PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

OAB PROPÕE UTILIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN) NO COMBATE A VIOLÊNCIA

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseccional de Mossoró, vai desenvolver uma campanha de esclarecimento e conscientização entre os gestores públicos municipais da região Oeste do Rio Grande do Norte sobre a importância da Guarda Civil Municipal. O trabalho será desenvolvido através de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio de uma campanha de valorização dos guardas civis municipais, ferramenta muito importante no combate à violência.
Na sexta-feira (29) passada, o presidente da Comissão de Segurança Pública (CSP) da OAB/Mossoró, Paulo Cesário Lucena Targino, levou a proposta à secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Mossoró, Maria do Socorro da Silva Batista. Cesário apresentou a sugestão da OAB/Mossoró, que de pronto foi acatada pela secretária municipal. Ficou definido que as duas instituições irão realizar um seminário com especialistas em segurança para os gestores públicos da região.
De acordo com Paulo Cesário, a área de atuação da Guarda Civil Municipal é limitada, restringindo-se à proteção do patrimônio público, como é o caso das praças. Mesmo assim, Cesário ressalta que a presença da força estatal, por meio dos guardas civis, é suficiente para reduzir os índices de violência numa determinada localidade. Outro ponto positivo é que esta presença dos guardas auxilia o trabalho da Polícia Militar e das outras instituições, que ficam livres para atuar em outras localidades.
Em Mossoró, o trabalho da Guarda Civil Municipal tem surtido efeitos positivos na avaliação de Cesário. Foi justamente por isso que ele propôs à Prefeitura Municipal utilizar tais resultados para convencer os municípios circunvizinhos a implantarem essa mesma ferramenta. Para o presidente da CSP da OAB/Mossoró, a criminalidade migra quando enfrenta resistência. “Se cada município fizesse a sua parte, poderíamos criar uma espécie de cordão de isolamento, afastando o crime da nossa região”.
A secretária Maria do Socorro ficou bastante empolgada com a ideia. “É fantástica. É a oportunidade de fecharmos parcerias para atender as necessidades da população”, destacou, acatando de pronto a ideia da OAB/Mossoró. O evento será realizado no dia 12 de novembro, no auditório da Ordem. O seminário será conduzido pelos especialistas que integram a Comissão de Segurança Pública da OAB, que fará um trabalho paralelo de valorização da Guarda, junto com a Prefeitura de Mossoró.

Fonte: OAB

0 Comentários: