PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 31 de maio de 2016

Nota de pesar aos colegas de farda que se foram - assassinados brutalmente!

Prezados, saudações em azul marinho.

É lamentável quase todos os dias, acompanhar notícias de tragédias envolvendo irmãos de farda. Na maioria dos casos, tratando-se de assassinatos brutais.

Já tratamos deste assunto aqui, mas, como é algo que está fazendo parte quase do nosso cotidiano, não pode passar em branco.

Primeiro que estamos desprovidos do direito de nos defendermos o qual o Estado nos tirou através do famigerado Estatuto do Desarmamento. Lei imposta à população pelo Governo, onde os maiores prejudicados foram os cidadãos de bem. Armaram-se os bandidos... Quase não existe controle sobre eles. As desculpas para isso são quase intermináveis nos motivos...

Pior que isso, é que nós guardas municipais fomos inseridos nesta lei famigerada de forma discriminatória. Nos engessaram através das "condicionalidades", quando na verdade, deveríamos ter direito em regra ao porte particular, independente das vontades das prefeituras, por sermos agentes de segurança pública, ou seja, através do RISCO DA PROFISSÃO, como os demais agentes de polícia.

Dá tristeza viver num país tão violento, e ao mesmo tempo, tão atrasado. Um país que está ceifando vidas por meras vaidades, liberalidades excessivas para alguns e burocracias mais que questionáveis.

Acontece que, não só guardas estão perdendo a vida de forma abrupta, sorrateira e brutal. Estamos sendo caçados, pelo crime organizado e desorganizado, enquanto que os órgãos fiscalizadores, direitos humanos etc ao invés de cumprirem seu papel de proteção para com todos, muitas das vezes, só levanta a bandeira dos "mais fragilizados", quer dizer, é o que alegam...

Crianças e adolescentes portando pistolas com carregadores prolongados, fuzis e armas de grosso calibre. Determinando quem entra e quem sai da comunidade. Já existem lugares que nem os grupamentos especiais de polícia entram. E alguns quando entram, entram fazendo acordos de boa vizinhança, afinal de contas, ninguém quer morrer.

Em meio a esse caos, nos encontramos, super-homens e mulheres da GCM. Querendo resolver tudo sem a mínima condição, estrutura, muitas vezes sem farda, mas apenas com diálogo e boa vontade. Deveríamos receber medalhas de honra ao mérito todos os dias.

Uma pena que nossa PEC-534 já tramita a anos no Congresso Nacional sem ser voltada. Algo que já acontece na prática todos os dias e em diversos municípios. Pelo menos temos agora a Lei 13.022 que é Lei e ainda assim, muitos insistem em ignorá-la. Mas estamos aí, sobrevivendo.

Deixo essa nota aqui, ao mesmo tempo que sirva como reflexão. Se preservem, se unam, se amem.

Abraços a todos e que Deus os abençoe.

Texto: GCM Jarbas Pires - Lauro de Freitas/BA
            Presidente do Conselho Consultivo da FEBAGUAM / Instrutor.

domingo, 29 de maio de 2016

Guarda Municipal de Amargosa (BA) reclama da falta de viatura e de moto padronizada

Conversando com o GCM Carlos Cerqueira Silva responsável pela diretoria  sindical do SINDGUARDA, nos relatou que a falta de uma viatura padronizada prejudica o bom desempenho do trabalho que ele e a equipe vem fazendo em Amargosa.
O diretor relatou para nossa equipe que os carros e motos foram usadas apenas no período de São João, e após o vencimento do contrato de licitação, a prefeitura não renovou com a mesma, alugando um carro a paisana e tirando de circulação os automóveis plotados e com os giroflex.
Vale ressaltar que é dever do Município investir nas suas Guardas Municipais, valorizá-las profissionalmente, qualificá-las para que elas se tornem as agências de segurança pública local, eficientes e respeitosas da legalidade, merecedoras da confiança popular, ágeis e transparentes, inteligentes e capazes de prevenir, geridas racionalmente e dotadas de mecanismos de diagnóstico planejamento avaliação e monitoramento.


Fonte: Amargosa Urgente

sábado, 28 de maio de 2016

Guarda Municipal de Guarulhos (SP) é assassinado com vários tiros

No dia 27/05 o Guarda Civil de Guarulhos 3° classe Orlando de Lima Monteiro foi vítima de homicídio. 
A ocorrência foi apresentada pela polícia militar no 50º DP o local onde o Guarda Civil  foi assassinado é rua Cristóvão Benides, 107, no bairro Jd. Nélia
Policiais militares foram acionados para atender local de disparo de arma de fogo no local encontraram o policial caído ao solo alvejado por diversos disparos foi  acionado o resgate que socorreu o policial ao Hospital Santa Marcelina do Itaim, porém não resistiu aos ferimentos onde veio a óbito.

Polícia Civil e Guarda Civil estão diligenciado a procura dos autores segundo informação já estariam sendo detidos os autores.

Guarda Municipal de Salvador (BA) resgata animais silvestres

Na manhã desta segunda-feira, 23/05, agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental – GEPA da Guarda Civil Municipal de Salvador foram acionados para a realização de dois resgates. Sendo o primeiro de uma Coruja, no bairro de Paripe, e um segundo resgate no bairro de Praia Grande, no subúrbio ferroviário, onde membros do projeto Tamar acionaram o GEPA para uma tartaruga marinha (espécie oliva). Segundo pescadores, a tartaruga ficou presa nas redes e foi retirada por eles, tendo sido solicitado o resgaste de imediato. Resgatada com vida pelo GEPA, esta espécie costuma desovar na costa da Bahia, e está na lista de animais silvestres ameaçados de extinção. O animal pesa cerca de 50 kg e mede cerca de 60 centímetros.
Já na última sexta-feira (20), na Fazenda Grande I, um tamanduá mirim foi encontrado por populares da região, que acionaram o grupamento. Após os cuidados iniciais, o animal foi conduzido ao CETAS. Segundo contabilização do grupamento, este é o quinto tamanduá resgatado somente este ano. A maior incidência de resgates se deve às ocupações desordenadas dos resquícios da Mata Atlântica.


Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Salvador/BA

Associação dos Guardas Municipais de Alagoinhas (BA) tem novo presidente

Associação dos Guardas Municipais de Alagoinhas tem posse do novo presidente em solenidade na Câmara Municipal
Foi empossado nesta quarta-feira, 25, o novo presidente da Associação da Guarda Municipal de Alagoinhas, Luiz Cláudio Coutinho, eleito por unanimidade, em votação realizada em 4 de maio. A solenidade contou com a presença do comandante da guarda Clélio Mendes, integrantes da força, familiares e convidados.
A associação existe há quatro anos e tem como proposta defender os interesses da categoria na melhoria dos serviços prestados à população, além da busca pela unidade dos profissionais. “A meta é desempenhar um trabalho pautado não só na melhoria das condições de trabalho da categoria, mas também na prestação de um serviço de qualidade alinhado com o governo municipal e sociedade civil", destacou o presidente. A guarda municipal de Alagoinhas possui atualmente na ativa 145 homens.


Fonte: Secom – Prefeitura Municipal de Alagoinhas/BA

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Guarda Municipal de Natal (RN) prende homem furtando equipamentos de escola pública

A prisão aconteceu dentro da escola municipal.

Agentes da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) detiveram na manhã dessa quinta-feira (26) um homem que estava furtando equipamento de som, utensílios de cozinha e computadores da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, situada na Rua Caroas, no bairro de Lagoa Azul, na zona Norte da capital. A prisão foi possível após o agente patrimonial da unidade escolar perceber a invasão do prédio e solicitar a intervenção dos patrulheiros da GMN.
Quando os guardas municipais chegaram ao local, de imediato cercaram a escola no intuito de evitar a fuga do suspeito que se encontrava nas dependências do prédio. A equipe que entrou identificou o arrombamento de dois portões e a quebra de um cobogó. Logo em seguida, o acusado foi visualizado, abordado e detido pelos guardas municipais. “Ele aproveitou o feriado que não tem movimento na escola e quando chegamos ele estava dentro do prédio e utilizava uma carroça de mão onde vários equipamentos furtados já estavam prontos para serem transportados”, informou a guarnição da Guarda Municipal.
O comandante da GMN, Michel Dantas, parabenizou o trabalho da equipe responsável por evitar que equipamentos públicos fossem roubados, prejudicando a comunidade atendida pela Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. “Nosso dever é trabalhar 24 horas, 365 dias do ano, com a missão de proporcionar um ambiente seguro para que todas as secretarias do município exerçam suas atividades com tranquilidade em prol da população”, comentou.
O suspeito do furto foi conduzido pelos guardas municipais à Delegacia de Plantão da Zona Norte onde foi registrada a prisão em flagrante delito. O detido vai responder pelo crime de furto com o agravante de destruição ou rompimento de obstáculo, o que resulta numa punição de reclusão de dois a oito anos e multa.


Fonte: Assecom – Guarda Municipal do Natal/RN

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Colete balístico impede que Guarda Municipal de Macapá (AP) seja ferido em assalto a ônibus

Três vagabundos invadiram ônibus no bairro Congós, Zona Sul de Macapá. Guarda Municipal teria iniciado luta com um dos assaltantes, diz GCM

Um colete balístico impediu que um policial da Guarda Municipal fosse gravemente ferido em um assalto a ônibus ocorrido na quarta-feira (25), no bairro Congós, na Zona Sul de Macapá. De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM) ele estava dentro do transporte coletivo, quando três vagabundos, de idades não confirmadas, invadiram o veículo e teriam anunciado o roubo, por volta das 20h.
Os assaltantes, que estariam armados com facas, entraram no ônibus ainda no Centro da capital, mas anunciaram o roubo quando o transporte estava passando pela Av. Ben-Hur Corrêa Alves, conhecida como a sétima avenida do bairro, disse a GCM.
Um dos passageiros do veículo era o Guarda Civil Municipal e um dos suspeitos exigiu que ele entregasse a arma. O guarda teria reagido e iniciado uma luta com o vagabundo, e ao perceber que o policial estava desarmado, teria desferido uma facada no peito, mas o colete impediu que a lâmina causasse um ferimento profundo, informou a Guarda.

O policial foi encaminhado para o Hospital de Emergências de Macapá, onde recebeu atendimento médico e foi liberado. De acordo com a polícia, os vagabundos fugiram para uma área de mata, levando toda a renda do dia do transporte coletivo, além de objetos dos passageiros.

Ministério Público determina exoneração do chefe Guarda Municipal de Cruz das Almas (BA) por descumprimento da Lei 13.022/14

Com base na lei federal 13.022/14 o Ministério Público da Bahia atendeu a denúncia movida pelo GCM Luis Mendes da Guarda Municipal de Cruz das Almas, na qual denunciou a Prefeitura por nomear uma pessoa que não é guarda municipal de carreira para assumir o comando da GCM. Atendendo ao pedido, o Ministério Público acatou a informação e recomendou a Prefeitura de Cruz das Almas a exonerar de imediato o Sr. Orlando Oliveira de Cavalcante, que não é guarda municipal, do cargo de chefe da GCM, uma vez que esse cargo deve ser ocupado obrigatoriamente por um GCM de carreira.
O Ministério Pública da Bahia, através do Promotor de Justiça Dr. Adriano freire de Carvalho Marques, promotor da 1º de Justiça de Cruz das Almas, notificou no último dia 12 de maio a Prefeitura da decisão do órgão, recomendando a exoneração imediata para que possa ser cumprida a Lei Federal 13.022/14 e também a imediata nomeação de um GCM de carreira para o cargo, assim como determinada o artigo 15º da legislação.




Por Alan Braga com informações dos Guardas Municipais de Cruz das Almas/BA

Guarda Municipal de Teixeira de Freitas (BA) é assassinado a tiros quando seguia para seu trabalho

O Guarda Municipal seguia para o trabalho em uma bicicleta quando foi morto por criminosos.

Um assassinato característico de execução aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 25 de maio, na rua Joel de Andrade, bairro São Lourenço, região central da cidade de Teixeira de Freitas e a vítima foi o guarda municipal Wanderson Costa dos Santos, o “Índio”. Segundo a Polícia Militar, primeira força de segurança a chegar no local do assassinato, o servidor seguia fardado para o seu trabalho pedalando um bicicleta, momento que foi abordado por homens em um veículo de placa não anotada, sendo que um dos ocupantes efetuou os disparos à queima roupa. Próximo ao corpo foi encontrada uma cápsula de pistola.
Pouco tempo após o crime os moradores próximos acionaram a 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), através do telefone 190 e assim que uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), foi ao local e comprovou a veracidade da informação, os próprios militares trataram de avisar o ocorrido à Polícia Civil e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). O número de disparos ainda não confirmado e essa informação só deve ser oficializada após os exames de medicina legal.
As investigações devem ficar a cargo do delegado Manoel Andreeta, titular da Polícia Civil no município de Teixeira de Freitas. Mídia Bahia com informações do Teixeira News.


Fonte: http://midiabahia.com.br/2016/05/25/guarda-municipal-e-assassinado-tiros-em-teixeira-de-freitas/

FEBAGUAM realiza visita técnica a Guarda Municipal de Palmeiras (BA)

Guardas Municipais de Palmeiras/BA com o prefeito em frente ao morro do Pai Inácio que faz parte do patrimônio ecológico do município.

Na manhã desta quarta-feira, 25/05, o representante da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais – FEBAGUAM, GCM Alan Braga, esteve realizando uma visita técnica na Guarda Municipal de Palmeiras-BA, município localizado região da chapada diamantina, no Vale do Capão, onde teve um encontro com os GCM's de Palmeiras e foi passado diversas informações a sobre a lei federal 13.022/14, Porte de Armas para GCM e Formas de Custeio e Manutenção das GCM, consórcio intermunicipal de segurança, criação e formação de associação representativa de classe, também foi estimulado para que os GCM´s locais pudessem fazer visitas técnicas a outras Guardas Municipais organizada para obterem mais conhecimentos e experiências.
No encontro também teve a presença do Subtenente PM Adauto, onde mostrou a grande parceria local da Polícia Militar com a Guarda Municipal. Esse encontro realizado com grande sucesso e participação dos Guardas Municipais de Palmeiras, e aproveitamos para agradecer aos amigos e companheiros da Guarda Municipal de Palmeiras pela maravilhosa recepção e por essa grande interação e por ter nos dado essa oportunidade de esta nesta cidade realizando mais um grande trabalho pela causa das Guardas Municipais do estado da Bahia.




Por Alan Braga

FEBAGUAM ministra palestra para integrantes da Guarda Municipal de Correntina (BA)

Na manhã desta terça-feira, 24/05, o representante da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais, GCM Alan Braga, ministrou uma palestra em Correntina, na região oeste do estado da Bahia que fica a 914 km de Salvador, no auditório da Câmara Municipal, onde foram tratados os temas: "Desvendando a lei federal 13.022/14, Porte de Armas para GCM e Formas de Custeio e Manutenção das GCM", para os guardas municipais locais, onde também foi realizado uma entrevista na rádio Planalto FM, juntamente com o vereador Jean, que é presidente da Câmara Municipal e Guarda Municipal de Correntina, e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Oeste da Bahia, GCM Maece Gama, onde na rádio esclarecemos tecnicamente para toda a população de Correntina e municípios circunvizinhos a importância da GCM, da lei federal 13.022/14, de como a GCM pode atuar em benefício da sociedade e também as formas de Custeio e Manutenção dessa GCM, questões sobre o Plano de Cargos e Carreiras especifico e também foram mostrados os problemas da GCM local.
O evento foi realizado com grande sucesso e participação dos Guardas Municipais de Correntina, e aproveitamos para agradecer os GCM Gregório e o GCM Jean, por ter dado essa oportunidade de acontecer esse seminário na cidade de Correntina, realizando mais um grande trabalho pela causa das Guardas Municipais do estado da Bahia.


Entrevista do GCM Alan Braga na rádio Planalto FM juntamente com vereador Jean da Guarda

Por Alan Braga

Acusados de matar ex-Guarda Municipal de Piritiba (BA) são presos no município de Mundo Novo

Romário (segundo da esquerda para direita) seria o autor dos disparos que mataram Edivaldo.

A Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira, 20/05, quatro homens acusados da morte de ex-guarda municipal Edvaldo Nascimento, conhecido como Dil, sequestrado e morto no município de Piritiba. Segundo informações da polícia, Niltomar Brandão Pires Filho (vulgo Danilo), Maricelio Lucas Almeida (vulgo Niltinho), Romário de Sá (vulgo Romário) e Aparecido Trindade Junior (vulgo Mineirinho) foram presos pela CIPE Semi-Arido no povoado de Bonita, município de Mundo Novo. 
Com os criminosos, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 municiado, possivelmente utilizado para cometer o crime contra Edivaldo, uma espingarda bate bucha, duas facas tipo peixeira, além de cerca de 50 gramas de crack. Os acusados foram presos ainda em flagrante e apresentados ao delegado de Polícia Civil de Baixa Grande, Dr. Almir Góes.
Ainda de acordo coma polícia, Romário seria o autor dos disparos que mataram o ex-GM Edivaldo. Os quatro criminosos foram autuados por tráfico e associação ao tráfico, porte ilegal de arma, formação de quadrilha e associação criminosa.
Posteriormente, os policiais encaminharam os acusados à 16ª Coorpin em Jacobina, onde foram apresentados ao coordenador Dr. Eduardo Brito. As investigações agora ficam a cargo da Polícia Civil e os criminosos permanecem presos à disposição da justiça.
O crime
Armados, os quatro invadiram a casa do ex-Guarda Municipal por volta das 23h desta quinta-feira (19), dominaram ele e a família no interior da residência. Edivaldo, a esposa e os filhos foram amarrados e sofreram agressões dos criminosos.
O ex-GM foi levado amarrado até a localidade de Sertão Bonito, onde o executaram com vários tiros. O corpo dele foi encontrado na manhã desta sexta, em uma estrada vicinal da localidade.

Fonte: Jacobina Notícias

Agentes da Guarda Municipal de Salvador (BA) resgatam cobra Centro de Controle dos Correios em Camaçari

Na manhã da quinta-feira, 19/05, agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental – GEPA da Guarda Municipal de Salvador realizaram o resgate de uma jibóia filhote, no Centro de Controle de Encomendas dos Correios (CCE), em Camaçari, município da região metropolitana de Salvador. O animal estava dentro de uma meia de pano, em uma vasilha plástica contida caixa de papelão, com remetente de Salvador e destino para Curitiba.
A encomenda foi descoberta através da fiscalização em equipamento de raio X da empresa e retirado do fluxo por suspeita de conter um animal vivo. Em seguida, o Ibama foi acionado. O órgão, por sua vez, acionou a Guarda Municipal, para realizar a identificação do animal in loco. Diagnosticada a situação imprópria para sobrevivência, o animal foi levado ao CETAS /IBAMA, para dispor de cuidados.
Em atuação há quase dois anos, o GEPA tornou-se referência na educação, proteção ambiental e combates aos crimes previstos na Lei 9605/98. O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o de armas.



Fonte: Ascom - Guarda Municipal de Salvador/BA

Homem é acusado de atentar contra a vida do irmão e é preso em flagrante pela Guarda Municipal de Tucano (BA)

Reginaldo Sousa Silva detido pela Guarda Civil Municipal acusado de tentativa de assassinato do próprio irmão.

Por volta das 21hs30min de domingo, 22/05, compareceu a sede da Guarda Civil Municipal de Tucano, a Senhora Maria Dalva Sousa da Silva e seu filho Edson Sousa da Silva, onde trouxeram Reginaldo Sousa da Silva após o mesmo ter atentado contra a vida do seu próprio irmão por motivos não revelados na localidade de Angico Tucano, divisa do município de Tucano com o município de Araci, que amarrado por familiares e trazido a sede da GCM, Reginaldo que se diz trabalhador do lixão de Araci e não usuário de drogas, negou o ocorrido, sua mãe Dona Maria afirmou também que vinha sofrendo atos com o mesmo onde se enquadra a lei Maria da Penha, eles ainda informaram que o mesmo ainda tinha uma terceira arma de posse, onde a guarnição da Guarda Civil Municipal de Tucano em parceria com a Guarda Civil Municipal de Araci que estava próximo a localidade deu auxilio na busca na casa do acusado e obteve êxito, após a busca e ouvir as partes, a GCM Tucano levou e apresentou o mesmo na delegacia da cidade de Euclides da Cunha, onde foi apresentado também as duas espingardas e duas munições intactas, o mesmo passou por exames no hospital daquela cidade e ficou detido, para as demais medidas cabíveis.

Armas e munição usadas pelo acusado nas tentativas de assassinato do próprio irmão


Fonte: Ascom – Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

Ex-Guarda Municipal de Piritiba (BA) é sequestrado em sua residência e morto

Um crime bárbaro chocou a população do município de Piritiba na manhã desta sexta-feira (20). O ex-Guarda Municipal Edivaldo, conhecido como Dil, foi executado após ter a casa invadida no distrito de Porto Feliz, no município de Piritiba, a 316 quilômetros de Salvador.
Segundo informações de moradores, homens armados invadiram a casa do ex-Guarda Municipal por volta das 23h desta quinta-feira (19), dominaram ele e a família no interior da residência. Edivaldo, a esposa e os filhos foram amarrados e sofreram agressões dos criminosos.
Os bandidos levaram o ex-GM até a localidade de Sertão Bonito, onde o executaram com vários tiros. O corpo dele foi encontrado na manhã desta sexta, em uma estrada vicinal da localidade.
A irmã da vítima ainda chegou a pedir nas redes sociais para encontrá-lo com vida. “Senhor Jesus eu sei que o senhor vai ajudar a encontrar o meu irmão, me ajude a tirar essa angústia meu Deus. Eu quero meu irmão senhor, tire essas pessoas do mau de perto dele. Ajude meu irmão, Senhor”, desabafou a irmã de Edivaldo.
Outra irmã da vítima clamou para que deixassem ele com vida. “Meu irmão, onde você estiver Deus está com você. Que essas pessoas que te levaram pensem na família deles e deixe você voltar pra casa”, disse. A polícia investiga a motivação e autoria do assassinato.

Fonte: Jacobina Notícias

Guarda Municipal de Santana do Parnaíba (SP) é executado dentro de sua residência

Mais um crime bárbaro contra os guardas municipais no país, dessa vez, o crime ocorreu em Francisco Morato, onde o guarda municipal Silvio foi executado a tiros e ainda teve a garganta cortada pelos criminosos. Segundo algumas informações, o guarda civil já teria sido vítima de ocorrência de furto em sua residência e seria provável que os cramunhões teriam retornado para roubar a sua arma. Uma outra linha aponta a esposa como suspeita.
"Cortaram a garganta dele como se fosse um porco. Na verdade, isso não se faz nem com um animal". Testemunho de um colega da Guarda Municipal.

Fonte: O Cão De Guardas Notícias

Em operação conjunta Guarda Municipal de Santaluz (BA) e Polícia Militar apreendem suspeitos de furto na feira livre

A Guarda Civil Municipal de Santaluz em operação conjunta com a Polícia Militar, interceptou na manhã deste sábado, 21/05, dois infratores, após receberem diversas denúncias de vítimas de furtos, dois suspeitos foram identificados e aprendidos.
Um dos suspeitos foi identificado como Flávio Lima de Souza, o mesmo foi encontrado em posse de roupas íntimas furtadas das Barracas de confecções, a outra suspeita uma mulher, fugiu após perceber a presença dos agentes da GCM, mas foi apreendida em sequência, ainda segundo informações a mulher que não foi identificada por não estar em posse de nenhum documento, disse ser irmã do suspeito, ambos foram liberados depois de ouvidos pela falta de flagrante e testemunhas.


Fonte: Ascom – Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

Guarda Municipal de Pitimbu (PB) morre em trágico acidente de carro

Trágico acidente automobilístico ocorrido nas imediações da cidade de Quipapá no estado de Pernambuco, vitimou fatalmente a GCM Perla da Guarda Municipal de Pitimbu/PB, quando esta viajava em seu veículo de marca Fiesta e colidiu frontalmente com um outro veículo resultando com sua morte.
Segundo informações, Perla, havia viajado até a cidade de Ibateguara em Alagoas, com a finalidade de assistir a cirurgia dos olhos de seu pai, ela pretendia deixar seu carro em Alagoas e retornaria de ônibus, o que o destino não permitiu que acontecesse.
Perla, deixou três filhos Wriel 17 anos, Juninho 13 e Caio 6 anos. Ainda não se sabe quando o corpo de Perla, será trasladado para Pitimbu e se será velado nas dependências da instituição da qual fazia parte.Com a morte de Perla, a Guarda Municipal está de luto.

Fonte: http://www.reporteriedoferreira.com/site/guarda-municipal-de-pitimbu-pb-morre-vitima-de-acidente-automobilistico/

Casa pega fogo e Guardas Municipais de Santaluz (BA) evitam desastre maior

Uma casa localizada no Açude Novo em Santaluz pegou fogo na noite deste sábado (21), não havia moradores no local durante a propagação das chamas. Vizinhos ao perceberem o que ocorria acionaram a Guarda Civil Municipal, que teve que arrombar a porta e junto com a ajuda de populares retiraram móveis e pertences da família.
Segundo o relato de vizinhos ao perceberem o que estava ocorrendo eles se preocuparam em acionar de imediato a GCM de Santaluz, para que o fogo não atingisse o botijão de gás, o que causaria consequências maiores, podendo chegar a atingir outras casas. Os motivos que causaram o início do incêndio ainda não são conhecidos.


Fonte: Ascom - Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Associação dos Guardas Municipais de Uauá (BA) reuni-se com secretário para discuti enquadramento dos GCM

Nesta quarta-feira, integrantes da Associação da Guarda Civil Municipal de Uauá se reuniu com Secretário de Governo e recebe informação de que o decreto que irá regularizar o enquadramento será baixado nos próximos dias e todos os integrantes serão avaliados por uma comissão independente.
Na reunião, ficou ainda encaminhado que todos os guardas que tiverem cursos na área de segurança devem entregar o mais rápido possível todos os certificados.
Na referida reunião foi apresentado o impacto na folha ao secretário de finanças. A edição do decreto, segundo o secretário ocorrerá em poucos dias.


Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Uauá/BA

Aprovado na Câmara Municipal fundo para a Guarda Metropolitana de Goiânia (GO)

Foi aprovado nesta terça-feira (17) por unanimidade em segunda e última votação a criação do Fundo Municipal da Guarda Civil Metropolitana, iniciativa dos vereadores Denício Trindade (SDD), Anselmo Pereira (PSDB) e Djalma Araújo (Rede).
A matéria prevê que o Fundo seja gerido pela Agência da Guarda Civil Municipal e fiscalizado por um conselho composto por sete membros, entre eles: um representante do poder Executivo; um do poder Legislativo; um do comandante da Guarda; um da diretoria administrativa e financeira; dois da associação dos servidores da Guarda Civil e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil.
De acordo com um dos autores do projeto, Denício Trindade, a matéria permitirá que a Guarda realize parcerias.
“É uma lei autorizativa. O proposito é ter uma autonomia contábil dentro da administração municipal para que possamos buscar parcerias para fortalecer a Guarda Civil. É uma obrigação do Estado, mas o município não pode fugir da responsabilidade”, argumentou.
Os recursos para o Fundo serão provenientes do orçamento anual do Município, na ordem de 0,03%%. Também da União, Estado de Goiás e doações, contribuições e resultado de aplicações financeiras.

Um dos pontos em destaque é que o Fundo terá contabilidade própria e possibilitará parceria com o poder privado para desenvolvimento de políticas públicas de segurança.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Guarda Municipal de Santaluz (BA) inicia atividades do projeto "Patrulha do Bem"

A Guarda Civil Municipal de Santaluz iniciou nesta terça-feira (19/05) as atividades do projeto PATRULHA DO BEM que vai promover ações de interação sociocultural e educacional com crianças e adolescentes com intuito de transmitir valores agregando informações e conhecimentos contribuindo assim para a formação de caráter e acadêmico dos envolvidos.
Dentre as propostas trazidas pela lei 13.022/2014 – Estatuto Nacional das Guardas Municipais – é de competência das guardas atuar de maneira preventiva e permanente no território do município, a GCM de Santaluz acredita que a melhor maneira de prevenir situações que firam os direitos e a integridade da população é investir em ações socioeducativas que oportunizem o acesso dos jovens a informações e práticas que estimulem e direcionem os mesmo para papeis produtivos na sociedade.
A primeira ação do projeto foi realidade no Centro de Formação Menino Jesus, no Morro dos Lopes onde alunos e colaboradores receberam a visita da “Patrulha do Bem” que levou a instituição a apresentação da proposta do projeto, por meio de uma palestra interativa que buscou perceber a visão dos ouvintes e esclarecer as principais dúvidas sobre o projeto, segurança pública e o papel da GCM na sociedade.
Na oportunidade foram desenvolvidas dinâmicas para facilitar a interação entre os agentes e a instituição, atividades lúdico-esportivas e a entrega de bolas de Futsal e Vôlei para que possam ser desenvolvidas práticas esportivas com o alunado atendido pelo projeto.
O projeto será desenvolvido com o apoio da Prefeitura Municipal de Santaluz que vem apostando em ações socioeducativas para alterar o cenário social do município, a LDL – Liga Desportiva Luzense – que realizou doação dos equipamentos e agentes da GCM que atuaram de maneira voluntaria nas áreas nas quais possuem cursos e conhecimentos práticos.
A GCM de Santaluz lembra que o projeto será disponibilizado para outras instituições diretores e/ou responsáveis por escolas e demais órgãos interessados podem entrar em contato com Guarda Civil Municipal de Santaluz e requerer a atuação do projeto.



Fonte: Ascom – Guarda Civil Municipal de Santaluz/BA

Guarda Municipal de Ponto Novo (BA) encontra mulher desorientada às margens da BR 407

Mulher é encontrada desorientada pela Guarda Municipal de Ponto Novo às margens da BR 407 colocando sua via e a de condutores em risco.

Por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira, 19/05, agentes da Guarda Municipal de Ponto Novo, na região note da Bahia, receberam informações de populares que havia uma mulher as margens da BR 407 que passa pela cidade, que estaria se atirando na frente dos veículos que trafegam nesta rodovia. Diante das informações, imediatamente os agentes da Guarda Municipal se deslocaram até o local dito por populares e encontraram uma mulher desorientada e sem nenhum tipo de documento de identificação, que estava atirando-se em frente de caminhões que passavam pela via, colocando a vida dela e dos condutores em risco. Os Guardas Municipais conduziram a mulher para receber os devidos atendimentos médicos no CAPS e posteriormente para o Hospital Municipal, onde está aguardando informações de possíveis parentes da mesma.



Por Alan Braga com informações da Guarda Municipal de Ponto Novo/BA

Integrantes da Guarda Municipal de Itaquara (BA) participam da II Marcha Azul Marinho

Guardas Municipais de Itaquara e de Santa Inês no Vale do Jiquiriçá, participaram da II Marcha Azul Marinho de Brumado e da VII Marcha Azul Marinho da Bahia no dia 06/05 do corrente mês. Além dos GCM´s Gutemberg Almeida e Elivaldo Moura, ambos  efetivos em Itaquara, e o Chefe da Guarda de Santa Inês, Geraldo Brandão, participaram do evento de GCM´s do município de Brumado e de diferentes regiões do país. Inicialmente, houve a confraternização dos grupos com café da manhã no Ginásio Municipal de Esportes Antônio Alves Ribeiro.
No local, foi apresentada a nova viatura adquirida com o apoio do Juiz Genivaldo Alves Guimarães, para a realização de rondas nas escolas. Do ginásio, os guardas partiram em caminhada pela Avenida Centenário, logo após as explanações do especialista em segurança pública, Maurício Domingos,  e oração em prol da segurança pública.
Os guardas percorreram as principais vias da cidade, finalizando o percurso no Clube Social, onde foi servido um almoço. À tarde, os guardas participaram do 2º Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública, que aconteceu  na Câmara de Vereadores. 
As palestras foram conduzidas por  Maurício Domingues da Silva - presidente da Ong SOS Segurança da Vida; pelo  Juiz Genivaldo Guimarães; Marcos Bonfim  - chefe de polícia nos Estados Unidos; Alan Braga – Guarda Municipal de Salvador e diretor da FEBAGUAM; Jarbas Pires - ex-comandante da Guarda Municipal de Lauro de Freitas; Jucemir Araújo – Guarda Municipal de Feira de Santana e Nelson Quirino  - Guarda Municipal de Maragojipe e Bacharel em Serviços Sociais e especialista em gestão pública municipal.


Fonte: Site Binho Locutor

Guarda Municipal de Vitória (ES) repele dois ataques sucessivos de criminosos

Visão da posição elevada de onde os criminosos locais efetuaram o segundo ataque a tiros contra os GCMs posicionados no módulo.

Por volta de 2:30h da madrugada do dia 17 de maio de 2016, uma das viaturas da Guarda Municipal Comunitária de Vitória (GM-18) estava com sua equipe desembarcada e em "ponto base" no módulo da GCMV Ponte da Passagem, às margens da Av. Nsa Sra da Penha, imediações do bairro Andorinhas, quando alguns indivíduos teriam se aproximado de forma sorrateira, sob a ponte, e arremessado pedras contra o módulo da GCMV que abrigava os GCMs da viatura em questão, que também foi atingida por uma pedrada no pára-brisas, que acabou danificado.
Duas outras viaturas da Guarda Municipal de Vitória, que já se aproximavam para render a GM-18 no ponto base, sendo estas as GMs 16 e 19, constataram a situação junto à equipe da GM-18, e de pronto os GCMs se agruparam para tentar alcançar e deter os autores do ataque ao módulo e a VTR agora danificada.

Módulo da GCMV na "Ponte da Passagem" foi alvo de disparos.

Um dos disparos dos criminosos transfixou a parede do módulo.
Cientes da fuga dos suspeitos por baixo da ponte da passagem, que dá acesso à região de "Andorinhas", área de intenso tráfico de drogas, os GCMs se deslocaram a pé pelo local, sendo informada a situação à equipe de videomonitoramento da GCMV em serviço, para tentar verificar a posição e presença dos suspeitos nas imediações.
Quando os GCMs chegaram à margem do Canal de Camburi, na rua Dna Maria Rosa, em Andorinhas, perceberam um grupo de aproximadamente quinze suspeitos reunidos em uma baia de estacionamento local, e assim que os indivíduos perceberam a aproximação da equipe de GCMs, iniciou-se uma desabalada fuga a pé, tanto pela área de orla de Andorinhas quanto pelo interior do bairro, momento em que alguns indivíduos do grupo teriam iniciado ação de disparos contra a posição dos GCMs para tentar cobrir sua fuga, momento em que os GCMs se viram forçados a revidar os disparos para suprimir o ataque dos criminosos locais e garantir sua integridade.
Foi feito o pedido de apoio à PMES através da equipe da central de videomonitoramento da GCMV, quando três patrulhas logo chegaram ao local. Após buscas conjuntas, nenhum dos múltiplos suspeitos foi localizado pelas equipes da GCMV e PMES na região de Andorinhas, tendo desaparecido entre as muitas vielas e ruas do local.
As equipes retornaram ao módulo da GCMV, onde os GCMs permaneceram em atenção para realizar a confecção do boletim de ocorrência referente ao enfrentamento, para ser entregue na Primeira Delegacia Regional de Vitória. Repentinamente, com poucos minutos após retorno das equipes da Guarda Municipal ao módulo, outro grupo de criminosos se posicionou em uma elevação próxima ao módulo, acessada pelo bairro Andorinhas, e cobertos pelo manto da escuridão surpreendeu os GCMs no local ao iniciar um segundo ataque a tiros contra a equipe ali presente.

Pára-Brisas de viatura da GCMV danificado por pedra arremessada por criminosos locais em primeiro ataque à equipe.

Um dos disparos efetuados pelos meliantes locais atingiu e perfurou a parede frontal do módulo, quando o projétil só parou no interior da instalação. Prontamente os GCMs buscaram abrigo no interior do módulo e entre as viaturas estacionadas, e novamente repeliram o ataque dos criminosos com disparos defensivos, buscando suprimir a ação criminosa e preservar suas vidas, o que afugentou os marginais.
Uma segunda vez a equipe de videomonitoramento da GCMV foi demandada para buscar apoio da PMES, que rapidamente chegou ao local com várias viaturas, sendo feita uma segunda incursão conjunta entre PMs e GCMs pelo interior do bairro Andorinhas, a fim de localizar os agressores.
Nenhum meliante foi encontrado, e nenhum ferido foi verificado tanto entre os Agentes da Lei quanto entre criminosos envolvidos na troca de tiros. As equipes da GCMV e PMES permaneceram atentas e presentes no local após o segundo enfrentamento. A ocorrência e o projétil recuperado pela GCMV no interior do módulo foi entregue na Primeira Delegacia Regional, onde se deu ciência à autoridade de polícia judiciária sobre o ocorrido, além da entrega de BO que já havia sido feita sobre o dano anterior à viatura GM-18.

Acredita-se que esta ação dos criminosos locais tenha ocorrido pela insatisfação dos meliantes com detenções e apreensão de indivíduos locais, feitas pela Guarda Municipal durante o período diurno deste mesmo dia nas imediações da Ponte da Passagem, onde um GCM chegou a ser agredido por um abordado, que acabou contido e conduzido à delegacia pelos GCMs por agressão ao Agente da Lei. A presença dos GCMs no local segue reforçada e com máximo estado de atenção.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Guarda Municipal de Umburanas (BA) recupera veículo furtado em Correntina (BA)

Dando prosseguimento ao serviço de patrulhamento 24 horas no município, a Guarda Municipal de Umburanas ao checar veículos que transitam no município identificou através da placa policial no sistema federal SINESP CIDADÃO, que um veículo Chevrolet C-10 de cor amarela constava restrição de roubo/furto, ao reconfirmar os dados do veículo, o mesmo foi apreendido já estacionado na Avenida Vicente Benício no centro da cidade de Umburanas.
Ao averiguar fisicamente os dados foi constatado que se trata do veículo caminhonete GM/Chevrolet C-10 de cor amarela, ano 1973, de placa policial TDW 5565 da cidade de Correntina/BA, de propriedade do Sr. José Pereira Costa, o mesmo confirmou a restrição de roubo/furto.
Após apreender o veículo a guarnição da Guarda Municipal localizou o proprietário na cidade de Correntina/BA, o mesmo informou que o veículo furtado em 2013 naquele município, segundo os procedimentos administrativos e legais, o veículo foi encaminhado à delegacia local para as medidas cabíveis, a Guarda Municipal de Umburanas atende 24 horas através do telefone (74) 3528-1234 e pelo telefone de emergência 153.


Fonte: Diário da Chapada

Guarda Municipal de Araci (BA) e Polícia Militar detém acusado de tentativa de arrombamento a unidade escolar

Por volta das 12 hs desta quarta-feira, 18/05, uma guarnição da Guarda Civil Municipal de Araci em parceria com uma guarnição da 3º Cia da Polícia Militar, detiveram após recebimento de denúncia anônima de tentativa de arrombamento ao Colégio Padre Osvaldo para furto de objetos e também de merenda escolar, Robenilton da Silva Duarte, vulgo “Vaqueirinho”, de 24 anos, no bairro Tira Colo.
Robenilton é natural da Conceição do Coité/BA, e pesando sob o mesmo já havia uma denúncia de tentativa de estupro a uma senhora. Na residência dele foi encontrado alguns objetos como uma arma de fabricação artesanal e outros considerados armas brancas e também um bornal preto, o mesmo foi conduzido à delegacia local para o registro da ocorrência e demais medidas cabíveis.



Por Alan Braga com informações da Guarda Civil Municipal de Araci/BA

Prefeito envia Projeto de Lei que dispõe sobre a criação e organização da Guarda Municipal de Ichu (BA)

Sob a presidência interina do vereador Eugênio Queiroz, foi realizada na noite desta terça-feira, 17, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu. Eugênio dirigiu os trabalhos em virtude de Carlinhos Moto (Presidente) ter comparecido, mas alegou que não estava se sentindo bem, tendo pedido licença aos colegas.
Inicialmente foi apresentado o Projeto de Lei nº 009/2016, de 16 de março de 2016, de autoria do Poder Executivo que “Dispõe sobre a criação e organização da Guarda Civil Municipal de Ichu – BA, e dá outras providências”.
Conforme o Projeto fica criada a Guarda Municipal de Ichu, órgão de regime especial da administração direta, integrante da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, tendo como finalidade promover a ordem pública e preservar a vida, a liberdade, o patrimônio e o meio ambiente, de forma a assegurar, com equilíbrio e equidade, o bem estar social.
Como não havia assunto a ser discutido nesta sessão, o Presidente abriu espaço para a Tribuna Livre, sendo usada apenas pela Vereadora Lúcia que falou da 3ª Semana da Primeira Infância que vem acontecendo no município. A edil tratou do prazo para o Cadastro Ambiental Rural, e lamentou as mortes dos ichuenses Luiz Euzébio dos Santos “Pelé” e Valdelice Santiago.
Beto Santiago também lamentou as mortes dos ichuenses, se colocou a disposição da Guarda Municipal, solicitou que o Presidente pedisse a Secretaria de Obras para retirar um material que está na Avenida Elvira Freitas há quase três meses, bem como pediu para que recuperassem uma estrada vicinal que liga as comunidades de Licuri e Mumbuca.
Geovana fez um breve comentário do Projeto de Lei da Guarda, parabenizou o Prefeito George pelo cuidado que tem tido no tocante à organização do município, em especial naquilo que é exigência e prioridade para determinado momento.
A parlamentar também falou de algumas atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação em especial o estudado do Plano Municipal de Educação.

Fonte: AL Notícias