PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Guarda Municipal de Amargosa (BA) apresenta balanço da atuação nos festejos de São João

O São João de Amargosa é uma das festas mais esperadas do país, pois é reconhecida nacionalmente e internacionalmente como a cidade do Forró. Para realizar uma das maiores festas do país, é necessária uma mega estrutura, em especial na parte que toca a Segurança Pública, dentre as forças de segurança que contribuíram para um dos melhores São João do país, tivemos a presença da Polícia Rodoviária Estadual, dos Bombeiros Militar e Civil, da Policia Militar, Policia Civil e a Guarda Civil Municipal - GCM.
A GCM vem contribuindo para a segurança pública, mantendo a tranquilidade na cidade, por meio de Rondas preventivas (no hospital, terminal rodoviário, na feira livre, no centro da cidade, Forró Zona Rural e dentro do circuito da festa de 16h30min às 6hs), acompanhamento e garantia da prestação do serviço ao SAMU, garantia da fiscalização e cumprimento dos serviços prestados aos munícipes e turistas, escoltas de diversas bandas e cantores tanto no palco quanto nos percursos da entrada e saída da cidade, os quais deram um show de educação e carinho com a valorização dos agentes da GCM, fazendo questão de cumprimentá-los durante e depois do show. Além do vídeo monitoramento de diversos pontos estratégicos da cidade, por meio de 13 câmaras, funcionando 24hs por dia, que contribuiu para a ausência de arrombamentos ao comercio, e identificação de possíveis suspeitos, na otimização do ordenamento do trânsito (nas intermediações da feira livre e em outros pontos críticos da cidade). 
Nestes quatro dias de festejos, em plantões de escala diferenciada, com 16 GCMs por plantão de 24hs com duas viaturas e duas motocicletas, sendo que seu efetivo são apenas de 8 plantonistas diário, foi possível dentre as diversas ações da corporação desde abordagens diante de fundada suspeita à prisão em flagrante, o apoio as agentes da Secretaria de Assistência Social do município, dando suporte no Programa desta secretaria denominado “Respeite as Minas”, a GCM também realizou mais uma ação social por meio de doações de fogos de artifícios infantil para as crianças da localidade da Urbis ll e da Katiara, com recursos próprios.
Dentre os flagrantes e atendimentos as chamadas da população e ao SAMU, que vale ressalta, que somam mais de 50% das ações da Guarda Civil de Amargosa, confirmando a Lei 13.022 que respalda o novo formato de GCM, pouco conhecida pela população leiga. 

Recorte da Lei 13.022, de 8 de Agosto de 2014:

Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
Art. 1o Esta Lei institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8o do art. 144 da Constituição Federal. 
Art. 2o Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal. 

Concluiu a Guarda Civil Municipal: “Nestes quase 3 anos de existência, a corporação com suas limitações vem atendo a população com muita dedicação e amor a farda azul amarinho, que desde antes de serem convocados participou de grandes eventos e cursos de formação da categoria, com recursos próprios, como por exemplo a organização e realização da 1ª Audiência de Segurança pública, em 04/12/2013. Atualmente, contribuímos com a paz e educação na cidade, por meio atendimentos a chamada (em breve, com 153), que vai desde apoio a SAMU à apagamento de incêndios, e cumprimento de Ofícios da Sec. de Administração, desde apoio a eventos culturais à participação direta na cobertura do São João. Além das ações sociais, como nos dias da crianças, campanha do agasalho (Aqueça-me), dia Internacional da Mulher e outras ações. Gostaria de gradecer a gestão na pessoa do Prefeito Júlio Pinheiro, e ao nosso Secretario da SEAFI Joanildo Borges, porém temos a certeza, que a gestão nos próximos anos nos possibilitará melhores condições de trabalho, para não só no período junino, realizarmos um trabalho de excelência a toda a população.”







Fonte: Amargosa News

0 Comentários: