PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

domingo, 27 de setembro de 2015

Guardas Municipais de Fortaleza (CE) começam a multar a partir do dia 17


Até o fim de 2015, a expectativa da Prefeitura é que 240 guardas tenham esta competência.
Foram capacitados 60 servidores na primeira turma, e outros 80 passam agora pelo mesmo processo para começarem a atuar 

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) começará a atuar na fiscalização do trânsito da Capital a partir da segunda quinzena de outubro. De início, 140 agentes irão desempenhar a função, após passarem por formação da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Foram capacitados 60 servidores na primeira turma, e outros 80 passam agora pelo mesmo processo, com previsão de estarem aptos ao serviço em 17 de outubro. Só a partir daí, a atribuição de fiscalizar e autuar veículos poderá ser assumida. Até o fim do ano, a expectativa da Prefeitura é de que 240 guardas tenham esta competência.
De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), todas as áreas de Fortaleza poderão ser assistidas pelos servidores capacitados neste primeiro momento, não havendo privilégio de determinados bairros. "Decidiremos, em conjunto com a AMC, o que é prioritário de acordo com o momento", explica o inspetor Henrique Martins, da Guarda Municipal de Fortaleza. Conforme lembra o funcionário, a formação de guardas para atuar no trânsito é uma adequação à Lei Federal 13.022, que atribui esta nova função aos servidores.

Ações

Na visão do diretor de Relações Públicas do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Ceará, Araildo Amorim, a formação torna o servidor apto a desempenhar todas as ações de um agente de trânsito comum. "Estão tão capacitados quanto os da AMC, pois passaram pelo mesmo curso, e não deixarão em nada a dever", projeta. Araildo acredita que a nova função não irá sobrecarregar os profissionais.
"Eles já têm treinamento para atuar, por exemplo, no salvamento aquático, na defesa do meio ambiente, na proteção urbana nos terminais e no combate a distúrbios civis. Esse acréscimo de função não vai ser problema. Há capacidade para absorver ainda outras atribuições", diz.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mesmo após o início das atividades da Guarda no trânsito, a Operação Via Livre, - que atua desde setembro de 2014 - que conta com um efetivo de 120 orientadores de trânsito para apoiar os agentes da AMC, continuará agido, em locais com grande demanda, como eventos, feiras e praias, no sentido de agilizar o trânsito.

FIQUE POR DENTRO

Efetivo deve ser ampliado ainda neste ano

Atualmente, o quadro da Guarda Municipal de Fortaleza é formado por 2.250 guardas. O efetivo deverá ser ampliado no fim de outubro deste ano, garante a Prefeitura, quando 250 novos servidores, formados no último concurso, começarem a trabalhar na Capital.
O salário de um profissional da instituição varia de R$ 2,6 mil, para guarda, a R$ 5 mil, para o cargo de inspetor. Até o fim de 2016, a Prefeitura Municipal pretende capacitar um total de mil guardas municipais para fiscalizar o trânsito nas ruas da Capital.

0 Comentários: