PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sábado, 2 de junho de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) DIVULGA ESTATÍSTICAS DO MÊS DE MAIO



Neste mês de maio, a Superintendência de Segurança e Prevenção à Violência registrou considerável aumento no número de ocorrências. Segundo o Setor de Estatística da Guarda Municipal, os acidentes de trânsito lideram os registros com 42%. Socorro às vítimas de outros acidentes e mal-estar fecha com 21%. Ocorrências como desacato, furtos e danos ao patrimônio público completam esses dados, ao totalizarem 37%. Dentre os casos, uma guarnição do Grupamento de Rondas da Capital (Rondac) foi solicitada por populares para deslocar-se até a Baixinha de Santo Antonio, na região do Cabula, onde se encontrava uma senhora e seu filho, ambos com escoriações, devido a um capotamento de carro. Os GM’s que prestaram o auxílio isolaram imediatamente a área, acionaram o SAMU e a Transalvador, e enquanto aguardavam a chegada dos órgãos, organizaram o trânsito no local. Em outro momento, enquanto estava em ronda na ladeira Fontes das Pedras, no Jardim Baiano, outra guarnição deu voz de prisão a um meliante que assaltou uma senhora naquele local, pois o mesmo foi encontrado com a bolsa da vítima, e além disso portava uma arma branca. Ele foi conduzido até a 1ª Delegacia Territorial – Barris, onde foi autuado em flagrante.
Destaque para o apoio prestado pelos Guardas Municipais Amilton Freitas, Matheus Adan e Cíntia Rodrigues, em um acidente ocorrido na Av. San Martin, próximo ao Viaduto Luis Eduardo Magalhães, onde um pedestre foi atropelado por um motociclista. Os GM’s procederam devidamente até a chegada dos órgãos competentes. O motociclista teve sua moto conduzida por agentes da Transalvador até o pátio nos Barris, e a vítima foi conduzida pelo Samu até o Hospital Geral do Estado para receber o atendimento necessário.

GMS conclui curso de resgate com Cães



Foi encerrado na manhã de ontem (31), o 3º Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cbresc), realizado na 10ª GBM de Simões Filho (PMBA) e com atividades práticas em outros ambientes, a exemplo das realizadas na Região das Dunas em Praia do Flamengo, onde os instrutores da Guarda Municipal, Carlos Damasceno, Osvaldo Vitório, Manoel Nascimento, além de membros do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal, realizaram diversas instruções. Participaram também do curso cinotécnicos do Corpo de Bombeiros da PMBA, do canil do Batalhão de Choque da PMBA, do Grupamento Aéreo da PMBA, Corpos de Bombeiros Militares do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Amapá, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Espírito Santo. A iniciativa do curso é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros da Bahia, através do 10º GBM (Simões Filho), e a Associação de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Brasil (Abresc- Brasil). Segundo o Capitão Allan Guanais, o principal objetivo do curso é formar os alunos nos aspectos de resgate com cães em diversos ambientes adversos que podem ser encontrados principalmente em situações de soterramentos. A Guarda Municipal destacou-se também pela participação da aluna Elaine Portela, que contribuiu ativamente nas instruções realizadas no curso. Portela destacou como importantíssimo a integração entre os órgãos. “A realidade de todos os canis é muito semelhante, encontramos constantes dificuldades, mas com cursos como este, ganhamos incentivo para melhorar e superar a barreiras encontradas”, pontuou.
O curso teve duração de dez dias e contou com a carga horária de 110h. Para o Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção a Violência (Susprev), Cel. Sérgio Raykil, a Guarda Municipal pode contar com mais uma formação importante para uma boa prestação de serviço aos munícipes e os visitantes, durante e após a Copa de 2014. “Estamos preparando nossos servidores para contribuir para a solução de diversas dificuldades que o cidadão possa enfrentar. Construímos a cada dia uma Guarda Municipal mais especializada”, finalizou.




Fonte: ASCOM/SUSPREV