PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Patrulhamento Tático: Definição e características


A doutrina de Patrulhamento Tático é voltada na distribuição de funções entre operadores de uma equipe, valoriza o treinamento constante, estabelece diretrizes de conduta e de atuação nas mais diversas atividades desenvolvidas, desde as abordagens a pessoas ou veículos, procedimentos em diversos locais (em atendimento de ocorrência ou não), técnicas de observação durante o patrulhamento de alto risco, dentre outras.
Definição de Patrulhamento tático: Equipe de atuação especializada no patrulhamento motorizado, tem por finalidade realizar um apoio tático as demais viaturas ou equipes a pé ou em bases do policiamento ostensivo setorial/radio-patrulha, escolar,etc.
Com maior número de integrantes sendo 03 ou 04 agentes proporcionando uma força de impacto no apoio, utilizando um efetivo com treinamento especializado, uma doutrina e postura especifica, realiza um patrulhamento mais ágil e rápido, com equipamentos próprios e em condições de agir preventiva ou mais enérgica nas situações mais graves e/ou nos locais de com um maior número de ocorrências criminais. Atua ainda em ocorrências de grande complexidade como roubo a bancos, ocorrências com reféns, escolta de presos, Controle de distúrbios civis, segurança em grandes eventos.
O que faz o trabalho de patrulhamento tático ser mais eficiente e ágil não é a melhor e maior viatura,  a boina, o braçal  e “ cara feia”. A diferença está na postura, doutrina, disciplina,  lealdade e procedimentos empregados durante o atendimento nas ruas. A vontade de trabalhar nas mais diversas ocorrências em especial no combate aproximado com a a criminalidade é o diferencial.
Outra característica são as ações da equipe que são pautadas nos seguintes fatores:agilidade, flexibilidade, dinamismo, rapidez e precisão. 
·         Técnica: Conjunto dos métodos e conhecimentos práticos essenciais a execução da atividade policial;
·         Tática: Maneira ou forma de atuação ao empregar o grupo com ordem, rapidez, habilidade, e mútua proteção, em outras palavras é a arte de empregar a tropa no campo de batalha com planejamento tático;
·         Treinamento: Realizar exercícios ou treinamento continuo buscando  sempre a perfeição e estar preparado para qualquer situação.

A doutrina de patrulhamento tático molda o operador, passa a ser um profissional mais qualificado, sua postura diante das adversidades será sempre a mais adequada, os cuidados com sua segurança pessoal e da equipe são redobrados, há obtenção de melhores resultados já que cada policial sabe o que, onde e quando agir, desta forma o serviço se torna mais eficiente, operacional e com resultados satisfatórios e profissionais motivados.


Saiba sobre o autor - GCM Siderley Lima: pós graduando em Gerenciamento de Crises, graduado do curso de Gestão em segurança privada pela Universidade Paulista, consultor de segurança, Supervisor da Seção de Cursos da GCM de Jandira, instrutor e integrante da ROMU, Diplomado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, idealizador do Blog Sobre Segurança; Colunista do site de segurança; Membro da ABSEG- Associação Brasileira de Profissionais de Segurança, autor dos livros:  “Manual Básico do Instrutor de Armamento  Tiro”, “ Sobrevivência Policial no Confronto Armado e “ Manual de Segurança Preventiva “, Manual de Consultoria em Segurança empresarial” e Patrulhamento Tático”. E-mail: siderleyandrade@yahoo.com.br

0 Comentários: