PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

domingo, 8 de abril de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE ESPLANADA (BA): RELATOS DE DESCASO DO PODER PÚBLICO E INSEGURANÇA DOS GM´S





Na primeira sessão extraordinária na câmara municipal de Esplanada que teve como pauta Sessão extraordinária em prol do município de Esplanada. Em entrevista ao jornal tribuna do estado o prefeito Diolando teria prometido: “ESTAMOS PROCURANDO UMA EMPRESA PARA DAR TREINAMENTO AOS GUARDAS MUNICIPAIS E ESTUDAR JUNTO AO SETOR JURIDICO A MELHOR FORMA DE APARELHAR NOSSOS GUARDAS PARA AUXILIAR A POLÍCIA”.
No mesmo discurso pediu socorro ao governo federal e a secretaria de segurança publica do estado. Vereadores também fizeram sua parte:
“ Vereadores pedem providências na segurança para o município.”
Prefeito e vereadores pedem ajuda, pedem socorro, mas na verdade, na prática não se importam com a segurança do nosso município. Um exemplo disso seria o tratamento que é dado aos guardas municipais, por muitos guardas é considerado estarrecedor a omissão do poder público municipal, com a guarda municipal de Esplanada - BA.

GUARDA MUNICIPAL UM DESCASO:
É fato que os guardas municipais estão trabalhando com a cara e a coragem, trabalham de forma desumana sem equipamentos de proteção individual (EPI), não há viatura para lhes darem apoio, não existe livro de ocorrência, uniforme totalmente fora do padrão, não dispõem de comunicação (rádio, telefone etc.), na realidade não existe equipamento logístico.
Os guardas como todos os funcionários municipais possuem os mesmos direitos. O município tem as seguintes obrigações: prover segurança, tratar com dignidade, e sem descriminação.
Guardas trabalham com medo de invasão ao patrimônio, de assalto, ameaça contra a vida e outros perigos que vem ocorrendo com freqüência por não existi uma ocorrência, um relato que seja. Fatos como estes estão sendo ocultados e enquanto as providências não estão sendo tomadas, os guardas municipais ficam das 18h00minh às 06h00min, exposto a essa violência crescente em Esplanada. Dissimular fatos para não pagar a periculosidade seria essa é a política de segurança do município? Perguntam os guardas municipais. Será que existe algum projeto para melhorar a segurança de nossos “guardas municipais”? CADÊ O PLANO DE SEGURANÇA? Estão esperando que aconteça algo mais grave com o profissional, para que as providências sejam tomadas?
Essa matéria especial foi elaborada baseada em relatos realizados por diversos guardas municipais quando perguntados sobre a segurança disponibilizada pelo poder público aos mesmos.

Fonte: http://www.esplanadanews.com.br/portal/noticia.php?id=885