PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE ARACI (BA) PARTICIPA DO CURSO DE OPERADOR DE ARMA NÃO LETAL EM PETROLINA (PE)

Nos dias 01, 02, 03 e 04 de maio, foi realizado em Petrolina no estado de Pernambuco, o curso com certificação de Operador de tecnologia de armamento não letal para agentes de segurança pública, como esta na lei 13.060/2014, (onde a lei disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de Segurança publica em todo território nacional.) e portaria interministerial de nº 4.226 de 31 de dezembro de 2010, (onde diz que todos os agentes de segurança publica, que em razão da sua função, deverá portar no mínimo 2 instrumentos de menor potencial ofensivo...independentemente de portar arma de fogo ou não.
O objetivo do curso é mostrar como os profissionais de segurança podem garantir a proteção pessoal e pública, sem precisar do armamento letal, como as armas de fogo. De acordo com o responsável pelo curso, GCM Ricardo Fugante de Caxias do Sul/RS (Instrutor de Armamento e Tiro pela policia Federal e armamentos não letais Spark e Taser. ), a capacitação torna prudente o uso do armamento. “Os dispositivos eletrônicos de incapacidade (arma de choque) e espargidores de gel ou espuma (spray de pimenta) têm objetivo de conter pessoas em surto e que estão contra a vida do agente e público. Ela incapacita o indivíduo sem trazer morte, desde que utilizada de forma correta”, explicou o instrutor.
O curso contou com Guardas Municipais não só de Petrolina e outras cidades do Pernambuco como também contou com guardas municipais da região do Sisal (Araci, Tucano, Santa Luz, Queimadas, Euclides da Cunha, entre outras) que vem buscando sempre se capacitar por conta própria  e buscando essa união e parceria entre as gcms da região.
A guarda municipal de Araci se fez presente com 05 GCMS, Roque, Silvano, Oliveira, Ferreira e Cosme, sendo que dois deles já possuem o curso de Armamento e tiro (letal) e agora deram mais um passo em sua qualificação profissional com o curso de armamento não letal, onde estão prontos não só a usar os equipamentos na cidade de Araci, assim o prefeito e vereadores com leis aprovem o uso, como tbm podem passar o conhecimento aos colegas que não puderam estar presente. Os gcms foram ao curso por recursos próprios, sem ajuda alguma do poder executivo, tivemos apenas o apoio de dois vereadores, que não visaram interesse nem lado político, fato esse que dificulta em muito o crescimento de nossa GCM.
Fato lamentável,  pois a lei 13.022 que já foi sancionada pela presidenta da republica, que esta sendo implantada em diversas cidades, parabéns aos guerreiros que com toda dificuldade e sem apoio, se capacitaram para melhor servir sua sociedade.


Fonte: http://www.gcmaraci.blogspot.com.br/2015/05/gcm-araciba-participa-de-curso-de.html

0 Comentários: