PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba (PR) pode chegar a região metropolitana de São Paulo

Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, deve ser a próxima cidade brasileira a implantar a Patrulha Maria da Penha no modelo aplicado pela Prefeitura de Curitiba. O corregedor-geral daquele município, Adilson Roberto Moreira, conheceu o serviço curitibano nesta quinta-feira (28), no Centro de Operações da Defesa Social (CODS). A inspetora Cleuza Pereira, coordenadora do serviço, apresentou o processo administrativo, o funcionamento da rede de proteção às vítimas, cadastros e produção de relatórios, desde a denúncia até chegar à medida protetiva expedida pela Justiça.
Considerada modelo no Brasil, a patrulha curitibana foi a primeira sob responsabilidade da Guarda Municipal. Treze guardas municipais e quatro viaturas compõem a Patrulha Maria da Penha em Curitiba. Outras seis cidades possuem suas patrulhas implantadas a partir do modelo curitibano: Araucária, Arapongas, Foz do Iguaçu, além de Campo Grande (MS), Duque de Caxias (RJ) e São Paulo (SP). Todas seguem o exemplo de Curitiba, que emprega os efetivos da Guarda Municipal ou Guarda Metropolitana na execução de suas ações e que formaliza parceria institucional com a instância do Poder Judiciário local, responsável pela emissão das medidas protetivas e acompanhamento dos casos.
Além de Cotia, os municípios de Apucarana, Cascavel, Guarapuava, João Pessoa (PB), Lapa, Maringá, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória também são cidades que conheceram o trabalho da Patrulha Maria da Penha de Curitiba e planejam estruturar serviços similares.
“Entendemos que a violência contra a mulher é também um problema de saúde pública. A rotina do grupo vai muito além de denúncias e flagrantes de agressões às mulheres. Temos um fluxo intenso e diário de trabalho, que inclui a fiscalização ao cumprimento de medidas protetivas das mulheres assistidas e visitas às mesmas. O trabalho inicia com a prevenção por meio da informação, no atendimento do flagrante e depois, mantendo e garantindo a segurança da vítima”, explicou a coordenadora.
Moreira destacou a importância do intercâmbio de experiências. “Queremos obter todas as informações para levar essa proposta de atender, monitorar, registrar e proteger as vítimas de violência no município de Cotia”, disse o corregedor. 
Além de conhecer o serviço da patrulha, Moreira também visitou a Casa da Mulher Brasileira, que concentra o atendimento à mulher vítima de violência doméstica em Curitiba. O objetivo é replicar o modelo de atendimento integrado de proteção à mulher em Cotia, cidade com 250 mil habitantes.
Em Curitiba, a Patrulha já atendeu 7 mil mulheres que possuem medidas protetivas expedidas pelo Judiciário e são monitoradas diariamente pelo serviço. Denúncias podem ser feitas pelo fone 153 da Guarda Municipal.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/456062/patrulha-maria-da-penha-de-curitiba-pode-chegar-a-sao-paulo

1 Comentários:

FEBAGUAM disse...

Outro grande exemplo a ser seguido. parabéns!