PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE VITÓRIA (ES) SALVA MÃE QUE ERA CONSTANTEMENTE AGREDIDA POR FILHO DROGADO

Detido por violar medida protetiva em favor da mãe, que agredia há quase dez anos, agressor danifica vidros traseiros de viatura da Guarda Municipal de Vitória, que o conduziu à Delegacia da Mulher para responder por seus crimes. A solicitante foi salva pela ação rápida dos GCM's.
Por volta de 3:40 h da madrugada do dia 09 de agosto de 2013, no Bairro Grande Vitória, Região da Grande São Pedro, em Vitória (ES), uma senhora de 48 anos de idade, que conforme ela mesma, era agredida pelo filho, agora maior de 28 anos de idade, há aproximados 10 anos, estando com medida protetiva impetrada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo há aproximadamente 01 ano, precisou fazer uso do "botão do pânico" para mulheres vítimas de violência doméstica, que passou a possuir há poucos meses, em razão da violação da referida medida praticada pelo filho, que teria invadido sua residência portando uma faca, determinado a, segundo a solicitante, roubar um aparelho de TV de LCD para aquisição de drogas, das quais é dependente com ênfase em crack.
A mãe se opôs a atitude do filho, que passou a ameaçar e tentar agredi-la, momento em que esta acionou o "botão do pânico" que lhe fôra cedido pela justiça capixaba; desta feita o alarme soou no CIOM (Centro Integrado de Operações e Monitoramento) da Guarda Civil Municipal de Vitória, bem como nos dispositivos embarcados nas viaturas da Guarda Civil Municipal de Vitória, lotadas no GPC (Grupamento de Proteção Comunitária), empenhadas nas "Patrulhas Maria da Penha".
De pronto duas viaturas da Guarda Municipal de Vitória se deslocaram ao Bairro Grande Vitória, com vistas a socorrer a solicitante e deter o agressor. Determinados e orientados pelo equipamento, os GCM's lograram êxito em chegar ao local dos fatos em 09 (nove) minutos a partir do acionamento, adentrando a residência da acionadora, onde visualizaram o agressor e violador da medida protetiva, bem como a vítima bastante assustada.
O violador da medida protetiva parecia bastante transtornado, fazendo supor que estaria sob efeito de algum tipo de substância perturbadora da razão. Observado o fato do indivíduo estar agressivo e posse de uma faca, os GCM's determinaram que o agressor largasse a faca, deitasse no chão e se submetesse à abordagem, a qual resistiu de forma violenta, investindo contra os GCM's, que respeitados os princípios do uso progressivo da força, bem como da legítima defesa de si e de terceiros, além do cumprimento da medida protetiva, precisaram fazer uso do DCE (Dispositivo de Condução Elétrica) Taser / Pistola Taser, atingindo o agressor com um disparo preciso de contenção menos letal, pelo qual foi submetido à algemação e embarque na viatura para condução à Delegacia da Mulher.
Dada a deficiência das viaturas da Guarda Municipal de Vitória, decorrente da inexistência dos compartimentos para transporte seguro de detidos, o indivíduo, ensandecido que estava, mesmo algemado, acabou quebrando os vidros traseiros da viatura da Guarda Municipal em que havia sido embarcado, devendo ainda responder pelo ilícito de dano ao patrimônio público, além das ameaças e agressões praticadas contra sua mãe e o descumprimento deliberado da medida protetiva a que estava obrigado pela justiça capixaba.
Verificados os antecedentes do detido, foi descoberto que trata-se de um velho conhecido da justiça, com nove "passagens" anteriores em razão de outros crimes praticados na ordem de furtos, roubos, entre outros.
O detido foi conduzido, em primeiro momento, à uma unidade hospitalar para receber socorro médico, visto que ao danificar a viatura acabou sofrendo cortes nos pés, bem como para extração dos dardos da Taser; em seguida o detido foi conduzido à Delegacia da Mulher, onde ainda permanecia bastante alterado, forçando os GCM's a mantê-lo controlado. Diante dos fatos foi entregue aos cuidados da Autoridade de Polícia Judiciária, que o recolheu à carceragem para providências e encaminhamentos.
É preciso que se ressalte que o espírito determinado, bem como o senso de compromisso para com o cidadão, dos GCM's da Guarda Civil Municipal de Vitória, tem sido primordiais para que as intervenções das "Patrulhas Maria da Penha" sejam exitosas, assegurando-se assim, prioritariamente, a segurança e integridade da solicitante, bem como a detenção do agressor em conformidade com as determinações da Justiça e dos dispostos legais vigentes.
Segue link de matéria COM VÍDEO, exibida no telejornal "ES TV 1ª Edição", do dia 09 de agosto de 2013. Para acessar copie o link abaixo, em seguida cole em sua "barra de endereços" do navegador e tecle "enter":

http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-1edicao/t/edicoes/v/mae-aciona-botao-do-panico-contra-filho-usuario-de-drogas-no-es/2746917/


Fonte: Canal Azul Marinho

0 Comentários: