PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Guardas Municipais de Lauro de Freitas (BA) recebem treinamento sobre psicologia organizacional, equilíbrio emocional e relações interpessoais

Foto: Guarda Municipal de Lauro de Freitas/BA

Durante a manhã desta quarta-feira, 14/10, agentes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas lotados no grupamento de operações especiais – GOE, participaram da instrução sobre Psicologia organizacional, equilíbrio emocional e relações interpessoais. A instrução foi ministrada pelo GCM Sérgio Archeman, que é integrante do grupamento de operações especiais da Guarda Municipal de Salvador, na qual buscou preparar os agentes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas para o curso de choque.
Os conhecimentos ministrados nesta instrução ajudam a controlar a ansiedade e a manter o controle emocional, mantendo-se equilibrado em situações de crise, o que é essencial para agentes de segurança pública que lhe dão com diversos tipos de ocorrências diárias em que muitas vezes necessitam de frações de segundos para poder dar uma resposta e reagir de maneira mais adequada para o tipo de situação enfrentada.

Por Alan Braga

Câmara Municipal de Feira de Santana (BA) cria Medalha Comandante GCM Marcus Vinicius Alves dos Santos

O vereador Isaías dos Santos (PPS) é o autor do Projeto de Resolução de nº 686/15 que dispõe sobre a criação de Medalha Comandante Marcos Vinícius Alves dos Santos. O projeto foi aprovado por unanimidade e em primeira discussão na sessão desta quarta-feira (14) na Câmara Municipal de Feira de Santana. A matéria contou com as abstenções dos vereadores José Carneiro (PSL), Edvaldo Lima (PP) e Eremita Mora (PDT).
De acordo com o artigo 1º do projeto, fica criada a Medalha Comandante Marcus Vinícius Alves dos Santos, conferida a todos os integrantes da Guarda Municipal de Feira de Santana, da Polícia Militar e pessoas da comunidade que se destacarem em prol da prevenção à violência em nosso Município, quer seja pelo exercício da função pública ou pela execução de projetos sociais e culturais que afastem jovens e adolescentes do mundo do crime. O artigo 2º informa que, para ser concedida, deverá ser através de Projeto de Decreto Legislativo encaminhado pela Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, subscrito por dois terços dos vereadores da Câmara Municipal, para apreciação do plenário. Já o artigo 3º ressalta que a Medalha Comandante Marcus Vinícius Alves dos Santos será materialmente representada por Diploma e Medalha, sendo entregue anualmente três nos termos do artigo 1º, em sessão solene, em 2 de maio.

Guarda Municipal de Miguel Calmon (BA) precisa com urgência de doadores de sangue

Marcus Katson Valois Alves, que é Guarda Municipal em Miguel Calmon, está necessitando com urgência de doadores de sangue. O servidor municipal está internado em uma UTI do Hospital Geral do Estado em Salvador.
Marcus precisa realizar uma cirurgia, pois contraiu uma bactéria após sofrer um acidente de moto. Segundo familiares, a sua vida depende da doação desse sangue, que pode ser de qualquer tipo.
Às pessoas podem comparecer no Hemoba de Salvador ou Jacobina, informando que a doação é para Marcus Katson Valois Alves.


Fonte: Augusto Urgente!

Guarda Municipal de Jundiaí (SP) apresenta recorde de apreensões de drogas

O trabalho intensivo do patrulhamento comunitário, o serviço de inteligência aprimorado e a sincronia nas ações desenvolvidas por todas as divisões da Guarda Municipal, além da integração às forças de segurança que atuam na cidade (polícias Militar e Civil), foram responsáveis por um resultado histórico de apreensões de drogas em Jundiaí pela corporação.
Entre janeiro e setembro deste ano, a GM retirou de circulação 381,7 kg das mais diversas variedades de entorpecentes. Só em maconha foram 347,7 kg, de acordo com os números apresentados nesta terça-feira (13).
“Procuramos atuar de forma estratégica e intensificada nas áreas periféricas da cidade, entorno das escolas municipais e estaduais por meio do Canil e da Ronda Escolar. Foi estabelecido um cronograma de ações baseado no serviço de inteligência. Por isso, o número de apreensões e prisões aumentou”, comenta o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz.
As ações ainda apreenderam 17,8 kg de cocaína; 13,7 de crack e 2,4 kg de haxixe. Cápsulas de LSD e ecstasy, conhecidas como drogas sintéticas, também foram retiradas das ruas, além de embalagens de armazenamento, instrumentos como balanças de precisão e pequenas porções de drogas variadas.
“Recebemos ao menos 7 mil ligações pelo 153 em nove meses, com mais de 1 mil atendimentos mensais. Atribuo o êxito às ações planejadas e bem coordenadas, o uso da tecnologia, como as câmeras de segurança, além da colaboração da sociedade que denuncia e confia no trabalho executado pela corporação. Isso também é fundamental”, diz Ferraz.
Somadas às apreensões feitas pela Polícia Civil, por meio de equipes da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), o número de drogas recolhidas sobe para 632 kg (sendo 178 kg de cocaína, 63 kg de maconha e 10 kg de crack localizadas pelos policiais civis).

Queda nos índices

Para José Carlos Pires, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), o trabalho bem arquitetado e integrado é o caminho ideal para que os números da violência caiam, como se viu em recente divulgação feita pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
“Dentro das finalidades do Plano de Segurança e Cidadania idealizada pelo prefeito Pedro Bigardi buscamos sempre a integração entre as forças de segurança, além de fazermos o trabalho de conscientização e prevenção”, finaliza.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP

Delegado da Polícia Federal apresenta estudo sobre Guardas Municipais

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) disponibilizou em seusite um estudo realizado pelo Delegado de Polícia Federal Tito Caetano Corrêa sobre a atuação das Guardas Municipais no policiamento ostensivo e preventivo e na segurança pública dos Municípios.
Em sua análise, Corrêa defende a atuação das Guardas Municipais no policiamento preventivo, apontando que “a municipalização da Segurança Pública é tendência em vários Estados e Municípios bem como em número expressivo de autoridades federais”. Segundo o delegado, “o fato da recorrente alegação de impossibilidade dos estados-membros em suprir com os recursos necessários os aparelhos de policiamento preventivo é mais um dos argumentos para que se dê aos municípios e às Guardas Municipais a possibilidade de policiamento ostensivo e preventivo”.
O estudo apresenta ainda considerações sobre a proposta de Emenda Constitucional nº 534/2002, de autoria do Senador Romeu Tuma, que confere às Guardas dos Municípios atribuições para executar serviços de policiamento ostensivo e preventivo.


Fonte: http://m.coracaoazulmarinho.net.br/news/municipalizacao-na-seguranca-publica/

Curso Básico de Formação de Armeiro


Prefeitura de Itabuna (BA) acerta os últimos detalhes com a Polícia Federal para o porte de armas da Guarda Municipal

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 14/10, pela manhã, no Centro Administrativo de Itabuna, uma reunião agendada pelo secretário de Administração, Leleu, acompanhado pelo gerente do convênio com a Polícia Federal, GM Nunes, com a presença do Delegado da Polícia Federal, Mário Lima, e o prefeito Claudionane Leite, para tratar dos últimos ajustes de aplicabilidade do convênio para uso de arma de fogo pela Guarda Municipal de Itabuna, se fez presente também para acompanhar e fortalecer essa parceria o Comandante da Guarda Municipal, GM Fábio Pinheiro, o Subcomandante Lívio César, vice prefeito, Dr. Wenceslau, secretário da Procuradoria, Dr. Herrison, secretaria de Governo, Dr. Cleide, chefe de gabinete, Silas, e o vereador César Brandão.
Na oportunidade foram tratados os últimos detalhes para a autorização definitiva do porte de armas para os guardas municipais de Itabuna, assim como as questões finais para que possam ser assinado o convênio e ter a concessão do porte de armas o mais breve possível.

Por Alan Braga

Guardas Municipais de Amargosa (BA) aquartelam-se e reivindicam melhorias de condições de trabalho

Devido à falta de condições de trabalho e equipamentos de segurança Guardas Municipais com apoio do Sindguardas se aquartelam

O presidente do Sindguardas – BA, Pedro de Oliveira, e os diretores, Antônio Augusto e Carlos Cerqueira, se encontraram na cidade de Amargosa, na base central da Guarda Civil Municipal, onde os mesmos encontram-se aquartelados por falta de condições de trabalho, curso de formação profissional, falta de coletes balísticos e outros EPI´s, onde os mesmos vivem ameaçados por marginais e o município tem conhecimento e nada faz em prol da Guarda Municipal. O presidente do Sindguardas foi acionado pela categoria e ao chegar na cidade de Amargosa, recolheu todos os GCM´s para a base central. O Sindguardas protocolou uma pauta de reivindicações no dia 08/08/2015, um ofício a prefeita dando prazo de 72 horas para apresentar resposta da citada pauta de reivindicações, a mesma continua não dando resposta, o presidente do Sindguardas, Pedro de Oliveira, informou que a categoria continuará aquartelados, até que o governo municipal atenda o anseio da categoria.

Fonte: Sindguardas - BA

Guarda Municipal de Araci (BA) realiza o 1º curso de Tecnologia Não Letal da região do Sisal

Nos dias 10 e 11 de outubro, aconteceu em Araci, Bahia, o I curso de tecnologia não letal da região do sisal, curso destinado a qualificar e trazer conhecimento sobre os equipamentos de baixa letalidade, como os dispositivos elétrico incapacitante Spark/Taser e espargidores, onde os agentes possam desenvolver suas atividades profissionais, bem como defesa de sua integridade física ou de terceiros, no cumprimento de dever legal, amparado pela lei n° 13.060 de 22 de dezembro de 2014. Na oportunidade foram capacitados as Guardas Municipais de Araci, Água Fria, Amargosa, Barrocas, Belo Campo, Biritinga, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Monte Santo, Queimadas, Santa Luz, Serrinha, Tucano, Policiais Militares de diferentes Batalhões da Bahia, Policiais Civis e seguranças de empresas privadas.
A equipe de instrutores foi formada por Givaldo Viana atual comandante de Carreira da GCM Itapetinga e credenciado pela Policia Federal, alem dos gcms Ferreira e Luciano, a equipe atende todos os requisitos exigidos pela Lei Federal n° 13.060/2014, que regulamenta o uso de dispositivos não letais, ONU - Código de conduta para os funcionários responsáveis pela aplicação da lei, Portaria Interministerial 4.226, de 31 de dezembro de 2010, do Ministério da Justiça.
O Curso foi dividido em duas turmas, com carga horária de 10 hrs, onde os agentes passaram por aula teórica e pratica, ficando aptos a desenvolver um trabalho diferenciado, visando o máximo a segurança e a preservação da vida do próximo como dos mesmos.
A maioria dos agentes forma capacitados com recursos próprios, buscando cada dia mais oferecer um melhor serviço a população, cabendo agora os prefeitos investirem em equipamentos. Os spray imobilizantes podem ser comprados pelos próprios agentes, caso a prefeitura não venha a oferecer, já os dispositivos elétricos só podem ser adquiridos pela instituição/prefeitura.
Agradecimentos - A GCM Araci Agradece:
 
-Primeiramente a Deus que protegeu todos na ida e na volta a seus municípios, que nos deu sabedoria, força e saúde.
-A todos os agentes que se fizeram presente
-Ao nosso Diretor Voluntario Adriano por liberar os GCMS de serviço para fazer o curso
-Ao GCM Martins pela movimentação da vinda do curso
-Ao colégio CEMOB, onde tivemos total apoio da Diretora Serjane, da coordenadora administrativa Ju Miranda, do Senhor Manoel excelente profissional e cuidadoso, o qual somos todos grato a todos vocês, sem essa parceria não haveria o curso.
-A senhora Marinalva e seus filhos Mainara e Uesley que cuidaram com amor e carinho de nosso café da manhã nos dois dias de curso.
-Ao Senhor Eri da Digitus informatica, próximo a caixa econômica que se abdicou de seu dia de folga para nos ajudar na impressão dos certificados
-A churrascaria do Seu Catarino no mercado da Farinha, alimentação quentinha e de ótima qualidade.
-Ao mercadinho do Galego no bairro do Coqueiro
-Aos GCMS de serviço no sábado e domingo que deram total apoio na logística e mantiveram a ordem publica enquanto os outros colegas se capacitaram (Roque, Silvanio, Nilma, Diego e Iraildes).

Fonte: http://www.gcmaraci.blogspot.com.br/

Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães (BA) realiza audiência pública para apresentar projeto de lei do estatuto da Guarda Municipal

A prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza nesta quinta-feira, 15, a partir das 8h, no auditório do Fórum, uma audiência pública para apresentação do Projeto de Lei que versa sobre o estatuto da Guarda Municipal. No documento constarão todas as normas de regência da categoria, incluindo Plano de Carreira. Posteriormente, o Projeto de Lei deve ser encaminhado para apreciação da Câmara

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM

Guardas Municipais de Volta Redonda (RJ) voltam a portar arma de fogo

Volta Redonda – A partir desta terça-feira (dia 13), 98 guardas municipais estarão portando armas de fogo, durante o exercício de suas funções. Por muitos anos, os agentes trabalharam armados nas ruas, mas o atual comandante da corporação, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, ingressou cerca de 200 guardas numa capacitação diferenciada para que pudessem renovar o porte de arma, exigido pela legislação em vigor. Os cursos são repetidos a cada dois anos, conforme exigência da lei.
– Estamos falando da Matriz Curricular Nacional, do Ministério da Justiça, que foi feita no 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar), em Volta Redonda, que precisa ser feito apenas uma vez. Os GMs passaram ainda pela avaliação psicotécnica, que foi aplicada pela Polícia Federal e pelo curso de tiro, que tem uma parte teórica e outra prática e que este ano foi ministrado no Clube de Tiro Cicuta, que funciona na fazenda São Lucas, em Barra Mansa, e aplicado pelo Centro de Tiro Urbano de Treinamento, de Belo Horizonte (MG), vencedor da licitação. Foi cobrado de todos muito rigor e profissionalismo – explicou o major.
O curso de tiro é previsto na lei 10.826/03 e no decreto 5.123/04 e é dividido em duas partes – teórica e prática -, sendo que ambas têm avaliações no final, que são eliminatórias e que deixaram os guardas municipais aptos para o manuseio da arma de fogo e o uso em serviço.
De acordo com o comandante, é importante frisar que isso não torna a Guarda Municipal mais violenta: “Mas sim, mais equipada para que possa exercer a sua função com todos os recursos possíveis e trazer mais tranquilidade à população, garantindo a excelência na execução do seu serviço, além de assegurar também a integridade física dele e de outrem”, explicou o major.

Guarda Municipal de Feira de Santana (BA) e Polícia Militar reforçam a segurança nas estações de transbordo

A segurança nas três Estações de Transbordo do Sistema Integrado de Transporte (SIT) é realizada pela Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM). O trabalho é feito de duas formas nas estações Sul, Norte e Centro: com a intensidade nos horários de maior fluxo de usuários e rondas em diversos horários.
As estações também contam com um importante aliado na segurança: os três equipamentos estão totalmente cobertos pelas câmeras da Central de Videomonitoramento, o que facilita na identificação de infratores.
“Nosso efetivo vem realizando as rondas nos locais. Isso diminui e inibe a ação de quem quer praticar o mal. O Governo Municipal vem fazendo sua parte para combater a criminalidade nos terminais”, destacou o secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes.

MELHORIAS


Além da segurança, diversas intervenções estruturais estão sendo realizadas nas Estações de Transbordo. As intervenções já foram iniciadas com a instalação de 500 novos bancos.
Os novos bancos estão distribuídos em 100 longarinas, sendo cada uma com um conjunto de cinco bancos. São 50 longarinas instaladas no Transbordo Central, outras 25 no Transbordo Norte e mais 25 no Transbordo Sul.
O Governo Municipal também deverá promover a reforma geral das três estações de transbordo, com pintura geral e recuperação das estruturas. A previsão é que os terminais estejam recuperados até o início da modernização da frota de ônibus, a partir de 2016.

 
Fonte: Blog Central de Polícia

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Prefeitura de Itaparica (BA) inaugura Junta Militar que ficará sob a responsabilidade da Guarda Municipal

Fotos: Guarda Municipal de Itaparica.

Hoje dia 13 de outubro, às 15 horas, foi inaugurado a Junta Militar de Itaparica onde os guardas municipais receberam treinamento e a capacitação necessária para atuar neste setor e também na emissão de RG. Com a inauguração da junta militar no município a prefeitura pretende agilizar esta prestação de serviço a comunidade local, evitando que a população necessite ir até Salvador para fazer estes serviços.

Por Alan Braga

Guarda Municipal de Dário Meira (BA) detém homem após espancar ex-companheira e colocar fogo na residência dela

Por volta das 16 horas do dia 09 de outubro, compareceu uma senhora conhecida como Marinalva ao posto da Guarda Civil Municipal de Dário Meira, onde a mesma alegava que o seu ex-marido havia lhe agredido e que também havia colocado fogo em sua residência e que ainda o mesmo estaria ameaçando-a de morte. Após tal relato da senhora, a Guarda Municipal se deslocou até o local, na qual se deparou com o indivíduo dando-lhe voz de prisão e em seguida conduziu o mesmo até a delegacia de polícia da cidade para o registro da ocorrência deixando-o a disposição da justiça.

Fonte: Guarda Civil Municipal de Dário Meira/BA

Guarda Municipal de Salvador (BA) atua na em mais uma operação silere

No último final de semana, a Guarda Municipal de Salvador, através do Grupamento de Operações Especiais (GOE), participou de mais uma Operação de Combate à Poluição Sonora (Sílere).
A operação, que percorreu diversos bairros da cidade, também envolveu agentes da Sucom, Transalvador e das Polícias Civil e Militar.


Fonte: Prefeitura Municipal de Salvador

Motorista arrasta Guarda Municipal de Mongaguá (SP) após achar que foi multado

Guarda foi arrastado por 100 metros em Mongaguá, no litoral de São Paulo.
Policial ficou ferido: 'Cai no chão e ele jogou o carro para me atropelar.

Um guarda municipal foi arrastado por um carro na contramão, por cerca de 100 metros, em uma avenida de Mongaguá, no litoral de São Paulo. Os jovens que estavam dentro do veículo haviam sido abordados pela Guarda Municipal durante uma força-tarefa. Após o episódio, o policial ficou com ferimentos no rosto e nos braços e precisou ser encaminhado ao hospital.
A Guarda Municipal atuava em uma força-tarefa, em conjunto com a Polícia Militar e agentes de trânsito, no cruzamento das avenidas Governador Mario Covas Junior e Dom Pedro I, no bairro Plataforma Mongaguá, no último sábado (10).
Segundo a GM, um veículo preto parou no meio da avenida, bloqueando o trânsito. Os guardas municipais viram que os passageiros tentavam conversar com garotas que passavam pela rua e estavam impedindo o trânsito. Por isso, os guardas pediram para o motorista sair do local e anotaram a placa do veículo. O condutor questionou a atitude do guarda, mas resolveu seguir em frente. Alguns minutos depois, o mesmo carro preto voltou.
“Ele parou o carro próximo a viatura e perguntou o motivo da multa. Eles acharam que eu havia multado. Os guardas mandaram ele encostar e descer do carro. Eu encostei perto da janela do motorista e comecei a gesticular com a mão direita. Ele puxou a minha mão para dentro do carro e mandou o passageiro me segurar. Ele saiu acelerando”, conta o guarda municipal Jurandir Felix, de 45 anos.
Sem conseguir se defender, o guarda foi arrastado por cerca de 100 metros, na contramão. Os homens jogaram o agente para fora do carro, com o veículo em movimento, e ainda tentaram atropelar o guarda municipal.

Ataque aconteceu na avenida principal
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Mongaguá)

“Eu fiquei com o corpo para fora e com o braço direito para dentro. Ele deu um soco no meu rosto. Ele falava para o passageiro me soltar porque queria me atropelar. Eu cai no chão e ele jogou o carro em cima de mim. Se eu não tivesse rolado para o lado, eu tinha sido atropelado”, conta ele.
O grupo também tentou puxar outro guarda municipal para dentro do carro, da mesma forma que ocorreu com Felix, mas o agente conseguiu se soltar. Já um terceiro guarda também foi derrubado pelo grupo na hora em que os criminosos aceleraram o carro. Após o episódio, o grupo fugiu. Como a placa do veículo foi anotada, a Guarda Municipal já tem alguns suspeitos de terem cometido o crime. A princípio, cinco pessoas estariam dentro do carro. Por enquanto, ninguém foi preso.
Já Felix ficou com graves ferimentos nos braços e também no rosto, além de dor de cabeça causada pela queda no chão. Ele está afastado do trabalho por questões de saúde, mas pretende voltar à função. “A gente ama a guarda. Amamos muito o serviço que a gente faz. Quando eu cai no chão, os moradores se preocuparam. A população nos valoriza”, finaliza.

Em contato, a Prefeitura de Mongaguá diz que o Guarda Municipal foi socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro Agenor de Campos com escoriações nos braços e na testa. O guarda deverá passar por uma perícia ainda nesta terça-feira (13).

Guardas Municipais de Fátima (BA) e Coronel João Sá (BA) participam de treinamento de uso de tecnologias não letais

Buscando se qualificarem para proporcionar cada vez mais uma segurança pública de qualidade aos cidadãos, durante os dias 10 e 11 de outubro, agentes das Guardas Municipais de Fátima e Coronel João Sá participaram na do curso de Uso de Tecnologias Não Letais e Emprego de Forças com Potencial Menos Letal. O curso, que teve duração de dois dias, aconteceu no município de Araci e teve participação de Policiais Militares, Civis e até agentes de outros estados.
Durante o treinamento os guardas municipais aprimoraram seus conhecimentos e habilidades para o manuseio de armamento de choque taser e spark, uso gás anti-tumulto e spray de gás lacrimogênio de efeito moral.
O treinamento foi ministrado pelo Inspetor GCM Givaldo, que também é comandante da Guarda Municipal de Itapetinga – BA, que é instrutor de equipamentos de baixa letalidade credenciado na Polícia Federal, e a participação neste treinamento foi de iniciativa dos próprios guardas municipais, onde o município não teve nenhum custo.


Por Alan Braga

Agentes da Guarda Municipal de Brumado (BA) distribuem mais de mil brinquedos

Membros da Guarda Municipal de Brumado, liderados pelo GCM Jerry Adriano Garcia, deram uma demonstração de que é possível, mesmo diante da crise econômica, proporcionar para um grande número de crianças carentes de Brumado um Dia das Crianças feliz. Nesse intuito foi lançada uma campanha de arrecadação de brinquedos, onde inúmeros parceiros da GCM participaram ativamente. A campanha teve a sua culminância na manhã deste sábado (10), na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, com a distribuição, por parte dos guardas municipais, de mais de mil brinquedos, numa festa bonita que contou com brinquedos, doces e muita pipoca. A distribuição foi criteriosa, onde foram distribuídas fichas aos pais para pegarem os brinquedos (foto abaixo). “Foi uma forma encontrada pela Guarda Municipal de Brumado de homenagear as crianças carentes de nossa cidade pela passagem do seu dia”, relatou Jerry Adriano que ainda aproveitou para dizer que “agradeço a todos os nossos parceiros no apoio à nossa campanha que foi um grande sucesso”.



Fonte: 97 News

Guarda Municipal de Uauá (BA) realiza VI confraternização

A Guarda Municipal de Uauá realizou neste domingo, 11, a VI confraternização em comemoração ao DIA NACIONAL DA GUARDA MUNICIPAL, outorgado pela Lei Federal 12.066/09. O evento já faz parte do calendário da GCM. "Esta é a sexta edição de nossa confraternização. A Guarda Municipal de Uauá já obteve algumas conquistas, mas ainda há muito o que ser buscado e a bandeira de luta atual da AGMUB é a implantação do estatut...o. Para isso, iremos retomar as conversas com o município para que o projeto vá ainda neste ano para a Casa Legislativa", disse o Presidente da entidade João Nelson Ribeiro.
O evento, que é dividido em duas partes conta com o momento esportivo e o festivo. No primeiro, estão incluídas corrida de rua, futebol society, torneio de tiro ao alvo com espingarda de pressão e torneio de dominó, sendo a premiação para todas as modalidades em EPI, além de medalhas. No momento festivo, os guardas se reúnem com familiares, patrocinadores e representantes de outras guardas. Neste domingo estiveram em Uauá para prestigiar o evento, os GCMs de Petrolina, Cícero e Plínio Lacerda; de Escada/PE,Walter Melo; de Juazeiro,Isabel Cristina Silva; de Gavião, Jarbas Souza e de Salvador, Alan Braga. Ainda no momento festivo, a guarda prestigiou o show com o artista local Kleverson Morais, que encantou a todos.
"A AGMUB, promotora do evento agradece a todos que colaboraram para a realização do nosso evento. Sem essa parceria seria impossível realizarmos um evento dessa magnitude", finalizou o Presidente da entidade. Ainda no momento da premiação foram entregues os certificados de Curso de Armanento e Tiro que parte da categoria realizou no mês de Janeiro, com instrutores credenciados na Polícia Federal.

Fonte: Associação dos Guardas Municipais de Uauá/BA

Ação conjunta da Guarda Municipal de Coronel João Sá (BA) e Polícia Civil recuperam moto furtada

Motocicleta furtada recuperada após ação conjunta da Guarda Municipal e Polícia Civil. Foto: Guarda Municipal de Coronel João Sá.

Neste domingo, 11/10, após recebimento de denúncia de furto de uma motocicleta, Guardas Municipais de Coronel João Sá e Policiais Civis saíram em diligência na região, onde por volta das 21h20min encontraram a motocicleta furtada abandonada na estrada de acesso ao povoado de Mendonça. Os agentes ficaram buscas no local onde o veículo foi localizado, porém não encontraram os possíveis meliantes que furtaram o veículo. A motocicleta foi conduzida para a delegacia de polícia local para o registro de ocorrência de demais procedimentos legais.

Fonte: Guarda Municipal de Coronel João Sá/BA

Guardas Municipais de Amargosa (BA) participam de treinamento para uso de armas não letais

Guardas Civis de Amargosa participaram nos dias 10 e 11 de outubro, de um treinamento para uso de tecnologias não letais e emprego de forças com potencial menos letal. O curso, que teve duração de dois dias, aconteceu no município de Araci e teve participação de Policiais Militares, Civis e até agentes de outros estados.
De acordo com o Ispetor Ferraz, o trenamento foi muito proveitoso, pois aprimorou as habilidades dos agentes para o manoseio de armamento de choque tesar e spark, uso gás anti tumulto e spray de gás lacrimogênio de efeito moral.
"  Já temos a capacitação humana, que não trouxe nenhum custo para o município, agora serão solicitados os equipamentos à gestão, para que os obtenha através de convenio" informou o Inspetor.

Fonte: Amargosa News

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Guarda Municipal de Feira de Santana (BA) evita assalto a professores do distrito de Jaguara

Presença da Guarda Municipal impediu que meliantes conseguissem assaltar os professores que retornavam do distrito.

Por volta das 12h08min desta sexta-feira, dia 09/10, a equipe composta pelos GM´s Santana, Cruz e Do Vale, estavam retornando para a sede do município em escolta aos professores até a Secretaria de Educação, quando no percurso (estrada de Jaguara) haviam dois elementos em uma moto CG Honda, com placa dobrada, aguardando o veículo que conduzia os professores para praticar assalto. A guarnição da Guarda Municipal vinha em seguida e percebeu a presença dos suspeitos, que avistar a GM empreendeu fuga. Foi realizada o acompanhamento pela equipe da GM, mas os indivíduos conseguiram escapar pelo distrito de Bonfim de Feira. Na ação os guardas municipais conseguiram evitar o assalto dos professores com sucesso, porém infelizmente não conseguiram prender os elementos.

Fonte: FEBAGUAM

Homem é preso pela Guarda Municipal de Teixeira de Freitas (BA) após tentativa de roubo

Sandro Reis dos Santos detido pela Guarda Municipal após tentar assaltar ocupantes de um automóvel.

No final da noite do ultimo domingo (4), foi conduzido pela Guarda Municipal de Teixeira de Freitas até a sede da 8ª Coorpin, Sandro Reis dos Santos, de 23 anos, após tentar assaltar ocupantes de um automóvel no Centro da cidade.
Segundo informações, o carro estava estacionado quando Sandro entrou no veículo, abordando os ocupantes do mesmo. 
De acordo com a Guarda Municipal, o individuo havia tentado roubar o celular de uma das vítimas, quando foi interceptado e conduzido para a delegacia e autuado por crime de roubo tentado.
As vítimas, com medo e muito abaladas, prestaram depoimentos à delegada e confirmaram que o acusado estava desequilibrado e fazendo ameaças. O caso segue investigado pela delegada. Sandro permanecerá custodiado na carceragem da 8ª COORPIN, à disposição da Justiça.

Fonte: Ascom – Guarda Municipal de Teixeira de Freitas/BA

Guarda Municipal de Vera Cruz (BA) apoia manifestações culturais da cidade

Fotos: Guarda Municipal de Vera Cruz

Em mais um exemplo de profissionalismo mesmo sem ter condições dignas de trabalho, agentes da Guarda Municipal de Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador, apoiaram a manifestação cultural do desfile cívico da Escola Universidade Infantil, na qual a Guarda Municipal garantiu a segurança dos jovens e demais envolvidos no evento ordenando o trânsito durante todo o desfile para evitar acidentes, proporcionando tranquilidade a todos.
 
Fonte: FEBAGUAM

Guarda Municipal de Feira de Santana (BA) realiza escolta de professores do distrito de Jaguara

Guardas Municipais Cruz, Santana e Do Vale, atuando na escolta dos professores do distrito de Jaguara.

Para proporcionar segurança e tranquilidade a comunidade escolar e seus servidores, a Guarda Municipal de Feira de Santana, após solicitação, esta fazendo a escolta dos professores do distrito de Jaguara para que os mesmos possam chegar e retornar das escolas do distrito com total segurança.

Fonte: FEBAGUAM

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Guarda Municipal de Baianópolis (BA) e Polícia Militar realizam ação conjunta de patrulhamento escolar no distrito de Várzeas

Ações conjuntas de patrulhamento preventivo da Guarda Municipal e Polícia Militar ajudam a inibir atos delituosos nas unidades de ensino.

A Guarda Civil Municipal de Baianópolis e a Polícia Militar realizam patrulhamento nas imediações das escolas com intuito de inibir a prática delituosa de pessoas estranhas ao ambiente escolar e também marcando presença no interior das escolas orientando os diretores, professores, colaboradores e estudantes. O patrulhamento comunitário escolar é a aproximação dos órgãos de segurança pública com a comunidade, buscando conscientizar e orientar todos os envolvidos na educação realizada no município de Baianópolis.
Em outra oportunidade também será realizada rondas no povoado de lagoa Clara, na qual o patrulhamento sempre ocorrerá em dias e horários alternados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Baianópolis/BA

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Guarda Municipal de Teixeira de Freitas (BA) supera previsão de atendimentos à sociedade

Guarda Municipal atua na prevenção à violência e cuidado com a comunidade

A Guarda Municipal de Teixeira de Freitas superou a previsão de atendimentos à sociedade teixeirense no mês de setembro. Neste período foram realizadas mais de 100 rondas preventivas e permanência em eventos comunitários, apoio ao trânsito com averiguações e abordagens, dentre outros.
De acordo com o diretor do Departamento da Guarda Municipal, Gilson Vieira, no mês passado, aumentaram e muito, as solicitações para rondas preventivas e essa é uma ação que faz parte do cotidiano dos agentes da guarda. “O nosso objetivo é atender da melhor forma possível a população, e para que isso aconteça contamos com a colaboração dos moradores que podem nos auxiliar solicitando essa prestação de serviço”.
O Secretário de Segurança com Cidadania, Coronel Calheiros relata ainda que o aumento no patrulhamento nas áreas de comércio bem como nos bairros, tem por objetivo melhorar as ações de prevenção e inibição da violência e criminalidade, além de tornar as rondas mais objetivas.  “Os números apresentados nesse levantamento reforçam o processo de estruturação de uma Guarda cidadã que atua de forma preventiva e vem adotando diferentes estratégias de atuação, como o reforço no centro da cidade, sem esquecer-se de atuar nos bairros, que é exatamente onde mais a população precisa”.
Além das ocorrências já relatadas, fizeram parte da rotina da Guarda Municipal durante o mês de setembro, atendimentos a vítimas de lesão corporal, duas assistências a furtos e roubos e prestação de socorro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas/BA

Oficial de Justiça com apoio da Guarda Municipal de Monte Santo (BA) e Policia Militar realiza reintegração de posse em Pedra Vermelha

Fotos: Guarda Municipal de Monte Santo

Na manhã desta quarta-feira, 07 de outubro, a Guarda Municipal de Monte Santo e a Polícia Militar realizaram uma ação de reintegração de posse de um antigo campo de futebol que foi loteado e vendido indevidamente por ser área pública a moradores do povoado de Pedra Vermelha, onde o oficial de justiça solicitou apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar para entregar as notificações solicitando a retirada imediata do material e da derrubada das muradas já erguidas em até 48 horas, caso passado o prazo e havendo ainda alguma construção no local será realizado a derrubada por ordem da justiça.
Algumas pessoas que adquiriram terrenos neste local estiveram com os ânimos exaltados, porém as notificações foram realizadas sem haver nenhum problema.
 
 
Fonte: FEBAGUAM

Guarda Municipal de Gavião (BA) mantém a segurança durante eleições do Conselho Tutelar

Aconteceu no último dia 04 de outubro de 2015, a eleição para escolha dos novos membros do conselho tutelar do município de Gavião.
A Guarda Municipal em mais um excelente trabalho fazendo a segurança da eleição para escolha dos conselheiros tutelares.
Estivemos presente no local das 8:00h até o fim da apuração às 20:00h mantendo a ordem e desenvolvendo o trabalho como sempre de fundamental importância para o município e toda população.

 
Fonte: Diário Gavionense