PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Coaching como ferramenta para potencializar a gestão e as ações de segurança pública das Guardas Municipais

Publicado em 08/01/2016
Texto por Alan Braga

O Coaching é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada em grandes empresas e instituições do mundo inteiro como um programa para alcançar altos desempenhos, capacitando o material humano destas organizações para ser os lideres, protagonistas e assim de tudo para serem um diferencial. Mas enfim, o que é o Coaching? E como esta ferramenta pode ser aplicado dentro da área pública especificamente nas Guardas Municipais?
O Coaching é uma palavra de origem inglesa, que indica atividade de formação pessoal, na qual um instrutor, que é chamado coach, ajuda o seu aluno que é chamado de coachee a evoluir em alguma área em sua vida, tanto podendo ser na vida pessoal como na profissional, e este tipo de conceito teve seu início nas universidade norte-americanas para definir um instrutor particular, e com o tempo e seu desenvolvimento também passou a ser designado como um termo utilizado a aqueles instrutores ou treinadores de atletas, atores, etc. Esse termo coaching vem da palavra inglesa coach, que significa treinador, na qual este tem no seu papel como maior objetivo encorajar, motivar, fazendo-o refletir, fazendo-o se empenhar a dar o melhor de se mesmo, dar uma nova visão de vida e estratégica ao seu instruindo, mostrando técnicas que facilitem seu aprimoramento durante seu aprendizado e seu autoconhecimento.
Com o Coaching o processo de desenvolver as competências torna-se cada vez mais eficaz, podendo desenvolver as habilidades e atitudes mais procuradas e dentro dos perfis da área de segurança pública na qual as Guardas Civis Municipais estão direcionadas. As Guardas Civis Municipais ao longo dos tempos tem passado por mudanças em suas ações, competências e atribuições, uma ação mais recente referente a isso foi o advento da lei federal 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), onde esta padroniza diversas competências, atribuições e demais parâmetros relacionadas as GCM no Brasil inteiro. Em tempos de mudanças, e novos desafios que as Guardas Civis Municipais estão sendo direcionadas, persuasão atrelado aos conhecimentos técnicos específicos com o autoconhecimento fazem toda a diferença entre o sucesso e o fracasso dessa corporação.
Capacitar o efetivo não apenas para executar ordens e comandos, mais como lideres em suas funções atrelado as habilidades técnicas especificas para o exercício da função tornando-o um profissional diferenciado, desta forma que o coaching pode ser utilizada como ferramenta de autoconhecimento, fazendo o agente da Guarda Civil Municipal revelar seu potencial, maximizando o seu desempenho e ajudando-os a aprenderem ao invés de ensinar algo a estes sem saber se haverá de fato uma aprendizagem e uma assimilação dos ensinamentos.
Para que se possamos ser excelentes comandantes de GCM é necessário além de entender o comportamento humano do efetivo da sua GCM, é necessário também conhecer e utilizar de conhecimentos específicos da área em que atua potencializando ao máximo o desempenho da sua gestão, fazendo a diferença e marcando a trajetória da sua Guarda Civil Municipal. É de suma importância conhecer, planejar estrategicamente, agir e praticar um programa de Coaching de Gestão Pública que seja voltado para a área de segurança pública, uma vez que tendo noção e importância do que é o Coaching e de um programa deste tipo, o comandante os demais líderes da corporação saberão a hora de fazer mudanças e ou inovações, assim como preparar toda a instituição para novos desafios. Um Programa Coaching formulado a partir da premissa de que a gestão de órgãos e entidades públicos pode e deve ser excelente, pode e deve ser comparada com padrões internacionais de qualidade em gestão pública. Nesse sentido, a eficiência e a eficácia serão tão positivas quanto à capacidade que terão de produzir mais e melhores resultados para o cidadão, ou seja, impacto na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum.
Gestão Pública inteligente não é privilégio de países de primeiro mundo. O conhecimento está disponível e acessível para oferecer ferramentas como o Coaching, este processo tanto potencializa os líderes como melhora de fora inequívoca a gestão pública, ou seja, assim sendo é preciso ter uma visão técnica sobre o Coaching.

Por GCM Alan Braga
Guarda Civil Municipal de Salvador/BA

alansantb@hotmail.com

0 Comentários: