PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA): DEZ ANOS MULTIPLICANDO CIDADANIA E PROMOVENDO A PAZ





No dia 17 de abril, a Guarda Civil Municipal de Tucano/BA completa dez anos de atividade. Nesse intervalo de tempo, objetivos foram conquistados e muitos paradigmas foram quebrados. Por ser uma inovação na área de Segurança Pública, as Guardas Civis Municipais (GCMs) de todo o Brasil lutam da melhor forma para servir seus munícipes, através de seminários, fóruns, congressos, capacitações, reuniões com órgãos (associações, sindicatos) para discutir projetos de lei em prol da instituição.
A Guarda Civil Municipal é um órgão de suma importância para Segurança Pública do município, seja preventiva ou ostensivamente. Ultimamente, as GCMs vêm resolvendo conflitos, mediando problemas familiares, briga de vizinhos ou da comunidade. Nossa aceitação é ampla. Até às 13h33min do dia 15 de abril de 2012, os internautas que acessaram ao site TUCANOBR.COM, consideraram que o trabalho desenvolvido pela GCM de Tucano é BOM, o que nos deixa satisfeitos e orgulhosos, por saber que a sociedade civil reconhece o que fazemos.

SALVAGUARDANDO A VIDA, NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO!

O BEM MAIS VALIOSO que um cidadão possui é a VIDA. Os bens materiais existem para servir ao homem, logo não poderiam os municípios instituir Guardas Civis Municipais tão somente para preservar os bens, instalações e serviços, mas sim, e prioritariamente, para proteger suas populações. A segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. É poder e dever das Guardas Civis Municipais zelar pela Segurança Pública dos munícipes e de todas as pessoas.

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

No dia 17 de abril de 2002 foi criada a Guarda Civil Municipal de Tucano, pelo ex-prefeito municipal, o Exmº. Srº. Arilton Dantas dos Santos, juntamente com o Sargento Pedro, da Polícia Militar, tendo como subcomandante Gideon de Jesus Oliveira. Nesse período, o grupo efetivo da corporação era composto por vinte e dois homens. No ano de 2004 foram realizadas novas eleições municipais e o prefeito em exercício, o Exmº. Srº. José Rubens de Santana Arruda, passou o comando da Guarda Civil Municipal de Tucano para o Sargento Viana, também da Polícia Militar, o qual só dirigiu a corporação por seis meses, tendo como seu sucessor o Soldado da PM Magnaldo Guimarães dos Santos.

No dia quatro de fevereiro de 2011, o cargo de comandante passa a ser assumido pelo ex-delegado de Tucano, o Bel. Antônio Gonçalves dos Santos, tendo como subcomandante José Richard Oliveira Cavalcante. Atualmente, a Guarda Civil Municipal é composta por setenta e oito componentes, sendo nove mulheres e sessenta e nove homens, tem como comandante o Sargento Antônio Pedro Miranda Cerqueira, como subcomandante José Carlos Souza dos Reis e como assessor geral Gideon de Jesus Oliveira.

A Guarda Civil Municipal atua em operações preventivas e comunitárias, inclusive com a implantação de grupos exclusivos (grupo de ronda escolar, grupo de prevenção ao meio ambiente, grupo de proteção ao turista, grupo especial antidrogas e grupo de operações especiais). Nesse sentido, a GCM atua como multiplicadora de CIDADANIA.

No dia 04 de maio de 2012, a corporação receberá mais 17 prepostos, que entrarão em cena para fazer Segurança Pública de qualidade.
                 
PELOS GCMS JOSÉ RICHARD OLIVEIRA CAVALCANTE E OSVALDO ALVES DE J. JÚNIOR