PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) FAZ BALANÇO DE ATUAÇÃO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Após intensas preparações para atuar em grandes eventos na capital, a Guarda Municipal do Salvador demonstrou eficiência e profissionalismo em todos os três dias de jogos (20, 22 e 30 de junho) realizados na Arena Fonte Nova, pela Copa das Confederações 2013. Com efetivo de 355 agentes, a GMS esteve distribuída entre os setores de vídeo monitoramento e apoio à diversos órgãos municipais nos serviços de proteção patrimonial, ordenamento do comércio informal, apoio ao cidadão, fiscalização da utilização de marcas, e bloqueios e atividades de melhora da fluidez no trânsito.
Desde o primeiro dia (20), as manifestações realizadas no entorno e proximidades do local do jogo tornaram a participação da GMS fundamental para a garantia de um melhor oferecimento dos demais serviços públicos e organização do evento. De acordo com o Setor de Estatística (SEEST- GMS), a coleta de dados realizada em cada Posto Operacional, no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no Parque Tecnológico, e na Central de Operações Integradas da Prefeitura Municipal aponta o número de 8 ocorrências que envolveram diretamente a atuação da Guarda Municipal. Destas, 6 (75%), advindas de solicitações de órgãos municipais, a saber: apreensão/ proteção do uso de marcas sem autorização (apoio à Sucom); intimidação ao uso de arma de fogo próximo às barreiras de trânsito da Transalvador; auxílio na proteção de servidores e cidadãos ameaçados de agressão por manifestantes exaltados; proteção das instalações da prefeitura, em atendimento à solicitação da Assistência Militar.
No segundo dia (22), a corporação intensificou a proteção ao patrimônio público na mesma região, com o envio de 62 agentes do Grupamento de Operações Especiais (GOE), fixos e devidamente munidos com escudos e demais equipamentos de proteção individual. No dia da partida entre as seleções brasileira e italiana, o SEEST- GMS registrou 9 ocorrências: 4 apreensões (bandeiras e camisas falsificadas, carrinhos de som, drogas e armas brancas); 3 socorros prestados ao público; 1 ação de combate ao vandalismo; e 1 advinda de solicitação da Transalvador, na contenção e fluidez do trânsito.
Ontem (30), houve um decréscimo no número de ocorrências, com apenas dois fatos relacionados. No primeiro, fiscalização de uso indevido de marcas no entorno da Arena Fonte Nova; e no segundo, operação junto à SUCOM e a SEMOP, com principio de confusão no ordenamento dos ambulantes na Ladeira do Pepino, Dique do Tororó. Foram feitas intervenções por parte da SUSPREV e a Policia Militar, tendo a situação sido controlada. “Com a eficiência dos nossos agentes, pudemos perceber a capacidade da nossa Guarda Municipal do Salvador em atuar em diversos âmbitos do serviço público, atuando dentro do planejamento, mas também em sintonia com as mudanças que porventura ocorram durante grandes eventos. Estamos preparados para servir à nossa cidade com dinamismo, ética e profissionalismo”, conclui o superintendente da corporação, Cel. Peterson Portinho.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

0 Comentários: