PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

domingo, 15 de abril de 2012

FEBAGUAM REALIZA MAIS UMA CAPACITAÇÃO NA BAHIA – DESSA VEZ FOI NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTEVÃO.












A Federação Baiana das Associações das Guardas Municipais da Bahia - FEBAGUAM, representada no município de Santo Estêvão por alguns dos seus integrantes: Presidente – GM Nelson Querino(Maragogipe), Vice-Presidente – CMT GM Marcos Adriano Rocha(Jacobina), Presidente do Conselho Deliberativo – GM Jarbas Pires(Lauro de Freitas), Instrutor GM Jucemir Araújo(Feira de Santana) e Instrutor GM Adaílton Silva Santos(Lauro de Freitas) realizou mais um Curso de Capacitação Básica para Guardas Municipais na Bahia, que ocorreu do dia 09 de abril ao dia 13.

Num clima de muita emoção, respeito, cordialidade, energia, honra e dignidade, os guardas municipais de Santo Estevão encerraram o curso, desfilando por mais de 5kms pelas principais praças da cidade, com alguns brados de guerra como:
“Acorda Santo Estevão que a guarda chegou”... “Acorda Prefeito que a guarda chegou”...
“ Guarda civil o que é que vc faz? Rondo pela cidade faço isso e muito mais”... “Em Santo Estêvão qual é sua missão? Zelar do patrimônio e proteger o cidadão”...
“ Os Guardas são guerreiros que acreditam no Brasil”...

O encerramento do curso foi em plena Praça da Prefeitura, contando com a presença de algumas autoridades municipais, diversos servidores, civis, senhoras e crianças, local este que a tropa entrou em forma alinhada, prestou continência durante o hasteamento das bandeiras e logo após entoou o Hino Nacional com toda energia e amor, arrancando assobios e palmas dos presentes... O RECONHECIMENTO.

Ao final da apresentação do trabalho nas ruas, os representantes da FEBAGUAM falaram com muita propriedade e conhecimento sobre a Guarda Municipal, atribuições, citações na Constituição Federal, origem e diversas abordagens as quais ficaram na memória dos gestores Santo Estevenses.

O Prefeito Rogério, foi representado pelo seu secretário geral, o qual a pedido da FEBAGUAM se comprometeu a ajudar a Associação dos Guardas Municipais de Santo Estevão a promover uma Audiência Pública em data próxima na Câmara de Vereadores com o Tema: Guarda Municipal e a Segurança Pública, convidando representantes do Executivo, Legislativo, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, diversos órgãos do município e sociedade organizada.

O Presidente da FEBAGUAM, GM Nelson Querino citou a importância do curso e a valorização e reconhecimento dos guardas após o curso. “Se Santo Estevão não sabia, que agora fique sabendo possuir uma GM forte e dedicada. Parabéns a esses guerreiros”.

O Presidente do Conselho Deliberativo e também Instrutor multidisciplinar  GM Jarbas Pires encerrou a “cerimônia simbólica” praticamente rouco, mas disse ao final: “ainda que eu saísse daqui hoje sem voz, sairia igualmente feliz, pois as guardas estão entendendo o seu real papel, e sinalizando aos governantes e a sociedade a sua importância - A satisfação de compartilhar conhecimento é algo inigualável”.

Já para o comandante da GM de Jacobina, Marcos Adriano, a Bahia está dando um passo importante rumo ao futuro: “A Guarda Municipal é muito mais que segurança patrimonial... Compõe o capítulo V da Segurança Pública, Art. 144, parágrafo 8º. Somos polícias do município. Estamos caminhando e ajudando a Bahia e o Brasil a crescer”.

Para o Instrutor Jucemir, conhecimento nunca é demais: “a algum tempo atrás a Bahia estava esquecida no contexto de Segurança Pública tratando-se de Guarda Municipal – hoje somos o Estado que mais realiza eventos, palestras, seminários, Fóruns e cursos com o objetivo de capacitar o guarda e promover um padrão intelectual”.

O Instrutor Adaílton Santos falou da importância do treinamento teórico, como também do físico e técnico do GM: “ todos nós somos condicionáveis, podemos aprender tudo se treinarmos... Um Guarda Municipal na rua, treinado e capacitado tanto fisicamente, como intelectualmente, com certeza será um profissional exemplar e orgulho para o munícipe que paga seu imposto”

A Prefeitura de Santo Estevão deu todo apoio logístico a sua GM e a equipe de instrutores, oferecendo acomodação no melhor Hotel da cidade, alimentação no melhor restaurante e condução a vontade(transporte e combustível) realizando um apoio logístico perfeito.

Parabéns FEBAGUAM, por mais essa missão CUMPRIDA.
Parabéns a Associação dos GMs de Santo Estevão e a Prefeitura pela disposição e ajuda durante a realização do curso.

Um dos fatos mais interessantes, é que a VTR da GM escoltou os instrutores(no seu veículo até perto de Feira, e de lá foi levar p CMT GM Marcos Adriano para Jacobina, fechando com chave de ouro sua brilhante participação nesse importante evento.
A Associação ainda presenteou o Prefeito Rogério com uma placa, demonstrando gratidão e reconhecimento pelos seus esforços em prol da GM de Santo Estevão.

Fonte: FEBAGUAM
Texto: GM Jarbas Pires(Conselho Deliberativo e Presidente da AGAT-LF).