PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Guardas Municipais: ATÉ QUANDO?


Viajando por este Brasil, em todos estados brasileiros encontramos aberrações sendo cometidas com Guardas Municipais. Infelizmente, a maioria dos prefeitos são omissos quanto as reais necessidades das guardes municipais. Muitos se referem às Guardas apenas para fazerem política.
As Prefeituras não tem no seu Departamento Jurídico ninguém que saiba um mínimo sobre Guardas Municipais, daí tratar os Guardas como os demais funcionários públicos, esquecendo a especificidade da atuação, muitas delas armadas.
O Departamento Jurídico das Prefeituras, Os departamentos pessoais, os departamentos de licitações deveriam ter pessoas que soubessem o que é sair nas ruas vestindo um uniforme de Guarda Municipal. NÃO É A MESMA COISA QUE ESTAR VESTIDO A PAISANA!!!
O Guarda é alvo de tudo e de todos. Se alguém passar mal e cair no chão próximo de um Guarda uniformizado, ninguém vai questionar se ele trabalho a noite toda, está sem dormir e está indo pra casa, já fora de serviço. Todos olharão pra ele exigindo uma providência. Se Algum malfeitor estiver com intenções de agir, a sua primeira ação será direcionada ao Guarda Municipal. E assim vai, pelo dato de estar ostentando um uniforme. Não falei do uso da força, das algemas, bastão e da arma. Só falei do fato de trabalhar uniformizado.
Os Prefeitos, Vereadores, Departamentos Jurídicos, Departamentos Pessoais e Departamentos de Licitações   infelizmente não conhecem a missão, função dos Guardas Municipais, por isso a tratam como mais um órgão municipal. Transformam suas Guardas e um grupo de pessoas voluntariosas trabalhando sem condições, sem motivação, sem treinamento adequado, sem o devido reconhecimento salarial.

Por outro lado, o instrumento de licitação é traiçoeiro, pois ao invés de jogar a favor da administração, joga, na verdade, contra a qualidade dos serviços prestado para a a administração pública, sendo um excelente porta entrada de aventureiros a prestar serviços para a administração pública, que, por não saber o que é Guarda Municipal, também não sabe se precaver contra esses aventureiros.Numa licitação para curso de tiro para Guardas Municipais aparece de tudo, transportadora, empresa de paintball, empresas de segurança privada, etc. Raro são as empresas ESPECIALIZADAS EM GUARDAS MUNICIPAIS, QUE FALEM A LINGUAGEM E PROFESSEM A FILOSOFIA GUARDAS MUNICIPAIS.Cursos de  aperfeiçoamento de Guardas Municipais onde se exigem títulos de mestrado, doutorado em ciências humanas. Sim, mas esses doutores, mestres em ciências humanas, tem alguma familiaridade com Guardas Municipais?Daí aparecerem faculdades, empresas, "especialistas", todos trabalhando na base do "achómetro" deixando os guardas cada vez mais desinformados, inseguros e a sociedade insatisfeita.Até quando?