PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

domingo, 10 de janeiro de 2016

Guardas Municipais de Belo Horizonte (MG) irão portar armas em fevereiro

A partir da segunda quinzena de fevereiro, a população belo-horizontina começará a ver guardas municipais armados pelas ruas da cidade. Noventa e nove policiais recém-aprovados em teste psicológico iniciam, ainda neste mês, um curso de 30 dias de duração – última etapa para que sejam autorizados a portar o equipamento.
O treinamento inclui aulas teóricas e práticas. Paralelamente, mais uma rodada de testes psicológicos será feita com 100 policiais, informou o comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Sérgio Prates. No primeiro exame, cujo resultado foi divulgado nessa quinta (7), apenas um agente foi considerado inapto para o curso.
“Não significa, porém, que ele não possa fazer nova avaliação daqui um tempo. Até mesmo porque todos já passaram por vários testes psicológicos semelhantes antes de ingressar na Guarda Municipal”, explicou o comandante.

Cronograma

Pelo planejamento da corporação, levará cerca de dois anos até que todos os policiais – 2.117 guardas – estejam aptos a portar arma de fogo.
A prioridade é dada para aqueles que trabalham em “pontos sensíveis” – em áreas de risco de confronto com criminosos, em unidades móveis e até mesmo na segurança da sede da Guarda Municipal, exemplificou Sérgio Rodrigues.

Próximos Passos

O próximo desafio será adquirir equipamento para todos os policiais. Hoje, a instituição conta com apenas 400 armas.

“Não há data definida para resolvermos essa questão, mas sabemos que precisaremos tomar uma providência. De qualquer forma, todos os guardas continuarão usando o taser (equipamentos de eletrochoque). A arma de fogo será apenas uma melhoria no serviço de proteger o cidadão”, frisou Rodrigo.

0 Comentários: