PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE MACEIÓ (AL): PREFEITURA QUER AMAR A GM


Coronel Edmilson (dir.) com secretário Dário Cesar: trabalho conjunto

O secretário de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, coronel José Edmilson Cavalcante, disse que quer capacitar a Guarda Municipal para reforçar o policiamento da capital. A ideia é preparar os agentes para que trabalhem armados, já que hoje a maioria não possui os requisitos para isso.
A atuação da Guarda Municipal de Maceió, foi um dos principais temas debatidos durante as eleições para prefeito em 2012. A possibilidade de armamento dos guardas do município começou a ser amplamente discutida após o assassinato do médico Alfredo Vasco, morto com um tiro no Corredor Vera Arruda, em Mangabeiras, em plena luz do dia, numa tarde de sábado em maio do ano passado.
Dos 836 guardas municipais, apenas 350 atendem à grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, segundo o secretario. “Vamos investir em formação continuada. Nossa Guarda Municipal já deveria estar usando armas, mas ainda não preenche os requisitos para isso. Essa é uma realidade que queremos mudar”, disse o coronel.
Edmilson Cavalcante se reuniu na manhã da última segunda-feira (14/01) com o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, para estabelecer um acordo de cooperação técnica entre as áreas de segurança estadual e municipal. Um grupo composto por técnicos dos dois órgãos vai elaborar um termo técnico entre Município e o Estado para a implementação de ações conjuntas no combate à criminalidade.
O primeiro passo, segundo o secretário, será ir a Brasilia para articular uma parceria com o Ministério da Justiça, via Secretária Nacional de Segurança Pública, para as capacitações que vão complementar a grade curricular dos guardas municipais.
De acordo com a prefeitura, se obtiverem permissão e adestramento para trabalhar armados, os guardas municipais poderão intensificar sua atuação dentro das atribuições constitucionais da função.

Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil