PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BASE DA GUARDA MUNICIPAL DE IRACEMÁPOLIS (SP) É ALVO DE TIROS DURANTE A MADRUGADA


Havia um GCM no local no momento dos disparos, mas ele não ficou ferido. Foram quatro projéteis deflagrados; a corporação ainda não tem suspeitos.
Criminosos atiraram contra uma base da Guarda de Iracemápolis (SP) na madrugada desta quinta-feira (30).
Um GCM estava no local na hora dos disparos, mas não ficou ferido. Fotos que foram feitas pela corporação mostram as marcas dos tiros na fachada do prédio. 
Foram pelo menos quatro disparos, ainda segundo informações da corporação. Após os tiros, outros guardas foram chamados, mas nenhum suspeito foi localizado. 



Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/01/base-da-guarda-de-iracemapolis-e-alvo-de-tiros-durante-madrugada.html

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MAIS UM HOMEM É SOCORRIDO PELA GUARDA MUNICIPAL DE SANTALUZ (BA) NA RODOVIA BA - 120


Por volta das 17h35min, a GCM Santaluz foi informado por telefone que um indivíduo estava caído no acostamento da BA-120. No mesmo instante foi deslocado até o local agentes do preposto motorizado, GM01, sob o comando do Chefe Operacional GCM Daniel Oliveir, que verificaram a situação, estabilizaram a vítima e acionaram a ambulância do hospital municipal que após solicitada apresentou-se ao local em menos de 5 minutos.
Posteriormente o cidadão foi identificado por "Nicão", morador do Bairro Mãe Rufina e com aproximadamente 50 anos de idade.
"Nicão" foi encaminhado ao hospital e deu entrada na emergência.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

BASE DA GUARDA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA (SP) É METRALHADA POR ATIRADORES

Um ataque contra a base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM)  instalada na altura do número 719, da Avenida Teófilo Otoni, no Parque Marabá, em Taboão da Serra, assustou os três guardas que estavam dentro da base. O ataque ocorreu no início da madrugada desta quinta-feira (30) . Segundo os GCMs dois suspeitos encapuzados passaram de moto pelo local e o garupa efetuou pelo menos treze disparos com uma pistola 380 em direção à base.
Os guardas que estavam dentro da base conseguiram se proteger e escaparam por pouco e sem ferimentos. 
Equipes da própria GCM e da segunda e quarta companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar de Taboão realizaram buscas, mas os criminosos não foram encontrados.  
O caso foi registrado na Delegacia Central de Taboão da Serra, e também será investigado pela polícia civil. Para a GCM o motivo para o ataque seriam  as apreensões de carros com som alto em cumprimento da Lei do Pancadão e a intensificação do combate ao crime na cidade, que estaria dificultando a ação dos criminosos.






Fonte http://www.jornalnanet.com.br/

PRIMEIROS GUARDAS MUNICIPAIS DE SALVADOR (BA) RECEBEM PORTE DE ARMA HOJE

Hoje, dia 30 de janeiro de 2014, às 15h, 96 guardas municipais receberão o porte de arma de fogo, em cerimônia no Palácio Thomé de Souza com o prefeito ACM Neto. Segundo a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, os guardas armados serão distribuídos por quatro setores da corporação.
“Primeiramente, os guardas armados serão os supervisores e quem participa da ronda de apoio aos guardas dos postos, em prédios públicos ou praças”, disse.
Também haverá guardas armados entre o Grupamento de Operações Especiais, Grupamento Especial de Motociclistas e Grupamento de Rondas da Capital. 
Não foi informada a quantidade em cada um desses setores, nem o número de armas adquiridas pela prefeitura. Segundo a secretária, o armamento e munição serão guardados no paiol da GM, que teve segurança reforçada. 
Os guardas passaram por treinamento com a Polícia Militar e a Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) e foram avaliados em testes de perícia e psicotestes. Atualmente, cerca de 500 guardas estão em treinamento. De acordo com o tenente-coronel Peterson Tanan Portinho, superintendente da Guarda Municipal, a intenção é que todos os 1.292 guardas estejam aptos para o manuseio da arma de fogo em 2015.
“O nosso foco é o trabalho preventivo. O guarda continuará usando as armas não letais. Se um indivíduo portar uma faca, o guarda vai tentar imobilizá-lo com uma arma de choque, por exemplo”, explicou Portinho.


Fonte: Correio da Bahia

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) ABORDA VEÍCULO SUSPEITO E PRENDE ELEMENTOS COM DROGAS

No domingo, dia 26 de janeiro, durante deslocamento pela Avenida Beira Mar, por volta das 17hs25min, foi flagrado um veículo Celta de cor preta placa JQY 3208, em atividade irregular, produzindo índices elevados de poluição sonora. Durante a abordagem, foi designada pelo GM Ricardo Rocha, Encarregado do Grupamento de Operações Especiais – GOE, que se fizesse a busca pessoal sendo encontrado drogas e material para separar e embalagem das drogas. Os mesmos foram conduzidos a 5º Delegacia de Polícia, em Periperi, onde foram constatados que os elementos ocupantes do veículo Celta respondiam por assalto a mão armada, porte ilegal de armas de fogo e trafico de drogas, porém  foram liberados por não existir mandado de prisão expedido pela justiça.

Drogas apreendidas com os meliantes que estavam no veículo abordado


Fonte: GM Ricardo Rocha – Encarregado do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA (AL) PRENDE MENORES ACUSADOS DE ROUBAR MOTO

Guardas municipais apreenderam na noite da última segunda-feira (27), por volta das 21h, dois adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, acusados de roubar a motocicleta de um mototaxista, no bairro Eldorado, em Delmiro Gouveia.
A vítima, cujo nome foi preservado, contou que o garoto de 13 anos, se passando por passageiro, teria chegado ao seu ponto, no calçadão do comércio, solicitando uma corrida para o pátio da feira livre, quando ele, sem ver nada de anormal na atitude do menor, resolveu o levar até o destino.
Já no local onde tinha dito que iria ficar, o falso passageiro teria pedido para o mototaxista o deixar próximo de uma barraca, onde outro adolescente, o de 15 anos, estava esperando com um revólver calibre 38, arma que havia utilizado para assaltar o trabalhador que relata ter sido agredido com palavras de baixo calão, socos e pontapés.
De posse da motocicleta CG 150, de cor vermelha e placa NMB-1848, os infratores teriam fugido com destino ao bairro Caraibeirinhas, enquanto a vítima procurou a sede da Guarda Municipal, que fica no mesmo quarteirão onde aconteceu o assalto. Uma guarnição composta por sete guardas saiu em busca dos acusados e acabou os encontrando em um trecho da BR-423, próximo ao povoado Sinimbu, zona rural do município.
Conforme a GM, ao perceber a viatura, os menores ainda tentaram fugir, mas foram capturados pelos guardas. Com os suspeitos foi encontrada a arma que havia sido utilizada no assalto, um revólver calibre 38, número 328435 e sem munições.
Os adolescentes foram levados para a Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), onde foi constatado que eles são moradores, respectivamente, dos bairros Tancredo Neves II e III, em Paulo Afonso-BA. A moto roubada foi devolvida ao proprietário.
A polícia suspeita que os menores tenham praticado o roubo a mando de algum traficante da cidade onde residem, na Bahia. Os acusados estão apreendidos a disposição da Justiça. O caso é investigado pelo delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da 1ª-DRP.

Fonte: Minuto Sertão

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) APREENDE MOTO EM SITUAÇÃO IRREGULAR DURANTE OPERAÇÃO SILERE

No último final de semana, durante a realização da Operação Silere de combate a poluição sonora, em todo o município de Salvador, foi feito uma operação na Estação da Lapa, onde os ambulantes ao avistarem a chegada das guarnições envolvidas na ação, começaram a se deslocarem com suas mercadorias, e os que permaneceram no local foi orientados pelo Encarregado do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal de Salvador, GM Ricardo Rocha, a desocuparem a via por estarem comercializando de forma ilegal e atrapalhando a mobilidade urbana resgatando, assim, a ordem pública no local. Foram abordadas diversas motos na entrada da Estação da Lapa, sendo identificadas algumas com situação irregular e conduzidas ao pátio da Transalvador.



Fonte: GM Ricardo Rocha – Encarregado do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS (BA) AJUDA A SOCORRER AS VÍTIMAS DE GRAVE ACIDENTE NA BR 110

A guarnição da Guarda Municipal foi um dos primeiros órgãos a chegar no local para ajudar a socorrer as vítimas do grave acidente na BR 110 nesta segunda-feira, 27 de janeiro.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas tomou as providências necessárias no auxílio às vítimas do trágico acidente rodoviário na BR-110, Km 322, na manhã desta segunda-feira, 27, quando morreram 14 pessoas, deixando outras internadas em estado grave. A Secretaria de Saúde (SESAU) manteve o Hospital Dantas Bião em regime de prontidão, e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regional provenientes das cidades de Alagoinhas, Esplanada, Inhambupe, Entre Rios, Aramari, Araçás conduziram os feridos às unidades hospitalares.
A Guarda Municipal foi uma das primeiras instituições a chegar ao local do acidente, conduzindo bombeiros e equipamentos de primeiros socorros, como pranchas, tubos de oxigênio e coletes.
A coordenadora geral do SAMU Simone Oliveira informou que, após ser informado, o serviço acionou todas as unidades que fazem parte do sistema regional.
Alagoinhas contribuiu com três ambulâncias, Esplanada com duas e as outras cidades disponibilizaram uma ambulância. “Fizemos o trabalho de triagem no local, conferindo os óbitos e providenciando a remoção dos feridos para o Dantas Bião e também o HCA – Hospital das Clínicas de Alagoinhas, que, mesmo sendo privado, participa da rede de saúde e participa de momentos especiais, como o ocorrido”, explicou Simone. O SAMU conduziu 19 pacientes para o Dantas Bião.
O prefeito Paulo Cezar lamentou o trágico acidente oferecendo solidariedade aos parentes dos mortos e feridos. “É lamentável o que aconteceu, mas a Prefeitura de Alagoinhas, através da SAMU e da Guarda Municipal, colaborou com eficiência no socorro das vítimas”, afirmou o prefeito.
A tragédia - O acidente ocorreu às 6h15 desta segunda-feira (27) na BR-110, km 322, na estrada que liga Inhambupe/Alagoinhas após um trator esteira D8, que vinha sendo carregado por um caminhão bitrem, de placa de Barreiras JQT 9144, se projetar sobre o ônibus estadual da empresa Gontijo placa GSV 4620, licença de Curvelo-MG, que vinha de São Paulo com destino para Paulo Afonso.

Fonte: Secom – Prefeitura Municipal de Alagoinhas/BA

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AÇÃO RÁPIDA DA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) FRUSTRA ASSALTO A POSTO DE GASOLINA

Na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, uma ação rápida do Grupamento de Rondas da Capital da Guarda Municipal de Salvador/BA, conseguiu frustrar um assalto a um posto de gasolina localizado na Avenida San Martins. Os dois meliantes foram detidos com um revolver calibre 38 e R$ 500,00 (quinhentos reais) com os mesmos, fruto do assalto, e eles foram conduzidos para a 1º delegacia de polícia, no bairro dos Barris, para as demais providencias cabíveis.




Fonte: Programa Na Mira - TV Aratu

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) DISSEMINA MENSAGENS DE PAZ NAS ESCOLAS DA CIDADE

Os guerreiros de farda azul marinho também disseminam a cultura da não violência entre crianças e jovens. Intitulados de “Mensageiros da Paz”, cinco membros da Guarda Municipal de Lauro de Freitas desenvolvem um trabalho nas escolas, ministrando palestras dos mais diversos temas. Em 2014 a agenda já começa movimentada. Depois do carnaval, eles farão explanações na Escola Municipal Fênix, em Ipitanga, e no Projovem de Itinga e Portão. Atualmente, a Guarda atua com 130 homens e mulheres.
Através de uma dinâmica com palestras e rodas de diálogos, os guardas abordam questões relacionadas à violência doméstica e sexual, uso de drogas, gravidez na adolescência, bulling, entre tantos outros temas de interesse da juventude. As explanações que duram uma hora não são feitas de forma aleatória. Antes do contato com os estudantes, os guerreiros fazem uma espécie de “raio x” de cada escola. O diagnóstico é elaborado em parceria com o diretor da instituição que será visitada.
“É muito importante esse bate papo que temos com os gestores. Levamos para a instituição a palestra mais adequada, de acordo com a demanda apontada pelo diretor”, pontuou o guarda e mensageiro Paulo Leite que é professor de Língua Portuguesa e Inglês. O projeto surgiu de antigo sonho da corporação. Iniciado há quatro anos, as ações são realizadas em parceria com Juizado de Menores e as secretarias do município.
De acordo com Paulo Leite, durante o encontro muitos jovens são encaminhados aos projetos sociais desenvolvidos pelas Secretarias da Juventude e Trabalho (Sejut), de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e Educação (Semed). “Temos ações fantásticas sendo desenvolvidas no município, mas muitas vezes os jovens e pais não tem conhecimento. Nas nossas palestras também passamos essas orientações”, complementou o guarda. Com formações diferentes, o grupo é composto pelos guardas Bruno Menezes (Tecnologia da Informação), Alex Gomes (Defesa Pessoal e Artes Maciais), Iranildes Amado (estudante de Serviço Social) e Luciana Brasil (Administração). A Guarda pretende ampliar o número de mensageiros para 15. A ideia é que com um grupo maior o trabalho possa ser feito em mais escolas. “Diretores, professores, estudantes e pais de alunos gostam muito das nossas palestras. Queremos ampliar cada vez mais as nossas inciativas”, finalizou o guerreiro.


Fonte: http://www.laurodefreitas.ba.gov.br

GUARDA MUNICIPAL DE SANTALUZ (BA) ENCAMINHA CIDADÃO QUE CAMINHAVA NA BA 120 EMBRIAGADO À SUA RESIDÊNCIA

Por volta das 22h50min, desta segunda-feira, 27/01/14, na BA-120, proximidades do Bairro Jorge Vilas Boas, durante rondas, prepostos da GM 01, viatura da G.C.M Santaluz, tendo como comandante de guarnição o Subcomandante GCM Jacson Araujo Lima e motorista o Chefe Operacional GCM Daniel Santos Oliveira, depararam-se com o indivíduo, de 65 anos, embriagado e empurrando uma bicicleta na rodovia. Na mesma hora os agentes abordaram o indivíduo, acondicionaram a bicicleta na viatura, colocaram o senhor também no veículo e o levaram até a sua residência no Bairro Morro dos Lopes, à presença de seu irmão por nome "Davi'.
São com ações como estas que a instituição demonstra o enorme comprometimento com a sociedade, trabalhando para evitar possíveis situações, a exemplo de acidentes e atropelamentos naquela rodovia.


Fonte: Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) AUXILIA CIDADÃO VÍTIMA DE ASSALTO

Recentemente, a Guarda Civil Municipal de Tucano auxiliou um cidadão a tomar as medidas necessárias após um assalto. O caso aconteceu nas proximidades do bairro Bebedouro, quando um jovem, que estava acompanhado de sua namorada, foi abordado por três elementos num carro preto. O jovem pensou que era uma brincadeira, porém um dos elementos lhe mostrou uma arma de fogo. Os assaltantes levaram três celulares. A GCMT realizou rondas no local, porém não obteve êxito.
“Prestar auxílio aos cidadãos, em quaisquer circunstâncias, é um dever que a Guarda Civil Municipal de Tucano têm cumprindo com eficiência, o que revela nossa importância dentro do contexto da Segurança Pública”, afirmou o GCM João Souza de Matos, Comandante de carreira da Guarda Civil Municipal de Tucano (BA).
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TUCANO AUXILIA CIDADÃO VÍTIMA DE FURTO
Há poucos dias, a Guarda Civil Municipal de Tucano auxiliou uma moradora do distrito de Caldas do Jorro, após um furto na Praça Ana Oliveira. A vítima teve sua carteira (que continha seus documentos pessoais e a quantia de R$ 400,00) furtada por um desconhecido. Nesse sentido, dirigiu-se ao 1º Pelotão da GCMT e pediu apoio. Assim, os agentes de serviço, após colherem informações de terceiros, fizeram ronda no local (Casas Populares) e encontraram a carteira da vítima sem o dinheiro.
O suspeito não foi localizado. Encontrou-se apenas seu documento de identidade e dois cachimbos decrack, que foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Tucano. O caso também foi informado à Polícia Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) REGISTRA MAIS OCORRÊNCIAS NO FINAL DE SEMANA

Em mais um final de semana de intensas fiscalizações nos equipamentos, patrimônios e vias públicas, a Guarda Municipal do Salvador (GMS) desenvolveu ações de prevenção à violência e preservação da ordem pública em toda área urbana da cidade.
Na madrugada de sábado (25), o Grupamento de Operações Especiais (GOE) registrou situações de perturbação da ordem, quando estes participavam da Operação Silere, que além de ser coordenada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), faz parte do Programa Pacto Pela Vida, da Secretaria de Segurança Publica da Bahia. O GEO também registrou intervenções e apoio ao SAMU, após um grave acidente no Largo do Retiro; apreensões de equipamentos sonoros e armas brancas e conduções por agressão e desacato.  Segundo o encarregado de operações, Ricardo Rocha, as ações no período noturno têm sido intensificadas. "Atuamos quase todos os dias nas ações de combate a poluição sonora. O fato de trabalharmos durante a noite nos leva a encontrar várias outras situações em que a população nos solicita", pontuou.
A Guarda Municipal, além de apoiar diversos eventos e se manter atuante na fiscalização das praças, prédios e vias públicas, conseguiu capturar um homem por pichar equipamentos públicos, além de conduzir um falso guardador de veículos na região do Campo Grande. O mesmo estava de posse de um colete e falsos bilhetes de estacionamento. De acordo com o Supervisor de Operações, Ubirajara Azevedo, diversas ações puderam ser contabilizadas neste final de semana. "Nossos agentes estão se empenhando para garantir a preservação dos equipamentos públicos e colaborar com a população soteropolitana no que for preciso", afirmou Azevedo.
Com o recebimento das novas viaturas, a GMS tem ampliado suas ações na cidade. Fato que já pode ser percebido pela população, devido às constantes conduções de vândalos à Delegacia e apoios prestados à população e órgãos da Prefeitura de Salvador.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

GUARDA MUNICIPAL DE LICÍNIO DE ALMEIDA (BA) E PM FAZEM AÇÕES PREVENTIVAS NOS POVOADOS DO MUNICÍPIO

Neste sábado, 25 de janeiro, atendendo as solicitações dos moradores dos povoados de Jurema, Duas Passagens e do distrito Tauape no município de Licínio de Almeida/BA, a Companhia Independente de Patrulhamento Especial - CIPE Sudoeste, a Companhia Especial do Sudoeste e Gerais - CAESG, juntamente com a Guarda Municipal de Licínio de Almeida, fizeram diligencias no intuito de trazer tranqüilidade e paz nestes respectivos lugares. A população recebeu com muita satisfação as forças de segurança e pediram ao Sargento da CAESG que voltassem sempre. A guarnição da CIPE Sudoeste comandada pelo Sargento Silva Teles, também gostou de esta nesses lugares. Já que vem ocorrendo vários assaltos de motocicletas na região, nesta operação fora apreendidos uma motocicleta e uma automóvel e conduzidos a delegacia de policia de Licínio de Almeida para as devidas providências cabíveis.


Fonte: Guarda Municipal de Licínio de Almeida/BA 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA ABRI AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS EAD/SENASP 2014


Prezados Guardas Municipais a partir desta terça-feira, 28 de janeiro até o dia 03 de fevereiro de 2014 estarão abertas as inscrições para os cursos SENASP/EAD. Segue a programação do calendário da (RENAESP) Rede Nacional de Educação a Distância - Rede EAD-Senasp - 2014.
Verifiquem as datas de inscrições, acessem a página no Ministério da Justiça (http://www.mj.gov.br/ead), ou https://ead.senasp.gov.br/‎ e escolham o curso desejado. Em breve lembraremos este comunicado.

ATENÇÃO GUARDAS MUNICIPAIS DA BAHIA!!!!!

Caros Senhores,

Na condição de Tutor Master do EAD/SENASP, no Estado da Bahia, temos a obrigação funcional de mantermos em nosso cadastro a relação nominal eATUALIZADA de todas as Guardas Municipais.
Para regularizar a situação basta tão somente que seja enviado um ofício ao Senhor Secretário da Segurança Pública, assinado pelo Chefe do Executivo ou pelo Chefe (Comandante) da Guarda Municipal a qual pertence, informando a relação nominal de TODOS os integrantes da Guarda.
Esta relação deve conter o nome completo do servidor, RG, CPF, Matrícula, e-mail e telefone para contato.
Este arquivo contendo a relação nominal dos servidores deve ser gerado emEXCEL e OBRIGATORIAMENTE DE SER ATUALIZADO E REENVIADO TRIMESTRALMENTE EM ATÉ 10 DIAS ANTES AO ÍNICIO DAS INSCRIÇÕES PARA O PRÓXIMO CICLO DE ENSINO DO EAD/SENASP.
Só serão aceitas as inscrições daqueles servidores que constarem da relação nominal que nos for enviada. Daí a importância da atualização periódica da documentação requerida tendo em vista que aqueles servidores falecidos, demitidos, aposentados, etc., devem ser excluídos do nosso cadastro, considerando que o público alvo dos nossos cursos são os servidores da ATIVA das Policiais, das GM, Bombeiros e Agentes Penitenciários.
A regulamentação é possível para cada Ciclo até dez dias antes do inicio das inscrições, no que para tanto disponibilizamos o e-mail ead.senasp@ssp.ba.gov.br para receber eletronicamente a documentação necessária a regulamentação.
As Guardas Municipais que não enviarem a documentação necessária à sua regulamentação terá recusadas as inscrições dos seus servidores nos Ciclos de Ensino à Distância patrocinada pela SENASP.
Telefone para contato: (71) 3115-1859

Estamos à disposição.
Fraternalmente,
TC PM ALZIBERTO FRANCISCO CONCEIÇÃO PEREIRA


FESTA DE “PANCADÃO” TERMINA COM PESSOAS GRAVIMENTE FERIDAS E GUARDA MUNICIPAL DE RETIROLÂNDIA (BA) AJUDA A SOCORRER VITIMAS

Uma festa de “Paredão” como se tornou conhecida, terminou em confusão na noite deste domingo, 26/01, em Gameleira, zona rural do município de Retirolândia-Ba.
Os presentes no evento não souberam o que de fato teria gerado o inicio da confusão mas, contam que um homem identificado apenas como Robissão, residente no povoado de Gibóia, faria parte de uma turma de jovens que guardam uma rivalidade entre Gibóia e Gameleira, esse teria aproveitado a oportunidade para efetuar um golpe de faca contra Claudinaldio Pereira dos Santos, de 31 anos, residente no povoado de Tabuleiro. O golpe atingiu o pescoço da vitima e rompeu varias artérias, ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Retirolândia onde recebeu os primeiros socorros e em seguida transferido para uma unidade hospitalar na cidade de Feira de Santana.
Robissão, como foi identificado, teria chegado ao povoado de Gibóia recentemente vindo da capital do estado, Salvador.
Ainda de acordo com relato de testemunhas, um homem conhecido como Bi, tentando fugir da confusão foi atingido como uma garrafa quando funcionava sua moto para ir embora, ele sofreu cortes nas costas e foi levado para o Hospital Municipal de Retirolândia.
A Guarda Civil Municipal de Retirolândia, ajudou a socorrer as vitimas e controlar o tumulto gerado por parentes em frente ao Hospital Municipal, a Policia Militar fez ronda em busca do acusado mas, até o desfeche dessa matéria ainda não havia sido capturado.


Fonte: Retiro Notícias

GUARDA MUNICIPAL DE BOM JESUS DA LAPA (BA) MARCARÁ PRESENÇA DURANTE O “LAPA FOLIA 2014”

Durante os dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro será realizado o Lapa Folia 2014, na cidade de Bom Jesus da Lapa/BA. Grandes atrações estarão presentes neste pré-carnaval na cidade fazendo a alegria de milhares de pessoas, onde este ano terá mais um dia de festa. No dia 21, o prefeito Eures Ribeiro, reuniu-se com secretários municipais de todos os seguimentos envolvidos na organização do evento, além de representantes de blocos e autoridades das policias militar e civil, conselho tutelar e a Guarda Municipal para acertar os últimos detalhes da organização do evento.
A Guarda Municipal estará presente reforçando a segurança pública no período do evento juntamente com as demais forças, garantindo assim a manutenção da ordem e garantindo uma maior sensação de segurança aos foliões.
“Queremos e vamos realizar o melhor pré-carnaval de todos os tempos”, garantiu o prefeito Eures Ribeiro. “Estamos fazendo um carnaval para o povo de Bom Jesus da Lapa, para exaltar sua cultura e resgatar suas tradições. Mas, quem é de fora também vai poder aproveitar a festa com comodidade e segurança”, completou.


Por Alan Braga

Fonte: FEBAGUAM

POPULAÇÃO RATIFICA NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE AMARGOSA (BA)

A enquete da semana indica que a maioria absoluta dos internautas acredita que a efetivação da Guarda Municipal melhorá a segurança na cidade.

A enquete da semana veiculada na Criativa On Line, perguntou ao internauta o que ele acha sobre a criação da Guarda Municipal de Amargosa com relação à sensação de insegurança perene que vive a cidade.
De acordo com as respostas dos internautas que votaram na enquete, mais de 90% entendem que a efetivação da Guarda Municipal irá favorecer e contribuir para que a população sinta-se segura.
O processo legal já tramitou na Câmara de Vereadores, mediante projeto de Lei, o concurso já foi realizado pela prefeitura e o próximo passo é a convocação destes profissionais aprovados no concurso que foi realizado.


Fonte: http://www.criativaonline.com.br/index/noticias/id-31570/populacao_de_amargosa_ratifica_necessidade_da_criacao_da_guarda_municipal

sábado, 25 de janeiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) AUXÍLIA CAPS EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

No dia 21 de janeiro, prepostos da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA, auxiliaram o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na prestação de atendimento a um cidadão que apresentava sérios transtornos psicológicos. A guarnição foi solicitada pela assistente social da entidade e se dirigiu ao Distrito de Caldas do Jorro, onde conseguiu tranqüilizar o individuo para que pudesse tomar sua medicação.
“Outras entidades públicas também recebem apoio da Guarda Civil Municipal de Tucano, que não trabalha de maneira isolada dentro da cidade, mas em regime de cooperação mútua, pois entendemos que os problemas são muitos, complexos e exigem, para sua resolução/diminuição, a interferência de muitos setores”, afirmou o GCM João Souza de Matos, Comandante de carreira da GCMT/BA.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

SEPREV E POLÍCIA FEDERAL DISCUTEM MELHORIAS PARA A GUARDA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANA (BA)

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) e a Polícia Federal (PF) na Bahia discutem melhorias visando modernizar a Guarda Municipal de Feira de Santana. A iniciativa resulta na eficientização dos serviços prestados pela corporação, a mais antiga em funcionamento no país.
As ações foram discutidas pelo secretário da Seprev, Mauro Moraes, e o delegado superintendente regional do Departamento de Polícia Federal no estado da Bahia, José Rita Martins Lara. Também presente o delegado federal chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos, Rodrigo Duarte Guimarães.
Durante a audiência, da qual também participaram o inspetor da Guarda Municipal Francinildo Pereira de Jesus, e o Guarda Municipal classe especial Jucemir Araújo dos Santos, o secretário Mauro Moraes e o superintendente José Martins discutiram algumas questões visando impulsionar as ações e valorizar o efetivo da Guarda Municipal feirense.

Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Feira de Santana/BA

GUARDA MUNICIPAL DE MATA DE SÃO JOÃO (BA) TEM NOVA DIREÇÃO

Os setores de fiscalização, serviços públicos e da Guarda Municipal de Mata de São João passam a contar com dois novos diretores. Na manhã desta segunda-feira (20/01) aconteceu a cerimônia de transição dos cargos, na Casa da Cultura.
Miguel Lisboa, que liderava a Guarda e serviços públicos da sede passa a coordenar a equipe da Secretaria de Obras do Litoral e George Chimada, antes coordenador da Fiscalização, assume a direção da sede.
Para o prefeito Marcelo Oliveira, a mudança visa fortalecer o trabalho no litoral, principalmente no atendimento aos turistas. “A Guarda Municipal hoje tem orgulho da farda que veste e conta com homens que cumprem o papel de preservar o patrimônio público”, disse.
Emocionado, Miguel Lisboa reassumiu o compromisso de continuar prestando serviço de qualidade aos munícipes. “Eu trabalho com honra e disciplina e só tenho que agradecer a oportunidade de enfrentar esse novo desafio”.
Já George Chimada aproveitou o encontro para dizer que conta com a “ajuda da comunidade para continuar fazendo um ótimo trabalho com a Guarda Municipal”.
Participaram ainda da cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Rossi (PR), os vereadores Jiló (PSDB), Zé do Relógio (PP), Tiago de Zezo (PT) e Márcio Oliveira (PPS), o delegado Titular da Delegacia do município, Giovanni Barreto, o Comandante da 53ª CIPM, Major Rodrigues, e o coordenador da Policia Federal, Gildo Ribeiro.

Os novos diretores

George Chimada iniciou seus trabalhos na Prefeitura de Mata de São João em 2005. Em menos de um ano assumiu a subcoordenação do setor de Fiscalização do município, onde teve participação importante no ordenamento do sistema de táxi do litoral e transporte complementar, que é operado por vans e micro-ônibus, somando cerca de 200 veículos que prestam serviço a população e aos turistas.
Em 2012, George assumiu a coordenação geral de fiscalização. Ele também atuou na sinalização de trânsito das vias municipais e representou a Prefeitura junto aos órgãos de trânsito como DETRAN, RETRAN, AGERBA, entre outros.
Miguel Lisboa, destacou-se no município por ser professor de judô e conseguir levar o nome de Mata de São João durante 20 anos para os cenários estadual e nacional.
Miguel iniciou no serviço publico municipal em fevereiro de 2005, como chefe de setor na coordenação de esporte da secretaria de cultura e turismo. Em 2007, foi transferido para a Secretaria de Obras, onde foi responsável pela recuperação do serviço da Guarda Municipal, que teve o quadro ampliado de 45 para 115 homens.
Por conta da sua competência e capacidade de liderança, Miguel Lisboa assumiu outras atividades na Secretaria e atualmente coordena cerca de 320 funcionários.


Fonte: Mais Região

GUARDA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (RJ) BALEADA PASSA POR CIRURGIA E SEGUE NA UTI, CABO DO BOPE É SUSPEITO

A guarda municipal Juliana da Silva Roos, baleada no último domingo (19), passou por uma cirurgia no fêmur para colocação de pinos e placas na quinta-feira (23) e continua internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clinicas de Padre Miguel, na zona oeste do Rio. A suspeita é de que a moça, de 25 anos, tenha sido atingida pelo ex-companheiro José Adriano de Souza, que é cabo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).
Juliana sofreu disparos nos ombros, mão e tórax. Segundo o hospital, ela respira normalmente e, apesar de estar lúcida e estável, não há previsão de receber alta.
A guarda contou para mãe que foi abordada por José Adriano no momento em que passava com o carro na estrada do Taquaral, por volta das 19h de domingo.
O casal se separou em novembro de 2013, após cinco anos de relacionamento. Souza, de acordo com testemunhas, não aceitava o fim do namoro.
A Polícia Militar informou que, apesar de não ser um crime militar, iria instaurar uma sindicância para investigar a conduta do cabo. O caso foi registrado na Delegacia de Bangu (34ª DP). Segundo a polícia, Souza está sendo procurado pelos agentes da 34ª DP.

Fonte: http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/guarda-municipal-baleada-passa-por-cirurgia-e-segue-na-uti-cabo-do-bope-e-suspeito-24012014

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

SECRETARIA DE SEGURANÇA COM CIDADANIA ENTREGA COLETES BALÍSTICOS À GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA)

O Secretário Municipal de Segurança com Cidadania do município de Teixeira de Freitas, Cel. Bartolomeu Calheiros, reuniu-se na ultima segunda-feira (20/01) com Guardas Municipais que possuem CNH e também os que exercem suas funções em guarnições móveis motorizada.
O encontro foi para oficializar a entrega dos coletes balísticos que a Guarda Municipal passará a utilizar.
Os coletes foram disponibilizado, neste primeiro momento, somente aos agentes de alguns postos definidos pelo departamento da GM e integrantes das guarnições móveis, porém posteriormente, essa proteção estenderá para toda a corporação.
Estiveram presentes 17 membros, integrantes da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, onde também discutiram assuntos relevantes às atividades físicas do projeto Mentes e Corpos Sãos, e acerca à alimentação dos GM's e licitações futuras.
“Faremos de tudo para que neste semestre se resolva as pendências acerca dos EPIs”, diz o Secretário ao esclarecer que já está se empenhando na aquisição de outros Equipamentos de Proteção Individuais no qual os coletes integram.
Alem do Subcomandante da Guarda Municipal, Alves e dos inspetores e Subinspetores, a reunião contou com a presença do corregedor (Sinaldo Cancela) e do Ouvidor da GM (Gean Viana).


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) PRESTA APOIO A ACIDENTE DE TRÂNSITO NA AVENIDA LUIS EDUARDO MAGALHÃES

Agentes do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac) prestaram apoio em um acidente que ocorreu na manhã de sexta (17/01), na AV. Luis Eduardo Magalhães, quando um veículo com três pessoas perdeu o controle e caiu em uma valeta, próximo ao túnel da via.
A guarnição que estava em deslocamento pela Avenida, sentido Retiro, isolou o local e acionou os órgãos competentes. O Samu foi até ao local e constatou que não houve vítimas.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

FORAGIDO DE PENITENCIÁRIA É RECAPTURADO PELA GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN)

Após um Agente Penitenciário reconhecer um foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio em Mossoró, o mesmo solicitou apoio da Guarda Civil Municipal (ROMU) para prender o elemento Alderi Alves, mais conhecido por "fumaça", que se encontrava na Rua Jeremias da Rocha, no bairro Santo Antonio. O elemento tinha foragido da Penitenciária desde o dia 05 de fevereiro de 2013. 
O elemento foi detido e não reagiu, onde foi levado para a Penitenciária acima cogitado e entregue aos Agentes de plantão para voltar a cumprir o seu mandato de prisão. Vale salientar que o elemento responde pelo artigo 33, tráfico de drogas.


Fonte: http://guardamunicipalmossoro.blogspot.com.br/

HOMEM É PRESO NA ESTAÇÃO DA LAPA PELA GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) ACUSADO DE ROUBAR USANDO UM FACÃO

André Jardim Santos, acusado de roubo usando um facão para cometer um crime. Foto Tony Silva.

Um homem identificado como André Jardim Santos, 25 anos, foi preso por Guardas do Rondas da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Salvador, após assaltar uma vítima utilizando um facão, na Rua Junqueira Ayres, próximo a estação da Lapa na noite deste domingo (19).
O acusado correu para dentro da estação, onde foi preso pelos guardas. Com André foi encontrada, além da arma branca, pertences da vítima. Ele foi encaminhado para a 1ª Delegacia dos Barris, onde foi autuado em flagrante.


Fonte: Bocão News

GUARDA MUNICIPAL DE ARACI (BA) MANTÉM A ORDEM PÚBLICA NA FESTA DO POVOADO DE JOÃO VIEIRA

Nessa segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2014, aconteceu a Festa do padroeiro de João Vieira, povoado do município de Araci, a festa contou com várias atrações musicais, a Guarda Municipal que com novo fardamento e equipe de 10 GM's escolhida apenas para eventos, se fez presente em todo circuito da festa que com a parceria da PM, manteve a ordem e não houve nenhuma ocorrência de violência, brigas, furtos ou roubos.
Não podemos deixar de agradecer a parceria com Guarda Municipal de Serrinha na pessoa do nosso irmão GCM Edmundo Lisboa da Guarda Civil Municipal de Serrinha/BA, que nos cedeu seus equipamentos de segurança, o qual de muita utilidade e nos deu um outro padrão e segurança.

Fonte: GM Martins – Guarda Municipal de Araci/BA

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) FAZ COBERTURA DA FESTA DA CDL

No último sábado, 19/01, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tucano/BA realizou um sorteio de prêmios de sua 13ª campanha, que mobiliza comerciantes, além da população local e de cidades circunvizinhas. Na oportunidade, guarnições (compostas, ao todo, por quatorze (14) agentes) da Guarda Civil Municipal de Tucano fizeram a cobertura da festa, a qual foi animada pelos grupos musicais William e pela banda Puro Desejo. O evento ocorreu num clima de paz, com poucas ocorrências relevantes.
“Não é a primeira vez que a Guarda Civil Municipal de Tucano é convocada a prestar serviços em eventos como os da CDL, o que comprova nossa eficácia na cobertura de festas, dando segurança as pessoas que delas participam”, asseverou o GCM João Souza de Matos, Comandante de carreira da instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) RECEBE NOVAS MOTOS PARA PATRULHAMENTO NA CIDADE

Novas motos vão agilizar as ações de patrulhamento da Guarda Municipal. Foto: Blog do Lau

Nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, a Guarda Municipal de Lauro de Freitas/BA, na região metropolitana de Salvador, recebeu 10 novas motos Bros 150 cilindradas para reforço no patrulhamento na cidade. As motos foram adquiridas com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, e já seguiram para o serviço de plotagem, sendo padronizadas e ficando a disposição do efetivo da Guarda Municipal para suas mais diversas atuações no município de maneira rápida e ágil. Com estes novos equipamentos o comando da Guarda Municipal tornar os serviços prestados pela corporação mais rápido e eficaz, diminuindo o tempo de resposta das solicitações e ocorrências direcionadas para o órgão de segurança pública do município.

Por Alan Braga


Fonte: FEBAGUAM

AGENTES DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE TUCANO (BA) PARTICIPAM DE CURSO DE ARMAMENTO E TIRO

Recentemente, vários integrantes da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA participaram de um curso de tiro na cidade de Feira de Santana, preparatório para a aquisição de arma de fogo. Todos passaram por exames psicológicos e por instruções teóricas-práticas, as quais foram efetuadas por profissionais credenciados pela Polícia Federal.
“O aperfeiçoamento, seja ele em qualquer ponto estratégico de ação na área de Segurança Pública se configura como um importante processo de aquisição de novos conhecimentos e maneiras de pensar/agir. A última qualificação feita por muitos GCMs revela uma preocupação em se capacitar naquilo que fazem para servir a população tucanense, e esta é uma atitude louvável”, informou o GCM João Souza de Matos, Comandante de carreira da instituição.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Tucano/BA