PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 29 de abril de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE UBERABA (MG) É A PRIMEIRA DO PAÍS A TER ARMA DE CHOQUE COM CÂMERA

Prefeitura compra novas armas Taser para agentes da Guarda Municipal. O investimento foi de R$ 161 mil, um equipamento moderno que tem a capacidade de filmar toda ação desenvolvida com a arma. Foram adquiridas 100 armas que logo após o treinamento, realizado nesta segunda (27) e terça-feira (28), estarão disponíveis aos agentes que já possuem experiência no manuseio, pois utilizam a Taser há anos. 
A Guarda Municipal é composta por 95 agentes, e a arma Taser é usada há cerca de quatro anos. Durante este período houve aproximadamente 30 disparos. “Estamos inovando com a aquisição destas armas, a primeira cidade do país que possui a arma de choque com câmera, entre outros benefícios, como o tamanho. Por ser menor é mais fácil de manusear. Mas poder filmar toda a ação é muito importante, pois oferece segurança ao agente, mostrando que era realmente necessário o uso naquele momento, e também à pessoa atingida, garantindo que não houve abuso de autoridade”, explica o diretor da Guarda Municipal, Mario Nelson Emerenciano.
O prefeito Paulo Piau, que esteve presente ontem ao treinamento dos agentes, disse que é preciso equipar a guarda para oferecer proteção aos agentes e à população, caso haja algum questionamento futuro. “Enquanto não se define sobre o uso de arma letal, a Taser é um equipamento muito importante, e que vai oferecer segurança”, afirma. 
Por sua vez, segundo o instrutor master da Taser, Alberto Neto, o diferencial para esta arma, em relação às já existentes, está no visual, como tamanho, peso, tipo de bateria e resistência. Contudo, o mais importante é a câmera, assim que o guarda destrava a arma, pronta para uso, começa uma gravação em alta definição e som. “As imagens são invioláveis, não é possível apagá-las do equipamento, somente desaparecem quando atinge o tempo máximo de gravação. Por isso, todos os dias devem ser repassadas a um computador, e neste local é possível apagar. É importante ter uma política de uso do vídeo e o que pode ser feito com ele”, explica.
Prefeito determina estudo para avaliar sobre uso de arma letal. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, o prefeito Paulo Piau pediu para que fossem promovidas pesquisas sobre o tema e já possui decreto sendo elaborado, praticamente pronto, para determinar as condições para o uso de uma arma letal.
“É preciso entender que a Guarda Municipal deve estar inserida no contexto de segurança pública e para isso teremos de dar alguns passos, como a inserção de arma letal para os agentes. É desumano querer que um guarda confronte bandidos sem uma arma letal. Mas é claro que isso não vai acontecer de um dia para o outro. Temos que preparar a GM, isso é o principal. Passos estão sendo dados neste sentido para que quando houver a decisão de comprar o armamento todos estejam prontos para oferecer segurança maior à população. Depois disso, são trâmites burocráticos”, explica Wellington.


Fonte: Blog Amigos da Guarda Civil

0 Comentários: