PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) FAZ BALANÇO ANUAL DE AÇÕES



De acordo com o Setor de Estatística (Seest-GMS), em 2012, a corporação intensificou suas missões operacionais diárias, com ênfase no combate à poluição sonora junto à Sucom (24% das ordens de serviço) e demais solicitações de órgãos públicos, tendo a Secult como maior solicitante, com 25% das ordens, utilizando os serviços da GMS em ações e eventos de cidadania, esporte e lazer. Neste ano, a Guarda Municipal também multiplicou suas ações sociais e fortaleceu o seu papel enquanto órgão atuante na prevenção à violência e incentivo à cidadania.
Além disso, a capacitação e valorização dos seus 1.305 agentes tiveram atenção especial, tanto na abertura de novas qualificações, como o Curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência, promovido pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), quanto na modalidade continuada, a exemplo do grupo em formação para apoio turístico, em longa capacitação desde agosto de 2011.
Atenta ao fato de que Salvador se prepara para grandes eventos esportivos internacionais, a Gerência de Desenvolvimento da GMS (Gdcor) intensificou as parcerias e convênios com demais órgãos públicos, ao conceber que preparar os Guardas para tantas atividades requer uma formação mais complexa e contínua.

Aproximação com o cidadão foi destaque

“Neste ano, nos aproximamos mais do cidadão com iniciativas como o uso maciço das redes sociais, que se intensificou com a criação dos Guardiões da Paz”, afirma Sergio Raykil, gestor da Guarda Municipal do Salvador, que se refere ao Grupo de Trabalho ligado à Gerência de Ações de Prevenção à Violência (Gprev), que, desde agosto de 2012, realiza trabalho preventivo em escolas municipais com o intuito de desenvolver nos jovens cidadãos a consciência do seu papel em sociedade, por meio de abordagens (palestras e dramatizações) de temas variados, tais como: Uso Indevido de Drogas, Proteção Patrimonial, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Violência Sexual, Violência nas Escolas; e Oficinas de Grafitagem. “Nosso intuito é desenvolver nestes jovens uma personalidade forte capaz de buscar melhorias na vida escolar e pessoal”, afirma Claudio Mendes, coordenador dos Guardiões, que também conta com agentes voluntários da GMS. Para Patrícia Nascimento, diretora da Escola Municipal do Calafate, o trabalho deu certo. “O estreitamento da relação entre a comunidade do Calafate, representada pelos nossos alunos, e os guardas municipais, favoreceu para que os educandos desenvolvessem reflexões sobre seu futuro profissional, espelhando-se nos exemplos projetados pelos guardas”.
Outro grande ponto positivo em 2012, foi o reconhecimento cada vez maior da Banda de Música da Guarda Municipal (BMGM), que atualmente recebe um incontável número de convites de associações, comunidades e instituições públicas e privadas. “Sentimos que alcançamos um papel importantíssimo, tanto nas participações em eventos, como no desenvolvimento do Projeto Doce Canção, com as oficinas de flauta doce para as comunidades carentes que atendemos”, ressalta Hamilton Fernando, maestro da BMGM. Além disso, o ano ficou marcado como um período de fortalecimento da identidade institucional, por meio de duas grandes iniciativas: a Campanha Vem Conhecer a Guarda, que disponibilizou um canal direto de comunicação com o cidadão por meio das redes sociais (Facebook e Twitter), via ampla divulgação iniciada com a distribuição de milhares de panfletos durante do Desfile do Sete de Setembro, no centro da cidade e se estendendo por vários dias no Diário Oficial do Município; e a escolha do Hino Oficial da Guarda Municipal do Salvador, processo coordenado pelo Centro de Valorização (CEVGM/ Serviço Social), que por meio de uma comissão selecionou os melhores concorrentes para que, dentre eles, o vencedor fosse escolhido pelos próprios Guardas Municipais. “Consideramos um marco histórico para a instituição. A criação e efetivação do Hino Oficial da GMS é motivo de orgulho e satisfação para todos nós”, elogia Suely Barreto, assistente social responsável pelo setor.

Acidentes no trânsito, roubos e agressões lideraram ocorrências

Com base nos dados do Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Operacional (Sigeo Guarda), alimentado pelo Setor de Estatística (Seest) e a Gerência de Operações da Guarda Municipal (GEOGM), de janeiro a novembro de 2012, os fatos mais relevantes computados estão relacionados aos acidentes de trânsito com vítima (20%, e sem vítima, 5%), roubos (9%), e agressão/lesão corporal (8%). São seguidas das ações diversas em apoio a outros órgãos (4%), prestação de socorros/ auxílios diversos (5%), desacatos (5%), furtos (5%), danos e perturbação à ordem pública (5%), tentativas de homicídio e suicídio (2%), e encontro e tráfico de entorpecentes (2%). O maior número de ocorrências (70%) foi registrado pelos agentes em serviços motorizados (viaturas e motos), seguidos dos agentes em serviço patrimonial (16%) e patrulhamento a pé (14%). Os bairros com maior número de ocorrências registradas foram: Fazenda Grande do Retiro (9%), Campo Grande (5%), Ribeira (5%), Roma (5%), Pituba (4%) e Uruguai (4%).

Fonte: ASCOM – Guarda Municipal de Salvador/BA

0 Comentários: