PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Guarda Municipal de Vitória (ES) repele dois ataques sucessivos de criminosos

Visão da posição elevada de onde os criminosos locais efetuaram o segundo ataque a tiros contra os GCMs posicionados no módulo.

Por volta de 2:30h da madrugada do dia 17 de maio de 2016, uma das viaturas da Guarda Municipal Comunitária de Vitória (GM-18) estava com sua equipe desembarcada e em "ponto base" no módulo da GCMV Ponte da Passagem, às margens da Av. Nsa Sra da Penha, imediações do bairro Andorinhas, quando alguns indivíduos teriam se aproximado de forma sorrateira, sob a ponte, e arremessado pedras contra o módulo da GCMV que abrigava os GCMs da viatura em questão, que também foi atingida por uma pedrada no pára-brisas, que acabou danificado.
Duas outras viaturas da Guarda Municipal de Vitória, que já se aproximavam para render a GM-18 no ponto base, sendo estas as GMs 16 e 19, constataram a situação junto à equipe da GM-18, e de pronto os GCMs se agruparam para tentar alcançar e deter os autores do ataque ao módulo e a VTR agora danificada.

Módulo da GCMV na "Ponte da Passagem" foi alvo de disparos.

Um dos disparos dos criminosos transfixou a parede do módulo.
Cientes da fuga dos suspeitos por baixo da ponte da passagem, que dá acesso à região de "Andorinhas", área de intenso tráfico de drogas, os GCMs se deslocaram a pé pelo local, sendo informada a situação à equipe de videomonitoramento da GCMV em serviço, para tentar verificar a posição e presença dos suspeitos nas imediações.
Quando os GCMs chegaram à margem do Canal de Camburi, na rua Dna Maria Rosa, em Andorinhas, perceberam um grupo de aproximadamente quinze suspeitos reunidos em uma baia de estacionamento local, e assim que os indivíduos perceberam a aproximação da equipe de GCMs, iniciou-se uma desabalada fuga a pé, tanto pela área de orla de Andorinhas quanto pelo interior do bairro, momento em que alguns indivíduos do grupo teriam iniciado ação de disparos contra a posição dos GCMs para tentar cobrir sua fuga, momento em que os GCMs se viram forçados a revidar os disparos para suprimir o ataque dos criminosos locais e garantir sua integridade.
Foi feito o pedido de apoio à PMES através da equipe da central de videomonitoramento da GCMV, quando três patrulhas logo chegaram ao local. Após buscas conjuntas, nenhum dos múltiplos suspeitos foi localizado pelas equipes da GCMV e PMES na região de Andorinhas, tendo desaparecido entre as muitas vielas e ruas do local.
As equipes retornaram ao módulo da GCMV, onde os GCMs permaneceram em atenção para realizar a confecção do boletim de ocorrência referente ao enfrentamento, para ser entregue na Primeira Delegacia Regional de Vitória. Repentinamente, com poucos minutos após retorno das equipes da Guarda Municipal ao módulo, outro grupo de criminosos se posicionou em uma elevação próxima ao módulo, acessada pelo bairro Andorinhas, e cobertos pelo manto da escuridão surpreendeu os GCMs no local ao iniciar um segundo ataque a tiros contra a equipe ali presente.

Pára-Brisas de viatura da GCMV danificado por pedra arremessada por criminosos locais em primeiro ataque à equipe.

Um dos disparos efetuados pelos meliantes locais atingiu e perfurou a parede frontal do módulo, quando o projétil só parou no interior da instalação. Prontamente os GCMs buscaram abrigo no interior do módulo e entre as viaturas estacionadas, e novamente repeliram o ataque dos criminosos com disparos defensivos, buscando suprimir a ação criminosa e preservar suas vidas, o que afugentou os marginais.
Uma segunda vez a equipe de videomonitoramento da GCMV foi demandada para buscar apoio da PMES, que rapidamente chegou ao local com várias viaturas, sendo feita uma segunda incursão conjunta entre PMs e GCMs pelo interior do bairro Andorinhas, a fim de localizar os agressores.
Nenhum meliante foi encontrado, e nenhum ferido foi verificado tanto entre os Agentes da Lei quanto entre criminosos envolvidos na troca de tiros. As equipes da GCMV e PMES permaneceram atentas e presentes no local após o segundo enfrentamento. A ocorrência e o projétil recuperado pela GCMV no interior do módulo foi entregue na Primeira Delegacia Regional, onde se deu ciência à autoridade de polícia judiciária sobre o ocorrido, além da entrega de BO que já havia sido feita sobre o dano anterior à viatura GM-18.

Acredita-se que esta ação dos criminosos locais tenha ocorrido pela insatisfação dos meliantes com detenções e apreensão de indivíduos locais, feitas pela Guarda Municipal durante o período diurno deste mesmo dia nas imediações da Ponte da Passagem, onde um GCM chegou a ser agredido por um abordado, que acabou contido e conduzido à delegacia pelos GCMs por agressão ao Agente da Lei. A presença dos GCMs no local segue reforçada e com máximo estado de atenção.

0 Comentários: