PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SANTO ESTEVÃO (BA) EVOLUINDO A CADA DIA






A Guarda Municipal de Santo Estevão/BA, município que fica a 148 km de Salvador, vem passando por um processo de melhorias com a instituição e com a categoria no município, vem passando por um processo que vem modificando e ajudando a fortalecer a Guarda Municipal neste município. Recebeu neste mês de junho capacetes operacionais doados pela Guarda Municipal de Feira de Santana, que serve para zelar pela segurança do agente de segurança pública municipal durante sua operação nas ruas e sendo mais um equipamento para melhorar a qualidade do serviço deste grupo.

Numa tentativa de mobilizar o poder público e a sociedade sobre sua situação e sobre a importância da Guarda Municipal, a Associação dos Guardas Municipais de Santo Estevão juntamente com a Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais – FEBAGUAM, realizaram no dia 02 de março de 2012 o 1° Fórum de Segurança Publica Municipal da Região. O evento teve participação das cidades de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Santo Antonio de Jesus, Serrinha, Santa Bárbara, Tucano, Irará, Cruz das Almas, Maragojipe, Salvador e também a presença em massa dos Guardas municipais da cidade Santo Estevão.   A programação do evento contou com as palestras da GM Olivia F. Ramos (Salvador), GM Luis Mendes (Cruz das Almas), GM Jucemir Araujo (Feira de Santana), GM Alan Braga (GOE-SSA), Bel.  Antonio Carlos  Sena Costa  (Delegado de Polícia), Capitão PM Itamar, (Chefe de Serviços de Inteligência da PM), Nelson Quirino (Presidente da FEBAGUAM). Foi registrada a presença do prefeito Rogério Costa, o chefe de gabinete, Antonio Valter de Oliveira, o Secretário de Assistência Social, Rômulo de Cerqueira e Silva, os  vereadores Luciano Braga,  Edivaldo Marcelo dos Santos, Wilson Gomes de Santana,  dentre outras autoridades. No final deste grande evento teve também a realização de uma grande marcha dos guardas municipais presentes pelas ruas do município de Santo Estevão.

Na questão do conhecimento a Guarda Municipal vem participando de eventos como o Seminário da Região Metropolitana de Feira de Santana/BA, realizado nos dias 29 e 30 de março, que teve participação de Guardas Municipais de diversos municípios baianos e também de outros estados como Delmiro Gouveia, Agua Branca e Maceió do estado de Alagoas, Fortaleza (CE), Curitiba (PR), São Paulo (SP).

Buscando sua qualificação profissional e através de uma iniciativa da Associação dos Guardas Municipais de Santo Estevão e depois de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Santo Estevão e a Federação Baiana dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, possibilitou que toda corporação dos GM`S de Santo Estevão pudessem vivenciar pela primeira vez um curso de 40 horas de intensa capacitação, entre os dias 09 a 13 de abril de 2012, que foi um misto de aula pratica e teórica onde aprendemos Relações Humanas no cotidiano das Guardas Municipais(Grupos Vulneráveis), Funções e Atribuições das Guardas Municipais, Legislação Art. 144.(Bens, Serviços e instalações), Guarda Municipal e comunidade, Noções básicas de Primeiros Socorros, Defesa Pessoal e uso da Tonfa, Estatuto da Criança e Adolescente, Educação Física, Disciplina, Hierarquia, Conhecimentos de Símbolos e Ordem Unida, Lei Maria da Penha, Gerenciamento de Crises e Uso progressivo da força.
 
Numa questão histórica para a Guarda Municipal, depois de dez anos da realização do 1º concurso publico para  o cargo de Guarda Municipal no dia 04 de abril de 2012  a população e os Guardas Municipais de Santo Estevão puderam  acompanhar de perto a sessão na câmara de Vereadores de Santo Estevão onde foi votada e aprovada a Lei 305/2012 que cria reestrutura a Guarda Municipal de Santo Estevão, lembrando que os Guardas Municipais de Santo Estevão compareceram em massa na sessão e apreciaram de perto a votação que por unanimidade o projeto foi aprovado.A aprovação desta Lei marca o inicio da valorização do profissional de Segurança Publica Municipal e ainda levanta a autoestima da corporação que a tempos não viviam momento parecido com este.
A Associação dos Guardas Municipais de Santo Estevão agradece a todos Vereadores a Prefeitura Municipal de Santo Estevão e a todos os colegas da Guarda Municipal que envidaram esforços no intuito da aprovação desta Lei.

No dia 27 de abril de 2012 a Guarda Municipal de Santo Estevão demonstrou seu lado solidário, participando da 1ª campanha de doação de sangue onde cerca de 15 guardas municipais se deslocaram até o banco de sangue (Hemoba), localizado no Hospital Cleríston Andrade na cidade de Feira de Santana. Com objetivo de ajudar com uma simples bolsa de sangue as pessoas necessitadas e passar a idéia  de que juntos somos mais fortes.


A Guarda Municipal de Santo Estevão também participou do 1º Curso de Comando de Guardas Municipais realizado no estado da Bahia, na cidade de Jacobina, mostrando assim a sua vontade de estar somando cada vez mais conhecimentos e fortalecendo a instituição e a categoria no município. Com a maior delegação de representantes durante este curso, todos os guardas presentes puderam adquirir novos conhecimentos e ampliar mais ainda os existentes com a ilustre coordenação pedagógica e aulas do professor João Alexandre do Centro de Estudos en Segurança Pública e Direitos Humanos – CESDH.

Texto por: Alan Braga – GM de Salvador e Secretário do Conselho Deliberativo da FEBAGUAM