PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU (SE) APRIMORA TÉCNICA DE UTILIZAÇÃO DE ARMA DE FOGO

O efetivo do grupamento Ronda da Capital (Rondac) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) retomou as atividades de treinamento técnico-profissional. Desta vez os guardas municipais (GMs) participaram da instrução sobre equipamentos letais, realizada nesta quarta, 18, onde aprimoraram os procedimentos de emprego do revólver calibre .38.
A instrução ficou a cargo do diretor geral adjunto tenente Jonatas Souza, especialista na área, que abordou, entre outros assuntos, as técnicas de fogo coordenado - atividade em que o agente utiliza a arma de forma coletiva, ciente de todo um arcabouço tático necessário para uma atuação eficaz -, de progressão(ingresso) em ambientes confinados, de resgate de operacional (agente) ferido e técnicas contra emboscadas. 
Os GMs passarão neste primeiro momento por exposições teóricas, porém já está prevista para a próxima semana uma instrução prática em estande de tiro. “Vamos evidenciar todos os aspectos legais e éticos que envolvem o emprego do armamento, esclarecendo notoriamente que a arma de fogo é o último recurso a ser utilizado pelo agente de segurança pública”, destacou o tenente.

Essa já é a quinta instrução ofertada aos membros do grupamento responsável por atuar, especialmente, na segurança dos terminais de integração da capital. Os treinamentos anteriores trataram de técnicas e procedimentos operacionais, abordagem a veículos, gerenciamento de crises, defesa pessoal, emprego de dispositivo elétrico incapacitante - Spark e armamento não letal.