municipal entregou a Guarda Municipal de Itaparica no último dia 25 de outubro uma nova viatura, que foi apresentada durante o desfile cívico em comemoração da emancipação politica do município de Itaparica. Este novo equipamento substituiu a antiga que necessitava de manutenções diárias. Com este novo equipamento a corporação pretende agilizar suas atividades além de reforçar as rondas em diversas localidades.

Foto: Prefeitura Municipal de Itaparica/BA
Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) REALIZA RONDAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Tendo como principal objetivo a prevenção a Guarda Civil Municipal de Serrinha realizou  ronda escolar na zona rural do município. O objetivo é  estreitar as relações entre alunos e os GCM´s e contribuir para que os estudantes compreendam que o verdadeiro papel da escola  é formar  cidadãos. A ronda aconteceu no Ginásio Municipal na comunidade do Recanto  que fica distante 14 Km da sede do município.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ITABUNA (BA) INICIA TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA O COMBATE ÀS DROGAS

"Itabuna dá um grande salto para o enfrentamento do tráfico e uso de drogas a partir da parceria entre o estado, o município e a sociedade no programa 'Crack, é Possível Vencer' do Governo Federal, que já começa a ser executado no município. Vamos trabalhar para o fortalecimento da rede de prevenção contra as drogas e acredito no resultado positivo das ações que começam a ser implantadas". A declaração é do secretário municipal da Assistência Social, José Carlos Trindade, durante a aula inaugural nesta segunda-feira, 26, do curso para treinar policiais militares e guardas civis municipais que irão atuar diretamente no programa.
A solenidade que antecedeu a aula inaugural aconteceu no auditório do Sest/Senat, quando foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas a partir do curso. Trindade se disse otimista com relação ao programa pelo envolvimento dos poderes públicos e da sociedade. "Se perdemos, vamos perder juntos, mas não por falta de apoio. Mas acredito plenamente no sucesso e na disposição e preparo de todos os que vão trabalhar nele".
O secretário da Assistência Social falou que Itabuna, uma das cidades com maior índice de criminalidade no País, lutou para entrar no Programa "Crack, é Possível Vencer" e informou que a equipe da Secretaria da Assistência Social também já está sendo treinada. Trindade lembrou que o município também já vem trabalhando na promoção à vida, a partir dos centros de Atenção Psicossocial (Caps AD e Infantil) e em outras ações de acesso à cidadania. "Com o reforço que agora chega, com o programa federal, Itabuna avançará muito no controle das drogas", disse.
O coordenador da 6ª. Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), delegado da Polícia Civil Evy Paternostro, também está confiante no programa, ao destacar que o enfrentamento às drogas deixa de ser uma ação policial e passa a ser uma questão de saúde pública e de assistência social. "A parceria para a execução do programa vai fortalecer ainda mais a rede de amparo social para o resgate de dependentes químicos e sua reintegração à família e à sociedade", comentou.
O delegado informou que haverá a integração entre as polícias Civil, Militar e Federal, com ações exclusivas, a exemplo da implantação de bases móveis. "A polícia permanecerá nas cenas de uso, interagindo com a comunidade e ajudando a manter os espaços urbanos seguros".
O treinamento para os policiais militares e guardas civis municipais será coordenado pelo Capitão PM Evandro Borges, coordenador da Policia Comunitária de Salvador, e contemplará um efetivo de 37 profissionais, incluindo a Guarda Civil Municipal. O oficial explicou que o treinamento terá duração de um mês e vai trabalhar em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. Segundo o Capitão PM, as ações do eixo segurança serão desenvolvidas em duas frentes. A primeira, com o policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas, articuladas com saúde e assistência social.

Repressão a traficantes

Já a segunda, vai organizar as ações para diminuir a presença do uso de drogas na sociedade, buscando a desconstrução da rede de narcotráfico, com atuação integrada das polícias Federal, Rodoviária, Civil e Militar no combate ao tráfico e repressão aos traficantes.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da SAS, Carla Silveira Midjej que também participou da aula inaugural, falou sobre o papel e as ações desenvolvidas pelos CAPS mantidos pela Prefeitura. Ela também destacou a importância da família no processo de tratamento de dependentes químicos e também na etapa da reinserção social.
A capacitação dos profissionais para o Programa "Crack, é Possível Vencer" está sendo financiado com recursos do Governo Federal, que destinou cerca de R$4 bilhões à sua realização até 2014. Também serão investidos recursos públicos em outras ações de orientação da população, a exemplo do aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários de drogas.


Fonte: Prefeitura Municipal de Itabuna/BA

PREFEITO RECEBE INTEGRANTES DA GUARDA MUNICIPAL DE ARACI (BA) PARA DISCUTIR REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA

Prefeito Silva Neto, juntamente com secretários de Gabinete e Segurança e a vice-prefeita reunidos com integrantes da Guarda Municipal ouvindo as reivindicações da categoria

Na manhã desta quinta-feira, 31/10, o Prefeito Silva Neto recebeu em seu gabinete os integrantes da Guarda Municipal de Araci, que apresentaram reivindicações da categoria. Entre os vários assuntos discutidos, a revisão do veículo utilizado para a ronda, a revisão das instalações da guarita e a revisão das escalas de serviço e também de recursos federais para se investir na Guarda Municipal.
Neste encontro também esteve presente o secretario de gabinete Hidelmar Pinho, o secretario de Segurança e transporte, Jerônimo Lima e também a Vice-Prefeita Keinha, para que em conjunto pudessem encontrar soluções para as solicitações dos Guardas Municipais.




Fonte: Prefeito Silva Neto via facebook

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) PARTICIPA DE REUNIÃO DO GGIM ONDE FOI APRESENTADO O RESULTADO DAS OFICINAS DA OIT

Na manhã de sexta-feira (11/10), o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município de Lauro de Freitas (GGIM), Daniel Brito, junto com representantes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas e do 81º Comando da Polícia Militar, participou de um encontro com o diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.
Durante a reunião realizada na Governadoria (CAB), em Salvador, foram apresentados os resultados das oficinas “Palavra de Polícia - Outras Armas”, projeto desenvolvido por meio do Programa Conjunto da ONU pela agência OIT - em parceria com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF).
Acompanhado da comissão vinda de Genebra, o diretor da OIT se mostrou surpreso com o trabalho desenvolvido no município, que utiliza a palavra e a poesia como instrumento de humanização entre agentes de segurança pública e a população.
“É uma experiência extraordinária. É difícil imaginar que a combinação poesia e polícia poderia dar em resultados como estes apresentados aqui hoje, isso é mesmo fantástico. Espero encontrar uma forma para continuar apoiando e intensificar ainda mais essas atividades”, declara Guy Ryder.
Para Daniel Brito, o reconhecimento da OIT é um grande incentivo na continuidade dos esforços em um trabalho tão importante para o município, que traz resultados essenciais a médio e longo prazo.
“O governo brasileiro se mostra empenhado em promover uma segurança pública mais humanizada. Em Lauro de Freitas não poderia ser diferente. Nós temos muitos frutos desse trabalho e precisamos continuar com oficinas, projetos que possam garantir a continuidade da polícia cidadã, da guarda municipal amiga da nossa gente”, afirma.
De acordo com a oficial de programação da OIT, Thaís Dumêt Faria, o município de Lauro de Freitas está dando um exemplo muito grande para o resto do país. “A Prefeitura de Lauro de Freitas foi extremamente arrojada e corajosa em aceitar um projeto inovador como esse. Agora é fundamental que haja a continuidade na promoção de um trabalho descente, o que só aumenta a confiança e a aproximação entre a comunidade a polícia”, ressalta.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) E SECRETARIA DE AGRICULTURA RECOLHEM ANIMAIS SOLTOS QUE PROMOVEM TRANSTORNOS NAS RUAS DA CIDADE

A Secretaria de Agricultura recebe muitas reclamações da população com referência ao número de animais soltos pelas ruas de Teixeira de Freitas. Na gestão passada nada foi feito e muitos donos de animais desafiavam as autoridades em não cumprir com as regras.
Na tarde de terça-feira, 29 de outubro, o secretário Henrique da Ceplac, esteve junto com a Guarda Municipal  de Teixeira de Freitas em uma caçada exaustiva, na busca de animais soltos, nas redondezas do bairro Bonadiman. O próprio secretário estava na caçada, varando ruas e mais ruas a procura de animais soltos.
Foram capiturados três animais, que foram levados para as dependências da Secretaria de Agricultura, bairro Monte Castelo, onde ficarão lá até o dono aparecer para resgatá-lo.
O secretário Henrique disse que não permitirá mais esse tipo de situação onde cada um faz a coisa do seu jeito. “Precisamos coibir esse tipo ações, onde pessoas criam animais soltos causado perigo e danos para outros moradores. Já tivemos muitos casos onde criadores não respeitaram as regras e ainda desafiaram o município. Isso não acontecerá mais”. Disse


Fonte: Rádio Difusora AM 580

JOVEM SE IRRITA EM UNIDADE DE SAÚDE E APONTA ARMA PARA GUARDA MUNICIPAL DE GOIÂNIA (GO)

Armado, rapaz rende guarda na unidade de saúde(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem de 26 anos ameaça um guarda municipal com uma arma de fogo no Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), em Goiânia. O rapaz ainda roubou do funcionário a arma taser, que dispara choques elétricos. O fato aconteceu no último sábado (5), depois que o jovem levou um amigo com um corte na perna ao local e se irritou com a falta de atendimento.
O homem ficou impaciente ao receber a informação de que o colega não poderia ser atendido naquele lugar. Nas imagens, ele discute com uma funcionária. O guarda municipal tenta intervir, mas o rapaz saca uma arma, aponta para o guarda e o manda deitar no chão.
Logo em seguida, as imagens mostram que ele pega o cassetete do guarda e o coloca debaixo do banco. O homem e o amigo deixam o Crof logo em seguida.

Ameaça

Ao sair da unidade, eles obrigaram um motorista que chegava com um paciente a levá-los até o Centro de Assistência Integrada à Saúde (Cais) do Bairro Goiás. Chegando ao local, ainda muito nervoso, o rapaz reclamou por atendimento. Vendo a situação, o médico Zeuner Pinheiro tentou intervir, mas acabou com uma arma apontada para ele. Quando tentou fugir, acabou se machucando.
“Um dos indivíduos estava muito agressivo e o atendimento estava demorando porque ele não tinha identidade para fazer a ficha. Fui falar que ele que estava gritando muito, que ali era um hospital e não era lugar para isso. Esse indivíduo tirou uma arma, apontou para a minha cara e ia efetuar o disparo. Eu corri e acabei caindo e machucando”, detalha o médico.
Como não conseguiram atendimento, eles foram embora. Porém, a Guarda Municipal conseguiu localizá-los. Ao puxar a ficha do rapaz que ameaçou o guarda e o médico, foi constatado que ele já tinha passagens policiais por roubo e tentativa de assalto.
Os dois homens foram levados para o 5º Distrito Policial de Goiânia. No DP, o homem armado não quis explicar porque agiu com tanta violência. De acordo com a polícia, ele foi autuado pelo roubo da arma de choque do guarda. Já o amigo dele foi ouvido e liberado em seguida.

Segurança

A segurança nas unidades de saúde da capital é feita pela Guarda Civil Metropolitana, com média de um guarda por unidade. Normalmente, eles portam pistolas de choque ou um cassetete, porém, segundo o comandante da guarda, Elton Magalhães, 130 agentes foram capacitados a utilizar armas de fogo.
A expectativa é de que esse número chegue a todos os guardas civis, mas não há previsão para que isso aconteça. “Demora a preparar a pessoa, tanto psicologicamente, como a capacitação para que ele venha a utilizar esse armamento em favor da comunidade”, afirma.


GUARDA MUNICIPAL DE ITAPARICA (BA) PARTICIPA DE DESFILE CIVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 182 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em um grande festejo cívico promovido pela Prefeitura Municipal de Itaparica/BA, na região metropolitana de Salvador, no dia 25 de outubro de 2013, a Guarda Municipal também participou deste evento desfilando pelas ruas da cidade com toda a sua tropa perfilada, dando orgulho a população local que acompanhou todo o evento. A presença da briosa corporação durante este cortejo do desfile, que também contou com a presença de diversas fanfaras estudantis e grupos culturais do município, abrilhantou o evento, mostrando que cada vez mais esta corporação vem tentando buscar melhorias para que possa dar mais tranqüilidade e segurança a população no desenvolvimento de suas atividades, mantendo a ordem pública loca. O desfile também contou com a presença do prefeito, secretários, vereadores e demais autoridades locais durante todo o trajeto.



Fotos: Prefeitura Municipal de Itaparica/BA
Por Alan Braga
Fonte: FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL SOBRAL (CE) DETÉM MELIANTE APÓS ASSALTO

Várias ocorrências foram atendidas pela Guarda Municipal durante as provas do Enem deste domingo. O subcomandante da Guarda, Francisco Rodrigues afirmou que o domingo contrastou com o sábado, primeiro dia de provas do Enem, onde mais de 23 mil candidatos concorreram a uma vaga nas universidades e faculdades da cidade.

Segundo informações colhidas, Maylson Nascimento Sousa, do bairro Alto do Cristo, estava armado com um revolver de fabricação caseira. Ele se dirigiu até o colégio Cirão e abordou um vendedor ambulante em frente ao colégio, pedindo dinheiro pra pegar um mototáxi. O vendedor deu o dinheiro, mas Maylson, segundos depois, anunciou o assalto. Populares que estavam próximo, ao perceberem que a arma era de brinquedo, foram pra cima do assaltante com murros e chutes, derrubando-o ao chão. Foi nesse momento que uma dupla de guardas municipais do moto- patrulhamento chegaram e ao tentarem impedir o espancamento, Maylson, aproveitando-se, saiu correndo. A dupla de Guardas motorizados saiu em perseguição ao assaltante e após prenderem-no, o conduziram a Delegacia Regional juntamente com a vítima para os procedimentos cabíveis. Outras ocorrências A CIOPS foi informada sobre uma queda de moto nas proximidades da rotatória do arco, tendo como condutor o sr. Paulo Henrique Brás da Silva,residente no bairro Sinhá Sabóia. O atendente do SAMU, ao chegar no local, foi agredido pelo mesmo. Os guardas Marcelino e Natanael então efetuaram a prisão do acusado por desacato a servidor público em serviço, que logo em seguida foi levado para DPC e realizado o TCO. A motocicleta foi recolhida. Na Vila Recanto, um motoqueiro desacatou um Guarda Municipal com palavras de baixo calão e desafiando o guarda a pegá-lo. Com o apoio de agentes de trânsito, o motoqueiro foi preso e a moto que estava com documentação atrasada foi apreendida. 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DENÚNCIA DE DESCASO COM A GUARDA MUNICIPAL DE RETIROLÂNDIA (BA)

A Guarda Civil Municipal de Retirolândia/BA encontra-se em total abandono e descaso pela gestão municipal, os agentes trabalham sem qualquer tipo de equipamento de proteção individual e nem sequer possuem uma única viatura. Os mesmos estão largados totalmente a sorte, não possuem comando de carreira, não possuem plano de cargos e salários, plano de saúde, não possuem comando feito por um guarda municipal de carreira, não possuem equipamentos de baixa letalidade (como tonfas, bastões, algemas, armas de choque, spray de pimenta, etc.), não possuem coletes balísticos, nem sequer ganham adicional de risco pela atividade desenvolvida, ganhando apenas o salário mínimo com adicional noturno (para quem trabalha a noite).
Além do completo abandono e descaso com a instituição e seus integrantes estes agentes ficam a mercê da bandidagem que os ameaçam diariamente, sem falar dos superiores hierárquicos que ficam os assediando caso ameacem denunciar as situações deprimentes na qual a categoria vive todos os dias. 
Esses dias vivenciamos mais um assassinato de um guarda municipal na Bahia, o GM Carlos Santa Rosa, da Guarda Municipal de Salvador, onde o mesmo foi morto em serviço, sendo o 5º guarda morto este ano só na Bahia, e convêm lembrar a Bahia ocupa em 2013 o segundo lugar no Brasil em assassinato e atentados contra a vida desses agentes, somado todos já são 14 caso e em 2012 ocupou o primeiro lugar no Brasil com 21, sendo 12 assassinatos e 9 atentados contra a vida, superando o estado de São Paulo que oficialmente é o estado que mais possuem Guardas Municipais legalmente armadas.
Engraçado as gestões municipais dizerem que não tem recursos para investir, pois periodicamente o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, abre editais para que os municípios possam enviar projetos de valor mínimo de R$100.000,00 (100 mil reais ) e no máximo R$ 1.400.000,00 ( 1 milhão e 400 mil reais), bastando seguir os procedimentos que existe no próprio edital para elaboração dos projetos e encaminhar os mesmos dentro do prazo limite estipulado. No último dia 7 de outubro abriu um novo edital para aquisição de recursos para se investir em aquisição de equipamentos, viaturas, motos, formação geral, videomonitoramento, materiais de expediente, implantação da secretaria municipal de segurança pública, implantação do gabinete de gestão integrada municipal e fortalecimento das Guardas Municipais, porém a nossa pergunta para a Gestão Municipal: Vocês enviaram algum projeto? Enquanto isso os agentes sofrem diariamente esperando um milagre.

Fonte: FEBAGUAM 

VÍDEO – SANGUE AZUL DOCUMENTÁRIO - GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR)


“O documentário é realizado pelo curso de cinema do Centro Europeu e contempla alguns fatos, imagens e opiniões dos servidores da Guarda Municipal de Curitiba. Feito no mês de agosto do ano de 2013 revela o cotidiano e os serviços realizados por esta corporação policial.”

Veja vídeo entrando no link:


GUARDAS MUNICIPAIS DE SALVADOR (BA) TRABALHAM EM MEIO A TENSÃO, FALTA DE ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Guardas Municipais de Salvador Trabalham Tensos em meio à falta de estrutura e equipamentos

Devido a grande tragédia anunciada a 5 anos desde quando surgiu a Guarda Municipal de Salvador, os agentes de segurança pública municipal trabalham de forma mais tensa ainda nestes últimos dias principalmente após a morte do GM Carlos Santa Rosa. O Superitendente da corporação, Cel. Portinho, esta convocando todo o efetivo para anunciar novas medidas de atuação adotas pela instituição e segundo o mesmo os melhorias que serão festas ainda este ano.
Engraçado que no domingo, 27/10, chegaram através de doação da Polícia Militar, 150 coletes balísticos, que antes a Guarda Municipal nunca teve e nunca se cogitou ter, pois se dizia que “o agente da Guarda Municipal não estava na cadeia alimentar dos bandidos”, ora, agora quer dizer que em menos de 24hs se tornou-se assim oficialmente esta cadeia alimentar porque um colega foi morto em serviço? Antes já foram registrados assassinato de dois guardas de Salvador foram de serviço, e também já se tinha registrado ocorrências contra a vida dos agentes tanto em postos de patrimônio, onde um agente teve que pular através de uma janela para fugir dos meliantes de invadiram um posto de serviço no bairro de Boca da Mata, de uma altura de mais de 6 metros, fraturando a perna, assim como também ataques a gente durante a fiscalização de ambulantes irregulares na Avenida 7 de setembro, onde um guarda foi atingido por pedradas e outro atingido com uma caixa de maneira na cabeça, e também no Mercado do Peixe no bairro de Águas de Meninos onde guardas quase foram esfaqueados por feirantes irregulares, sem falar de outras inúmeras ocorrências que por muito pouco não tiraram a vida de vários guardas de Salvador. Em meio a isso a instituição esta a 14 meses sem uma única viatura identificada, sendo utilizado alguns veículos emprestados que somente tem uma plotagem da prefeitura na porta dos mesmos, sem identificar de qual órgão a qual pertence.
Queremos o armamento legal de todos os integrantes da instituição, assim equipamentos para todos, não apenas um paliativo e regalia para alguns que nunca foram as ruas e fica somente na administração da Guarda Municipal, sem falar da questão do plano de saúde, estatuto da Guarda Municipal implantando o comando exercido por um GM de carreira, Plano de Cargos e Salários e também legislações específicas ampliando e respaldo as diversas ações da GM.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

HOMEM É PRESO SUSPEITO DE MATAR GUARDA MUNICIPAL DE COARI (AM)

Guardas municipais perseguiam Rafael Aguiar Araújo, que estava em uma motocicleta, quando ele disparou tiros que mataram Jociney Alves Mesquita, 31.
Manaus - Rafael Aguiar Araújo, 18, foi preso na manhã do último sábado, no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus), suspeito de ter assassinado o guarda municipal, Jociney Alves Mesquita, 31, na noite de sexta-feira, com três tiros.
De acordo com o delegado titular da Delegacia Interativa de Coari, Rafael da Costa e Silva, Rafael estava em uma motocicleta sendo perseguido por dois guardas, pois apresentava atitude suspeita.
Quando chegaram em uma ponte, que liga o bairro Duque de Caxias ao Centro, Rafael abandonou a moto e efetuou os disparos que atingiram o guarda. Jociney foi socorrido e levado para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
“Com o chassi da moto em mãos, realizamos buscas pela cidade e encontramos o proprietário da moto, que alegou que tinha alugado ao Rafael”, relatou o delegado.
Rafael foi preso na residência da tia dele, no bairro Tauá Mirim, por policiais militares. Ainda segundo o delegado, ele tentou fugir pela porta dos fundos da casa. A arma foi entregue a um outro homem, que fugiu do município.
Rafael foi encaminhado para a Unidade Prisional de Coari e responderá pelo crime de homicídio, que varia entre 6 a 20 anos de prisão.






GUARDAS MUNICIPAIS DE SIMÕES FILHO (BA) SE REÚNEM PARA DEFINIÇÃO DE PARALISAÇÃO

Guardas Municipais de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, estarão se reunindo hoje às 7hs da manhã para a definição de uma possível paralisação das atividades, em virtude do descaso da Gestão Municipal para a instituição e a categoria.
Nesta reunião também estará sendo discutido também a questão do videomonitoramento que fica na sede da Guarda Municipal, porém que só é pedido permitido e utilizado por servidores terceirizados contratados que não são efetivos da Prefeitura, sendo que este videomonitoramento foi implantado através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP que deveria ser gerenciado pelos integrantes da Guarda Municipal e os mesmos são impedidos de utilizarem. Vele lembrar que até o início desta gestão (janeiro de 2013), esta atividade era realizada pelos Guardas Municipais e com isso houve perda de vantagens no salário. Além disso, é função do GM realizar esta atividade.
Também na manhã desta terça-feira, 29/10, ocorrerá uma fiscalização e auditória do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI e que os gestores estão fazendo uma “maquiagem” para esconder a realidade da Guarda Municipal.


Fonte: FEBAGUAM

COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE JEREMOABO (BA) É EXONERADO

A assessoria de imprensa da prefeitura de Jeremoabo, confirmou na ultima quinta-feira (24)que a prefeita Anabel de Sá Lima Carvalho assinou a exoneração do comandante da Guarda Municipal Alexsandro Oliveira Leite.
O fato já havia sido antecipado pela Secretária Michelly Varjão, da Secretaria de Administração, da qual a Guarda Municipal é vinculada.
Há certa inquietação entre os guardas, mas as providências já estão sendo tomadas para a escolha do novo comandante que, segundo fontes oficiosas, já está escolhido e será divulgado nas próximas horas.
As razões ficaram claras na própria fala da Secretária em audiência pública com a corporação, veiculada em outra notícia: ” … a secretária municipal de Administração, Michelly de Castro Varjão, chamou atenção para o aumento do número de danos a patrimônios públicos. “Eu já tive reuniões com a Guarda para falar a respeito da função da instituição em nosso município, mas sinto que ainda falta o entendimento sobre o verdadeiro objetivo da Guarda. 
A proteção do patrimônio público está ficando em segundo lugar, em Jeremoabo, e isso não pode mais acontecer”.


Fonte: www.bobcharles.com.br com informação do Jeremoabo.com

domingo, 27 de outubro de 2013

PADASTRO AGRIDE BEBÊ ATÉ A MORTE E É PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL DE DOURADOS (MS)

Um menino de 1 ano e 9 meses morreu depois de ser espancado até a morte pelo padrasto de 25 anos. A criança chegou a ser socorrida e levada para o hospital de Dourados, mas não resistiu ao ferimento. De acordo com o site Dourados Agora, Davidson Correia dos Santos estava em casa, na Rua das Abacateiras, no Jardim Colibri, cuidando do enteado, Braian de Souza Silva, enquanto a mãe dele de 20 anos trabalhava no shopping.
Entre 15h e 17h, a criança dormiu e teria ficado sozinha na casa. O padrasto, que já havia ingerido vodka em casa, bebia cerveja num bar perto dali, quando por volta das 21h retornou para a residência. Em depoimento a delegada Andréia Alves Pereira, Davison contou que estava tomando banho, quando o menino acordou e foi ao banheiro. Ele acabou caindo em cima da criança, que começou a chorar. Irritado, o padrasto começou a surrar o menino a tapas, socos e chutes. Como Braian não parava de chorar, o homem chutou a criança que, segundo ele, foi arremessada por cerca de dois metros sobre uma mureta na sala.
Depois das agressões, a criança desmaiou. Ele tentou reanimar o menino embaixo do chuveiro, mas não adiantou. À Polícia, Davison relatou que mandou mensagem para a mulher dele, mãe da criança, informando que o menino tinha caído no banheiro e estava machucado. Ela retornou pedindo que não deixasse a criança dormir e chegou cerca de 20 minutos depois. Conforme a Guarda Municipal de Dourados, enquanto aguardava a mulher, o homem colocou o menino sobre a cama, acendeu um cigarro e foi assistir televisão.
A mãe do menino acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que conseguiu reanimar o menino. Ele foi encaminhado em estado grave para o hospital, onde não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois de dar entrada. No começo, o acusado negou o crime alegando que o enteado havia caído, porém acabou confessando, depois de ter sido desmentido pelos médicos que atenderam a ocorrência. Davison foi autuado em flagrante por homicídio triplamente qualificado e deve ser transferido para a Phac (Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa).

Nota de pesar da FEBAGUAM / REFLEXÃO IMPORTANTE!

Fatidicamente, e acompanhando as estatísticas nacionais, os guardas municipais começam a tombar em cada tanto do território. Uma minoria apenas dessa Nação azul marinho, tem condições de se defenderem de injusta agressão(citando-se o exemplo de algumas GMs de SP, Curitiba etc).

Nossa PL-1332/2003 continua “travada” pelos nossos Deputados intitulados pela CF/88 como representantes do povo, mas que na prática, parecem legislar apenas a favor das suas próprias necessidades individuais, coletivas ou políticas. Antes travada por "trancamento da pauta", agora travada por falta de comprometimento dos mesmos.

A pergunta é: quantos dos nossos Legisladores do Congresso Nacional possuem “filhos” GMs ou PMs? Se muito tiver (se for o caso), uns 5 ou 10, sendo que caso essa possibilidade exista, não desempenham as atividades de Segurança Pública e sim outras que permitam angariar status social e salários pomposos.

Ontem, num clima de comoção, tristeza, revolta e sensação de impunidade e insegurança (inclusive de quem faz segurança), enterramos mais um profissional dedicado da GM de Salvador (Carlos Santa Rosa), que tombou vítima de um disparo covarde e fútil, de um marginal mais covarde ainda(porquanto o mesmo sabe a respeito dos índices de impunidade, e que, dificilmente será pego). Perdemos um grande colega, dedicado e capaz, que dava sua vida a cada dia, mesmo sem condições mínimas de trabalho(falta de equipamentos de segurança - EPIs: arma letal, colete balístico etc).

 Por mais que não queiramos admitir, e embora as Guardas Municipais do Brasil sejam sonhadoras e corredoras em alcançar o sonho de melhor servir a sociedade, vivemos num país aonde acontece uma inversão de valores: Direitos Humanos protege bandidos sanguinários, os agentes de Segurança Pública são tratados como os verdadeiros bandidos e caçados friamente, alguns políticos bandidos(ficha suja) são tratados como mocinhos e mesmo denunciados inclusive pelo STF, terminam absolvidos e impunes, porquanto a CF/88 não existe pra eles, pelo menos na prática.

Chega de demagogia, de brincar de segurança pública, de oferecer nossas vidas todos os dias como se a mesma não valesse de nada! Ou tomamos uma postura agora, ou irmãos como o Carlos, continuarão a perder sua vida em vão! Guerreiro Carlos, não temos o dom da vida e nem o dom de curar as feridas, mas sabemos que Deus é capaz de tudo e certamente o Senhor o terá num belo jardim. Que seu nome seja motivo de orgulho, inspiração, honra e dignidade para a Guarda de Salvador, para a Bahia e para o Brasil. Que sua família, amigos e entes queridos sejam consolados pelo Criador do Universo!

VAMOS NOS MOBILIZAR colegas, e invadir Brasília num grande número(pelo menos no mínimo 60 mil homens) ainda no início do mês de Dezembro. Usemos as redes sociais para algo grande, justo e que todos ainda são reféns! Invadamos Brasília, não só pra cobrar a nossa Regulamentação através da PL-1332/2003 (a qual aguardamos desde a CF/88 – através da omissão do Estado), como também para exigir melhores condições salariais e de trabalho para todas as GMs do Brasil, independente de onde sejam.

Vamos encher os Ministérios Públicos da vida de trabalho, assim como as polícias civis, porquanto, as mortes dos nossos colegas estão acontecendo cada vez num ritmo mais preocupante e poucos são os autores identificados (demonstrando que os responsáveis pela investigação ou não tem capacidade nenhuma de elucidar os crimes por falta de contingente ou simplesmente não existe o interesse).

PF, PRF, PCs, PMs, BMs, GMs todos estamos num mesmo barco de violência: crescente são os assassinatos contra os agentes de segurança pública e o Estado se posiciona de maneira igualmente omissa, covarde e como se nossas vidas não valessem de nada.

Deveríamos invadir Brasília como uma família, de maneira mobilizada, todas as categorias, porquanto a essência da democracia é o povo e “nós” somos o povo, os políticos nos representam APENAS.

Vamos parar de ser “manipulados” por militares no comando das Guardas Municipais, pessoas essas que não possuem o requisito para comandar uma guarda municipal, pois, além de não serem guardas, foi educado socialmente de outra forma, fugindo da premissa básica da filosofia das GMs, não entendendo como um guarda pensa e sofre e qual sua verdadeira atribuição e competência!

Iniciemos uma CAMPANHA NACIONAL para ascensão aos Comandos das Guardas, guardas de carreira, fora os militares do comando! Polícia é Polícia, guarda é guarda, cada um no seu quadrado. Porque ninguém comanda a PM sendo um cidadão civil? E Por que os militares da reserva querem comandar guardas, já que na ativa não nos reconhece como nada?

Estamos em apoio a GM de Salvador para fomentar a necessidade de “um guarda de carreira”, assumir o papel de comandante da tropa! Chega de desmandos, chega de colegas sendo vitimados por ordens fúteis! Chega de inoperância corporativista! Todos nós somos da mesma família azul marinho, independente de que município seja!

A guarda de Salvador é a maior da Bahia e precisa crescer urgentemente. Muitos prefeitos inoperantes ou que não entendem nada de segurança pública, ou ainda, que não ligam para as suas guardas estão com essa “desculpa” para que as demais guardas cresçam e sejam aparelhadas devidamente.

Independente do Conselho Nacional de GMs, a qual a Bahia faz parte e da FEBAGUAM, devemos mobilizar todas as representações possíveis(Sindicatos, Associações, Federações e Representações) com o propósito de marcamos uma semana de hospedagem em Brasília para cobrarmos o que é nosso por direito e que ainda não nos foi dado.

Ou nos unimos colegas, ou vamos continuar sendo desmoralizados, humilhados, usados pelo Poder Público e vitimados pela margem da sociedade que sabe que tudo pode porque a impunidade existe e dificilmente estes serão alcançados, primeiro porque o Estado não possui interesse e nem prioridade em valorizar as instituições policiais desse país, segundo porque a “desculpa” é a falta de efetivo das polícias e o blá-blá-blá de sempre!

Será que a vida dos nossos guerreiros não valem nada? Será que com todas essas estatísticas vamos permanecer de braços cruzados, dando graças a Deus que “não foi comigo”? Deixemos de lado a vaidade, a arrogância e o individualismo e nos juntemos em prol da coletividade, pra que todos não se sintam mais “incapazes, abandonados e sozinhos”!

Nós guardas municipais somos HERÓIS, fazemos o além das contas sem a mínima condição(financeira, operacional para isso, por amor ao próximo, indo além da CF/88 e colocando o que está escrito na Bíblia em prática, mesmo sendo difícil o fazer).


Que Deus nos abençoe sempre e renove nossas forças a cada dia.

Equipe FEBAGUAM

ENQUANTO O PREFEITO DORME AS VIDAS DOS GUARDAS MUNICIPAIS SÃO LANÇADOS A PRÓPRIA SORTE

Não é hoje que a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais (FEBAGUAM) vem lançando serias criticas em relação à condução das Guardas Municipais baiana, como pode um Guarda Municipal num estado tão violento, esta sendo jogado para entregar a sua vida, sem nenhuma forma de se defender da violência cotidiana? É inadmissível um servidor da Guarda Municipal atuar sem o mínimo de proteção, sem poder portar uma arma de fogo para se defender das ciladas da vida? É muito fácil discriminar e tentar diminuir o trabalho das Guardas Municipais, difícil é admitir e reconhecer o quanto somos importantes para a sociedade, sem nenhuma estrutura muitos guardas são lançados à própria sorte.
O Estado da Bahia é um recordista em mortes de Guardas Municipais, esta de longe dos estados como São Paulo, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul no termo investimento e estruturar na segurança publica municipal, sempre questiono que tal Pacto pela Vida é esse que excluir os agentes de segurança pública municipal, se é nos municípios que acontecem os fatos? De fato vivemos num estado que a segurança publica é de faz de conta.
A Guarda Municipal é uma realidade e não se pode negar mais aqui na Bahia os prefeitos preferem viver preso num sistema falido em que os municípios têm que colocar a gasolina nas Viaturas da PM, dar o almoço e hospedagem e ai então sobem nos palanques e falam que fazem e acontecem, a quem eles têm de fazer de fato não fazem, alais fazem os Guardas Municipais de bobos, dando fardamentos, uma sala nos fundos dos prédios para usar como base e como sede, vivem alienados alguns guardas com horas extras, mais sem saber que tudo isso é pela compra da sua força de trabalho.
Mais uma vida foi ceifada, desta vez aconteceu em Salvador na Capital baiano, como pode na capital da Copa do Mundo, temos uma Guarda Municipal sucateada, sem uma Viatura, sem um colete balístico, sem porte de arma, sem nenhuma perspectiva de crescimento funcional e historicamente ocupada por militares na reserva, é um desafio a qualquer um ter acesso ao Superintendente que se diga ao Prefeito ACM Neto, é praticamente intocável, um absurdo colocar vidas a mercê da própria sorte, enquanto os ilustres dormem , estamos nas ruas, é muito injusto isso, só temos que infelizmente lamentar a morte de mais um guerreiro, fica nossos sentimentos e de conforto a família.
Necessariamente temos que lutar por melhores condições de vida e de trabalho não podemos viver nessa inércia e aceitar as migalhas que nos são oferecidas, Guardas Municipais de Salvador uni-vos, Guardas Municipais da Bahia uni-vos, Guardas Municipais Brasil uni-vos e vamos mudar essa triste realidade.
Desculpem os erros estou nervoso, pois não aguento mais ver nossos irmãos sendo tombados, sempre me apego no nosso Senhor Jesus cristo pedindo a Ele proteção e sabedoria, pois andamos esta Bahia de meu Deus levando um pouco de conhecimento e sei que isso tem incomodado a muita gente.

Nelson Querino

Presidente da FEBAGUAM

GUARDA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO (BA) CONDUZ MENOR ACUSADO DE ROUBO

Nesta sexta-feira (18), por volta das 22 horas, a Guarda Municipal conduziu a DEPOL o menor F.O. de 15 anos, acusado de invadir e furtar equipamentos de informática do prédio do antigo fórum, onde funciona o Infocentro.
Segundo informações do GM. Rogério ao realizar a ronda no local, registrou um movimento estranho e ficou observado, minutos depois viu o menor pulando o muro do prédio e sair correndo, ato contínuo seguiu e alcançou F.O. conduzindo o mesmo para DEPOL. O GM recuperou um Monitor e um estabilizador, em seguida com o auxilio de outros membros da Guarda e também da Polícia Civil foram recuperados outros equipamentos em poder de um homem identificado pelo nome de Marcio, morador no Bairro Sacramento, que também foi conduzido a DEPOL.
O conselho Tutelar foi acionado para tomar as providências cabíveis com relação ao menor.

Fonte: Jorge Quixabeira.com

HOMEM ATIRA CONTRA GUARDAS MUNICIPAIS DE PRAIA GRANDE (SP) DURANTE ABORDAGEM

Homem em atitude suspeita estava dentro de um veículo. Tiro pegou no vidro de uma loja de motos, mas ninguém ficou ferido.

Guardas Civis Municipais de Praia Grande, no litoral de São Paulo, foram recebidos com um tiro efetuado por um homem após realizarem uma abordagem em um veículo na madrugada desta sexta-feira (25). Ninguém se feriu.
Os guardas civis suspeitaram de pessoas que estavam dentro de um carro no bairro Boqueirão e foram realizar uma abordagem. Quando chegaram ao local, um homem desceu do veículo e efetuou um disparo. O tiro pegou no vidro de uma loja de motos. Ninguém ficou ferido.
Os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram. Dentro do carro os guardas encontraram um celular que foi encaminhado para perícia. Por enquanto, ninguém foi preso.


sábado, 26 de outubro de 2013

POLÍCIA CIVIL DIVULGA FOTO DO MARGINAL ACUSADO DE MATAR O GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA)

A polícia divulgou, no início da tarde deste sábado (26), a foto de um dos marginais acusado de ter matado o guarda municipal Carlos Santa Rosa. O crime aconteceu na localidade Arenoso, em Salvador, na noite de sexta-feira (25).
De acordo com a polícia, entre os suspeitos estão homens cujo vulgo é 'Galego', 'Cabeça' e 'Índio'. Nesta manhã, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) enviou à imprensa uma nota de pesar sobre a morte do rapaz. O enterro foi às 15h no Cemitério Bosque da Paz.


Fonte: Amigos da Guarda Civil

GUARDA METROPOLITANO DE SÃO PAULO É ASSASSINADO EM ROUBO DE MOTOCICLETA AO SER DESCOBERTO QUE ERA AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA

Por volta das 05:00 hs desta data (26/10), o guarda civil metropolitano Adriano Augusto - Inspetoria Regional Moóca - foi interceptado por dois homens, a caminho do trabalho, na Av. Itaberaba - Zona Norte de São Paulo. Durante a tentativa de roubar a motocicleta, os indivíduos descobriram que se tratava de um agente de segurança pública e efetuaram cinco disparos, sendo o guarda civil atingido por três. Socorrido, faleceu ao chegar no Pronto Socorro Cachoeirinha. A ocorrência está sendo registrada na 13° Delegacia de Polícia.
A equipe da viatura 30-203 (Destacamento Ambiental) composta pelos integrantes Classe Distinta Aldrin e os GCMs André Marco e Écio está no local dos fatos. Esta postagem será atualizada.


Fonte: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/

GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) NO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


Aconteceu na cidade Serrinha nos últimos dias 18, 19 e 20 de outubro, o evento que foi promovido pela  Pastoral da Juventude da Diocese de Serrinha (BA), a 8ª edição do Dia Nacional da Juventude, foi  Celebrado em todo o país, o DNJ deste ano teve como tema “Juventude e Missão” e o lema, “Jovem: Levante-se, seja fermento!”. E para dar mais tranquilidade aos cerca de 8.000 mil jovens de diversas cidades a  Guarda Civil Municipal de Serrinha, trabalhou  no  evento para dar mais tranquilidade aos jovens que teve  a presença de um trio elétrico e saiu pelas principais avenidas da cidade, um fato motivador para GCM foi o reconhecimento por parte do publico  pelo serviço prestado pela corporação  que contribuiu para a tranquilidade do evento.



Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) É ASSASSINADO EM SERVIÇO NO BAIRRO DO ARENOSO

Mais um assassinato de Guarda Municipal registrado na Bahia, o estado ocupa em 2013 o segundo lugar no Brasil em assassinato desses agentes perdendo apenas para o estado de São Paulo, e em 2012 ocupou o primeiro lugar em todo o país.

Nesta última madrugada do dia 26 de outubro, por volta das 00:10 hs um veículo da Guarda Municipal de Salvador que fazia nos postos de serviço foi alvejado por marginais no bairro de Arenoso, um dos projeteis penetrou pela porta malas atingido o GM Carlos Santa Rosa, que acabou falecendo. Infelizmente mais um registro de um Guarda Municipal assassinado, enquanto isso a administração da Guarda Municipal de Salvador prefere dar o curso de armamento e tiro para o pessoal que trabalha administrativamente dentro da sede da GMS deixando todo o restante que trabalha nas ruas sem este importante curso. Cabe perguntar qual a necessidade imediata que uma pessoa que trabalha dentro de uma sala com ar condicionado de ter o curso de armamento e tiro em relação as pessoas que estão todos os dias nas ruas e postos de serviços arriscando suas vidas? Enquanto isso mais um colega de farda entra para a estatística de falecimento de Guardas Municipais na Bahia e no Brasil. A Bahia ocupa neste ano de 2013 o segundo lugar no ranking de assassinato de guardas municipais perdendo apenas para o estado de São Paulo, sendo que em 2012 a Bahia que ocupou o primeiro lugar.

Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) DETÉM INDIVÍDUO POR TENTATIVA DE FURTO

A  Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA, apresentou na delegacia no ultimo  dia 20 de outubro, Leonardo (vulgo Leo), por tentar furtar uma bicicleta Monark e outros objetos de valor, o fato aconteceu em uma residência  que fica próximo  ao Mercado de Cereais local que é guarnecido pela GCM. O mesmo foi detido pela guarnição de plantão da GCM sendo conduzido para a delegacia de polícia para as devidas providências cabíveis. Mais uma vez a Guarda Municipal de Serrinha vem atuando em benefício da sociedade na busca da paz e bem estar social.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA

COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA) TORNA-SE PRESIDENTE REGIONAL DO CONSELHO NACIONAL DE GM´S

Comandante da GM de Feira da Santana, Ailton Cerqueira e o Comandante da GM de Lauro de Freitas, Jarbas Pires

O comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, Ailton Almeida, foi eleito presidente das regiões norte e nordeste do Conselho Nacional das Guardas Municipais, durante o XXIII Congresso Nacional destes órgãos, que aconteceu em Recife neste mês. O mandato é de dois anos. É a primeira vez que um feirense assume este posto.
Ailton Almeida recebeu os votos de mais de 50 comandantes presentes ao congresso. A escolha aconteceu depois que todos fizeram uma explanação dos seus projetos de trabalho e o que está sendo posto em prática nas suas cidades. “Mostramos o que fazemos e conseguimos o apoio dos colegas. É um posto que nos deixa muito honrado”, diz o comandante.
Cada região tem um comando próprio – mas existe o comandante nacional, Rogério Tenente Cabral, da GM de Paraíba do Sul (RJ). E são estas células que encaminham e defendem as demandas destas instituições junto à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). O trabalho do comandante Ailton Almeida agora agrega maior responsabilidade porque terá que coordenar as guardas municipais das duas regiões. “Estou ciente e pronto para este novo desafio na minha carreira”.
A Bahia ficou com dois assentos na diretoria. Além de Ailton Almeida, o comandante da guarda municipal de Lauro de Freitas, Jarbas Pires, ficou com a secretaria geral do Conselho.


GUARDA MUNICIPAL DE SERRINHA (BA) GARANTE A ORDEM PÚBLICA DURANTE O MOTO ARGOLA

A Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA deu apoio ao  evento Moto Argola que foi realizado nos Dia 18 e 19 de outubro de 2013, o evento que  teve a participação de vários motoqueiros da Bahia, e já é tradição fazendo parte do calendário festivo do município e sempre conta com o apoio da GCM de Serrinha que desenvolve o trabalho  no transito como também com rondas na Área de show. O evento com o total apoio da GCM mais uma vez ocorreu com bastante tranqüilidade sem registro de ocorrências.




Fonte: Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA