PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Suicídio e risco ocupacional na carreira policial com foco na Guarda Municipal

Suicídio e risco ocupacional na carreira policial com foco na Guarda Municipal

Publicado em 26 de dezembro de 2017


Resumo: Mostrar a realidade do estresse da carreira policial com foco nas guardas municipais, onde a rotina profissional, afastamento da família e a constante exposição a todo tipo de violência, juntando com conflitos pessoais e familiares, resultando em vários suicídio destes agentes.

Palavras-chave: suicídio, risco ocupacional, guarda municipal


Introdução


As Guardas Municipais tem se tornado cada vez mais atuantes no cenário da segurança pública de diversos municípios brasileiros, ajudando a reforçar as ações voltadas à esta área, inclusive fazendo diminuir índices de violência, e que com o advento da Lei Federal n° 13.022/14, trouxe mais notoriedade a essas instituições, quebrando paradigmas e deixando bem claro suas atribuições e competências legais de atuação.

Essa exposição constante as mais diversas formas de violência e até a morte nas atuações também tem causado traumas aos agentes, que juntando a conflitos em sua vida social causam distúrbios psicológicos que põe fim podem ocasionar no suicídio do agente da guarda municipal.


O crescente número de suicídios de guardas municipais


Com o aumento das ações das Guardas Municipais, seus agentes acabaram estando cada vez mais expostos a todo e qualquer tipo de violência, seja contra o patrimônio público, com as pessoas e contra ele próprio, o que geralmente o guarda municipal não tem um acompanhamento psicológico dentro das suas corporações para tratar, diagnosticar, prevenir e remediar as problemáticas diversas devido a esses conflitos da sua rotina profissional, que ao juntar com suas problemáticas da sua vida pessoal ajudando a criar distúrbios psicológicos que por fim podem gerar o suicídio do agente.

Em 2015, durante o 9° Fórum Brasileiro de Segurança Pública, estudos apresentados mostrou que no Brasil, o suicídio de policiais é um fato que sempre foi ignorado e que acontece com bastante frequência na carreira, onde o risco da atividade profissional, a constante exposição a violência em geral e conflitos em sua vida social faz com que seja um das atividades com maiores taxas de suicídios, principalmente entre os homens, chegando a ser 3,65% maior que o da população em geral.

Infelizmente, o grande problema para fazer um diagnóstico melhor para mostrar essa realidade entre os guardas municipais são a falta de dados precisos, pois muitos casos não são registrados, assim como as tentativas de suicídio, o que dificulta um estudo com maior profundidade.

A necessidade de ter dados como esse que inclusive pode se trabalhar uma melhor formação dos agente da guarda municipal, assim como acompanhar a sua saúde ocupacional e mental, para que casos de possíveis pessoas que estejam com algum distúrbio possam ser diagnosticadas e receber um acompanhamento adequado para evitar a perda por suicídio do servidor.


Suicídio na segurança pública com foco nas Guardas Municipais ainda é um tabu


Assim como nas demais forças de segurança pública, essa temática ainda é um grande paradigma a ser quebrado nas Guardas Municipais. Informações circulam em algumas mídias e em redes sociais de um novo caso de um guarda municipal que cometeu suicídio, mas ainda não se tem uma política voltada ao acompanhamento psíquico para a carreira policial, e essa questão piora mais ainda se for voltado às Guardas Municipais.

Pensar um agente de segurança pública como uma máquina, em cuidar de seus sofrimentos mentais, suas angústias, dificuldades de relacionamento, gera guardas municipais doentes e que podem correr o grande risco de atentarem contra a sua vida.


Conclusão


O profissional da guarda municipal vem recebendo cada vez mais uma maior carga de responsabilidade em sua carreira, consequentemente maior exposição a violência, gerando um maior risco ocupacional, que com outros conflitos sociais e uma falta de acompanhamento da saúde mental do agente tem gerado muitos suicídios destes profissionais, o que é extremamente importante também se criar núcleos assistências e psicológico dentro das corporações de Guarda Municipal para buscar se ter esse atendimento e dar mais valor a esses agentes.



Referência Bibliográfica


http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150730_suicicio_policiais_fe_ab

https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/viewFile/7680/6191

https://www.even3.com.br/anais/viimostradevry/29905-comportamento-suicida-em-policiais-militares-sob-a-perspectiva-analitico-comportamental



Sobre o autor


Alan Santos Braga
Guarda Civil Municipal de Salvador/BA
Secretário do Conselho Deliberativo da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais - FEBAGUAM
Autor dos livros "Desvendando as Guardas Civis Municipais", "Guarda Municipal e a Ronda Escolar" e "Guarda Municipal e a Proteção do Meio Ambiente"

0 Comentários: