PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 31 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JUAZEIRO (BA) E CREAS REALIZAM ABORDAGENS A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Juazeiro, através da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos e a Guarda Municipal realizou terça-feira (28), uma ação planejada e integrada de busca ativa junto à população em situação de rua. As assistentes sociais, psicólogas e pedagogas do CREAS dividiram-se em dois grupos. O primeiro foi destinado ao Complexo Policial para realização do cadastramento dos abordados e encaminhamentos à equipe da Policia Civil para registros de boletins de ocorrência e posterior emissão de documentos. Já o outro grupo realizou visitas em seis pontos da cidade: Praça dos carroceiros (próxima ao estádio); Terminal de ônibus urbano; Orla 2/Arco da ponte; Americanas/Rua do Paraíso; Feira livre (Alto da Maravilha) e bairro Tancredo Neves.
O secretário de Desenvolvimento Social, Cisley Bandeira, coordenou e acompanhou toda a ação. “Nosso objetivo não é promover uma higienização das ruas da cidade, mas promover a ressocialização dessas pessoas que tiveram seus vínculos familiares quebrados e vivem à margem dos direitos básicos que todo cidadão deve ter. Vamos fazer os devidos encaminhamentos de acordo com cada necessidade”, explicou. Durante as abordagens foram diagnosticados diferentes situações, como dependência de álcool e outras drogas, pessoas originárias de outras cidades, algumas do próprio município e todas sem nenhum tipo de documento. A enfermeira da Sesau que acompanhava a ação também atendeu a um homem, identificado apenas por Eduardo, com estado de saúde já agravado e sem movimento nas pernas. O mesmo recebeu uma cadeira de rodas e foi encaminhado através de uma ambulância do SAMU ao Hospital Regional.
Após registrados os boletins de ocorrência na Delegacia de Policia Civil todos os abordados foram levados ao CREAS onde tomaram banho, almoçaram e aguardaram os devidos procedimentos, como emissão de passagens para as respectivas cidades de origem, encaminhamentos para as residências locais ou para os centros de recuperação. A prefeitura de Juazeiro também contou com o apoio das prefeituras baianas de Feira de Santana, Salvador e Seabra, do Crato/CE e ainda do CEPREV, situado no bairro João Paulo II.
Na ação de busca ativa promovida pelo CREAS foram atendidos e cadastrados 17 homens e 02 mulheres. A assistente social Emanuela Fonseca salientou a importância da continuidade dessas abordagens. “A população em situação de rua é uma realidade em todo o país, são pessoas que têm os seus direitos violados e estão marginalizadas e dentro dessa invisibilidade social habitam as ruas. Consideramos a ação positiva pelos encaminhamentos feitos e continuaremos nossa luta porque infelizmente essa é uma demanda frequente”.
                       

Fonte: Blog do Geraldo José

0 Comentários: