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quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Guarda Municipal de Itabuna (BA) implanta Ouvidoria e Corregedoria

A Prefeitura do Itabuna implantou nesta segunda-feira, dia 15, novos instrumentos para facilitar a orientação, o controle e a fiscalização da conduta funcional dos guardas civis municipais, com a apuração de práticas infracionais disciplinares, a partir da abertura de procedimentos de investigação e sanção. A partir de agora qualquer cidadão pode encaminhar denúncias presencialmente e brevemente por telefone, serviço que será colocado à disposição da população.
Com a instalação da Ouvidoria e Corregedoria a Guarda Civil Municipal (GCM) se adequa à Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta as Guardas Municipais, o que também inclui a criação do Regulamento Interno e a assinatura do convênio com a Polícia Federal. “Com a medida, a atual administração municipal larga na frente no país no cumprimento das determinações da legislação federal, que garante a efetiva qualificação e treinamento especializado dos guardas civis municipais, inclusive com a participação de agentes federais”, afirma o ouvidor e ex-comandante da GCM Fábio Pinheiro.
Com os sistemas de Ouvidoria e Corregedoria os cidadãos poderão fiscalizar e acompanhar a ação dos guardas civis municipais contribuindo para que haja melhorias na sua atuação funcional. “A Ouvidoria da CGM tem entre suas atribuições receber reclamações, denúncias e elogios sobre os agentes e de encaminhar à Corregedoria. Além disso, poderá realizar inspeções, desenvolver planos estratégicos para a execução das políticas de gerenciamento e ações de acompanhamento da conduta dos integrantes da categoria; e elaborar planos e projetos para a melhoria da qualidade dos serviços executados dentre outras atividades”, explicou o ouvidor Fábio Pinheiro.
Nos dois órgãos estão trabalhando nove agentes, sendo três na Ouvidoria, sob o comando do GCM Fábio Pinheiro, e seis na Corregedoria que será acompanhada pelo GCM Jairo Nunes. “O expediente será de segunda à sexta-feira. Neste primeiro momento com o atendimento presencial, mas em breve estaremos disponibilizando um número fixo para que a população possa fazer a sua denúncia, elogio ou sugestões” disse Pinheiro. As duas instituições estão funcionando em uma das salas no Centro Administrativo Firmino Alves, na Avenida Princesa Isabel, São Caetano.


Fonte: Verdinho Itabuna

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